Administração e Gestão

A importância do RH em clínicas médicas e como profissionalizá-lo

Seus pacientes querem ter uma boa experiência em sua clínica do início ao fim do atendimento. Mas, para isso, é necessário que você cuide bem dos seus profissionais. Tendo isso em vista, o investimento na criação de um setor de RH pode te auxiliar nessa tarefa.

Afinal, o setor de RH é o responsável pela gestão de todos os funcionários de uma empresa — podendo fazer o mesmo pela sua clínica. Ele cuida da documentação, treinamento, motivação e satisfação dos colaboradores. Assim, ele pode ser o seu diferencial na hora de atender cada vez melhor os seus pacientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Siga com a leitura e descubra neste artigo qual é a importância e como implementar o RH em clínicas médicas.

Importância do RH em clínicas médicas

Contratação dos melhores funcionários

Antes de tudo, o investimento em RH vai te auxiliar na hora de contratar novos funcionários. Ou seja, com ele, você consegue trazer pessoas com o perfil mais adequado para sua clínica, garantindo que os seus colaboradores tenham as competências técnicas e comportamentais adequadas para que o seu paciente tenha a melhor experiência possível.

Suporte para a tomada de decisões

Adicionalmente, o setor de RH pode servir como um suporte para a gestão. Isso porque ele coleta informações sobre a motivação, produtividade e necessidade de desenvolvimento dos seus colaboradores. Como resultado, você tem insumos para tomar decisões mais assertivas dentro da sua clínica.

Maior integração entre os setores da clínica

Ele também ajuda na integração e comunicação entre todos os setores da sua clínica, funcionando como uma ponte entre as diferentes áreas e entre os funcionários e os gestores. Possibilita, por exemplo, que os conflitos sejam resolvidos com mais facilidade — inclusive, prevenindo-os, além de lidar com situações delicadas (como demissões) da melhor maneira possível.

blog-a-importancia-do-rh-em-clinicas-medicas-e-como-profissionaliza-lo-1

Escolha dos melhores treinamentos

O RH também pode te ajudar a escolher e ministrar os melhores treinamentos para a sua equipe. Isso porque ele retém dados sobre lacunas de conhecimento, necessidades e anseios de desenvolvimento dos seus colaboradores. Assim, você pode capacitar os seus funcionários de maneira mais assertiva, gerando mais resultados e melhorando o ambiente da sua clínica.

Como implementar o RH em clínicas médicas

A forma como você vai implementar o RH na sua clínica depende do tamanho e da realidade da sua organização. Isso significa que, antes de tomar a decisão sobre como começar os seus investimentos em RH, você deve avaliar as suas necessidades e resultados esperados desse investimento.

Uma das opções é contratar uma pessoa ou equipe que será responsável pela implementação e continuidade do setor de RH na sua empresa. Dessa forma, você terá um time alinhado com os seus valores e disponível para tomar as melhores decisões dentro da sua clínica.

Você também pode considerar a contratação de uma empresa terceirizada. Ela vai te oferecer soluções em RH e você terá uma rede de especialistas na área — prontos para te auxiliar na gestão de pessoas da sua clínica.

Além disso, se você determinar que sua empresa não tem condições ou necessidade de realizar um investimento financeiro na área nesse momento, é possível buscar formas de se capacitar. Inclusive, você mesmo pode começar a implementar algumas práticas de RH na sua empresa. Para isso, automatizar alguns processos pode ser de grande ajuda.

Realize uma análise da realidade da sua clínica e melhore a gestão de pessoas da sua organização. Assim, você poderá usufruir de todos os benefícios que o RH em clínicas médicas pode oferecer.

Gostou deste conteúdo? Para receber mais informações sobre como melhorar a gestão do seu negócio, assine a nossa newsletter agora mesmo!

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Caso de Sucesso no Atendimento Humanizado: Espaço Médico Descomplicado

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Caso de Sucesso no Atendimento Humanizado: Espaço Médico Descomplicado

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus