Fornecer um bom treinamento aos profissionais da sua clínica é fundamental para o sucesso dela. Um curso de recepcionista deve abordar dicas sobre como resolver problemas administrativos, ter boa comunicação e saber atender tanto os pacientes quanto os médicos.
Cada vez mais os pacientes e clientes de uma clínica ou consultório médico valorizam um bom atendimento.
Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não é só o médico que pode conquistar (ou espantar) os pacientes do seu estabelecimento.
Recepcionistas são parte fundamental do processo de aquisição e manutenção dos pacientes. Afinal, são as pessoas da sua clínica que os pacientes têm o primeiro contato.
Dessa forma, podemos dizer que vale o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Uma atendente que não tem boa comunicação, por exemplo, ou se demonstra desorganizada e desatenta, pode ser um sério problema.
Uma das formas de resolver isso é oferecendo um bom nível de qualificação a essa profissional. Algumas características são inerentes e próprias a personalidade da colaboradora.
Outras podem ser desenvolvidas e fazer toda a diferença na conquista e retenção dos pacientes.
Neste artigo você irá aprender:
Continue lendo e saiba mais!
É preciso ter alguma certificação para ser recepcionista de clínicas médicas?
Não há nenhuma legislação que aponte para esse sentido. Ou seja, ter um curso de graduação ou técnico não é obrigatório para ser recepcionista de clínica médica.
No entanto, a recepcionista deverá ter alguns conhecimentos e entender certas especificidades de uma clínica médica para começar a atuar. Por isso, treinamentos e cursos livres são boas formas de se conquistar esse ramo de atuação.
Ao contratar uma recepcionista, certos pontos são avaliados pelos recrutadores, como:
Profissionalismo: a recepcionista deve entender o seu papel como promotora do estabelecimento.
Por isso, o profissionalismo envolve deixar certas questões pessoais para fora do estabelecimento, buscando atender a cada paciente ou médico de forma igualitária, com atenciosidade, generosidade e calma.
Boa comunicação: como o profissional da recepção é responsável por passar informações relevantes, tanto para médicos quanto para pacientes, ruídos de comunicação devem ser evitados ao máximo.
Organização: uma das tarefas que recepcionistas e secretárias precisam fazer é lidar com documentações e arquivos da clínica.
Nesse sentido, elas devem ser organizadas e manter tudo acessível e documentado da forma correta, para consultas e conferências.
Discrição: como já dissemos, uma recepcionista é a cara do seu estabelecimento.
Assim, a pessoa deve respeitar o ambiente que a clínica exige, ou seja, tranquilidade e discrição sobre as informações passadas, mesmo que não sejam sigilosas.
Um recepcionista não deve espalhar fofocas de pacientes, por exemplo. Sua atenção deve provir apenas de um atendimento de boa qualidade.
Autonomia: a autonomia é algo que os gestores de clínicas procuram num profissional de recepção.
Afinal, muitos dos problemas não precisam chegar à administração ou aos médicos. Por isso, a recepcionista deve ter um filtro para entender o que deve ser passado adiante e o que ela pode resolver.
Atendimento ao público: uma recepcionista deve entender o seu papel de atendimento.
Uma característica desejável (mas não obrigatória) é o carisma, que permite a ela conversar de forma leve e descontraída, mas sem perder a atenção no lado profissional.
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Por que é importante fazer um curso de recepcionista?
Um curso de recepcionista é importante para adquirir e potencializar muitas das características que você já tem enquanto profissional.
Além disso, se manter atualizada é outro ponto em que esse tipo de curso pode ajudar, trazendo à profissional algumas técnicas, softwares e modelos de trabalho que ela sequer conhecia antes.
O próprio estabelecimento pode incluir alguns cursos livres de aperfeiçoamento, especialização ou aquisição de novas habilidades no plano de carreira dos colaboradores.
Confira abaixo 7 vantagens de um curso de recepcionista para você e sua clínica:
1. Manter-se atualizada
Um curso de recepcionista vai lhe fornecer as ferramentas necessárias para encarar um mercado de trabalho em constante mudança.
Aos bons profissionais, é imprescindível manter-se atualizado e por dentro das novas soluções tecnológicas que podem ajudar no seu dia a dia e tornar seu trabalho mais rápido e eficiente.
Dessa forma, o curso é uma maneira de melhorar o desempenho da clínica e de oferecer um atendimento mais completo para os pacientes, além de obter novos conhecimentos técnicos.
2. Desenvolver técnicas de atendimento ao público
Para o bom desempenho das suas funções, é importante saber atender bem os pacientes.
Afinal, você é a primeira pessoa da clínica com quem eles têm contato, e a satisfação deles é fundamental para a instituição de saúde em que você trabalha.
Dessa forma, no curso de recepcionista, a profissional vai aprender a receber todos de forma correta e cordial, além de responder os questionamentos dos pacientes com escuta ativa e a propor soluções rápidas e viáveis.
3. Trabalhar suas habilidades de redação
Também é função da recepcionista executar algumas tarefas de digitação e registro de informações.
Para isso, o desenvolvimento de uma boa escrita e de um vocabulário rico é primordial.
Os documentos e e-mails que você envia também fazem parte da imagem do consultório e, portanto, devem ser bem escritos e sem erros graves de gramática.
4. Aprender a se comunicar com clareza e precisão
Quem quer trabalhar como recepcionista deve ter em mente que a comunicação é um dos fatores mais importantes do seu trabalho.
Nesse quesito, é necessário ter clareza, objetividade e precisão.
Essas técnicas podem ser aprendidas e desenvolvidas no curso de recepcionista.
Nesse treinamento você aprenderá que realmente ouvir e entender o que o outro quer dizer é a chave de uma verdadeira comunicação eficaz.
5. Aprimorar técnicas de planejamento
Boas técnicas de planejamento são fundamentais para o andamento da recepção.
Afinal, você é responsável por planejar as atividades de cada dia, além de manter todos os compromissos anotados na agenda para que não sejam esquecidos.
Um planejamento eficiente também deve conter uma lista de prioridades, para que elas sejam resolvidas por ordem de urgência.
Isso é importante porque nem sempre é possível cumprir todo o planejamento do dia — imprevistos acontecem e você precisa lidar bem com eles.
6. Trabalhar sua organização
A organização e o controle são tão fundamentais para a recepcionista quanto o planejamento.
É preciso manter os contatos e fichas dos pacientes sempre atualizados, verificar os agendamentos e lembrar os pacientes de datas e horários de consultas.
Além disso, é claro, também é sua tarefa manter telefones de serviços e manutenção sempre à mão para resolver os problemas rapidamente.
É preciso ter todas as informações sempre organizadas para evitar erros comuns e processos demorados.
7. Desenvolver suas habilidades pessoais
Além de todas as demandas e responsabilidades relacionadas à gestão da recepção, existe também uma série de habilidades pessoais que uma boa recepcionista deve ter.
É preciso manter-se sempre calma e saber lidar com todos os tipos de pacientes.
Lembre-se de que você não sabe quais problemas o outro está enfrentando. Portanto, mesmo que a atitude dele não seja muito cordial, você deve ter a capacidade de não levar isso para o âmbito pessoal.
É importante exercitar sua calma e manter o tom de voz sob controle, mesmo em uma situação tensa.
Uma boa recepção deve contar com pessoas qualificadas e que possuam as habilidades específicas para que o serviço seja de qualidade.
O que se aprende em um curso de recepcionista?
Em um curso de recepcionista, você deve aprender algumas das características necessárias para exercer bem essa função.
Como já dissemos antes, aprender a se comunicar bem (tanto de forma verbal quanto escrita), aprender a se planejar e ter controle de certos problemas e saber como resolvê-los, é essencial.
Por isso, um curso de recepcionista deve contemplar todos esses pontos.
Além disso, essas capacitações também devem permitir à profissional entender como é o mercado de trabalho e como lidar com problemas comuns às clínicas médicas.
Quando falamos de recepcionista de clínica médica, é importante que o curso oferecido seja adaptado para esta realidade.
Cada mercado tem as suas especificidades e rotinas-padrão, o que faz com que cursos gerais de recepcionistas não sejam boas opções.
Uma recepcionista de clínica pode vir a trabalhar um dia como recepcionista de hotel. No entanto, algumas tarefas e atividades serão muito diferentes e a forma de resolvê-las também.
Por isso, buscar um treinamento específico para o seu ramo de atuação é primordial para ter bons resultados.
Qual a grade curricular?
A grade curricular de um curso de recepção em clínicas médicas deve contemplar alguns aspectos comuns. Separamos alguns deles:
Dicas de gestão para recepcionistas: independentemente da formação anterior da profissional, é importante entender alguns pontos de gestão. Isso permite um nível muito melhor de tomada de decisão.
Práticas de controle de estoque: muitas vezes as recepcionistas são responsáveis por conferir e controlar o fluxo de insumos e materiais dentro de uma clínica.
Saber como fazer essa conferência e propor otimizações para os gestores pode ser um excelente diferencial.
Atendimento ao cliente: o atendimento ao cliente é fundamental num curso para recepcionista de clínica.
Entender a jornada do paciente permite fidelizá-los e reativá-los com um maior grau de assertividade. Além disso, dicas de comunicação também são pontos comuns nesses cursos.
Trabalho em equipe: ter uma boa comunicação e trabalhar em equipe é essencial.
Nos cursos, há uma parte específica para esse fim, demonstrando como lidar com colegas de trabalho – sejam elas outras recepcionistas, médicos ou administradores.
Informática básica: recepcionistas devem entender como operar computadores e dispositivos móveis com facilidade.
Nisso, os cursos costumam incluir a solução de problemas simples e ensinar a operar programas como o Excel, Word e navegador (Google Chrome, por exemplo).
Comece seus estudos com nosso guia de informática para recepcionistas e secretárias de clínicas e consultórios:
Operações comuns a uma clínica médica: uma ambiente hospitalar, consultório ou clínica tem certas rotinas comuns e que não são comuns a outros setores.
Nos cursos, você deverá ter uma visão disso, aprendendo como funcionam determinados softwares médicos, atendimentos por planos de saúde, entre outras operações.
Qual é a carga horária de um curso de recepcionista?
Não há uma carga horária específica em um curso para recepcionista. A carga horária pode variar de 5h até 40h, conforme a instituição.
O curso para recepcionista precisa ser reconhecido pelo MEC?
Não. Por se tratar de cursos livres, com carga horária inferior a 280h e não serem ofertados por instituições de ensino (como universidades), não há necessidade de reconhecimento pelo MEC.
Qual o valor médio de um curso para recepcionista de clínica?
O valor de um curso de recepcionista de clínica varia conforme a instituição ofertante. Há casos em que um curso desse tipo pode custar até 1.700 reais.
Por outro lado, há instituições que oferecem alguns cursos gratuitamente, como é o caso da iClinic, uma referência em cursos para profissionais de clínicas e consultórios médicos.
Curso para recepcionista oferece certificação?
Sim. O curso de recepcionista deve ofertar certificação após a conclusão das tarefas e aulas (seja online ou presencial).
Essa certificação poderá estar no seu currículo e torná-la apta para participar de processos seletivos e conquistar uma vaga de emprego, ou ter a desejada promoção na clínica atual.
Onde encontrar cursos gratuitos de recepcionista?
O iClinic oferece um curso completo de recepcionista desde o início do atendimento à gestão da clínica.
Afinal, uma recepcionista de clínica deve ter várias habilidades para conseguir atender os pacientes, gerenciar a agenda do médico e cuidar da administração da clínica.
No curso para recepcionista do iClinic você será capaz de desenvolver um currículo completo e conquistar ainda mais destaque na sua carreira.
Como está o mercado de recepcionista para clínicas médicas?
Qual a faixa salarial desse mercado?
Segundo uma pesquisa realizada pelo site Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, com um total de 101.760 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Julho de 2021 a Junho de 2022:
Hoje, uma recepcionista de consultório médico ou dentário ganha em média R$ 1.390,44 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.
Quais são as principais habilidades requisitadas pelo mercado?
Uma recepcionista é a base para o bom funcionamento de uma clínica. Entre suas principais responsabilidades, podemos citar:
- Atender telefonemas;
- Recepcionar pacientes;
- Marcar consultas;
- Confirmar agendamentos;
- Gerenciar a agenda do médico;
- Negociar com fornecedores;
- Realizar relatórios financeiros;
- Tirar dúvidas de pacientes;
- Cadastrar convênios;
- Gerar guias de consulta TISS em lotes;
- Cobrar pagamentos de consultas.
Por que é essencial ter uma recepcionista qualificada na minha clínica médica?
No contexto de uma clínica médica, contar com recepcionistas qualificadas e com boas características é essencial. Muitas vezes, as recepcionistas contratadas tem excelentes qualidades e características pessoais, mas não são treinadas adequadamente.
Quando isso ocorre, algumas falhas e problemas podem surgir na gestão de demandas, nos processos internos e externos da clínica, até mesmo no atendimento aos pacientes.
Nesse sentido, contar com uma equipe de recepcionistas qualificada permitirá que você:
-
- Atenda melhor aos pacientes, pois terá uma profissional de confiança atuando nessa frente;
- Tenha que lidar com menos problemas, pois a recepcionista terá maior autonomia e saberá solucionar boa parte deles;
- Possa se concentrar mais na estratégia do negócio, pois certos pontos do atendimento e da resolução de problemas estarão mais otimizados e fáceis de lidar;
- Tenha mais organização na sua clínica, visto que uma recepcionista é um pilar da organização de aspectos humanos, físicos e de recursos da empresa. Ela poderá tornar a documentação e o estoque mais organizado, tornando esses pontos mais fáceis de lidar e também menos custosos;
- Conquiste e retenha mais pacientes, já que ter uma recepcionista preparada e adequada ao seu negócio traz um atendimento de excelência. Isso pode gerar um círculo virtuoso de ganhos à sua clínica.
Conclusão
Como você pôde acompanhar ao longo do artigo, um curso para recepcionista de clínica é essencial, tanto para as profissionais que querem atuar nesse setor quanto para os estabelecimentos.
Uma boa recepcionista de clínica deve ser capaz de estabelecer uma boa conexão e comunicação com os pacientes, ter autonomia para resolver os problemas e atuar bem na gestão dos recursos.
Algumas dessas características podem ser inerentes à personalidade da profissional.
No entanto, algumas delas só podem ser adquiridas por meio de uma capacitação com qualidade e que esteja contextualizada com o mercado de atuação.
A melhor forma de obter essa capacitação é por meio da iClinic, que oferece curso de recepcionista online e gratuito, com grade curricular completa e preparada para o mercado das clínicas médicas.
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