Diferença entre clínica e consultório: saiba identificar os tipos!

Diferença entre clínica e consultório: saiba identificar os tipos

Principais tópicos

Embora os termos sejam usados como sinônimos, há diferenças importantes entre clínica e consultório que você deve saber, como a infraestrutura do local, serviços prestados, questões legais e jurídicas.

Os fatores que diferenciam esses locais impactam diretamente tanto para o dono do estabelecimento, quanto para o paciente que busca o atendimento.

Entre essas diferenças, podemos falar sobre responsabilidades civis, documentais e também a forma com que conduzem os procedimentos dentro da clínica ou consultório.

Por isso, se você é dono de um estabelecimento de saúde ou pretende abrir um em breve, é fundamental entender o que caracteriza uma clínica e um consultório.

Dessa forma, você poderá começar do jeito certo ou reorganizar o seu negócio da melhor forma.

Veja abaixo o que você vai aprender nesse artigo:

Mas afinal, qual a diferença entre clínica e consultório?

diferenca entre clinica e consultorio medica teclado

Em resumo, podemos dizer que a diferença entre clínica e consultório se dá em 3 áreas diferentes, sendo elas:

  • Infraestrutura do local;
  • Atividades desempenhadas;
  • Questões legais, jurídicas e de responsabilidade civil.

Ou seja, cada um desses estabelecimentos apresenta necessidades diferentes de infraestrutura, oferece serviços (e realiza atividades) distintas uns dos outros e segue legislações parecidas, mas não iguais.

Podemos dizer, a grosso modo, que uma clínica é um local com possibilidade de ofertar serviços de maneira mais ampla do que um consultório.

Como o próprio nome já diz e você pode imaginar, o consultório é onde o paciente vai ao encontro de um médico, um dentista, um nutricionista ou outro profissional de saúde para fazer uma consulta.

Por isso, a infraestrutura – tanto física quanto em questão de recursos humanos – deve estar preparada para esse fim.

Muitas vezes, quando o paciente precisar realizar um exame, o mesmo será encaminhado para outro local, e quando tiver o exame em mãos retornará ao consultório.

Por outro lado, as clínicas necessitam de uma estrutura mais robusta, pois pode haver também a realização de exames mais elaborados, cirurgias e atendimentos complementares.

Nesse sentido, a clínica exige, além de uma especialização maior na infraestrutura, alguns aspectos com relação aos cuidados jurídicos, trabalhistas e até mesmo comerciais.

O que caracteriza uma clínica?

diferenca entre clinica e consultorio sala vazia

Diferentemente dos consultórios, cuja função é receber pacientes para consultas e exames simples, as clínicas servem para mais funções.

Dessa forma, é preciso contar uma infraestrutura maior, mais equipada e normalmente com uma equipe multidisciplinar.

Ao contrário dos consultórios, onde normalmente é vista apenas a figura do médico proprietário e mais algum sócio ou colaborador, as clínicas têm uma abertura maior para outros tipos de profissional.

Atualmente, boa parte das clínicas de saúde contam com alguns desses profissionais (ainda que não em tempo integral):

  • Clínico Geral;
  • Médicos com especialização (cardiologistas, oftalmologistas, ortopedistas, etc);
  • Cirurgiões-dentistas;
  • Nutricionistas;
  • Psicólogos;
  • Entre outros.

Sendo assim, uma clínica foca em muito mais atividades do que um consultório e não apenas no atendimento médico-paciente.

Quais atendimentos e atividades podem ser realizados em uma clínica médica?

Como as clínicas possuem uma infraestrutura maior, nela os pacientes podem realizar uma série de exames e até mesmo pequenas cirurgias. Os atendimentos mais comuns em uma clínica médica são:

  • Consultas especializadas;
  • Exames básicos: exame de sangue (com hemograma completo) exames de urina, exame de fezes, eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassom das mamas e intravaginal;
  • Radiologia: raio-X, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética;
  • Procedimentos simples com ou sem anestesia local: papanicolau, colposcopia, endoscopia, biópsias simples (como de pele, unha, entre outros) remoção de rugas e pintas.

Além disso, as clínicas podem contar com leitos para internação, CTI, UTI e uma vasta lista de funcionários e especialidades.

Uma clínica de dermatologia, por exemplo, pode oferecer consultas com especialistas e também realizar exames e procedimentos estéticos como limpeza de pele, peelings e aplicação de lasers.

Diferenças jurídicas entre clínica e consultório

diferenca entre clinica e consultorio medica tablet

Quem pode abrir uma clínica ou consultório?

Em tese, qualquer pessoa física que tenha um CPF em condições regulares pode abrir um consultório ou uma clínica. No entanto, é importante saber que todo estabelecimento de saúde deve contar com um responsável técnico.

Responsável Técnico é o cidadão habilitado, na forma da lei que regulamenta sua profissão, ao qual é conferida atribuição para exercer a responsabilidade técnica de um empreendimento.

Nesse sentido, a legislação aponta sobre a necessidade de pelo menos um dos sócios da clínica ou consultório serem médicos, com registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Um médico não precisa abrir um CNPJ para ter seu consultório, porém abrir uma empresa (independentemente do porte) pode trazer vantagens.

Uma delas é a possibilidade de ser contratado como empresa por outras empresas, por exemplo, os hospitais, que preferem contratar dessa forma pela facilidade e economia em encargos trabalhistas.

Além disso, a partir de um certo nível de faturamento, os impostos começam a pesar mais para a pessoa física do que para a pessoa jurídica.

Por outro lado, para abrir uma clínica, o proprietário deve abrir uma empresa legalmente constituída, com CNPJ para que o estabelecimento funcione conforme a Lei.

De igual modo aos consultórios, pelo menos um dos sócios deve ser médico.

Além disso, o procedimento de abertura de uma clínica é muito mais complexo do que um consultório.

O primeiro passo para abrir uma clínica médica é solicitar a análise de viabilidade do local em que o consultório vai funcionar na Prefeitura.

O pedido será analisado com base no Regulamento de Zoneamento, e pode ser que a prefeitura negue a abertura no local desejado.

Em paralelo, deve-se providenciar uma licença sanitária junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e o certificado de conformidade liberado pelo Corpo de Bombeiros.

A clínica também deve ser cadastrada no departamento de limpeza da cidade, a fim de solicitar a coleta adequada dos resíduos perigosos.

Assista ao depoimento do Dr. Wilson Valadão sobre as dicas que ele gostaria de ter recebido antes de abrir sua própria clínica:

Documentações necessárias para abrir uma clínica ou consultório

O processo para abertura do consultório é relativamente simples, considerando que pode ser realizado para pessoa física. O médico pode abrir o consultório apenas com seu CPF.

Se optar por esse caminho, o responsável legal pela clínica será o responsável técnico, ou seja, o médico registrado no CFM.

Caso opte por abrir um clínica através de um CNPJ o processo se dará por meio das seguintes etapas:

Estabelecer o CNAE: O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas do IBGE) define qual é o serviço que será praticado no estabelecimento.

Nesse caso, o serviço seria o atendimento médico. Os CNAEs mais escolhidos pelas clínicas médicas são:

  • 8630-5/03: Atividade médica ambulatorial restrita a consultas;
  • 8630-5/02: Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares;
  • 8630-5/01: Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimento cirúrgicos.

CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde): O CNES é um documento obrigatório para os estabelecimentos de saúde.

O objetivo dele é informar ao Ministério da Saúde diversas informações, como por exemplo, quantidade de profissionais atuantes das clínicas, horários de atendimento, quantidade de salas, procedimentos realizados, entre outros.

Alvará de funcionamento: o alvará de funcionamento é um documento que autoriza a empresa a exercer as suas atividades em determinados locais de acordo com as normas estabelecidas.

Ele é concedido pela Prefeitura ou outro órgão governamental municipal.

Cadastro na Anvisa: os principais documentos necessários para obter o cadastro da Anvisa são:

  • Formulário de Petição (modelo DIVS);
  • Cópia do Contrato Social (e respectivas alterações), se for o caso;
  • Cópia atualizada do CNPJ (empresa jurídica) ou CPF (pessoa física);
  • Comprovante de Recolhimento da Taxa;
  • Cópia da Carteira Profissional emitida pelo Conselho de Classe do Responsável Técnico;
  • Declaração do horário de funcionamento;
  • Croqui de localização;
  • Relação dos procedimentos técnicos que são executados;
  • Relação dos produtos e equipamentos utilizados nas atividades e respectivos n°s de registro no MS;
  • Contrato de constituição de empresa, com visto no Conselho Regional de classe, para autorização, alteração e rescisão.

Confira mais detalhes sobre a legalização de clínicas junto à ANVISA neste artigo. Você também pode assistir nosso vídeo para ver mais dicas de regularização na área da saúde:

Emissão do Certificado do Corpo de Bombeiros: o certificado é exigência para todos os edifícios, e os bombeiros de cada estado são responsáveis pela emissão.

Cadastrar a clínica no AMLURB: todo estabelecimento de saúde deve se cadastrar na prefeitura para o recolhimento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) gerados em estabelecimentos como hospitais, clínicas médicas, odontológicas, veterinárias e laboratórios.

Se você está em São Paulo, para cadastrar a clínica no AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), antes, é necessário ter o CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliário).

O que é um centro médico e qual a sua diferença para clínicas e consultórios?

Um centro médico é ainda mais complexo do que a clínica e um consultório, pois ele abriga diversas instalações e presta vários tipos de serviços de saúde.

Podemos dizer que um centro médico é um conjunto de clínicas ou de consultórios, com diversas instalações.

Enxergar essa diferença na prática pode ser um tanto quanto complicado, já que os próprios estabelecimentos podem se auto intitular como uma clínica de especialidades.

Porém, é fundamental entender a diferença entre eles, pois enquanto as clínicas concentram profissionais de só uma especialidade, os centros médicos contam com profissionais de diversas especialidades.

Qual a diferença entre clínica e hospital?

diferenca entre clinica e consultorio medico assistente

Clínicas e hospitais são estabelecimentos que prestam serviços diferentes aos pacientes.

Uma clínica é um estabelecimento privado com um médico responsável. Um hospital pode ser tanto particular quanto estar ligado às administrações públicas (município, estado ou federal).

Em todos os casos, tanto clínicas quanto hospitais, independentemente de serem públicos ou não, podem atender pacientes do SUS.

É claro, os hospitais contam com uma estrutura muito maior e complexa do que uma clínica.

Como é de se imaginar, é num hospital que se realizam procedimentos de maior complexidade, embora também seja apto para os de baixa complexidade.

É do senso comum que uma pessoa procure um hospital caso precise de atendimento de urgência ou emergência, por exemplo.

Casos que demandem internação também são normalmente atendidos por hospitais, embora clínicas possam fazê-lo com pacientes que passem por procedimentos cirúrgicos em suas instalações.

Por outro lado, caso o paciente deseje atendimento ambulatorial, de baixa complexidade e sem urgência ou emergência, uma clínica é a opção mais indicada.

Lá, ele poderá marcar uma consulta, realizar alguns procedimentos e exames de baixa e média complexidade.

Quais são os principais tipos de clínicas e consultórios?

Consultório individual

O consultório individual é a modalidade mais simples para manter, por isso, é muito escolhida por profissionais que acabam de se formar.

Para abrir seu próprio consultório é necessário apenas um local de atendimento e as licenças necessárias.

eBook Grátis: Com o Guia Definitivo você vai aprender como Planejar e Organizar bem as suas ideias para tirar do papel o sonho de possuir seu local próprio de trabalho. Clique aqui e baixe agora!

Uma das vantagens de ter um consultório individual é que o médico tem total controle sobre o funcionamento do consultório.

Entretanto, pode ser mais difícil criar uma agenda de pacientes, ainda mais se o médico é recém formado.

Consultório online

A COVID-19 alertou os profissionais de saúde sobre a necessidade de digitalização de suas operações. Por isso, se popularizou uma nova forma de atendimento, a Telemedicina.

Sendo assim, um consultório online é uma forma de atendimento que utiliza novas tecnologias para que médicos e pacientes tenham acesso a informações.

O consultório online possui algumas características básicas, com ferramentas indispensáveis ao seu funcionamento. Sendo elas:

Para ter um consultório online, baixe nosso kit sobre Teleconsulta para clínicas e descubra como escolher uma ferramenta segura, eficiente e fácil de usar:

Kit gratuito: tudo sobre Teleconsulta. Baixe agora mesmo!

Clínica geral

É comum confundir uma clínica médica com uma clínica geral. Embora elas pareçam semelhantes, há uma diferença básica.

Uma clínica geral é administrada por um médico generalista, ou seja, um médico que não cursou uma especialização.

Apesar de tanto o clínico geral quanto o clínico médico possam prestar assistência na atenção primária, um deles se especializou para seguir esse caminho.

Na prática, essa formação adicional capacita o clínico médico para solucionar a maior parte dos casos que chegam até ele.

Clínica popular

A clínica popular é uma modalidade de atendimento médico voltada para as classes que não podem arcar com os custos de um plano de saúde, mas desejam ter uma assistência mais rápida do que no SUS.

Desse modo, o objetivo de uma clínica popular é oferecer atendimento de qualidade por um valor mais baixo.

Principais aspectos antes de abrir uma clínica ou consultório

diferenca entre clinica e consultorio equipe medica

A quantidade de profissionais que se formam a cada ano é grande, fazendo com que cada profissional se pergunte onde é ideal trabalhar e quais os principais erros na hora de abrir uma clínica ou consultório.

Clínica, consultório ou coworking médico: qual o ideal para você?

A primeira pergunta a se fazer é qual o local ideal para você trabalhar, clínica, consultório ou coworking?

Entre os benefícios de trabalhar em uma clínica está a rapidez com que o médico poderá preencher sua agenda. Afinal, os pacientes que procuram a clínica são encaminhados ao profissional.

Além disso, ao optar por trabalhar em uma clínica você terá a sua disposição uma boa estrutura e isso impactará diretamente no atendimento do paciente.

Diferente de atuar em um grande hospital ou uma clínica, montar um consultório faz com que você tenha um contato mais próximo com os pacientes e construa um  forte relacionamento com eles.

Ao ter o seu próprio negócio, você pode personalizá-lo, dando a sua “cara” a ele. Com isso, os clientes irão associar a sua imagem aos serviços prestados, dando credibilidade a sua empresa.

Se você já sabe que quer montar sua própria instituição, baixe gratuitamente nosso guia sobre como regularizar uma clínica:

ebook-regularizar-sua-clinica

Outra opção que vem ganhando destaque ao longo dos anos é o coworking, espaços de consultórios compartilhados que podem proporcionar ao profissional da saúde inúmeras vantagens.

Uma das vantagens é o baixo investimento inicial e, por ser um local colaborativo, as despesas serão divididas, assim como os espaços.

Haverá grande economia e corte de gastos se comparado a abertura de um consultório próprio.

Principais erros na hora de abrir uma clínica ou consultório

Escolher se tornar um médico empreendedor traz diversas oportunidades para sua carreira, como administrar seu próprio trabalho, se tornar um destaque em sua especialidade, entre outras.

Mas para isso é fundamental evitar os principais erros na hora de abrir uma clínica ou consultório médico.

Conheça os erros mais comuns para não cometê-los:

  • Não dar atenção à estrutura e localização do local: verifique se o local é de fácil acesso para o perfil dos seus pacientes, se possui local para estacionar, bem como se ele atende às exigências legais de estabelecimentos médicos;
  • Investir sem um plano de negócios bem elaborado: o plano de negócios ajudará o empreendedor a saber se a ideia é viável;

Além disso, auxiliará na busca por informações mais detalhadas sobre o setor, produtos e/ou serviços que serão oferecidos, clientes, concorrentes e fornecedores;

  • Investir em um péssimo software médico: um bom software médico é essencial para um consultório ou clínica pois permite uma gestão mais eficiente dos processos. Com ele é possível automatizar tarefas de rotina, projetar fluxos de trabalho orientados para o paciente, garantir a comunicação e coordenação entre os funcionários e anunciar serviços, entre outros;
  • Não dar atenção à equipe médica: um bom consultório médico é formado por pessoas. Sendo assim, as interações negativas tendem a afastar os pacientes, enquanto interações positivas ajudam a fidelizá-los;
  • Esquecer de diferenciar o seu consultório ou clínica: seja diferente em seu atendimento, nas estratégias de marketing médico ou nas formas de interagir com os pacientes. Ofereça um diferencial para o seu público-alvo e conquiste a lealdade dele.

Baixe nosso guia gratuito sobre marketing digital para médicos para se aprofundar no assunto:

Guia sobre marketing digital para médicos

Software médico para clínicas e consultórios

Ao optar por um consultório ou clínica médica é fundamental contar com produtos e serviços que facilitem a gestão do ambiente.

Afinal, conciliar os atendimentos médicos e a administração da clínica pode se tornar um grande desafio ao médico responsável.

Ao contar com um software que auxilie diretamente na gestão do negócio, vários processos podem ser otimizados, como:

  • Agenda médica: organize sua agenda por tipo de procedimento realizado, selecionando cores, duração e valores específicos para cada um deles;
  • Prontuário eletrônico: tenha um prontuário personalizável e acompanhe a evolução do número de pacientes ao longo do tempo, visualizando esses dados por gráfico ou tabela;
  • Gestão financeira: tenha um fluxo de caixa atualizado automaticamente e planeje seus investimentos com mais segurança;
  • Teleconsulta: tenha acesso ao prontuário durante a Teleconsulta e compartilhe a visualização da sua tela, demonstrando em tempo real informações que podem auxiliar seu atendimento, como resultados de exames ou imagens de antes e depois de procedimentos;
  • Agendamento online: otimize o trabalho da sua recepção permitindo que os pacientes marquem consultas de qualquer lugar, a qualquer hora, oferecendo uma experiência inovadora desde o pré-consulta;
  • Marketing médico: envie mensagens pontuais ou pré-programadas, como avisos gerais do consultório e datas comemorativas, e mantenha o relacionamento médico-paciente sempre vivo.

Essas soluções vão facilitar sua rotina e aumentar a produtividade da clínica ou consultório. Lembre-se que o melhor software médico deve ser fácil de usar e atender todas as suas necessidades.

Também é essencial contar com um software seguro e confiável, que garanta segurança e validade jurídica dos seus prontuários. Veja todos esses diferenciais na prática no sistema iClinic.

Conclusão

diferenca entre clinica e consultorio medica computador

Clínicas, consultórios, centros médicos, hospitais e outros empreendimentos são partes do sistema de saúde brasileiro e juntos atuam em prol da população.

Cada um deles tem suas particularidades e normas para o seu funcionamento.

Compreender como cada um deles funciona é fundamental para que o médico opte por trabalhar naquele que mais faz sentido para os seus objetivos.

Ao abrir um consultório, o médico pode colocar a sua marca no mercado, enquanto uma clínica pode contar com mais recursos e equipamentos.

Independentemente do escolhido, é fundamental realizar uma boa gestão para garantir que sua instituição não feche por erros comuns de administração que a maioria dos profissionais da saúde cometem.

O ideal é contar com um software médico especializado em gestão de clínicas e consultórios. Para saber se você está no momento de buscar um sistema em nuvem, baixe gratuitamente nossa checklist:

Checklist Grátis: Descubra se seu consultório está precisando de um Sistema em Nuvem. Clique aqui e baixe nossa checklist!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online