Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Como divulgar meu consultório médico? 8 passos importantes!

Criar estratégias utilizando as redes sociais e marketing de conteúdo, além de divulgar seu consultório médico, também pode transformar você em autoridade e referência na sua área de atuação.

As estratégias de marketing médico são fundamentais para divulgar e aumentar a visibilidade do seu consultório de maneira constante e, ao mesmo tempo, coerente com a evolução do mercado. 

Da mesma forma em que a divulgação digital do seu consultório médico ajuda na conquista de novos pacientes, ela também é importante para fortalecer a relação médico-paciente e fidelizar os pacientes que já conhecem o seu serviço.

Entretanto, o processo para divulgar seu consultório médico não é muito simples. 

Para dar resultado, uma série de cuidados precisam ser tomados envolvendo questões legais, estratégicas e táticas, sem falar nos indicadores de performance que mostrarão se as campanhas estão realmente funcionando.

Primeiros passos para divulgar seu consultório

como divulgar meu consultorio recepcionista

Verifique as regras de sua profissão para publicidade

Antes de divulgar seu consultório, é necessário pesquisar junto ao código de ética e o conselho que regulamenta sua profissão, quais as regras para divulgação do seu trabalho.

Para a classe médica, por exemplo, o Conselho Federal de Medicina publicou em 2011 a resolução 1974/11, popularmente conhecida como Manual de Publicidade Médica.

O documento aborda vários pontos como, por exemplo, participação em entrevistas e a importância da publicação de artigos e da produção de conteúdo para o marketing digital.

Segundo o Manual, os anúncios médicos deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes dados: 

Além disso, é vedado ao médico: 

Estude o público que deseja atingir

Para saber como divulgar sua clínica na internet, antes de tudo, é importante estudar qual público alvo você quer atingir e quais são as suas personas.

Isso ajuda a estabelecer uma linguagem mais adequada, quais materiais podem ser mais interessantes e como será feita a divulgação para que esse público seja alcançado de forma eficaz.

O público-alvo é o grupo de pessoas que representa seus pacientes, já a Buyer Persona é o perfil desse paciente que você deseja atrair. 

Por exemplo, para um dermatologista o seu público-alvo pode ser mulheres de 20 a 40 anos que desejam cuidar da pele e evitar o envelhecimento. 

Já a Buyer Persona deste dermatologia é a Ana de 30 anos que quer começar a cuidar da pele pois começou a notar manchas e marcas de expressão no rosto. 

Ao definir a sua Persona, você pode implementar estratégias mais segmentadas e direcionadas, economizando tempo e dinheiro.

Voltando ao exemplo da Ana, imagine que ela é uma pessoa que se locomove diariamente sob o sol para ir e voltar do trabalho e nos fins de semana pratica exercícios ao ar livre. 

Ela não tem Facebook, mas acessa o Instagram todos os dias e ama receber e-mails com conteúdos feitos por especialistas.

Ao conversar com essa Persona, você sabe que suas estratégias precisam ser o Instagram e o e-mail marketing. 

Além disso, você deve direcionar a sua comunicação com assuntos relacionados ao uso de protetor solar, o efeito do sol na pele, cuidados ao praticar exercícios ao ar livre, entre outros. 

Se você quer definir seu público-alvo e suas Buyers Personas, mas não sabe como começar, faça uma pesquisa com os pacientes que já te conhecem.

Você também pode contratar uma empresa que realiza pesquisas de público, ou realizar buscas nas mídias sociais em grupos voltados para solução de dúvidas de pacientes.

Escolha a linguagem e o tom de voz que você deseja transmitir

A partir das informações obtidas sobre o perfil dos pacientes, é possível criar um tom de voz adequado ao que você quer comunicar.

O tom de voz é a definição de uniformidade nas palavras, atitudes e valores em todos os pontos de contato. Ele ajuda a criar uma identificação com o público, pois expressa a personalidade do consultório.

Quando sua comunicação tem um tom de voz, ela ganha uma alma. Mas, independentemente do tom, que pode ser acolhedor ou informativo, ele precisa ser autêntico.

Uma empresa que tem um tom de voz forte é a Nike. Ao pensarmos na marca, associamos a esporte, performance e inovação, além do slogan “Just do it” ou “Apenas faça”, em português.

Dicas de como divulgar seu consultório ou clínica na internet

1. Defina em quais canais deseja estar presente

São muitos os canais e as ferramentas disponíveis para começar, e, para divulgar sua clínica na internet, não é o suficiente estar apenas em uma só plataforma. É preciso escolher aquelas em que seus pacientes estão presentes.

Conheça algumas possibilidades e o que cada uma oferece para o seu negócio:

2. Aplique uma boa identidade visual

Uma boa identidade visual permite que você se destaque, mostrando profissionalismo e dando maior credibilidade para sua clínica.

Além disso, também ajuda seu público a fixar sua marca.

Para isso, é recomendado contratar um profissional da área de design para que ele desenvolva não só a marca, mas todo o padrão de identidade visual dos seus canais (site, blog, perfil no Instagram, entre outros).

Uma opção com fácil e com custo acessível é contratar um profissional freelancer por meio de plataformas como o 99designs, o We Do Logos ou o GetNinjas.

3. Invista em marketing de conteúdo

Conteúdo é um dos aspectos mais importantes para se gerar bons resultados online.

Quando o marketing de conteúdo é bem planejado, ele propicia o alto engajamento dos clientes com a clínica, além de gerar leads e promover uma ótima porcentagem de ROI (Retorno sobre o investimento).

No entanto, para ter bons resultados, não basta divulgar sua clínica em qualquer site e fazer postagens aleatórias.

Para que você consiga construir sua credibilidade no digital, principalmente na área da saúde, é preciso planejar conteúdos responsáveis, originais e que sejam relevantes para os seus potenciais clientes, somente assim eles começarão a ter relevância nos mecanismos de buscas.

Os sites de pesquisa online são extremamente competitivos, o mecanismo de busca do Google, por exemplo, conta com um volume de buscas de aproximadamente 3,3 bilhões de termos diariamente.

Por isso é essencial que o conteúdo produzido esteja de acordo com as normas de Search Engine Optimization (SEO).

Uma sugestão é escrever artigos contendo dicas de saúde, bons hábitos alimentares e atividades físicas, explicar sobre doenças e novos tratamentos em sua especialidade.

Quanto melhor a qualidade das postagens, mais os mecanismos de buscas entendem o seu conteúdo como relevante e aumentam sua autoridade naquele assunto.

Assim, sua página aparece cada vez mais nos primeiros resultados de pesquisa.

4. Atualize seus canais com frequência

Atualizações constantes não só chamam a atenção do paciente, como reforçam positivamente sua imagem. Não é preciso postar conteúdo todos dias e há quem diga que o excesso de posts pode ser até prejudicial.

Mas, uma frequência de 2 a 3 publicações semanais é ideal e fará com que seu público mantenha-se conectado com seu trabalho.

Principalmente se tratando da área médica, que está em constante evolução, é importante manter seus conteúdos atualizados e, dessa forma, evitar textos que ficam obsoletos e descontextualizados com o tempo.

As atualizações frequentes também ajudam no bom posicionamento da sua clínica no digital, visto que os algoritmos das redes sociais e dos buscadores priorizam os sites e perfis que postam com frequência.

5. Torne-se referência nos assuntos que você aborda

Se você deseja ser referência na área médica você deve criar conteúdos de forma eficiente e ampla a respeito do seu atendimento e de assuntos que tenham relação com a área médica. 

Quando falamos em conteúdo de qualidade, estamos nos referindo aos formatos elaborados especialmente para web, os quais devem ser distribuídos gratuitamente. A seguir, conheça alguns dos principais conteúdos produzidos na internet:

Sendo assim, desenvolver e divulgar conteúdo útil e inteligente, que acrescente informações no dia a dia do seu público, é uma das melhores estratégias para se destacar dos outros médicos.

Se o seu conteúdo for interessante, relevante e agradável, grande parte das pessoas expostas a ele se tornarão suas seguidoras e você será considerado especialista no assunto. 

6. Faça uso do e-mail marketing

Alguns profissionais imaginam que marketing só engloba atividades que atraem novos pacientes, como a divulgação por meio da internet.

Felizmente, ao aplicar as estratégias certas na sua clínica, você perceberá que qualquer ação que vise aumentar a satisfação dos pacientes e mantê-los em seu serviço, também é marketing!

Nesse sentido, o e-mail marketing é a estratégia de envio de emails para uma lista de contatos a fim de estabelecer uma comunicação com cada destinatário e cumprir determinados objetivos de marketing. 

Geralmente o disparo é realizado por meio de ferramentas de automação.

É necessário que seus e-mails tenham conteúdos relacionados ao seu campo de atuação e, principalmente, que sejam interessantes para o público. 

Afinal, todos os dias diversas marcas disparam uma infinidade de mensagens. Como você vai se destacar entre tantos e-mails?

A resposta está na relevância e na originalidade. Torne as mensagens da sua marca únicas e faça com que as pessoas esperem por elas.

7. Desenvolva parcerias estratégicas

Quem deseja se tornar referência online na área médica precisa estabelecer uma boa relação com outros profissionais da saúde que já exercem certa influência sobre o público, com o objetivo de comprovar a sua autoridade.

Quando se trata de presença online, o que os outros falam de você é, muitas vezes, mais importante e relevante do que aquilo que você fala de si mesmo. 

Congressos, feiras e eventos são ótimas oportunidades para fazer contato com os colegas de profissão e propor um diálogo em conjunto com essas pessoas.

Um dos maiores obstáculos para obter sucesso nos canais utilizados para marketing digital não é falta de acessos ou seguidores, mas sim de confiança. 

Por isso, você deve manter o foco em criar uma boa presença online. O número de visitas em seu site ou seguidores nas redes sociais será consequência disso.

8. Oferença e divulgue serviços de agendamento online e a Teleconsulta

O agendamento online é um grande diferencial para sua clínica, e pode ser responsável por atrair e fidelizar pacientes. Porém, não basta apenas adquirir essa funcionalidade, é preciso saber divulgá-la para que traga os resultados esperados.

O primeiro passo para divulgar o agendamento online de consulta é por meio da comunicação direta. Peça às secretarias para que, quando um paciente ligar, elas o orientem sobre o agendamento online. Se der, avise também sobre a ferramenta durante a consulta. 

Quanto mais eficiente for a sua maneira de divulgar o agendamento online, mais chances você terá de ver a sua agenda lotada. 

Por isso, também aproveite o alcance das suas redes sociais e das redes sociais da clínica, principalmente o Facebook e Instagram. 

Portanto, é imprescindível que a sua clínica e o link do seu agendamento online estejam disponíveis nessas redes, tanto para facilitar a vida dos seus pacientes atuais, quanto  para atrair novos pacientes que estão em busca de uma forma fácil de agendar consultas.

Outra forma de divulgar o agendamento online é por meio do Google Meu Negócio. Essa ferramenta aumentará a visibilidade da sua clínica quando o paciente fizer uma busca no Google, e é totalmente gratuita.

Guia completo do instagram para consultórios e clínicas médicas

O Instagram é uma poderosa ferramenta para os profissionais de saúde e conta com funcionalidades como:

Stories: o stories permite disponibilizar fotos, textos e vídeos de até 60 segundos na aba Storytelling. Nessa ferramenta você pode realizar enquetes e responder às dúvidas dos seus seguidores. 

Por exemplo, você pode abrir a caixa de perguntas com um aviso no estilo “O que você quer saber sobre a saúde dos bebês prematuros?”. As pessoas, então, enviam seus questionamentos e você pode respondê-los um a um.

Salvar e fixar stories: ao publicar esses Stories, aparecem três pontinhos do lado direito da tela. Eles permitem que você mantenha os Stories fixados no perfil, na área de “destaques”, por quanto tempo você quiser.

É ótimo para as publicações mais pertinentes e relevantes, que merecem ficar mais de 24 horas no ar, como formas de agendamento da clínica, conteúdos relevantes, dúvidas sobre um tema da especialidade, entre outros.

Enquetes: as enquetes do Stories podem ser utilizadas para você descobrir o que os seguidores estão interessados em saber. 

Vamos supor que você seja pediatra e esteja fazendo um curso de atualização a respeito da síndrome da morte súbita, mas tenha acabado de participar de um simpósio sobre amamentação. 

Os temas são bem diferentes, mas você tem muito a agregar sobre os dois assuntos.

Para descobrir as maiores demandas dos seguidores no momento, abra o Stories, clique nas enquetes e pergunte sobre o que eles querem saber. Antes, você pode publicar um pequeno vídeo informando sobre os dois últimos cursos para que os seguidores saibam que você tem informações atualizadas!

Lives: a transmissão ao vivo é um recurso relativamente recente que vem fazendo bastante sucesso. 

Cada vez mais, empresas, profissionais e até mesmo os chamados Influencers — pessoas com um grande número de seguidores nas redes — apostam nessa ferramenta como forma de estabelecer um diálogo com os seguidores.

Para entrar ao vivo, basta um celular com uma câmera e microfone de qualidade relativamente boa, iluminação adequada e clicar na opção disponível no aplicativo.

É importante divulgar com antecedência as datas, horários e assuntos das lives. Assim, os pacientes podem conectar-se e realizar perguntas enquanto você responde aos questionamentos ao vivo.

Feed: o Feed do Instagram é a página em que aparecem as postagens na barra de rolagem do aplicativo. A recomendação é que nesse local sejam postados textos maiores, com artes atemporais.

Reels: lançado em 2019, o Reels é um formato de vídeo de até 90 segundos, no qual você pode gravar ou postar um vídeo pronto de sua galeria. 

Quando essas ferramentas são utilizadas de forma eficiente, elas se tornam uma ótima oportunidade para médicos, clínicas e consultórios avaliarem a sua estratégia de marketing médico e implementarem de maneira correta o Instagram como veículo de comunicação.

Dentre algumas informações que devem ser apresentadas nesses meios, sem infringir as regras da publicidade médica, estão:

Após criar seu perfil no Instagram, outro passo para que as pessoas saibam da existência dele, é fazer uma boa divulgação. 

Como divulgar o meu consultório com estratégias de Ads?

Uma alternativa mais rápida de impulsionar sua clínica é investir em tráfego pago. Contudo, diferente das redes sociais, esse meio de divulgação precisa de um investimento financeiro.

O Google Ads é uma alternativa paga de marketing digital que oferece resultados diretos e rápidos, principalmente por tornar possível a escolha do segmento. 

Para sua utilização, não existem contraindicações, desde que as regras de publicidade do manual desenvolvido pelo Conselho Federal de Medicina sejam respeitadas.

A primeira coisa que você deve saber sobre o Google Ads para clínica é quais são os recursos disponíveis para anunciar. Assim, é possível investir com mais exatidão, atingindo os pacientes certos e otimizando os resultados.

Os principais tipos de campanha que podem ser feitas são:

Como divulgar o meu consultório no marketing offline?

Ainda que boa parte da população esteja ativa nas redes sociais e na internet, nem todos utilizam esse meio para buscar médicos. 

Assim, é indispensável que o médico também realize o marketing offline, divulgando seu consultório médico também fora da internet. 

Por isso, trabalhar também com o marketing offline é um complemento às divulgações online de clínicas médicas

Lembre que isso pode envolver investimentos regulares, mas também é possível escolher opções mais baratas e fazer a divulgação da clínica gastando pouco.

Por exemplo, realizar e participar de eventos no qual o seu público-alvo esteja presente é uma tática de marketing offline. Isso aproxima o possível paciente da sua clínica e serve de atração para os seus serviços.

Outra forma de marketing offline é oferecer uma experiência positiva durante o atendimento. Por exemplo, muitas marcas têm um posicionamento fantástico na internet, mas quando uma pessoa entra em contato, é mal atendido. 

Em contrapartida, imagine quantas vezes o atendimento é o fator determinante para um cliente optar por comprar de uma marca! Ou seja, a comunicação com o potencial cliente é essencial.

Portanto, jamais se esqueça de que a oportunidade de criar uma boa experiência para o paciente é única. Afinal, a primeira impressão de fato permanece na mente das pessoas.

E uma experiência positiva é facilmente propagada nos dias de hoje com o poder do marketing de indicação. Então, para evitar que a sua marca tenha uma reputação negativa no mercado, invista em um atendimento humanizado de qualidade!

A importância do marketing de indicação

O marketing de indicação, por definição, é o método de gerar novos atendimentos utilizando os seus próprios pacientes atuais. Por meio dele, os pacientes que você já tem, passam a indicar novos pacientes para a sua clínica.

O ponto chave é que pacientes satisfeitos com seu atendimento, tendem a indicar essa experiência para amigos, parentes e conhecidos.

E de acordo com a pesquisa da Nielsen Media Research, mais de 90% das pessoas se sentem confiantes ao contratar um serviço quando fazem isso por indicação de alguém.

Muitas vezes, algumas clínicas focam todos os seus recursos em atrair novos pacientes e esquecem de verificar como foi a experiência de alguém que já é paciente.  

Porém, ao investir em marketing de indicação, além de atingir o público-alvo correto, os novos pacientes já chegam com um nível maior de consciência sobre o seu serviço, fazendo com que você não precise percorrer uma grande jornada com ele.

É importante que essa estratégia esteja associada a outras estratégias e ferramentas de  marketing para clínicas

Com isso, você poderá garantir a satisfação desses novos pacientes, criando  relacionamentos duradouros, humanizados e benéficos, tanto para a clínica quanto para sua equipe de trabalho.

Como um software médico auxilia na divulgação do seu consultório?

Uma das grandes vantagens da utilização de um bom software médico está na automação de funções, tirando a sobrecarga de trabalho de profissionais que antes precisavam desenvolver tarefas que, atualmente, podem ser realizadas de forma automática.

Softwares médicos completos costumam oferecer ferramentas automatizadas, como o agendamento online, e-mail marketing, lembretes de consulta por SMS, e-mail e WhatsApp, entre outros.

Dessa forma, além de centralizar soluções em um único local (prontuário eletrônico, Teleconsulta, marketing, gestão financeira), você consegue automatizar várias tarefas e ter mais tempo para focar nos pacientes.

Em relação ao marketing digital, existem uma série de ferramentas para aproximar a relação médico-paciente, como o caso dos modelos de emails que podem ser criados e enviados de forma automática para todos os pacientes.

O marketing médico vai muito além de realizar ações para atrair novos pacientes. Ele também é responsável pela fidelização e por otimizar a jornada do paciente desde a procura por um profissional até o pós-consulta.

Com todas as facilidades do e-mail marketing, você melhora seu marketing médico e tem a chance de mostrar aos pacientes que seu cuidado vai muito além da consulta.

Conclusão

Para que a divulgação do consultório médico funcione corretamente e seja efetiva é importante que o médico tenha clareza de qual é o público que ele deseja atingir.

Desse modo, ele pode fazer a divulgação certa, no meio de comunicação ideal e não há desperdício em divulgação para pessoas que não tenham interesse. 

Entretanto, a melhor forma de atrair novos pacientes é garantir aos pacientes a melhor experiência na sua clínica ou consultório, pois isso viabiliza que eles retornem mais vezes no futuro e ainda indiquem seus serviços a outras pessoas. 

Sair da versão mobile