A tecnologia tem transformado significativamente a área da saúde, promovendo avanços tanto no cuidado com o paciente quanto na gestão dos serviços. Hoje, a revolução digital não só transformou diagnósticos e tratamentos, como também simplificou a gestão administrativa de diversas instituições.
Para nós, que vivemos na era pós-digital, é praticamente impossível imaginar uma vida sem a facilidade que a tecnologia é capaz de proporcionar. O mesmo acontece na área da saúde, onde as inovações podem aprimorar cada vez mais processos existentes, tanto na prevenção e no tratamento de doenças, como no próprio atendimento aos pacientes e na automação de processos.
A seguir, confira alguns dos principais avanços da tecnologia na área da saúde.
Principais avanços da tecnologia aplicada à saúde
Prontuários eletrônicos, sistemas de telemedicina, dispositivos vestíveis (wearables), robótica cirúrgica e plataformas de monitoramento remoto são alguns dos recursos tecnológicos disponíveis atualmente que têm contribuído para um acompanhamento mais eficaz dos pacientes, mesmo à distância.
A telemedicina é um outro exemplo, já que ela possibilita consultas médicas e emissão de laudos de forma virtual, além de ampliar o acesso à saúde em regiões remotas. Durante a pandemia global de COVID-19, inclusive, esse modelo foi essencial para a continuidade do atendimento médico durante as medidas de isolamento.
Abaixo, confira algumas das inovações tecnológicas que estão remodelando a área da saúde nos dias de hoje.
1. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma tecnologia bastante promissora, principalmente na medicina. Utilizando algoritmos de machine learning e deep learning, a IA é capaz de analisar grandes volumes de dados clínicos com rapidez e precisão, auxiliando no diagnóstico precoce de diversas doenças.
Hoje em dia, ferramentas de IA já são usadas para interpretar exames de imagem, como tomografias e ressonâncias magnéticas. O uso da IA também pode ajudar na detecção de padrões em exames, oferecendo ao médico apoio na tomada de decisões.
Para completar, essa tecnologia também pode ser bastante benéfica para prever o comportamento de determinadas doenças, como o câncer, a diabetes e o Alzheimer, por exemplo.
2. Softwares médicos
Os softwares médicos são excelentes plataformas para os profissionais de saúde que buscam centralizar suas informações em um local seguro, além de contar com funcionalidades que otimizam tempo e auxiliam na gestão administrativa.
Um software médico de qualidade precisa ter os seguintes diferenciais:
- Segurança dos dados: todos os dados trafegados do sistema, incluindo informações de pacientes, precisam ser criptografados preferencialmente com certificado SSL 256 bits, de nível bancário. Essa medida impede que terceiros leiam ou capturem informações do consultório e dos pacientes, e obedece a LGPD;
- Diferentes níveis de acesso: cada profissional possui login e senha exclusivos, garantindo que os dados sigilosos dos pacientes sejam acessados apenas por médicos autorizados;
- Armazenamento na nuvem: todos os dados são salvos na nuvem, e não no dispositivo eletrônico, permitindo o acesso a partir de qualquer dispositivo com conexão à internet e garantindo a impossibilidade da perda total das informações;
- Prontuário eletrônico personalizável: o prontuário eletrônico pode ser completamente personalizado. Assim, você torna o atendimento mais ágil e tem mais tempo para cuidar dos pacientes;
- Gestão da clínica ou consultório: ferramentas para o controle de estoque e que são capazes de gerar relatórios e gráficos automáticos auxiliam em uma gestão médica de excelência. Dessa forma, você também garante o sucesso do seu negócio;
- Organização da Agenda Médica: recursos para estruturar e organizar os atendimentos por tipo de procedimento e pacientes podem simplificar a rotina de forma fácil;
- Gestão financeira: ferramentas para controle de fluxo de caixa que geraram relatórios financeiros podem melhorar a saúde financeira do seu consultório;
- Marketing: um bom software também conta com um módulo de marketing médico, que influencia diretamente na sua fidelização e atração de pacientes;
- Equipe de suporte eficiente: não é apenas o software que deve ser eficiente. O suporte técnico da empresa também deve estar disponível para solucionar qualquer dúvida de forma rápida e ágil.
Com o software da iClinic, você tem acesso a todos esses diferenciais e ainda pode gerar relatórios e gráficos automáticos para descobrir o perfil dos seus pacientes, o tempo médio de consultas, o saldo de contas bancárias e o fluxo de caixa, por exemplo. Além disso, a iClinic oferece uma equipe de suporte especializada com atendimento ágil e eficiente, com resposta em até três minutos.
Se você tem dúvidas se precisa de um sistema médico em sua clínica ou consultório, faça um teste grátis e conheça as soluções do software médico da iClinic. Assim, você pode entender se o sistema atende às suas necessidades profissionais e tirar eventuais dúvidas com nossos consultores.
3. Mapeamento genético
A combinação da tecnologia com a ciência médica também tornou possível prever predisposições a doenças, personalizar tratamentos e até planejar estratégias de medicina preventiva através do mapeamento genético.
Essa inovação identifica alterações nos genes que podem indicar tumores, doenças hereditárias e outras condições graves, por exemplo, o que é imprescindível na hora de escolher a melhor forma de tratamento, pois facilita a tomada de decisões antes mesmo do surgimento das patologias.
4. Robôs cirúrgicos
Desde os anos 1990, os robôs cirúrgicos têm revolucionado o modo como os procedimentos são feitos, tornando cirurgias menos invasivas, mais precisas e com menor tempo de recuperação.
Hoje em dia, as cirurgias também podem ser feitas de maneira remota por profissionais de saúde através dos robôs, e as simulações de realidade virtual também podem auxiliar no treinamento médico.
Um estudo da Nature Communications afirma que os robôs cirúrgicos quando administrados por profissionais de saúde treinados, conseguem melhorar a qualidade de vida dos pacientes e dos próprios médicos.
“As cirurgias robóticas reduzem o trauma cirúrgico (as cirurgias são menos invasivas e demandam menor manipulação de tecidos), a internação hospitalar e a dor pós-cirurgia. Além disso, aumentam a satisfação do paciente e as taxas de recuperação.”
5. Wearables
Os dispositivos vestíveis, também conhecidos como wearables, são capazes de monitorar sinais vitais dos pacientes e gerar relatórios que podem ser integrados aos sistemas clínicos.
Relógios inteligentes como AppleWatch, Mi Band, da Xiaomi, e o Galaxy Watch, da Samsung, são exemplos de wearables que ajudam no monitoramento da saúde de seus usuários, e permitem o acompanhamento à distância de pacientes com doenças crônicas.
Esses dispositivos também podem ser usados para automatizar alertas para que o paciente siga o tratamento prescrito com menor índice de falhas, e ainda pode reduzir o número de internações desnecessárias.
6. Big Data
O termo Big Data refere-se ao processamento e análise de volumes massivos de dados de forma rápida com o intuito de identificar padrões e conexões de informação.
Em saúde, Big Data envolve o cruzamento de informações provenientes de diferentes fontes, como prontuários eletrônicos, dados populacionais e de pesquisas e resultados de exames, por exemplo.
Por conta da sua análise rápida e de milhares de informações, esse tipo de tecnologia pode ter diversas aplicações, auxiliando na prevenção de doenças e até na detecção de surtos epidemiológicos.
Veja algumas vantagens que todo esse processo pode proporcionar para o meio médico:
- Tomadas de decisões efetivas: com uma análise assertiva, é possível observar padrões de comportamento dos pacientes. Um Big Data pode identificar quais intervenções médicas são necessárias em uma área específica de uma cidade ou Estado a partir de uma análise sobre os dados da saúde;
- Redução de custos em pesquisa: com a integração de dados na área da saúde, o Big Data pode reunir os prontuários de todos os pacientes das redes públicas e privadas, permitindo pesquisas mais assertivas sobre a saúde de toda a população;
- Gestão populacional: o Big Data também pode ajudar instituições a identificarem fatores de risco populacionais e mapear regiões com maior incidência de doenças para implementar campanhas de prevenção;
- Identificação de surtos: as autoridades também podem monitorar sinais de surtos epidêmicos e, assim, prever intervenções necessárias.
Ao integrar grandes volumes de dados através de Big Data, é possível tomar decisões mais assertivas, personalizar cuidados e otimizar recursos no meio médico.
8. BI
O conceito de BI, Business Intelligence (ou Inteligência Empresarial, na tradução para o português), pode ser confundido com Big Data com alguma frequência, embora representem abordagens distintas.
Enquanto o Big Data lida com grandes volumes de dados oriundos de diferentes fontes e que podem ser complexos, o BI foca na análise estruturada das informações para apoiar a tomada de decisões estratégicas.
A coleta de dados é feita no momento certo e para um planejamento, sendo fundamental para garantir que uma tomada de decisão seja feita de forma eficaz e com qualidade.
Outras funcionalidades tecnológicas aplicadas à saúde
Além dos recursos destacados anteriormente, no Afya iClinic, você também pode ter acesso a uma série de funcionalidades capazes de otimizar tempo e tornar o atendimento mais estratégico e eficiente.
Recursos como o Alerta de Faltas, por exemplo, antecipam ausências de pacientes e permitem ações preventivas; o Resumo Otimizado, por sua vez, reúne informações essenciais das últimas três consultas, agilizando a preparação do profissional; por fim, a Transcrição e Resumo da Consulta transforma automaticamente o diálogo com o paciente em prontuário clínico, garantindo foco precisão nos registros.
Veja mais sobre cada uma das funções a seguir:
Alerta de Faltas
Identifica e antecipa possibilidades de faltas entre os pacientes, permitindo que médicos atuem de forma mais estratégica. Ao priorizar a confirmação de consultas de pacientes com alta probabilidade de faltas, é possível tornar o processo mais assertivo e, assim, aumentar as chances de conversão.
Dessa forma, o médico pode tomar medidas proativas, como enviar lembretes por mensagem, WhatsApp ou e-mail, ou reorganizar agendas para otimizar o atendimento.
Resumo Otimizado
O resumo clínico descreve as últimas três consultas do paciente, reunindo informações importantes de forma otimizada. Entenda as vantagens da ferramenta:
- Ideal para médicos que atendem pacientes recorrentes;
- Menos tempo lendo documentos e mais tempo para atender pacientes;
- Permite uma preparação mais rápida e prática para a consulta com o resumo dos últimos 3 prontuários do paciente.
Transcrição e Resumo da Consulta
Essa funcionalidade transcreve em tempo real e resume automaticamente o que foi dito na consulta, transformando o diálogo dentro do consultório em um prontuário clínico completo, otimizando o tempo do médico. Conheça a função:
- Transcrição em tempo real: enquanto o paciente descreve suas queixas, o software é capaz de transcrevê-las enquanto ele fala;
- Suporte com inteligência artificial, que garante agilidade, precisão e evita esquecimentos de informações importantes;
- Com o recurso, o médico não precisa mais dividir sua atenção entre paciente e computador, mantendo o foco na escuta e em sua decisão clínica.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e inscreva-se na nossa newsletter!