Como aumentar a rentabilidade da minha clínica?

Passo a passo para aumentar a rentabilidade da clínica

Felipe Lourenço Gestão da Clínica

Leia em 5 min.

Última atualização em 29/10/2020 por

A prática médica possui em sua essência um lado fortemente social e humano, mas em paralelo, é necessário que médicos e outros profissionais de saúde tenham, merecidamente, o devido retorno por seu trabalho.

Para melhor atender seus pacientes, muitas vezes são necessários investimentos em treinamentos, infraestrutura e equipamentos que permitem realizar um trabalho de qualidade e prestar um serviço eficiente à sociedade.

Sendo assim, para que este profissional garanta um bom atendimento a preços justos e ao mesmo tempo tenha uma lucratividade satisfatória, é importantíssimo que saiba administrar sua clínica ou consultório de maneira eficaz.

Muitos profissionais, no entanto, não têm ideia de como uma gestão diferenciada pode impactar positivamente nestes resultados.

Veja abaixo 7 simples passos para responder essas dúvidas e aumentar a rentabilidade da clínica:

1. Elabore um plano financeiro

Uma clínica precisa ter um bom planejamento financeiro para que possa não apenas se sustentar, mas também gerar lucros que serão convertidos em investimentos para o negócio continuar crescendo.

Por isso, é fundamental que haja total controle sobre seus ganhos e despesas com um Fluxo de Caixa, evitando ao máximo gastos desnecessários ou perda de potencial receita.

Estude e entenda profundamente a estrutura de custos fixos e variáveis do seu negócio. Desta forma, você conseguirá saber dados relevantes, como por exemplo qual o seu custo por consulta e qual a margem de lucro que cada uma delas oferece.

Desta forma você poderá decidir qual o volume necessário para ter uma boa rentabilidade, bem como aqueles convênios que se mostram mais interessantes de se atender.

2. Para aumentar a rentabilidade da clínica: organização

Ninguém gosta de uma casa bagunçada e muito provavelmente seus pacientes também não gostarão de um ambiente confuso.

Assim como a higiene é essencial em um consultório médico, o silêncio e a organização também o são. Toda a preocupação em organizar a sala de espera e a recepção são essenciais para melhorar o relacionamento com o paciente.

Com esse cuidado, os pacientes tendem a retornar e indicar seu trabalho para outras pessoas, colaborando, assim, para seu crescimento.

Além disso, manter o ambiente organizado é essencial para aumentar a rentabilidade da clínica e a produtividade de toda a equipe.

3. Otimize sua agenda

aumentar a rentabilidade da clínica medica com organização da agenda
Uma agenda organizada otimiza o tempo do profissional de saúde.

A gestão adequada pressupõe um sistema automático para confirmação de consultas, que gere o mínimo de custo e mantenha o dia produtivo, evitando horários ociosos por esquecimento e não comparecimento dos pacientes.

Uma boa ideia é fazer as confirmações através de SMS ou e-mail, reduzindo os gastos de telefonia.

Além disso, mantendo sua agenda organizada e otimizada, você conseguirá atender um número maior de pacientes por dia e ainda evitará que a sala de espera fique lotada, colaborando para aumentar o nível de satisfação de todos eles.

4. Conheça bem seus pacientes

A humanização do atendimento em saúde é um desafio para os profissionais modernos, uma vez que muitos precisam fazer atendimentos em maior quantidade para manter sua rentabilidade.

Este ponto é também uma das maiores reivindicações dos pacientes, que sentem-se melhor quando recebem mais tempo e atenção do profissional.

Ter acesso imediato ao prontuário de cada paciente mesmo de fora do consultório, para casos em que o paciente telefona para tirar uma dúvida ou em emergências, é um grande diferencial.

Além disso, inclua no prontuário dados extras, como preferências, hábitos e nomes de familiares, por exemplo. Isso gera uma relação de conforto e confiança os deixando mais à vontade em relação a você.

5. E relacione-se bem com eles

aumentar a rentabilidade da clínica relacionamento com pacientes
Sua relação com o paciente não se resume apenas ao momento da consulta. Para melhorar cada vez mais a qualidade do serviço prestado, ouça o que eles têm a dizer.

Vá em busca de feedbacks que lhe permitam identificar possíveis problemas e buscar soluções.

Crie, por exemplo, uma pesquisa de satisfação, que pode ser enviada ao paciente por e-mail ou SMS logo após o atendimento.

Lembre-se que neste caso, o ideal é que pesquisas de satisfação sejam feitas em um curto espaço de tempo após o atendimento, como no dia posterior à consulta por exemplo, pois assim o paciente estará com tudo fresco em sua memória.

Uma técnica que vem sido utilizada é a Net Promoter Score (NPS). Nessa pesquisa você pergunta para o paciente “De 0 a 10, qual a probabilidade de indicar os serviços da clínica para um amigo?“. Os resultados de 0 a 6 mostram defratores; de 7 a 8, indiferentes; e de 8 a 10, promotores.

Para calcular os resultados, você pode baixar essa PLANILHA GRÁTIS e inserir os dados da sua pesquisa de opinião. Ela fará os cálculos automaticamente e mostrará qual a sua nota de NPS.

Além disso, uma maneira de reforçar seu relacionamento com eles é enviar felicitações personalizadas de aniversário e outras datas comemorativas, demonstrando que se importa com eles e fazendo-os sempre relembrar de você.

O relacionamento com os pacientes e a fidelização deles, é essencial para aumentar a rentabilidade da clínica. Isso porque pacientes satisfeitos tendem a retornar mais vezes e indicar seu trabalho para outras pessoas.

6. Analise seus dados

Mergulhe de cabeça na análise de relatórios sobre faturamento e atendimentos passados.

Eles lhe fornecerão informações valiosas sobre sua produtividade e facilitarão a tomada de decisões.

Assim, sempre que for preciso fazer um investimento ou contratação, por exemplo, consulte estes relatórios para ter a exata noção de como isso terá impacto nas suas finanças.

Lembre-se de que a base da eficiência é manter todas as etapas do fluxo de funcionamento do consultório interligadas, de forma que você como gestor, possa analisar a situação como um todo e traçar estratégias para aumentar a rentabilidade da clínica.

7. Deixe a tecnologia trabalhar por você

aumentar a rentabilidade da clínica com tecnologia

Todas as tarefas acima são essenciais para entender melhor sua prática e aumentar a rentabilidade da clínica, mas podem consumir uma boa parte do seu tempo.

Felizmente uma das formas de facilitar estas tarefas e aumentar sua produtividade é utilizar um software de gestão para clínicas e consultórios que organize e automatize estas tarefas.

Além disso, estes programas lhe permitirão ter acesso a dados estratégicos e maior inteligência para definir melhores estratégias que lhe trarão um maior retorno no futuro.

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Sobre o autor

Felipe Lourenço

Fundador da iClinic, empresa de software médico em nuvem líder na América Latina. Graduado em Informática Médica pela Universidade de São Paulo (USP), especialista de Tecnologia em Gestão em Saúde, com passagens pelo mercado europeu e pelo Vale do Silício, possui mais de dez anos de experiência no setor.