Falta de integração do prontuário eletrônico custa caro

Por que a falta de integração do prontuário eletrônico custa caro para a saúde?

Melhorar a eficiência e a qualidade da prestação de serviços na área da saúde exige de clínicas e de consultórios médicos um planejamento adequado para um investimento correto.

Com o avanço da tecnologia na rotina de profissionais da saúde, inúmeros recursos e ferramentas passaram a ser adotados para facilitar procedimentos e para atender o paciente com mais segurança.

Por muitos anos, o tradicional prontuário de papel foi utilizado como única fonte de informação de médicos.

Com a dificuldade de integração das informações, a possibilidade de extravios ou os erros que podem interferir no histórico clínico do paciente, uma nova forma de registro surgiu: os prontuários eletrônicos.

Os prontuários eletrônicos  passaram a integrar as informações de todos os setores, permitindo o acesso dos dados do paciente em qualquer lugar com mais rapidez e segurança.

Para clínicas e consultórios médicos que não adotam um sistema de integração do prontuário eletrônico, a conta pode ser bem cara!

Confira os problemas de manter um prontuário de papel e quais são as vantagens do prontuário eletrônico.

Falta de integração do prontuário eletrônico custa caro para a saúde

Segundo estimativa realizada pela consultoria Accenture, os custos relacionados ao tratamento de pacientes no Brasil poderiam ser reduzidos em US$ 5 bilhões (R$ 15,3 bilhões) se profissionais da área da saúde tivessem acesso a informações mais detalhadas dos pacientes, inclusive ao histórico médico deles.

É comum pacientes procurarem um outro médico ou um profissional especializado em determinadas patologias para o tratamento, ou mesmo em busca de um diagnóstico.

Por vezes, médicos costumam começar do zero o atendimento dos pacientes sem qualquer dado clínico anterior, o que acaba dificultando o diagnóstico, o direcionamento do tratamento mais adequado e todo o seu acompanhamento.

Esta falta de integração digital entre as diversas instituições de saúde (hospitais, clínicas, consultórios, médicos e planos de saúde) acaba representando a principal razão para o aumento dos custos na área da saúde, segundo a pesquisa.

falta de integração do prontuário eletrônico custa caro para a saúde 2

Veja as vantagens de adotar o prontuário eletrônico na rotina da sua clínica ou consultório:

Segurança das informações

Com o tradicional prontuário de papel, as informações eram escritas e os dados mantidos em armários e arquivos físico, com grandes chances de erros e perdas.

Já no caso dos prontuários eletrônicos, é possível tornar o atendimento mais ágil, uma vez que médicos podem acessar facilmente as informações do paciente e conhecer o histórico clínico de forma mais segura e prática sem problemas de legibilidade.

Embora a digitalização de informações dentro de clínicas e de consultórios já seja uma realidade, a integração desses dados entre os diversos profissionais ainda deixa a desejar.

Ou seja, um indivíduo que vem de um hospital e procura uma clínica, terá o seu atendimento feito do zero, sem um histórico detalhado.

Isso atrapalha a criação de um perfil atualizado e completo de cada paciente e também faz com que cada consulta e atendimento sejam repetitivos.

Nesse processo, o paciente pode esquecer, ou não citar, informações que seriam fundamentais para o tratamento.

falta de integracao do prontuario satisfacao do paciente

Paciente mais satisfeito

Segundo a pesquisa da Accenture, 87% dos médicos entrevistados disseram que os pacientes ficavam mais satisfeitos com a utilização do prontuário eletrônico.

Outro dado interessante é que 83%  dos médicos entrevistados enfatizaram que os pacientes se engajavam muito mais no tratamento com a utilização de ferramentas digitais.

Além disso, com o uso da tecnologia móvel, pacientes podem ser avisados por SMS, ou por e-mail, sobre os avanços do seu tratamento, como a chegada de um exame, ou o lembrete de uma consulta.

Essa tecnologia também pode ser utilizada para fortalecer a relação entre médico e paciente, no envio de informações educativas, como notícias e dicas de saúde,

Otimização do tempo

A adoção de um sistema de prontuário eletrônico reduz custos, otimiza o tempo e aumenta a produtividade dentro da clínica ou consultório.

Via de regra, o que antes exigia espaço para armazenar documentos físicos e tempo dos colaboradores para procurar e organizar dezenas de prontuários de papel.

Com a digitalização das informações dos pacientes, todos os dados ficam na nuvem o que gera economia e mais eficiência nos processos do dia a dia.

A rapidez e a agilidade em que as informações são localizadas reduz o tempo de espera do paciente na clínica, o que culmina na satisfação dele, um aspecto muito importante na relação entre médico e paciente e também na possibilidade de ser indicado para novos paciente.

Consultas incríveis com iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

comments powered by Disqus