Última atualização em 15/10/2021 por Yasmim Mayumi
A satisfação do paciente deve ser um dos principais focos na clínica ou consultório. Um paciente satisfeito se torna uma vantagem competitiva e ajuda na divulgação do seu trabalho.
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No ano de 2020, o Brasil atingiu a marca de 500 mil médicos segundo a Demografia Médica realizada pela USP e CFM. Segundo o estudo:
“O número de médicos no país cresceu, nos últimos anos, na mesma proporção em que se impuseram novos desafios para a profissão médica.”
Nesse sentido, é fundamental elaborar estratégias e tornar a satisfação do paciente uma meta essencial para que sua clínica se destaque da concorrência e atinja um grande sucesso.
Neste artigo, você entenderá por que é importante se preocupar com a satisfação do paciente e conhecerá 5 maneiras de aumentá-la na sua clínica.
Acompanhe!
Por que se preocupar com a satisfação do paciente em sua clínica?
A concorrência no mercado médico fica cada dia maior.
Nesse cenário, os médicos que mais se destacam são aqueles que se preocupam com uma das métricas mais importantes na clínica: a satisfação do paciente.
Segundo um artigo da Revista de Administração Contemporânea:
“Estudos reportam que a maior parte dos clientes insatisfeitos simplesmente omite esse fato à empresa. A maioria, entretanto, troca de forma silenciosa de fornecedor e/ou realiza comunicação boca a boca negativa.”
Por isso, traçar estratégias para aumentar a satisfação do paciente é fundamental para qualquer negócio que deseja fidelização e aumento do marketing boca a boca.
Em nosso eBook gratuito, você encontra dicas valiosas sobre a fidelização de pacientes:
Confira agora mais motivos para se preocupar com a satisfação do paciente em sua clínica!
1. Mais fidelização e indicações
Quando um paciente procura por serviços médicos, além do tratamento, ele também busca um local onde se sinta acolhido, que coloque suas necessidades e bem-estar em primeiro lugar.
A Dra. Lizanka Marinheiro sabe da importância desse acolhimento para seus pacientes:
“Hoje as pessoas buscam os médicos muito mais para serem ouvidas, do que necessariamente para tratar patologias mais raras, então você vê que a saúde é algo mais simples do que parece, principalmente se investirmos forte na prevenção.”
Ao encontrar o tratamento diferenciado que procura, o paciente fica mais feliz, satisfeito com o serviço, o que aumenta as chances de fidelização.
Além do mais, ele provavelmente irá contar para seus amigos e família o quanto foi bem atendido em sua clínica, o que é muito positivo para seu marketing boca a boca.
Quando você oferece essa experiência positiva para o paciente, atrai mais pessoas para sua clínica e os outros benefícios disso são ter uma agenda sempre cheia e aumentar o seu faturamento.
2. A confiança resulta na redução de faltas
A satisfação do paciente também auxilia na redução de faltas já que, ao estabelecer uma boa relação com o profissional de saúde, a confiança aumenta e a taxa de absenteísmo diminui.
Assim, você consegue reduzir problemas como a desmarcação de consultas em cima da hora e faltas sem qualquer aviso prévio.
3. Você constrói boas relações com os pacientes
Ao mostrar que se preocupa com a satisfação do paciente, você estará construindo uma relação de amizade com ele.
Essa relação é importante, pois ele pode compartilhá-la com as pessoas, além de te acompanhar em outros canais, como nas redes sociais.
A proximidade com seu paciente aumenta a chance de retorno à clínica e permite que você cuide dele mesmo de forma indireta.
Ao acompanhar seu Instagram, por exemplo, o paciente recebe dicas valiosas sobre como cuidar da saúde.
Obter essa ajuda de uma fonte confiável faz uma diferença na vida dele e de outras pessoas, não acha? 🙂
5 formas de aumentar a satisfação do paciente em sua clínica
Conforme vimos ao longo do conteúdo, aumentar a satisfação do paciente traz diversos benefícios à clínica.
Agora, você irá conferir 5 dicas práticas para alcançar esse objetivo e começar agora mesmo a elaborar sua própria estratégia.
1. Cuide da jornada do paciente
Todo paciente traça uma jornada que começa antes mesmo do atendimento e se estende até o pós-consulta.
Saiba mais sobre esse conceito em nosso vídeo:
Cuidar da jornada do paciente é investir em melhorias para todas as etapas dela.
Na pré-consulta, que é a etapa em que o paciente está realizando a busca pelo profissional de saúde, você pode oferecer um agendamento online em sites como o AgendarConsulta ou em seu site médico.
Isso ajuda os pacientes a te encontrarem e facilita a marcação de consultas, já que elas poderão ser feitas sem contato com a recepção.
Para melhorar a etapa que corresponde ao momento da consulta, você pode oferecer uma recepção acolhedora, confortável, além de focar os esforços em evitar atrasos.
Já na pós-consulta, você pode manter um relacionamento com seu paciente por meio do e-mail marketing e enviar conteúdos educativos, informacionais ou orientações.
Ao estabelecer melhorias para a jornada do paciente, você consegue otimizar toda a experiência do paciente em sua clínica e gerar nele um grande encantamento.
2. Ofereça os melhores recursos tecnológicos
Estabelecer melhorias para a experiência e satisfação dos pacientes também envolve oferecer os melhores recursos tecnológicos.
Com o avanço da tecnologia na saúde e o surgimento do paciente pós-digital, contar com as ferramentas certas para facilitar sua gestão e a vida do paciente é fundamental.
Por exemplo, um dos principais problemas organizacionais que refletem diretamente na satisfação do paciente é o armazenamento de dados.
Como em muitas clínicas os prontuários ainda são de papel, há uma demora no atendimento e o desencontro de informações, o que resulta em um grande risco para a segurança dos dados.
Esse cenário é comum porque ao armazenar arquivos com os dados dos pacientes em uma sala, qualquer um pode ter acesso a eles.
Esse problema organizacional aumenta a chance de vazamento de dados, adulteração nos prontuários e perda das informações, caso haja um alagamento ou outro acidente.
Ao contar com um software médico na nuvem, você tem a chance de armazenar seus dados em segurança e deixar tudo centralizado em um só local: prontuários, cadastros, agenda e controle de estoque.
Quando você otimiza o sistema administrativo da sua clínica, você se dedica mais aos pacientes e oferece um tratamento mais diferenciado para cada um deles.
Além disso, você passa uma impressão positiva por ter inovações tecnológicas e investir em melhorias para os pacientes e colaboradores.
Baixe nossa checklist gratuita e descubra agora mesmo se sua clínica precisa de um sistema na nuvem:
3. Treine sua equipe
Oferecer um bom atendimento e aumentar a satisfação dos pacientes também depende de outros colaboradores, como recepcionistas e secretárias.
Investir em treinamentos para sua equipe é fundamental para que todos possam estar atualizados no mercado, e aptos para levar ao paciente sempre a melhor experiência.
4. Leve seus atendimentos para além da clínica
Como você mantém contato com seus pacientes no pós-consulta?
Muitos profissionais de saúde não costumam manter esse contato, seja por falta de tempo ou de hábito.
Ao utilizar ferramentas como o e-mail marketing, você consegue levar seus atendimentos para além da clínica e estabelecer um ótimo contato no pós-consulta com seus pacientes.
Com o e-mail marketing, você envia diversas comunicações para sua base de clientes, que podem ser de e-mails de aniversário, orientações pré e pós-procedimentos, lembretes de retorno e muito mais.
A grande vantagem é que as comunicações são automatizadas, personalizadas e podem ser enviadas em poucos cliques por um software médico que ofereça esse serviço.
Saiba mais sobre como usar o e-mail marketing na clínica com nosso eBook gratuito:
5. Realize pesquisas de satisfação
Como saber se seu paciente está ou não satisfeito, se você não perguntar a ele?
Conforme a pesquisa da Revista de Administração Contemporânea citada neste conteúdo, muitos clientes não dizem se estão insatisfeitos com o atendimento.
Por isso, uma forma de quebrar esse gelo e entender melhor qual é a experiência das pessoas em sua clínica, é perguntar.
Ao final do atendimento, você pode enviar um e-mail com um formulário do Google que contenha uma pergunta simples:
“De 0 a 10, o quanto você recomendaria nosso serviço a um amigo?”.
Você também pode deixar uma caixa de texto para comentários, e acredite, esses feedbacks são muito úteis para traçar melhorias e novas estratégias.
Ao longo deste artigo, você pôde entender a importância da satisfação do paciente para sua clínica, e conferiu dicas valiosas que podem te ajudar a aumentá-la.
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Espero que este conteúdo tenha te ajudado!
Antes de ir, compartilhe com a gente nos comentários como você realiza a fidelização de seus pacientes. Vamos adorar saber. 😉