A importância da humanização do atendimento na gestão médica

A importância da humanização do atendimento na gestão médica

Principais tópicos

Humanizar o atendimento ao paciente é uma das formas de aumentar a satisfação e a garantir a fidelização deles com a clínica.

Algumas técnicas de gestão, como recrutamento e seleção, capacitação constante e colaboração, quando aplicadas nas instituições de saúde podem ser fatores essenciais para aumentar a humanização do atendimento.

Formalmente, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visam à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação (art. 196 da Constituição Federal).

A humanização do atendimento passa a ter significado considerável quando mudanças significativas de paradigmas na gestão médica foram mapeadas em estudos recentes.

Neste artigo, você irá conferir alguns fatores que atestam essa realidade. Continue a leitura!

[crp]

3 fatores que aumentam a humanização do atendimento na gestão médica

Ao aumentar a humanização do atendimento na gestão médica, você aumenta a satisfação e otimiza a jornada do paciente em sua clínica.

Com as mudanças, você terá pacientes mais fidelizados e verá crescer o número de indicações feitas para seus atendimentos.

Confira a seguir 3 fatores que influenciam a humanização na gestão médica:

1. Tecnologia

A popularização da internet possibilita ao paciente um maior acesso à informação, além dos avanços tecnológicos da Medicina que oferecem alternativas e soluções nunca antes experimentadas.

A tecnologia da informação atrelada a softwares médicos e prontuários eletrônicos, por exemplo, oferece aos profissionais de saúde a chance de oferecer ao paciente um atendimento ainda melhor.

Ao usufruir dos benefícios da tecnologia e digitalizar os processos de sua gestão médica, você ganha um tempo valioso que poderá ser utilizado em benefícios dos pacientes.

Saiba mais sobre como aproveitar a tecnologia na saúde em nosso eBook gratuito:

eBook grátis: Implemente inovações tecnológicas agora mesmo

2. Medicina Integrativa

Foco na prevenção de doenças e visão complementar de abordagens. Nessa perspectiva, o paciente é visto como um ser completo e seu bem-estar é prioridade no tratamento.

Na Medicina Integrativa, a relação entre médico e paciente é extremamente importante para o tratamento, que leva em consideração aspectos individuais de cada paciente.

Veja o que diz o Dr. Paulo de Tarso Lima, do Hospital Albert Einstein, sobre o assunto:

“É a prática da Medicina que reafirma a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde… É baseada em evidências e faz uso de todas as abordagens terapêuticas, profissionais de saúde e disciplinas adequadas para obter o melhor da saúde e cura.”

Essa prática também colabora para tornar o paciente um protagonista de seu tratamento, ou seja, ele deixa de ser um receptor de remédios e exames, e passa a ser um agente importante no cuidado com a própria saúde.

3. Informação

Com o advento da internet, o comportamento informacional de todas as pessoas mudou drasticamente. Com isso, também surgiu um novo tipo de paciente, que é o paciente pós-digital.

Dessa forma, a relação médico-paciente passa a ser construída em um cenário de muitos questionamentos, debates e compartilhamentos de informações.

O médico, antes único detentor do conhecimento, agora se vê diante de uma nova realidade, pois há um desejo implícito em cada paciente de possuir o real controle sobre sua saúde.

A informação passa a ser vista como um dado ao qual o indivíduo confere sentido, incorporando-a aos seus esquemas interiores, alterando-as e atualizando-as constantemente.

Humanização do atendimento

A humanização do atendimento médico é um assunto cada vez mais discutido na área da saúde e cada vez mais valorizado pelos pacientes.

De acordo com João Neto (apud CASARA, 2001): “[…] não basta apenas entender de doenças e de como curá-las. O médico deve agir como um consultor de saúde“.

Pesquisas e relatos diversos atestam um grande distanciamento entre pacientes e profissionais da saúde. Muitas vezes o próprio tratamento e circunstâncias envolvidas geram um processo de despersonalização.

Assim, faz-se urgente a inserção do ser humano como sujeito, agente e não somente paciente.

Em nosso eBook gratuito, você confere dicas valiosas para alcançar a excelência no atendimento para pacientes particulares:

eBook gratuito de Como alcançar a excelência no atendimento para pacientes particulares. Clique aqui!

Caminhos da gestão para a humanização do atendimento

Tendo em mente todo esse contexto, a busca pela humanização do atendimento deve levar em consideração alguns aspectos de gestão, como:

  • Recrutamento e seleção criteriosa dos profissionais de saúde;
  • Capacitação periódica da equipe de atendimento;
  • Melhoria na qualidade de prestação de serviços a fim de otimizar a jornada do paciente;
  • Aumento do trabalho colaborativo (todos os envolvidos participam e se beneficiam de maneira direta ou indireta).

A partir destas premissas, o foco de otimização do trabalho se amplia ao corpo clínico como um todo: secretárias, assistentes, enfermeiros, radiologistas, atendentes, médicos, afinal, todos interferem de alguma maneira na experiência de um paciente.

Mais do que isso, cada um dos profissionais possui um papel de extrema relevância no sucesso de um atendimento humanizado.

A jornada de um paciente tem início desde o primeiro contato com a instituição de saúde, seja ela clínica, laboratório ou hospital.

O life coaching dá início ao autoconhecimento do profissional, atuando como uma ferramenta norteadora da humanização do atendimento.

De maneira complementar, a compreensão do contexto médico, a identificação de papéis, mapeamento de processos e plano de ação proporcionarão resultados para a entidade médica.

O objetivo central deste trabalho é o entendimento aprofundado de seu papel como agente de transformação e influência na vida do paciente.

A partir da conscientização real de sua importância e inserção na jornada do paciente, o colaborador da área médica tem condições de enxergar novos caminhos que possibilitam a inovação dos processos.

Sabe-se que a otimização, eficiência e agilidade no atendimento médico se tornam possíveis apenas em cenários colaborativos e multidisciplinares.

Os resultados são inquestionáveis: humanização contínua do atendimento retroalimentada por uma equipe capacitada, impacto positivo nos resultados alcançados pelos pacientes em tratamento, retenção de clientes e, consequentemente, aumento da rentabilidade para a instituição de saúde.

Ao longo do artigo, você conferiu algumas dicas para aumentar a humanização do atendimento em sua gestão médica e levar ainda mais qualidade a seus pacientes.

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter para receber mais conteúdos como este:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online