TED Talks para profissionais de saúde: os 10 melhores

TED Talks para profissionais de saúde: os 10 melhores

Principais tópicos

Quais são os 10 melhores TED Talks para profissionais de saúde? Nesta coletânea você irá descobrir quais são eles, assim como seus ensinamentos.

Clique no player para escutar o áudio do conteúdo:

O conteúdo audiovisual é um excelente formato para as pessoas que apreciam o ensino de forma dinâmica e didática.

Além disso, com os TED Talks, especialistas do mundo inteiro podem compartilhar suas experiências e democratizar seus ensinamentos para qualquer um que tenha acesso à internet.

Se você é um profissional de saúde que deseja aprender novas tendências, continue a leitura!

TED Talks para profissionais de saúde que ninguém deveria perder

Cirurgiões robôs, nanotecnologia, humanização do atendimento, todos esses tópicos – e muitos outros – são abordados ao longo dos TED Talks para profissionais de saúde.

Veja a seguir quais são os 10 TED’s que nenhum médico deveria perder. 😉

1. O SUS e a humanização da saúde

“Eu não cuido da doença. Eu cuido da pessoa que leva a doença. E isso faz toda a diferença. […] O SUS é o maior sistema público de saúde no mundo, e foi nele que me encontrei como médica.”

É dessa forma que a Dra. Júlia Rocha abre seu TED Talk. Médica de família e comunidade, a profissional compartilha sua experiência na rede pública de saúde, e enfatiza a importância do atendimento humanizado.

Com essa apresentação, você pode aprender um pouco sobre a história do SUS, e como se conectar com seus pacientes com empatia e por meio da escuta ativa.

2. Millennials na Medicina: médicos do futuro

O Dr. Daniel Wozniczka apresenta em seu TED Talk quem são os médicos do futuro: os millennials.

“Nós somos a geração com maior nível de escolaridade que já existiu nos Estados Unidos. Nós somos a geração mais diversificada. […] Nunca deixe ninguém te dissuadir do seu sonho de se tornar um médico.”

Além de desmistificar os estereótipos dos millennials, o profissional de saúde também defende sua visão de que os médicos do futuro irão revolucionar a Medicina.

3. Como traumas de infância afetam a saúde ao longo da vida

Segundo a Dra. Nadine Burke, os traumas de infância não são falhas em exames, ou perder um jogo. Eles são situações graves, como abusos e negligência.

Em seu TED Talk, a pediatra explica como essas situações podem afetar a vida inteira de um indivíduo, e como a área da saúde precisa prestar atenção nesses aspectos.

“A maioria dos meus pacientes não tinha transtornos mentais. Eles tinham passado por traumas graves de infância. […] 60% da população tem algum tipo de trauma de infância. Quanto maior seus traumas, pior é a sua saúde ao longo da vida.”

4. Como os médicos vão sobreviver à revolução digital?

“A grande verdade é que a tecnologia é uma ferramenta, não é um fim. […] Na verdade, se a gente não usa a tecnologia como ferramenta, nós podemos ser substituídos por ela.”

O Ted Talk da Dra. Andressa Gulin aborda como as inovações tecnológicas na área da saúde podem revolucionar o meio médico, e como os profissionais devem utilizá-las da melhor forma.

Afinal, como a própria profissional afirma em sua palestra, o mundo está mudando, e assim como a Medicina, os profissionais de saúde também não podem parar de evoluir.

5. Como fazer mais com menos

É fato que a área da saúde nunca para de mudar. Em seu TED Talk, Jan Denecker compartilha três simples e inovadoras formas de inovar, sem gastar muito.

“Se eu fosse diagnosticar, hoje, como estamos atualmente na Medicina, diria que fizemos grande progresso pela inovação, mas nós tornamos a área da saúde muito complexa e cara.”

Além de ser uma ótima apresentação para os profissionais de saúde, diversos setores como a educação e administração, também podem aprender técnicas surpreendentes, que não exigem muito dinheiro.

6. Vamos falar sobre a área da saúde em 2030

No futuro, os médicos serão substituídos por robôs?

Em seu TED Talk, o Dr. Marcus Ranney aborda um tema polêmico na Medicina: a substituição de profissionais por máquinas inteligentes, como os robôs-cirurgiões.

“Eu espero que a relação entre tecnologia, médico e paciente, aumentem nossas experiências, e não as substituas. […] Eu espero que as tecnologias sejam criadas com base nas nossas emoções.”

7. O passado, presente e futuro robótico da cirurgia

Nós podemos definir como será a nova revolução da cirurgia. Se pegarmos essas habilidades e ir para próximos lugares, podemos decidir como as próximas cirurgias serão.”

A Dra. Catherine Mor conta a história da evolução da cirurgia, e mostra como os profissionais podem utilizar as inovações tecnológicas aos seus favores.

Um excelente TED Talk para os médicos que querem conhecer mais sobre a cirurgia robótica.

8. Vamos compartilhar nossos dados médicos

A privacidade é extremamente importante, mas o compartilhamento de dados médicos pode inovar a área da saúde, e trazer uma vida com mais qualidade para as próximas gerações.

John Wilbanks apresenta em seu TED Talk como a integração de dados pode ajudar cientistas de formas nunca vistas antes.

“Não é preciso de muito para alcançar resultados incríveis. […] Isso não toma tudo de nós. Só toma um pouco de todos.”

9. Imprima seu próprio medicamento

O químico Lee Cronin é um especialista em impressora 3D, especificamente em imprimir moléculas. Em seu TED Talk, ele mostra como as pessoas podem imprimir seus próprios medicamentos.

“Se você tem uma célula que precisa curar, ou uma bactéria que quer destruir, e isso está indexado no seu dispositivo e você faz a química correta, você pode criar seus medicamentos de uma nova forma.”

Uma apresentação surpreendente para os profissionais de saúde que desejam se manter atualizados sobre as tendências do mercado.

10. Saúde: um direito ou um luxo?

“A ideia de que crianças não recebem tratamentos se os pais delas não tiverem um convênio médico parece errada, parece injusta. […] Eu percebi que aquele era o melhor hospital de tratamento de câncer, se você pudesse pagar.”

O Dr. Tarik Sammour compartilha suas experiências profissionais e pessoais em seu TED Talk, convidando as pessoas a refletirem sobre a saúde como um direito ou um luxo.

Diferente do Brasil, que possui seu próprio Sistema Único de Saúde, nem todos nos Estados Unidos têm acesso à saúde de qualidade.

Uma apresentação é essencial para qualquer profissional de saúde que deseja refletir sobre o sistema de saúde atual, e como podemos torná-lo acessível para todos.

Essa foi a nossa coletânea sobre os melhores TED Talks para profissionais de saúde. Se você gostou de algum, não se esqueça de compartilhar qual foi aqui embaixo nos comentários.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online