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Toda clínica de sucesso possui uma ótima gestão, e as melhores ferramentas para ajudar nesse processo. Entenda como o iClinic pode auxiliar sua clínica a obter uma gestão de excelência neste artigo.
Administrar uma clínica é uma ação bastante desafiadora, pois existem diversos processos que precisam ser realizados, como atendimento de pacientes, controle financeiro, capacitação da sua equipe, entre outros.
Realizando uma boa gestão, você proporciona mais sucesso na sua clínica, visto que há uma melhor organização, maior controle e agilidade das atividades. Além disso, ao ter uma boa gestão, a equipe está mais produtiva a desempenhar seu papel de forma mais eficiente.
Para a gestão da sua clínica alcançar um nível de excelência, é essencial que os profissionais tenham o melhor software médico em mãos. Isso significa que o software precisa entregar soluções para suas principais dificuldades, e otimizar o processo de gestão como um todo.
Continue a leitura e descubra como o iClinic ajuda na gestão da sua clínica em diferentes áreas!
Principais dificuldades de gestão para clínicas
Gerenciar uma clínica não é uma tarefa fácil, principalmente para quem está abrindo uma clínica. Se você está por conta própria, o nível de dificuldade aumenta ainda mais.
Por isso, é importante contar com um bom software médico de gestão que auxilie sua clínica a ter uma rotina mais prática e organizada. Antes de explicar como o iClinic melhora a gestão da sua clínica, iremos citar os principais pontos de conflitos quando falamos sobre gestão.
Falta de gerenciamento do financeiro da clínica
A principal vocação do médico é cuidar dos pacientes, uma função extremamente importante não apenas para a clínica, mas para todas as pessoas. Isso significa que, às vezes, cuidar do financeiro da clínica acaba sendo deixado de lado, o que pode ser um erro fatal.
Para poder oferecer um bom atendimento aos seus pacientes, não basta apenas ser um bom profissional. Para atrair pacientes e gerar lucro para sua clínica, você precisa saber analisar os dados financeiros, cortar custos desnecessários e investir em áreas importantes.
Relatórios incompletos
Com a correria do dia a dia, é difícil separar um tempo para anotar todos os dados sobre movimentações financeiras, e ainda analisar quais custos estão extrapolando os limites, o que está rendendo mais, e qual área está desperdiçando recursos.
Por isso, um software que oferece relatórios gerados automaticamente soluciona esse problema, economizando não apenas seu tempo, mas seu dinheiro.
Comunicação falha
Você costuma se comunicar com sua equipe por canais de comunicações diferentes? É difícil lembrar se uma mensagem foi passada, e se foi, fica perdida entre outras mensagens da clínica?
Um erro muito comum, e grave, que a maioria das clínicas cometem é não centralizar a comunicação. Se a comunicação é dispersa, isso significa que as informações não são precisas, prejudicando a gestão da clínica.
Agenda médica desorganizada
A agenda médica é uma das ferramentas mais importantes na gestão da clínica, afinal, nela são registradas as fontes de receita de todo o seu negócio.
Porém, quando uma agenda médica não é prática, como uma agenda física, muitos erros que poderiam ser evitados são recorrentes. Alguns deles são: duplicidade de horários, rasuras no papel, visual confuso dos agendamentos, perda de dados importantes do paciente.
Como o iClinic soluciona esses problemas?
O iClinic foi projetado e desenvolvido com a missão de solucionar os principais problemas da rotina de uma clínica. Nosso objetivo é descomplicar a saúde através de um software médico que irá tornar seu dia a dia mais fácil e prático.
Pensando nisso, separamos como o iClinic ajuda na prática a melhorar a gestão da sua clínica. Continue a leitura!
Painéis de gerenciamento
A primeira tela que aparece quando você acessa o iClinic é o painel de gerenciamento. Nessa seção ficam disponíveis os principais relatórios sobre a gestão da clínica em formato de gráficos, para que a análise seja feita de forma mais fácil e visual.
Na mesma seção também ficam disponíveis estatísticas sobre suas consultas, como: quantos pacientes foram atendidos, quantos foram agendados, entre outros.
Todos esses gráficos são produzidos automaticamente quando você adiciona as informações das consultas e pacientes no sistema.
Financeiro
Na parte de finanças do sistema, é possível registrar todas as movimentações financeiras da sua clínica, inclusive incluir quantas contas bancárias forem necessárias, caso sua clínica utilize mais de uma.
Você pode registrar todas suas transações, ver detalhadamente o desempenho do fluxo de caixa (e especificar qual período você gostaria de analisar), além dos relatórios e gráficos automáticos disponibilizados nessa seção.
Além disso, temos a funcionalidade “Parcelamento de procedimentos”, onde você pode parcelar o pagamento de diferentes procedimentos que a sua clínica realiza e ter controle sobre quais pagamentos já foram realizados.
Diferenciais da gestão do iClinic
Já mostramos como solucionamos os principais problemas de gestão da sua clínica. Agora, iremos mencionar nossos principais diferenciais em relação à gestão de clínicas. Primeiro, vamos mostrar como nossos dados integrados melhoram a produtividade da clínica como um todo.
A integração de dados possibilita atendimentos mais eficientes e humanizados, além de aumentar a produtividade da equipe e otimizar a gestão da clínica. Mas afinal, como o iClinic integra seus dados médicos?
Gestão integrada
Com todos os dados disponíveis em um único lugar, não apenas seus relatórios serão mais eficientes, mas os diagnósticos dos pacientes também serão mais precisos e eficazes.
Com o software médico iClinic, todas as informações dos pacientes e os dados da clínica ficam em um único local: em nosso sistema! Dessa forma, os relatórios automáticos gerados poderão especificar quantas consultas foram realizadas, quais procedimentos foram feitos, especificar qual gênero foi mais atendido entre os pacientes, e muito mais.
Essas informações possibilitam um atendimento mais eficiente, já que para acessar o histórico do paciente é preciso poucos cliques, oferecendo uma preparação rápida antes da consulta, além de melhorar a gestão com gráficos precisos sobre a rotina da sua clínica.
Você sabe qual o melhor convênio para a sua clínica? Descubra como os relatórios do iClinic te ajudam a escolher o convênio mais rentável.
Agendamento online
Com o agendamento online do iClinic, seus pacientes podem agendar consultas 24 horas por dia, de qualquer lugar, sem precisar entrar em contato direto com a clínica.
Além disso, ele é sincronizado com a agenda médica do software. Isso significa que qualquer agendamento feito pelo agendamento online, irá aparecer automaticamente na agenda do sistema, impossibilitando erros como duplicidade na agenda.
A função de bloquear horários também está disponível nesta funcionalidade.
Segurança de dados
O iClinic garante a segurança dos seus dados médicos com o certificado SSL 256 bits, assegurando que apenas quem tem as devidas permissões de acesso consegue acessar dados sigilosos.
Seus dados ficarão armazenados na mesma base usada pela Casa Branca e NASA, a AWS, da Amazon. Além disso, atualizações diárias são feitas para preservar os seus dados.
Caso seu dispositivo sofra algum tipo de acidente, não precisa se preocupar, suas informações estão salvas na nuvem. Ou seja, independem de qual computador utilize, os dados não são perdidos.
Você também pode instalar sua assinatura digital no sistema, e ter validade jurídica em todos os seus documentos eletrônicos.
Repasse médico
Há mais de um médico atuando na sua clínica? Você precisa realizar muitos repasses médicos, e com a correria do dia a dia, fica difícil gerenciar quais e como exatamente serão feitos?
A funcionalidade “Repasse para profissionais” pode ser a solução para seu problema. Você pode especificar as porcentagens do repasse por procedimento e convênio, configurar os valores de repasse para cada profissional e, além disso, você pode realizar o faturamento de guias TISS em lotes. É só preencher as informações e gerar o lote em XML.
Agenda médica
A agenda médica iClinic funciona de maneira prática e intuitiva. Para agendar uma consulta, basta clicar em um horário vago na agenda, que tem um visual em forma de calendário.
Você também pode bloquear horários da agenda, para que incidentes como marcar uma consulta em um horário que o médico não atenda, não ocorram.
Cada consulta cadastrada possui um status do agendamento, que ficam disponíveis ao lado do nome do paciente. Os ícones representam se a consulta foi marcada, confirmada, cancelada ou se o paciente não compareceu.
Atualizando o status do agendamento, você conquista mais inteligência para a sua clínica, ao saber a média de atendimentos, faltas e cancelamento de consultas que você teve em determinado período.
Além disso, você pode criar uma lista de espera para os pacientes que estão procurando um horário para marcar uma consulta.
Caso algum paciente desmarque, é possível preencher esse horário vago com mais rapidez ao verificar a lista de espera.
Você pode acessar a agenda de qualquer dispositivo eletrônico, como computador, tablet ou celular. Poder gerenciar seus atendimentos e planejar sua rotina de qualquer lugar é uma ótima vantagem, não é mesmo?
Lembrete de consultas
Após um atendimento ser cadastrado na agenda, é possível programar mensagens automáticas como lembretes de consulta por SMS, WhatsApp, e e-mail.
Dessa forma, você diminui o número de faltas da sua clínica, e também há como personalizar o texto da mensagem de acordo com sua preferência.
Chat interno
Pequenas falhas de comunicação prejudicam o desempenho da sua clínica?
Assim como todos os dados da clínica, é importante que a comunicação também seja centralizada, e não espalhada entre diferentes ferramentas. Poder marcar consultas, analisar o financeiro e mandar mensagens em uma única plataforma agiliza os processos de gestão da clínica.
O chat interno do iClinic permite que você envie mensagens para outros profissionais dentro da clínica direto do software, e possui mensagens rápidas para os médicos, como “Próximo paciente, por favor.” e “Venha aqui, por gentileza.”, ajudando a otimizar a comunicação da equipe da clínica.
Prontuário eletrônico personalizável
Sabemos que uma ferramenta importantíssima na rotina dos médicos é o prontuário do paciente. O prontuário eletrônico do iClinic foi desenvolvido para facilitar a vida do médico, e entregar um diagnóstico mais preciso para o paciente.
O prontuário iClinic é completamente personalizável. Ou seja, você pode adicionar diversos campos, configurar modelos que você mais utiliza, e adicionar ferramentas específicas como a calculadora de IMC.
O iClinic foi desenvolvido visando seguir as melhores práticas do Nível de Garantia de Segurança (NGS) determinado pelo CFM, o que confere a validade judicial do nosso prontuário eletrônico.
Além disso, você pode anexar fotos, exames e documentos no prontuário. Também possuímos um banco de dados com todas as doenças cadastradas no CID 10 e um variado banco de medicamentos fornecido pelo iClinicRx.
Como o iClinic é integrado ao iClinic Rx, temos uma prescrição com banco de medicamentos atualizado, memorização de posologia e envio automático por WhatsApp.
Descubra as 4 principais vantagens da integração do prontuário eletrônico com a agenda médica iClinic.
Prescrição eletrônica
A prescrição eletrônica iClinic permite que uma receita seja feita em poucos cliques, inclusive, você pode salvar modelos das prescrições mais recorrentes, tornando seu atendimento mais ágil.
Também é possível realizar uma prescrição de receituários de controle especial.
Gerenciamento de múltiplas clínicas
Você gerencia mais de uma clínica ou atende em clínicas diferentes?
Com o iClinic, você pode registrar diferentes clínicas em uma única conta, facilitando o gerenciamento de todos os seus espaços de trabalho. Não se preocupe, também é possível estabelecer configurações diferentes para as clínicas cadastradas.
Esses são os principais diferenciais do iClinic direcionados à gestão da clínica. Se ainda não tem certeza se o iClinic é o software ideal para você, veja como o Dr. Gilberto de Paula conseguiu descomplicar a gestão da clínica com o iClinic.
“O atendimento de vocês é o melhor. O iClinic não é só sistema, é um parceiro na gestão. Além disso, vocês mostram a cara das pessoas que trabalham aí, isso me chamou a atenção, eu vejo que é uma empresa com várias pessoas, setores, e tudo mais”.
Faça nosso teste grátis e experimente na prática como o iClinic realmente consegue melhorar a gestão da sua clínica!
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