Para se destacar em um mercado que cresce cada vez mais, é essencial contar com a ajuda da tecnologia. Com um software médico de qualidade, você entrega um atendimento de excelência para seus pacientes.
Segundo o Estudo de Projeção do CFM (Conselho Federal de Medicina) e do CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), atualmente há uma super concentração de médicos em diversos estados.
“Brasil atingirá em 2020, a razão de 2,20 médicos por 1.000 habitantes, sem necessidade de abrir mais escolas médicas.”
Todo profissional de saúde deseja oferecer a melhor experiência para seus pacientes, e essa característica é essencial na Medicina, uma área em constante evolução.
A Dra. Andréa possui mais de 15 anos de experiência no mercado médico e, além de cuidar dos seus pacientes, também administra um consultório pediátrico de sucesso.
Continue a leitura e descubra como ela ofereceu um atendimento de excelência com o iClinic!
Sobre a Dra. Andréa Cerutti
A Dra. Andréa é graduada em Medicina pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) desde 2003, e finalizou sua especialização em pediatria em 2006, na HUPE (Hospital Universitário Pedro Ernesto).
Ao longo do curso, a profissional sempre direcionou todas as suas experiências para a pediatria, porque desde criança sabia que gostaria de ter essa especialização.
“Eu escolhi fazer Medicina porque aos 13 anos, participei de uma ação beneficente realizando entrega de sopas para pessoas menos favorecidas, e tinham muitas crianças. Nesse momento fiquei muito próxima à elas, e voltei para casa com a ideia de que um dia precisava trabalhar com algo que as ajudasse. Então, comecei a pensar em ser médica, e sabia que queria ser pediatra.”
A Dra. Andréa também administra seu próprio consultório, o EspaçoPed, localizado no Rio de Janeiro.
“Tenho meu consultório há 5 anos. Decidi ter meu espaço para poder personalizá-lo com as características que considero interessantes para o atendimento pediátrico, como decoração infantil, e espaço para brincar, enquanto as crianças e as famílias esperam.”
Além de cuidar dos seus pacientes e administrar um consultório, a pediatra também é coordenadora da Equipe de Neonatologia do Hospital Municipal São Francisco Xavier.
O atendimento humanizado é uma das características mais importantes para a Dra. Andréa, que valoriza cada segundo do atendimento com seus pacientes.
“Eu enxergo a pediatria como um atendimento integral, não é apenas analisar uma criança em um determinado momento, também é preciso enxergar a relação dela com a família.”
Para oferecer um atendimento integral, a pediatra precisa fidelizar não apenas as crianças, mas também suas famílias.
“Minha visão como pediatra também é de educadora parental, eu enxergo a família inteira, e é essencial ter uma boa relação com a família para que a criança possa crescer saudável e feliz.”
Para fidelizar as famílias, a Dra. Andréa proporciona uma ótima experiência durante toda a jornada do seu paciente, que começa muito antes da consulta.
“Meu atendimento começa muitas vezes na gestação. O obstetra marca uma consulta pré-natal comigo e com a paciente, e eu converso com a mãe sobre todos os aspectos do pós-parto, como serão os primeiros dias, como ela vai organizar sua casa, como é a sua estrutura familiar, até o momento de realizar a primeira consulta comigo.”
A decoração do seu consultório também é um aspecto fundamental para seus pacientes, que se sentem confortáveis tanto na sala de atendimento, quanto na recepção.
“Você precisa mostrar que está ali para ajudar. Meus pacientes podem contar comigo não apenas no momento da consulta, mas em outras situações, como para tirar uma dúvida, conversar. A estrutura do meu consultório também faz parte da fidelização, porque é um ambiente bonito, aconchegante, e o paciente sente vontade de voltar.”
A Dra. Andréa também investe na fidelização por meio de ferramentas como o agendamento online, que permite a marcação de consultas de qualquer lugar, e a qualquer hora, por parte dos pacientes.
“Eu criei formas de lidar com o paciente não apenas na consulta, mas na pré-consulta e no pós-consulta. Você precisa levar em conta como os pacientes vão realizar o agendamento, se existem maneiras de facilitar essa experiência, como o agendamento online. Essa atenção faz com que o paciente se sinta mais acolhido e seguro.”
O atendimento da secretária é outro diferencial do Espaço Ped.
“Eu sempre gosto de entrar em contato com o paciente, mesmo quando a marcação de consulta é feita pelo agendamento online. A minha secretária é treinada para receber os pacientes, tirar dúvidas, mesmo antes deles virem ao consultório.”
Para continuar entregando um atendimento de excelência para seus pacientes, a pediatria conta com a ajuda de um software médico que atende às suas necessidades.
Por que a Dra. Andréa Cerutti escolheu o iClinic?
“Eu precisava guardar os prontuários de forma digital, para organizar a minha consulta. Meu principal objetivo com um software de gestão é ter as perguntas do prontuário na ordem que eu preciso, para que as informações cheguem de uma forma organizada.”
Em sua entrevista, a especialista compartilhou que buscou um software médico para ter mais organização no seu prontuário, e poder oferecer um atendimento ainda melhor para os pacientes.
“Por mais que você tenha um tempo bom de consulta, sem organização você pode deixar de fazer uma pergunta importante, e o prontuário eletrônico dá esse encadeamento, permite que eu faça a pergunta certa, na hora certa.”
A Dra. Andréa já teve experiências com cerca de quatro sistemas antes do iClinic, e perguntamos quais diferenciais fizeram a profissional escolher o nosso software médico.
“Antes do iClinic tive vários outros sistemas. Decidi ficar nele porque eu posso personalizar totalmente meu prontuário, e não tem apenas essa funcionalidade.”
“Tenho também uma agenda boa, fácil de ser usada pela secretária, que eu também posso personalizar. Além disso, tenho a organização financeira do meu consultório.”
Apesar da gestão financeira ser deixada de lado por muitos profissionais de saúde, a Dra. Andréa sabe que para ter um consultório de sucesso, é preciso contar com um ótimo controle de suas finanças.
Para utilizar o iClinic, a pediatra comenta que precisou realizar a migração de dados do antigo sistema.
“Fiz a migração de dados para o iClinic, e foi super tranquilo. Recebi todas as orientações necessárias, e todas as informações vieram corretamente.”
Além da personalização do software, outros diferenciais fundamentais para a Dra. Andréa foram as constantes melhorias do sistema, assim como a equipe de suporte.
“Sem falar das funcionalidades novas que são lançadas, e a escuta atenciosa do suporte. Minhas perguntas são sempre prontamente respondidas, eles falam que vão avaliar minhas sugestões, ou explicam o que já pode ser feito. Sempre indico para os meus colegas porque gosto muito do iClinic.”
[crp]
Quais são as funcionalidades favoritas da Dra. Andréa Cerutti no iClinic?
“Eu sou apaixonada pelo meu prontuário, personalizei tudo nos mínimos detalhes, que eu não conseguiria trocar porque gosto muito dele.”
A prescrição de medicamentos é outra funcionalidade essencial na rotina da pediatra, pois permite o envio de receitas por SMS e e-mail para os pacientes, a qualquer hora, e de qualquer lugar.
“A prescrição e a possibilidade de assinar digitalmente é excelente, porque muitas vezes precisamos enviar receitas a distância, e a assinatura digital é boa para o paciente, e para mim.”
O iClinic Marketing também é um diferencial para o marketing de relacionamento da Dra. Andréa, que envia conteúdos educativos para seus pacientes e mantém ativo esse relacionamento.
“O e-mail marketing do iClinic permite que eu faça um e-mail padrão para enviar para os pacientes, com alguma informação sobre a pediatria, e consigo enviar para todos os pacientes como uma mala direta, o que é bem legal.”
Além das campanhas de e-mails, o iClinic Marketing permite que os profissionais de saúde enviem mensagens automáticas com diversos objetivos, como lembretes de retorno, orientações pré e pós-consulta, entre outros.
“Os pacientes gostam quando eu envio conteúdos, recebo feedbacks bem legais. No início da pandemia, enviei orientações sobre a COVID-19 para as famílias, e todo mundo estava com muitas dúvidas. Receber um conteúdo de um médico que você confia, em meio a tantos conteúdos falsos, é um diferencial para o paciente.”
Como a Dra. Andréa enfatizou, o e-mail marketing é uma excelente estratégia para os profissionais que buscam ter um relacionamento mais próximo com os pacientes.
Outra vantagem do iClinic para a pediatra é o aplicativo que facilita o acesso ao software de qualquer lugar.
“Eu gosto muito do aplicativo iClinic, utilizo bastante. Na pediatria, é comum as mães entrarem em contato para tirarem dúvidas. Eu não consigo guardar todos os nomes, tudo que aconteceu, de todos os pacientes, mas com o aplicativo eu tenho todas as informações na mão.”
“Enquanto a mãe está falando comigo, consigo verificar quem é, quando foi a última consulta, se eu receitei algum medicamento. Essa facilidade do aplicativo é muito boa, e eu posso fazer várias coisas, até atender pelo aplicativo como se eu estivesse no computador, isso é muito bom.”
Na entrevista, perguntamos a pediatra se ela imagina sua rotina sem o iClinic.
“Imagina ter que escrever tudo no papel. Ia dar para fazer? Sim, mas ia tornar tudo mais difícil. Sem o iClinic, o tempo que eu dedico para estar com o paciente, prestar atenção, examiná-lo, conversar com a família, eu gastaria ficando preocupada em preencher papel.”
A principal mudança que o iClinic proporcionou em seu dia a dia foi a modernização, o fato do papel não ser mais um material essencial para seu trabalho e nem para o seu consultório.
“Com o iClinic, eu não preciso mais usar papel, principalmente agora com a assinatura digital, já que eu nem preciso mais imprimir receita. Hoje em dia, guardar papel é muito ruim, não apenas para a organização, mas para a questão ambiental.”
Porém, não é apenas a produtividade que um bom software médico consegue proporcionar para os profissionais de saúde. Para a Dra. Andréa, o iClinic também é fundamental no seu atendimento.
“Na nossa vida de médico, é preciso ter muita atenção e respeito pelo paciente, principalmente a pediatria, que lida com crianças. Qualquer ferramenta que nos ajude a ter esse cuidado, esse tempo para disponibilizar para os pacientes, é muito bem vinda. Considero o iClinic um bom software médico porque é meu braço direito no consultório, ele me ajuda a entregar um atendimento de excelência.”
Administrar um consultório, cuidar de pacientes, e ser coordenadora de uma equipe são desafios complexos, que a Dra. Andréa realiza com excelência.
Se você também quer realizar o seu trabalho com praticidade, sem perder a humanização do seu atendimento, conte com um software médico como o iClinic.
Teste gratuitamente o sistema agora mesmo, e conheça todos os diferenciais citados no artigo:
Contatos da Dra. Andréa Cerutti
Endereço: Rua Dom Pedro I, 103, sala 202, Santa Cruz – Rio de Janeiro
E-mail: [email protected]
Telefone: (21) 990423703