software médico

4 ótimos motivos para você adquirir um software para médicos

Na gestão de clínicas e de consultórios, é possível facilitar muitos processos através da implantação de um software para médicos.

Informatizar a clínica médica vem sendo a solução encontrada por muitos gestores para otimizar os processos diários, para aumentar a produtividade e para reduzir custos.

Um sistema de gestão possibilita que todas as informações da clínica e do consultório médico sejam centralizadas, gerindo seu fluxo durante o desenvolvimento das atividades realizadas.

Por esse motivo, elaboramos os quatro principais benefícios de utilizar um software na sua clínica.

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1. Organização e padronização dos processos

Por muito tempo, médicos tinham como “único” aliado os famosos prontuários em fichas de papel, aqueles cheios de anotações que continham variados tipos de caligrafia e, que em muitos casos, dificultava a interpretação no retorno do paciente.

O problema ainda se complicava quando o mesmo prontuário passava pelas mãos de outros médicos, que tinham que perder um bom tempo lendo todo o histórico clínico, já que a inelegibilidade causada pela escrita requeria uma atenção extra.

Com um software médico, muitos problemas foram resolvidos, principalmente com a possibilidade de realizar todas as anotações em formato digital.

Ou seja, com o prontuário online, o médico pode fazer todas as anotações referentes ao diagnóstico do paciente. Além de padronizar todo o processo, já que segue o que o programa estabelece. Isso facilita a busca por um paciente na base de dados, que é bem mais rápida do que na forma manual.

O prontuário digital tem como grande vantagem a melhoria do fluxo de trabalho dentro de uma clínica.

Isto é, a secretaria não precisa procurar o histórico do paciente e levar ao médico: toda a comunicação é realizada por meio do sistema, que armazena as informações e as disponibiliza imediatamente quando necessário.

Além disso, o prontuário eletrônico não requer espaço físico e, ao contrário do que muitos usuários pensam, é muito mais seguro e não oferece riscos de perda de dados.

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2. Comunicação pela tecnologia mobile

A tecnologia vem estreitando o relacionamento entre médicos e pacientes.

Considerando a verdadeira explosão de dispositivos móveis nos últimos anos, não espanta que médicos queiram aliar as vantagens destas tecnologias para além do consultório.

Tablets, smartphones e outros dispositivos estão possibilitando uma melhoria no atendimento e uma otimização do tempo, o que aumenta consideravelmente a produtividade.

Segundo a agência de pesquisa em marketing especializada no setor de saúde, Dello Health Insight, em uma pesquisa publicada em novembro de 2015, dos 1040 médicos consultados de 8 países diferentes, 82% deles possuem um smartphone ou têm acesso a um no trabalho, sendo que 77% deles usam o aparelho regularmente para realizar questões profissionais.

Além disso, a pesquisa apontou que o Brasil é o país onde os médicos fazem maior uso regularmente do smartphone, somando 90% dos entrevistados.

Tal reflexo não poderia ser diferente: clínicas passaram a utilizar a tecnologia mobile a seu favor:

  • Enviando de forma automatizada lembretes de consultas via e-mail e SMS, o que reduz a taxa de não comparecimento dos seus pacientes;
  • Estreitando a relação de confiança com o paciente através do envio de mensagens no dia do aniversário;
  • Entrando em contato com o paciente para saber como está seu estado após um procedimento específico;
  • Lembrando a chegada de um exame ou mesmo do envio de um diagnóstico;
  • Alertando sobre o retorno à consulta para a manutenção preventiva ou para compartilhar algum conteúdo informativo.

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3. Agenda online

Com certeza,você já teve que esperar alguns minutos até a secretária do seu médicos folhear agendas para localizar datas e horários para consultas ou mesmo apagar nomes de pacientes que já desmarcaram e não foram retirados da agenda.

Além de significar perda de tempo, também impacta na produtividade e na qualidade do atendimento, já que ninguém gosta de esperar muito tempo para ser atendido.

Com um software para clínicas médicas, a tarefa de agendamento de consultas pode ser bastante facilitada. Além disso, remarcações e cancelamentos podem ser controladas com maior facilidade, dando mais autonomia para que outros pacientes possam antecipar suas consultas.

Nunca foi tão fácil manter a agenda da sua clínica organizada.

Módulos de agenda simples e intuitivas permitem que você possa gerenciar de forma prática, rápida e flexível todos os atendimentos, em qualquer hora e de qualquer lugar.

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4. Faturamento e gestão financeira

Outro bom motivo para você utilizar um software médico é a gestão financeira.

Com um sistema você pode centralizar todos os dados financeiros,  em um fluxo de caixa com despesas, recebimentos e gastos fixos.

Com ele é muito mais fácil ter controle das contas a serem pagas e saber quais procedimentos são mais lucrativos.

Além disso, permite que, a qualquer momento, o médico possa gerar relatórios e outras informações — revisão de prontuários, quantidades de consultas realizadas, motivos dos cancelamentos, controle de convênios e formas de pagamento das consultas — possibilitando que decisões possam ser tomadas estrategicamente, com base na análise do negócio e, melhor, aumentando consideravelmente a receita.

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Como escolher um software para médicos?

Um sistema de gestão eficiente não atua apenas como um meio de registro de informações; ele passa a substituir processos que antes eram feitos em papel. Com um software inteligente, o médico consegue realizar um atendimento mais ágil ao paciente e com informações imediatas para a tomada das decisões.

Agora que você já conhece bons motivos para adquirir um software, saiba alguns cuidados que você precisa ter ao escolher um sistema para sua clínica ou para seu consultório.

A escolha de um sistema para uma clínica ou para um consultório médico é uma decisão importante e que deve levar em conta alguns pontos:

  • Quanto você deseja investir?
  • Qual o estado dos equipamentos e da infraestrutura da sua clínica e do consultório médico?
  • Quais processos que você deseja informatizar e automatizar?
  • Quantos usuários vão utilizar o sistema?
  • Existem informações que deverão ser importadas para o sistema? Quais são?

Durante o processo de escolha da empresa para a implantação do software questione:

  • Quais requisitos sua clínica deve ter? Qual o custo total?
  • O sistema em nuvem é fácil de utilizar? Necessita de treinamento?
  • A empresa oferece suporte ao cliente? Assistência técnica?
  • O sistema pode ser utilizado em tablets e smartphones?

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