fidelização de pacientes

A importância da satisfação do paciente para a sua clínica

A satisfação do paciente deve ser um dos principais focos em uma clínica ou consultório médico.

Isso se deve ao fato de que, em um segmento cuja concorrência vem se tornando cada vez mais especializada, um paciente satisfeito se tornou uma poderosa vantagem competitiva.

Para que essa satisfação seja alcançada, é necessário entender como o sucesso do paciente pode contribuir para otimizar o operacional de um consultório médico e promover a fidelização dos pacientes.

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Por que preocupar-se com a satisfação do paciente?

Quando um paciente precisa de serviços médicos, ele procura, além do tratamento e cura dos males que o aflige, um local em que se sinta acolhido e que coloque as suas necessidades e bem-estar em primeiro lugar.

Sendo assim, a eficiência na gestão do consultório desempenha um grande papel, pois, ao simplificar os processos administrativos internos, a excelência no atendimento ao paciente é alcançada e a satisfação garantida.

Portanto, gerir um consultório médico de forma eficaz não só garante que o paciente fique satisfeito, mas também facilita a execução das funções de todos os profissionais que trabalham no local. Todos saem ganhando.

A seguir, veja algumas vantagens da satisfação do paciente para a sua organização:

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É uma medida que oferece benefícios mútuos

Aprimorar a eficiência administrativa de uma clínica é uma medida que oferece benefícios tanto aos profissionais que nela trabalham como aos pacientes que a procuram.

Um dos principais problemas organizacionais que refletem diretamente na satisfação do paciente é o armazenamento de dados.

Em muitas clínicas, os dados pessoais e prontuários dos pacientes, bem como o controle de consultas, são mantidos de maneira precária, o que ocasiona a demora do atendimento e o desencontro de informações.

Manter dados importantes concentrados em um só local é uma medida que promove um acesso mais fácil às informações do paciente por todos os profissionais do consultório, permitindo que seus cadastros estejam sempre atualizados.

Assim, os agendamentos se tornam mais rápidos e eficientes.

O segmento médico pode contar com a ajuda de softwares especializados que são intuitivos, ou seja, simples de serem utilizados, e que melhoram a comunicação interna, diminuindo custos e eliminando a necessidade do retrabalho.

Ao simplificar o sistema administrativo da clínica, os profissionais podem se dedicar mais aos pacientes, oferecendo um tratamento diferenciado, o qual resultará no aumento da satisfação e na fidelização destes.

satisfação do paciente

Confiança resulta em redução de faltas

Como já vimos, oferecer um atendimento eficiente é importante, porém, o paciente também encontra satisfação em detalhes.

Um ambiente limpo, organizado e aconchegante contribui para que os pacientes esperem por suas consultas e exames com conforto e a certeza de que serão bem atendidos.

Além disso, colabores dedicados e cordiais facilitam o estabelecimento de uma relação de confiança entre consultório e o paciente.

Ao confiar no serviço prestado, as faltas deixam de ser tão recorrentes e a comunicação entre médico e paciente é extremamente beneficiada.

O feedback do paciente é algo valioso e que deve ser incentivado para que os pontos fortes da clínica sejam ainda mais exaltados, enquanto que os pontos fracos possam ser identificados e corrigidos.

A satisfação do paciente está intimamente ligada a uma administração eficaz, atendimento cortês e no desempenho de profissionais competentes.

Planilha de Satisfação dos Pacientes Net Promote Score (NPS)

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