Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Conheça a telerradiologia e 5 serviços úteis da Telemedicina!

telerradiologia mulher

A Telemedicina engloba qualquer serviço médico prestado a distância. A internet permitiu que a Telemedicina expandisse seu alcance em todas as especialidades médicas, entre elas, a radiologia por meio da telerradiologia. 

A telerradiologia melhora o atendimento ao paciente, permitindo que os radiologistas forneçam seu atendimento sem estar presentes com o paciente. 

Isso é particularmente importante quando são necessários especialistas em radiologia, pois muitos desses profissionais estão geralmente localizados apenas em grandes áreas urbanas. 

A telerradiologia pode proporcionar uma oportunidade para os profissionais médicos colaborarem entre si quando, de outra forma, não conseguiriam se comunicar devido às extensas distâncias físicas entre esses profissionais. 

O que é a telerradiologia?

A radiologia engloba as diversas técnicas utilizadas pelos profissionais médicos para capturar imagens internas do corpo para auxiliar no processo de diagnóstico ou tratamento de pacientes. 

Essas técnicas de imagem podem incluir imagens de raios X, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM) e várias outras.

A telerradiologia envolve primeiramente a obtenção de imagens médicas, seguindo pela visualização e interpretação dessas imagens para fins diagnósticos ou consultivos por um radiologista.

A telerradiologia, que é uma prática relativamente recente, está se tornando amplamente implementada por hospitais, clínicas e empresas especializadas em imagem. 

A razão para sua crescente implementação é porque a telerradiologia aumenta a disponibilidade de pessoal adequado para fornecer cobertura radiológica no país.

O processo de telerradiologia é baseado em: uma estação de envio de imagens, uma rede de transmissão e uma estação de recepção de imagens que deve ter uma tela de alta qualidade. 

Hoje, existem programas de computador especializados que se dedicam ao envio de imagens radiológicas com a mesma facilidade associada ao envio de um e-mail com anexos de imagem.

Quando surgiu a telerradiologia?

A telerradiologia surgiu em 1973, quando o médico norte-americano Kenneth T. Bird desenvolveu um sistema de televisão interativo que interligava um hospital a um aeroporto.

No início da década de 1980, a telerradiologia serviu principalmente como cópia de filmes físicos para serem enviadas ao radiologista, que então gravava um relatório em uma fita cassete.

O material era enviado para a instalação original, para ser transcrito sob a forma de um relatório em papel.

Regulamentação da telerradiologia no Brasil

No Brasil, foi somente no ano de 2005 que o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) criou a Comissão de Telerradiologia, com o objetivo de estimular a integração com base em boas práticas e no exercício ético da medicina.

Em 2009, o CFM normatiza esse tipo de serviço por meio da Resolução nº 1890/2009.

No entanto, em 2014, o CFM atualizou a norma:  a Resolução n° 2.107, além de definir e normatizar a telerradiologia, também revogou a resolução anterior. 

A telerradiologia, segundo Art. 1° da norma, é “exercício da Medicina, onde o fator crítico é a distância, utilizando as tecnologias de informação e de comunicação para o envio de dados e imagens radiológicas com o propósito de emissão de relatório, como suporte às atividades desenvolvidas localmente”.

Telerradiologia e seus benefícios

Supre a ausência de um radiologista presencial

Muitas clínicas médicas enfrentam carências em sua equipe de radiologia, especialmente durante finais de semana, feriados e em turnos específicos. 

A telerradiologia supre a falta de profissionais, já que não há a necessidade do trabalho presencial  para visualizar e interpretar imagens. 

Rapidez no atendimento

Por meio da telerradiologia, é possível reduzir o tempo de entrega de resultados para os pacientes e eliminar os atrasos. 

Isso é possível pois a equipe local fica sempre completa (mesmo com ausências não planejadas). Além disso, a telerradiologia oferece visualização quase instantânea de resultados de imagens médicas

Isso permite que as práticas médicas e clínicas forneçam melhor atendimento ao paciente, permitindo atendimento, diagnóstico e tratamento mais rápidos e eficientes.

Qualidade dos laudos

O serviço de telerradiologia conta com uma rede de médicos radiologistas com especialidades em diversas áreas, tais como radiologia na neurologia, na ortopedia, cardiovascular, entre outras.

Esse fator garante a qualidade na elaboração dos laudos por meio de uma equipe de especialistas dedicada à interpretação dos exames e produção de laudos otimizados.

Redução de custos

A telerradiologia elimina a necessidade presencial de um radiologista onde o exame foi realizado. Isso permite um laudo 100% remoto

O custo é menor visto a economia na contratação de um radiologista interno em período integral ou de uma área interna destinada à realização deste serviço.

Serviço seguro

A telerradiologia é um serviço seguro, pois são adotados todos os cuidados necessários à segurança da informação que diz respeito à privacidade dos dados dos pacientes.

Como funciona a telerradiologia?

A emissão de laudos por meio dos serviços de telerradiologia segue etapas semelhantes aos exames laudados localmente.

Exames que podem ser transmitidos por telerradiologia

A resolução Nº 2.107/2014 do Conselho Federal de Medicina estabelece quais são as áreas abrangidas pela Telerradiologia.

Ressonância magnética

Um exame incluso na telerradiologia e que pode ser laudado a distância é a ressonância magnética. 

Devido às características desse exame, ele exige uma grande especialização do médico que vai emitir o laudo, o que faz com que a Telemedicina contribua na redução dos custos relacionados ao exame e permita um maior acesso a ele.

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é um exame de imagem que captura imagens detalhadas dos mais variados tecidos do corpo humano. Trata-se de um procedimento não invasivo, que combina o uso do raio X com computadores adaptados. 

A tomografia pode detectar uma série de doenças, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O processo de emissão de um laudo de telerradiologia é simples. O próprio tomógrafo envia os registros do procedimento a um software que converte a análise em arquivos digitais

Feito isso, eles chegam ao técnico através da plataforma de telerradiologia. Em seguida é feita a elaboração do laudo de forma totalmente remota.

Radiografia

A radiografia convencional é uma modalidade que possui baixo custo para aquisição do equipamento e, por isso, é encontrada na maioria dos centros de saúde, inclusive nos considerados menores.

Além de possibilitar obter exames com agilidade, a radiografia convencional permite obter imagens de qualidade, mesmo em locais difíceis de examinar, como os vasos sanguíneos e o trato gastrointestinal.

A alta demanda desses exames pode se tornar uma dificuldade para pequenas clínicas e até hospitais mais afastados, afinal, será preciso contratar um médico especialista para analisar as imagens e emitir o laudo.

Nesse sentido, a telerradiologia pode ser uma solução! Esse processo otimiza toda a rotina da clínica ou hospital, que precisará contratar apenas um técnico em radiologia qualificado para administrar o aparelho na hora do exame

Após recolhidas, as imagens são enviadas para a plataforma de telerradiologia e analisadas por uma equipe especializada.

Mamografia

O exame de mamografia compõe a lista dos permitidos no sistema de Telemedicina e é de grande importância devido à relevância desse procedimento para o diagnóstico precoce e prevenção de câncer de mama nas mulheres e pessoas trans. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), é recomendado que homens trans procurem um atendimento médico ao perceber alguma alteração clínica na mama. 

Para as mulheres trans, se estiverem em uso de hormônio a mais de cinco anos, a recomendação também é procurar atendimento se perceber alguma alteração e fazer mamografia a partir dos 50 anos de idade, a cada um ou dois anos.

O aparelho de raio X digital, que é usado para a mamografia, deve ser comandado por um radiologista. 

Contudo, apenas radiologistas especializados ou mastologistas podem emitir o laudo do exame. Neste sentido, a telerradiologia se torna uma economia para clínicas e hospitais.

Densitometria óssea

Exame indicado para diagnóstico e acompanhamento de osteoporose em adultos. Uma vez realizado o exame, é só enviá-lo para avaliação por meio da plataforma de telerradiologia.

Medicina nuclear

Medicina nuclear é a especialidade da medicina que emprega o uso de substâncias radioativas tanto no diagnóstico como no tratamento de doenças. 

Diferentemente da radiologia que se fundamenta na avaliação anatômica, a medicina nuclear permite a avaliação fisiológica, possibilitando a verificação de alterações funcionais e a nível molecular.

A realização dos exames de medicina nuclear exige uma complexidade maior dos centros de diagnóstico por imagem, desde a etapa de preparo do paciente até o pós-processamento das informações adquiridas. 

A emissão de um bom laudo se baseia na garantia de qualidade de todos estes parâmetros, acrescida da avaliação conjunta dos dados clínicos e achados de imagem.

O que é preciso para atender na telerradiologia?

Para atender na telerradiologia é preciso implantar um software do sistema PACS de armazenamento e gerenciamento de imagens. 

É esse sistema que irá integrar os exames à plataforma de Telemedicina, promovendo uma conexão segura e criptografada. Nessa etapa, você também poderá aproveitar para personalizar o layout do seu laudo, para ter um padrão de uso

Após a realização dos exames as imagens são disponibilizadas nesse sistema e o profissional, por meio de seu login e senha, tem acesso a elas e pode laudar o exame de imagem disponível. 

Depois de o profissional laudar o exame, o laudo é enviado pelo sistema para a clínica – remotamente por nuvem.

Por que contratar serviços de telerradiologia na clínica ou consultório médico?

A telerradiologia é um recurso muito útil para clínicas e consultórios médicos. 

Por meio desse serviço, é possível obter laudos de exames em situações imprevistas, como quando há uma demanda de trabalho acima do normal em determinado período, e até mesmo nos casos em que o radiologista está de férias.

Além disso, a telerradiologia é uma boa ideia também caso pretenda expandir a sua clínica e realizar exames mais complexos ou que não faziam parte da lista inicial de serviços prestados.

Assim, a contração da empresa de telerradiologia é mais vantajosa que a admissão de novos médicos para o local.

Por fim, quando a clínica passa por uma sobrecarga de solicitações e não consegue concluir os laudos dos exames feitos, é viável que seja contratada uma empresa de telerradiologia para auxiliar na situação.

Quais são os benefícios da Telemedicina?

Entre as principais vantagens que a Telemedicina pode trazer para clínicas e consultórios, podemos citar:

Conheça mais 5 serviços médicos a distância que não poderão faltar em sua clínica

1. Teleassistência

A teleassistência consiste no monitoramento de pacientes a distância, de forma que eles possam permanecer no ambiente domiciliar com suporte médico por canais digitais.

Nesses casos, uma opção é o monitoramento dos sinais vitais com equipamentos vestíveis ou móveis, de forma que a equipe possa acompanhar o quadro regularmente.

Essa prática é particularmente recomendada para casos de idosos, gestantes, pessoas com deficiência física e pacientes em recuperação de cirurgias.

2. Teleconsulta

A Teleconsulta consiste na consulta médica a distância, realizada por meio de plataformas digitais e aplicativos específicos da área, de forma que a clínica tem controle sobre a agenda, fluxo de atendimentos e duração dos atendimentos.

Como previsto em lei, no início da Teleconsulta, o médico deve informar ao paciente sobre as limitações dessa modalidade, ainda assim essa prática tem diversos benefícios, principalmente para anamnese, resultados de exames ou consultas de acompanhamento.

Além do atendimento ao paciente, a Teleconsulta inclui reuniões online entre médicos para comunicação sobre casos.

3. Teleducação

Na teleducação estão inclusas as práticas a distância que visam o aprimoramento profissional, como cursos online, teleconferências, workshops, palestras e outras formações direcionadas à área da saúde.

Por meio da teleducação, a distância geográfica deixa de ser um limitante na qualificação das equipes e no desenvolvimento profissional, ampliando o acesso às atividades.

4. Telecirurgia

Na telecirurgia, a atuação do cirurgião pode ser remota, sendo fundamental uma infraestrutura de TI moderna para não resultar em problemas durante o atendimento.

Nesse modelo, o cirurgião alocado remotamente pode prestar a Teleconsulta, instruindo e auxiliando o profissional local, ou também por meio da cirurgia robótica, na qual ele manipula os instrumentos cirúrgicos a distância usando todo um aparato tecnológico.

5. Telelaudo

O telelaudo é um laudo médico analisado e assinado remotamente por um radiologista. Sendo um produto da telerradiologia, o telelaudo é baseado na transmissão de imagens de exames médicos por meio da internet.

Assim como um laudo médico convencional (elaborado no local), o telelaudo também é analisado e assinado por um médico radiologista, todavia isso é feito através de sistemas e plataformas digitais.

Como um sistema médico pode te ajudar nos serviços de Telemedicina?

A Telemedicina envolve uma assistência médica a distância que pode ocorrer com a finalidade de consultar os pacientes, interpretar seus exames, monitorar o seu estado de saúde, entre outras atividades.

Para isso, é necessário que médicos e clínicas contratem um software para a realização dessa atividade. 

Por isso, escolher a melhor plataforma para seus atendimentos irá trazer diversas vantagens, como:

Para implementar a Telemedicina na clínica, é preciso contar com um software médico adequado e internet de qualidade.

Ferramentas como prontuário eletrônico, prescrição digital, Teleconsulta, assinatura digital, entre outras, facilitarão todo o processo de Telemedicina.

Afinal, não faz sentido você receber e solicitar exames a distância e não ter um prontuário eletrônico para anexar todos esses arquivos de forma segura.

Conclusão

Com o avanço da medicina, tem sido necessário que clínicas e consultórios médicos se adaptem às tecnologias disponíveis. 

Com novas alternativas, é possível expandir o campo de atuação e ter melhores rendimentos, a telerradiologia é uma das possibilidades.

Utilizando os serviços de telerradiologia, radiologistas especializados podem fornecer informações eficazes para diagnóstico e controle de sintomas, já que muitas vezes ajudam na obtenção de uma segunda opinião profissional.

Baseada na mesma linha da Telemedicina, a telerradiologia visa otimizar tempo e colaborar para que médicos de diferentes especialidades possam aumentar sua quantidade de atendimentos. 

Somado à telerradiologia, a Telemedicina proporciona um impacto direto nas operações de clínicas promovendo uma modernização fundamental que se consolidará ainda mais.

Sair da versão mobile