Por que os profissionais de saúde devem contratar a Teleconsulta no consultório?

Por que os profissionais de saúde devem contratar a Teleconsulta no consultório?

Leia em 6 min.

O assunto Telemedicina e suas práticas, como a Teleconsulta, é um dos mais discutidos na área da saúde atualmente, em tempos de COVID-19. Então, chega o seguinte questionamento: por que você, profissional de saúde, precisa contratar uma Teleconsulta no consultório?

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A Teleconsulta é definida como serviços médicos prestados à distância por meio de plataformas seguras como softwares médicos, que entregam funcionalidades de videoconferência, chat, e-mail, entre outros. 

A Teleconsulta sempre foi uma inovação tecnológica com grande potencial de trazer benefícios para a área da saúde, principalmente para os médicos e seus pacientes. 

A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade enfatiza que as dificuldades de acesso à saúde têm custos financeiros altíssimos, impactando diretamente na qualidade de vida dos pacientes.

Segundo a pesquisa da revista, 66% dos pacientes telefonam para seus médicos buscando esclarecimento de dúvidas e tranquilização. 

“A regulamentação da Teleconsulta no Brasil também é uma necessidade para os médicos. Tirar esse procedimento da informalidade permitirá a justa valorização financeira pelo tempo dispendido aos pacientes fora da consulta presencial, e possibilitará vários arranjos de otimização de tempo e de custos, com vantagens para médicos e pacientes.”

Como o estudo revela, a Teleconsulta pode proporcionar uma remuneração justa para os profissionais de saúde, além de garantir maior segurança.

Veja a seguir 7 principais motivos para contratar a Teleconsulta no consultório, e descubra como essa estratégia pode te beneficiar não apenas em época de distanciamento social, mas em qualquer momento. 

Principais motivos para contratar uma Teleconsulta no consultório

Citando novamente a Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, na pesquisa também é revelado que a Teleconsulta permite uma saúde de mais qualidade para os pacientes.

“É fundamental que a sociedade e a categoria médica entendam que a Teleconsulta é só mais um formato de prestação de serviços, e provavelmente, para algumas das especialidades médicas, a principal forma de trabalho em um futuro próximo (como já acontece com a radiologia).”

A verdade é que esse futuro está mais próximo do que nunca, e esse não é o único motivo para os médicos buscarem uma plataforma eficiente de Teleconsulta. 

Continue a leitura!

1. Aumente seus diferenciais

Você, melhor do que ninguém, sabe que muitas vezes oferecer um ótimo atendimento não é o suficiente para fidelizar pacientes e ser reconhecido no mercado médico. 

Em muitos casos, os profissionais de saúde precisam ir além e buscar técnicas inovadoras, como um bom marketing médico, e-mail marketing, presença online em redes sociais, site próprio, entre outros.

Ter ainda mais diferenciais nunca é uma desvantagem, concorda? A Teleconsulta, além de ser uma ótima forma de manter contato com seus pacientes, mesmo à distância, também é um excelente diferencial.

Há pouco tempo, apenas alguns médicos contavam com uma Teleconsulta para seu serviço médico, mas agora esse movimento só está aumentando, e você não pode ficar para trás

Se o seu objetivo é inovar seu atendimento, conquistar mais segurança para você e seus pacientes, considere começar a usar a Teleconsulta. 

2. Realize um atendimento ágil e eficiente para os pacientes

Um dos seus principais desafios é ter tempo para realizar todas as suas atividades? 

Todos sabemos que tempo é um recurso essencial para qualquer profissional da área da saúde. Por isso, os médicos buscam ferramentas como softwares médicos para otimizar processos, e serem ainda mais produtivos.

A Teleconsulta é um exemplo prático de funcionalidade que garante agilidade para o seu atendimento. 

Em situações de emergência, em que respostas rápidas são necessárias, a Teleconsulta consegue proporcionar um atendimento em tempo real, além do envio de dados de qualquer lugar

Além disso, um software médico de qualidade oferece a Teleconsulta integrada ao prontuário eletrônico, garantindo que todas as anotações e informações do atendimento à distância apareçam automaticamente no prontuário.

3. Ganhe mais estabilidade financeira

Você estava preparado para uma pandemia como a de 2020? Como você pode garantir estabilidade financeira mesmo durante o distanciamento social?

Infelizmente, muitos empreendimentos não conseguem resistir à uma crise, principalmente os pequenos negócios, como clínicas e consultórios médicos. 

Contar com a Teleconsulta pode garantir um retorno financeiro mesmo quando ninguém está saindo de casa. Afinal, ela foi desenvolvida especialmente para atendimentos à distância.

Entenda mais sobre a Teleconsulta e outras práticas da Telemedicina neste vídeo: 

Mesmo quando não estamos vivenciando um distanciamento social, ela é mais uma forma de atendimento. Ou seja, outro principal ativo para o seu consultório. 

Conseguir garantir um atendimento contínuo para seus pacientes, mesmo aqueles que nem moram na mesma cidade que você, com certeza é uma ótima vantagem. 

4. Reduza seus custos

Existem alguns custos óbvios que a Teleconsulta ajuda a reduzir, como gastos com papel, telefonia, manutenção de espaços físicos como consultórios médicos, entre outros. 

Porém, a redução de custos que a Teleconsulta proporciona pode ser muito mais ampla, afetando a área da saúde como um todo. 

Segundo o CFM, as capitais do Brasil centralizam 23,8% da população, e 55,1% dos médicos. Não é novidade que a distribuição de profissionais de saúde pelo país não é proporcional. 

Essa ausência de especialistas em outras regiões, principalmente, em locais de difícil acesso, produz diversos gastos para o setor médico, que não consegue lidar com a superlotação

Ao adotar a Teleconsulta, além de reduzir seus gastos, você também movimenta uma tendência que pode beneficiar toda a população brasileira.

A Teleconsulta também é um fator contribuinte para reduzir custos de deslocamento de pacientes, que não precisam obrigatoriamente ir até o consultório, caso não seja necessário. 

Dessa forma, você também contribui ainda mais para a qualidade de vida dos seus pacientes. 

5. Melhore a experiência do paciente 

Um dos seus objetivos é investir na fidelização de pacientes?

Para melhorar a experiência do paciente, é necessário entender toda sua jornada, e compreender que ela começa na busca por um médico, até o pós-consulta. 

Isso significa que o começo e o final da jornada do paciente acontecem à distância. Para se aprofundar mais neste assunto, confira nosso vídeo:

A consulta presencial é extremamente importante, mas é com funcionalidades como a Teleconsulta que você possui grandes chances de fidelização.

Afinal, você consegue mostrar que seu serviço médico é excelente em qualquer ocasião, e seu atendimento continua humanizado mesmo à distância.

Para mostrar que você é um médico modernizado, que está preocupado com os pacientes, mesmo em momentos fora da consulta, investir em serviços como o e-mail marketing também é uma prática ideal.

Dê uma olhada em alguns recursos que podem melhorar ainda mais a experiência dos seus pacientes:

  • Agendamento online: permite que você compartilhe uma agenda online com seus pacientes, para que eles possam marcar uma consulta a qualquer momento, de qualquer lugar;
  • Lembretes de confirmação de consulta: contar com um serviço de confirmação de consultas automático reduz sua taxa de absenteísmo e fideliza seus pacientes;
  • Prontuário eletrônico: um prontuário eletrônico integrado com uma funcionalidade de Teleconsulta garante mais segurança para seus pacientes, e para sua imagem profissional. Afinal, você está armazenando os dados dos seus pacientes em uma plataforma exclusiva para prática médica; 
  • Prescrição digital: também conhecida como prescrição eletrônica, este recurso permite que você envie a prescrição dos seus pacientes por SMS ou e-mail. Com uma certificação digital, você também pode prescrever medicamentos controlados, mesmo à distância; 
  • Pesquisa de satisfação (NPS): com um envio contínuo de pesquisa de satisfação para seus pacientes, você pode identificar pontos de melhorias no atendimento do seu consultório, e investir ainda mais na fidelização de pacientes. 

Todos esses recursos melhoram a experiência do seu paciente com o seu consultório, pois levam ainda mais praticidade para o seu atendimento. Além disso, você também pode investir em algumas práticas, como:

  • Verificar os dados dos pacientes no histórico do prontuário eletrônico antes da Teleconsulta;
  • Estreitar a relação médico-paciente, permitindo que seus pacientes se sintam mais seguros em seus ambientes pessoais, algo que antes era impossibilitado na consulta presencial do consultório. 

6. Acompanhe as tendências do futuro da medicina

A medicina evolui constantemente, e você também. 

Para não ficar para trás nas tendências do mercado médico, contar com a Teleconsulta é um passo fundamental. 

7. Garanta maior segurança 

Dê uma olhada em outra parte do estudo da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade:

“Dados eletrônicos, armazenados e distribuídos dentro das normas de segurança e interoperabilidade já definidas para o país, possuem um grau de privacidade muito maior do que prontuários físicos.”

É verdade. A Teleconsulta, diferente de canais como WhatsApp, Messenger, ligações e Skype, consegue garantir uma ótima proteção judicial para sua imagem, e mais segurança para seus pacientes. 

Como essa segurança acontece na prática?

  • Armazenamento na nuvem: todos os dados ficam salvos em um servidor da internet, e para acessá-los é necessário um login e senha que é exclusivo para cada profissional. Dessa forma, apenas os médicos dos pacientes podem acessar informações sigilosas; 
  • Desenvolvimento feito por especialistas em segurança de dados: a Teleconsulta, assim como todas as funcionalidades de um software médico, foi desenvolvida para o setor médico, por especialistas em segurança;
  • Termo de consentimento para pacientes: uma Teleconsulta eficiente envia automaticamente um termo de consentimento para seus pacientes, assegurando transparência e segurança para sua prática médica;
  • Integração com prontuário eletrônico: uma boa plataforma permite que a Teleconsulta seja 100% integrada ao prontuário eletrônico, o que além de garantir um alto nível de segurança de dados, também oferece praticidade e agilidade para seu atendimento. 

Você também pode conferir diretamente com a empresa de software médico, como ela busca oferecer uma segurança de excelência. 

O iClinic, por exemplo, além de oferecer todos os pontos citados acima, também conta com os servidores da AWS, a plataforma em nuvem utilizada pela Nasa, Netflix, Casa Branca, e outras instituições renomadas. 

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.