Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Aumente a produtividade no consultório médico com 5 dicas incríveis

4 dicas incríveis para aumentar a produtividade no consultório médico!
Leia em 5 min.

Aumentar a produtividade no consultório médico é essencial para agilizar o dia a dia do trabalho e melhorar ainda mais a experiência dos pacientes. 

Está sem tempo para ler o conteúdo? Clique no player abaixo para escutar nossa gravação:

Garantir eficácia na empresa é um ponto indispensável para que os processos ocorram da melhor forma e os profissionais não se sintam sobrecarregados.

Com uma boa organização e uso de técnicas como a regra de pareto e a técnica do pomodoro, é possível alcançar mais eficiência e tempo para pensar em melhorias.

Pensando na realidade da área da saúde, é fundamental cuidar da organização da agenda médica e fazer um uso inteligente da tecnologia com um sistema para clínicas.

Neste artigo, você vai conferir essas e outras dicas incríveis de produtividade para consultórios médicos. 

Acompanhe!

Como aumentar a produtividade no consultório médico?

Ao aumentar a produtividade no consultório médico, você e todos os outros colaboradores podem obter um dia a dia mais fluido, com a conclusão de mais tarefas e implementação contínua de melhorias.

Dessa forma, fica mais fácil otimizar a jornada do paciente e ter um ambiente de trabalho confortável para todos.

Confira a seguir 5 dicas excelentes para ter produtividade e obter resultados ainda melhores em sua rotina.

Realize um planejamento

Você costuma planejar seu dia e sua semana? Sabe quanto tempo dura cada atendimento em seu consultório? Estabelece metas?

Um bom planejamento é o primeiro passo para aumentar a produtividade no consultório médico. 

Ao organizar suas tarefas e demandas do dia a dia, você se programa melhor, lida mais facilmente com possíveis imprevistos e mantém o foco no mais importante.

Nesse sentido, a agenda é um recurso indispensável para que seu planejamento funcione corretamente. 

Uma dica é contar com a agenda médica online, pois ela oferece mais praticidade e não está sujeita a falhas comuns da agenda de papel, como rasuras, letras não legíveis e marcações em duplicidade.

Em nossa checklist grátis você confere mais dicas para acabar de vez com os problemas da sua agenda:

O planejamento também é essencial para a boa gestão do tempo, a base para qualquer rotina produtiva.

Para melhorá-lo, você pode utilizar o método Kanban, que consiste em um quadro físico ou virtual para acompanhar o andamento de tarefas.

É possível realizar o Kanban tanto em papel quanto em softwares como o Trello. Dentro dele, você consegue criar alguns cards (caixas) como:

Com esse sistema, você conquista organização visual e aumenta a eficiência de toda sua equipe.

Outro ponto importante é que você pode ir além e não planejar apenas sua rotina, mas também os próximos passos estratégicos para seu consultório e quais são seus objetivos para o futuro.

Com um bom planejamento estratégico, você estabelece metas de curto, médio e longo prazo. 

Por meio delas, todos os colaboradores ficam na mesma página e você toma decisões de forma muito mais acertada.

Ao implementar o planejamento em sua gestão, você aumenta a produtividade e alcança excelentes resultados.

Utilize técnicas de produtividade

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para aumentar a produtividade no consultório médico. 

A técnica do pomodoro, por exemplo, consiste em reservar espaços de tempo que podem variar de 25 a 50 minutos para se concentrar em uma única tarefa sem interrupções.

Para utilizá-la, programe um cronômetro no tempo determinado e realize sua tarefa que pode ser, por exemplo, fazer o fluxo de caixa do consultório.

Ao final do tempo estipulado, faça uma pausa, dê uma volta, tome um café e, caso seja necessário, coloque o cronômetro mais uma vez após seu breve intervalo.

Essa é uma ótima maneira de ser mais produtivo e não cansar tanto o cérebro por manter o foco de uma maneira estratégica.

Outra técnica interessante é a regra de Pareto, que afirma que 20% de seus esforços são responsáveis por 80% de seus resultados. 

Com a regra de Pareto, é possível otimizar a aplicação do tempo, reduzir os esforços e melhorar os resultados realocando suas atividades para o que traz mais retorno.

Por exemplo, você pode avaliar qual convênio e procedimento trazem mais retorno em seu consultório e focar neles para atingir melhores resultados.

Assim, ao perceber que algum convênio não traz o retorno esperado, você pode parar de atendê-lo e investir nos outros, e também pode implementar melhorias nos procedimentos mais lucrativos.

Alguns sistemas médicos possibilitam essa avaliação de modo automático.

Confira mais dicas sobre a gestão do tempo em consultórios médicos em nosso eBook gratuito:

Automatize processos manuais

Quanto tempo você gasta preenchendo papéis em seu consultório? Quanto tempo a recepcionista leva para localizar a ficha de um paciente em uma sala de arquivos lotada?

Embora muitos consultórios médicos ainda utilizem prontuários de papel, essa prática diminui a produtividade e deixa os dados dos pacientes vulneráveis a perdas e vazamentos.

Ao automatizar processos manuais com um prontuário eletrônico e agenda médica online, você ganha produtividade, segurança e agilidade em sua rotina.

Além disso, com o uso de um software médico, você centraliza os dados dos pacientes e informações dos agendamentos em um só lugar.

Com o software, todas as fichas podem ser encontradas em poucos cliques e isso significa muito mais tempo livre para você e a recepcionista focarem em outras atividades e melhorias.

Invista em treinamentos 

Você costuma realizar cursos sobre gestão e empreendedorismo? E seus colaboradores, como eles se mantêm atualizados?

Investir em treinamentos e cursos é outro grande passo para aumentar a produtividade do consultório médico. 

Esse ponto é importante porque, apesar dos cursos de Medicina terem um conteúdo completo em relação aos cuidados com os pacientes, eles não oferecem matérias como gestão de empresas.

Como um médico independente, seu consultório também é uma empresa e para mantê-lo competitivo, é essencial investir em treinamentos.

Você e seus colaboradores podem aprender sobre gestão financeira, investimentos, gestão do tempo, marketing médico, empreendedorismo, aspectos legais da prática médica e muito mais.

Assim, vocês tomam melhores decisões, conseguem solucionar problemas e pensar em novas oportunidades para alavancar ainda mais o consultório.

Em nosso eBook gratuito você confere mais dicas sobre gestão de clínicas e consultórios médicos:

Conte com um sistema de gestão médica

No tópico sobre automatização de tarefas manuais, você conferiu que é possível otimizar suas tarefas ao contar com a ajuda da tecnologia. 

Para aumentar a produtividade do consultório médico, contar com um sistema de gestão médica, também conhecido como software médico, é a melhor opção.

Um bom sistema disponibiliza tanto as funções básicas como prontuário eletrônico e agenda, quanto funcionalidades voltadas à gestão. 

Com ele, é possível centralizar suas informações financeiras, fazer o fluxo de caixa da empresa, controlar o estoque, enviar lembretes de consulta aos pacientes e muito mais.

Tudo isso de forma automatizada e ágil para trazer a praticidade que seu consultório merece. 

Com um sistema médico, também é possível automatizar a comunicação com seus pacientes por meio do e-mail marketing.

O e-mail marketing vem sendo cada vez mais utilizado pelos profissionais de saúde que desejam fidelizar mais seus pacientes e manter contato no pós-consulta.

Outra grande vantagem de um sistema médico é que ele mantém todas as suas informações protegidas com o uso do armazenamento na nuvem em servidores seguros e criptografia.

Essa é uma ótima forma de proteger as informações dos pacientes e estar adequado à LGPD. Uma grande vantagem, não concorda?

Baixe nossa checklist gratuita e descubra se seu consultório precisa de um sistema na nuvem:

Com todas essas dicas, você aumenta a produtividade, ganha agilidade e tanto você quanto os colaboradores podem focar em melhorar ainda mais a experiência de seus pacientes.

Espero que este conteúdo tenha ajudado! 

Para receber mais artigos sobre gestão médica e produtividade, cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter.

Gostou deste conteúdo?

Junte-se a mais de 70 mil profissionais de saúde e não perca eBooks, planilhas, dicas e guias exclusivos que vão ajudar na gestão da sua clínica.

Quero receber conteúdos
Sair da versão mobile