Capa

Metodologias ágeis na área da saúde: como funcionam?

Mentalidade dinâmica, adaptações constantes, melhoria da eficiência e maior flexibilidade nos processos de trabalho. Essas são as principais características das metodologias ágeis. Além de entregar resultados inteligentes, elas oferecem mais liberdade para os colaboradores, que se veem imersos em uma cultura de aprendizados.

Você já deve ter ouvido alguma coisa sobre os benefícios do Agile Project Management nas empresas. Mas já parou para pensar sobre como os métodos de gestão podem ser aplicados à área da saúde?

Responderemos à pergunta a seguir. Porém, antes de aprofundarmos o assunto e falarmos em mais detalhe sobre aplicações, vantagens e usabilidade das metodologias ágeis na saúde, existe um tópico que devemos manter no radar durante toda a leitura: o grande intuito desses métodos é, como o próprio nome indica, a busca por agilidade.

Em outras palavras, otimizar a habilidade de adaptação das clínicas e consultórios diante das rápidas mudanças do mercado. Afinal, só assim será possível sobreviver diante da concorrência.

Um artigo publicado pela McKinsey afirma que as “empresas de maior sucesso encontraram uma maneira de quebrar o paradoxo da agilidade, equilibrando uma base estável de processos com a capacidade de re-implementar esses recursos dinamicamente para abraçar desafios e oportunidades emergentes.”

Ou seja, para se sobressair, é imprescindível dosar estabilidade e dinamismo para conseguir acompanhar as condições apresentadas por um mercado cada vez mais competitivo.

Metodologias ágeis na saúde: aplicações e benefícios

Uma das mudanças mais marcantes proporcionadas pela quarta revolução industrial é a transferência de foco das estratégias das empresas - sejam elas do ramo que forem.

Ações que antes eram mais operacionais, focadas em números e rentabilidade, agora têm o cliente no centro. Isso quer dizer que a matemática cedeu espaço à humanização, mostrando às organizações que agregar valor à marca e, consequentemente, fidelizar o público-alvo, é muito mais do que simplesmente vender algum produto ou serviço.

Hoje, todas as atenções estão voltadas à experiência do cliente - inclusive na área da saúde e bem estar. Que outro segmento, aliás, tem maior relação com o lado humano do que este?

Com base na nova realidade, empresas do ramo estão em busca de estratégias que ajudem nesse sentido, tornando a gestão de pacientes mais eficaz e assertiva. É aí que entram as metodologias ágeis como Kanban e Scrum.

Esta publicação no Dummies afirma que a tecnologia na saúde desempenha papel importante, influenciando resultados clínicos e a satisfação de pacientes. “Novos paradigmas existem e novos métodos para ir de acordo com essas necessidades fazem-se necessários. Não deveria ser surpresa que o scrum está sendo utilizado com mais e mais frequência para resolver questões da área.”

As principais vantagens de adotar métodos ágeis na área da saúde, segundo o site, incluem:

  • Feedbacks rápidos e regulares, que aceleram auditorias internas e determinam o que é aceitável e o que não é, garantindo conformidade regulamentar;
  • Implementação acelerada, facilitando tomadas de decisão urgentes e que podem, de fato, contribuir para salvar vidas;
  • Maior retenção de talentos; e
  • Menores índices de falhas em maquinário e equipamentos.

O mesmo artigo afirma que as metodologias ágeis são capazes de solucionar ou minimizar os efeitos de alguns dos desafios mais latentes do segmento, como erros de procedimento, acidentes e riscos de infecção, gasto desnecessário de capital, resposta a novas regulamentações, digitalização de relatórios, pesquisas sobre novos tratamentos e riscos de segurança relacionados ao sigilo de pacientes.

O site do Virginia Mason Institute fala sobre o próprio caso de sucesso. Antes da implementação do kanban, a instituição de saúde de Seattle, nos Estados Unidos, era como a maioria das outras organizações da área - dependente do instinto de funcionários para o abastecimento de materiais, sem bases em dados concretos.

O resultado? “Em alguns casos, a disponibilidade era escassa e muitos colaboradores sentiam a necessidade de acumular suprimentos para quando precisassem. Em outros casos, os estoques transbordavam, ocupando espaço que poderia ser destinado ao cuidado de pacientes.”

Desde a implementação de metodologias ágeis, o jogo virou e os profissionais encontraram consistência nas ações. Ninguém fica sem material, a logística de estoque é melhor, os itens não permanecem inutilizados a ponto de vencer, houve redução de inventário e economia de recursos financeiros.

No Brasil, um dos órgãos que passou a adotar uma metodologia ágil recentemente é o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).

iClinic-Metodologias-ageis-na-area-da-saude-como-funcionam02

Como utilizar as metodologias ágeis?

Agora que você está ciente sobre as diversas vantagens das metodologias ágeis no segmento de saúde e bem estar, chegou o momento de saber quais são as melhores práticas para a implementação destes métodos.

O pessoal da True Process tomou por base um documento da AAMI (sigla para Segurança Avançada em Tecnologia de Saúde) e aprendeu algumas lições básicas para este fim. São elas:

01. Nomeie um campeão

Implemente a metodologia escolhida em todos as áreas da clínica ou do consultório, eduque os colaboradores e gestores sobre o valor da ferramenta, apresente os benefícios e mostre quais serão as diferenças visíveis a partir da adoção do sistema.

02. Comunique com clareza

A comunicação é um ponto-chave durante o uso de métodos ágeis e deve ocorrer de maneira simples, direta e eficaz em todos os níveis da organização.

Trabalhe com transparência e certifique-se que todos estejam cientes sobre práticas esperadas, planejamentos, projetos, reuniões e avaliações.

03. Preze por consistência

A perfeição não existe, mas lute pela consistência durante a implementação das metodologias ágeis na clínica ou consultório. Toda mudança exige planejamento e adaptações. Portanto, estabeleça um processo que faça sentido e, se novas necessidades surgirem, reavalie as etapas.

04. Documente processos

Segundo a publicação, se você está utilizando um método para um projeto da área da saúde, provavelmente existe um sistema de gestão de qualidade. É preciso certificar-se sobre a documentação de processos e procedimentos, bem como seguir os padrões definidos pelo sistema de gestão. Qualquer mudança, você já sabe: adapte a documentação.

05. Seja paciente

Por fim, trabalhe com paciência, especialmente no processo de transição. De nada adianta apressar equipes e ignorar etapas. A ideia é reconhecer o que melhor funciona para a sua clínica e tentar adaptar o que precisa de ajustes. É uma mudança que pode levar meses ou até anos, portanto, tenha calma.

As metodologias ágeis servem como um apoio para qualquer empresa que deseja abraçar a transformação digital. Lembre-se: é uma mudança que não deve ser imposta, mas proposta para toda a equipe.

Busque a integração de seus profissionais, faça com que estejam na mesma página e que sigam rumo a um objetivo comum. Facilite a comunicação, apresente as vantagens, comprove a importância de adotar sistemas como estes para obter melhores resultados.

E, caso ainda tenha dúvidas sobre o peso das metodologias ágeis na transformação digital, dê uma olhada neste post, com exemplos práticos e conceitos simples sobre o tema.

Gostou do conteúdo? Já implementou alguma metodologia na sua clínica? Conte para a gente nos comentários abaixo.

Sobre o autor
Tiago Magnus atuou nos últimos 10 anos em projetos digitais, trabalhando com marcas como Lenovo, Carmen Steffens, Mormaii, VTEX, Carrefour, Centauro, entre outras, e como sócio de uma das principais agências digitais do Brasil. Hoje, é Diretor de Transformação Digital na ADVB e está à frente do TransformacaoDigital.com, empreendendo para democratizar o futuro.

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus