prescrição eletrônica

Prescrição eletrônica: Facilidade, Segurança e Eficiência para médicos e pacientes

Normalmente, muitos profissionais da área de saúde prescrevem medicamentos aos seus pacientes à moda antiga, simplesmente escrevendo em uma folha de papel.

Porém, este método já se provou pouco efetivo ao longo de sua utilização, principalmente por esses motivos:

1. A letra do médico
A caligrafia do médico pode gerar grandes confusões na hora do paciente retirar o medicamento na farmácia;

Exemplo de receita médica

2. Medicamentos de controle especial
Um pequeno erro no Nome ou no Endereço do paciente por parte do médico em prescrições para medicamentos de controle especial pode impedir que o paciente consiga comprar seu medicamento – o que pode ser extremamente grave, haja visto que estes medicamentos são de suma importância em seu tratamento.

3. Pacientes desorganizados
O paciente pode perder o papel da receita e, assim, ser obrigado a ir até o consultório do médico para conseguir uma nova prescrição. Isso toma tempo do dia do paciente, que terá que deslocar-se até o consultório, do médico, que terá que fazer uma nova receita e das recepcionistas, que terão de atender mais um paciente;

Afim de evitar estes problemas, muitos médicos já utilizam um modelo de prescrição eletrônica em seu computador. Normalmente, estes profissionais mantém uma pasta em seu computador com diversos arquivos em Word de suas prescrições.

*Qual o problema disso? *

Na verdade são dois.

Um dos problemas é de que o médico leva um certo tempo para encontrar suas prescrições. Ele deve ir até a pasta e encontrar o modelo que deseja utilizar.

O outro é de que o médico não consegue acessar estes modelos em Word de outro lugar que não do seu próprio computador. Se por um acaso ele precisa passar uma receita em outro local de trabalho à um paciente, terá de usar o papel ou ainda reescrever o modelo.

O módulo de Prescrição Eletrônica do iClinic

Afim de solucionar* os problemas do uso do papel e a ineficiência da utilização do arquivos em Word*, o iClinic possui um módulo completo de Prescrição Eletrônica, proporcionando ao profissional de saúde mais agilidade, eficiência e segurança e mais comodidade ao paciente.

A prescrição eletrônica do iClinic é segura, pois elimina as possíveis dificuldades de leitura e de entendimento ocasionadas por letras ilegíveis nas prescrições feitas à mão, mais eficiente. É mais eficiente, pois o processo de digitação é mais rápido que a escrita manual – *o que pode ser ainda mais eficiente com prescrições pré-cadastradas – *e facilita a visualização histórica de medicamentos prescritos.

Para o paciente, a maior comodidade é reflexo da possibilidade do envio da prescrição por e-mail durante a consulta. Dessa forma, se o paciente perder a via impressa, pode facilmente consultar quais medicamentos necessita adquirir simplesmente consultando seu e-mail.

No módulo de prescrição eletrônica do iClinic, os usuários possuem diversas facilidades:

Prescreva em apenas 2 cliques

Com o objetivo de aumentar produtividade e eficiência dos usuários, no iClinic é possível cadastrar previamente aquelas prescrições mais utilizadas, associando-as ao prontuário do paciente com apenas um clique no momento da consulta.

Isso economiza tempo e evita erros de digitação.

Modelos de prescrição eletrônica

Personalize seus Formulários de Impressão

É possível que você customize a impressão das suas prescrições, escolhendo o tamanho da folha, inserindo dados no cabeçalho como nome, número do conselho, telefone, endereço, etc.

Edição de cabeçalhos de prescrição eletrônica

Também é possível desabilitar a exibição destes campos na impressão, caso seja utilizado um formulário com papel timbrado, já com todas as informações da sua clínica.

**Envie a prescrição por e-mail ao paciente no momento da consulta

**

Apesar de não substituir a prescrição impressa em papel, a opção de enviar por e-mail ao paciente é um facilitador que muitas vezes ajuda na lembrança e recuperação do que foi prescrito, uma vez que receitas em papel muitas vezes são perdidas ou não sabe-se onde foram guardadas.

Enviar uma prescrição eletrônica por e-mail através do iClinic

Como resultado, um documento para impressão claro e objetivo é gerado para ser assinado e entregue ao paciente.

Conheça e experimente o iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus