Como fidelizar pacientes ao acessar os dados da clínica de qualquer lugar

Como fidelizar pacientes ao acessar os dados da clínica de qualquer lugar

Yasmim Mayumi Tecnologia na Saúde Leave a Comment

Leia em 4 min.

Existem diversas formas de fidelizar pacientes ao acessar os dados da clínica de qualquer lugar, e é essencial que você conheça as principais para não perder as chances de fidelização. 

Uma das maiores vantagens de viver em uma era pós-digital é ter acesso rápido a qualquer informação. 

Hoje podemos agendar consultas sem ligar para os consultórios, mostrar um receituário pelo celular ao invés de levar no papel, e até mesmo marcar uma consulta via videoconferência com os profissionais de saúde. 

Os administradores de clínicas médicas também contam com diversos benefícios, como poder checar as finanças da clínica de casa, a agenda do dia, e muitas outras funcionalidades. 

Para aproveitar todo esse avanço da medicina, é fundamental que você descubra como usar esse acesso aos dados da clínica de qualquer lugar, para fidelizar pacientes. 

Já parou pra pensar em todas as chances de fidelizar pacientes que você está perdendo ao deixar de investir na integração de dados da clínica? Confira a seguir como usar os dados ao seu favor. Boa leitura!

5 oportunidades de fidelizar pacientes ao acessar os dados do consultório de qualquer lugar 

“Quando encontro algum paciente na rua, ou quando ele me liga, já estou com o prontuário do paciente em mãos sempre. Para a marcação de consultas também é a mesma coisa. Se entram em contato na rua, e dizem que querem marcar uma consulta, consigo falar: vamos marcar agora. É muito fácil.”

Essa é uma parte do depoimento do nutricionista Albespyerry Diniz, um dos casos de sucesso da iClinic. Nela, podemos ver um exemplo prático de como o profissional conseguiu melhorar o relacionamento com seus pacientes por meio  da acessibilidade dos dados. 

Para trazer ainda mais exemplos de como os dados podem fidelizar pacientes, separamos 5 oportunidades que você não deve perder. Aproveite o conteúdo!

1. Disponibilidade constante para solucionar dúvidas 

Quando os pacientes perguntam sobre algo específico do último atendimento, você precisa estar na clínica para conseguir solucionar a dúvida? 

A partir do momento que você consegue acessar os dados da clínica de qualquer lugar, isso significa que você possui uma disponibilidade maior para tirar dúvidas dos pacientes

Apesar de você dominar o conhecimento técnico da sua especialidade com excelência, dúvidas sobre informações específicas, como medicamentos prescritos e exames, podem surgir a qualquer momento. 

Normalmente, por conta da rotina agitada e dificuldade ao acesso dos dados, muitos médicos costumam demorar para responder esses tipos de questionamentos. Conseguir esse diferencial com certeza é algo que será notado pelos seus pacientes. 

2. Garantia de segurança dos dados dos pacientes

Quando falamos sobre acessar os dados da clínica de qualquer lugar, isso provavelmente significa que estamos falando de um sistema em nuvem, como o Facebook. 

Para acessá-lo, é preciso um login, senha e um dispositivo eletrônico. Você pode acessar no seu computador, celular, na sua casa ou no consultório. Os softwares médicos de qualidade funcionam da mesma forma. 

Além de poder acessar todos os dados da clínica a qualquer momento, uma das maiores vantagens do armazenamento na nuvem é a segurança

Como os seus dados não estão instalados no dispositivo, mesmo que você perca todos, nada irá acontecer com as informações da clínica, ou a de seus pacientes. 

Os softwares médicos também contam com medidas de seguranças mais fortes, como criptografias e acesso restrito para profissionais de saúdes.

Poder garantir para seus pacientes uma segurança maior é uma ótima forma de conquistar confiança, não concorda?

3. Foco total nos pacientes durante a consulta

Para se preparar para suas consultas, você precisa obrigatoriamente estar no consultório?

Conseguir se preparar com calma para cada consulta é fundamental para garantir um bom atendimento para o paciente. Poder fazer isso da sua própria casa, é ainda melhor.

Imagine acordar de manhã e poder ver, pelo seu celular, todos os pacientes que irá atender no dia, por meio do aplicativo do seu software médico. 

Foco total durante a consulta para fidelizar pacientes ao acessar dados

Além de poder se organizar com mais eficiência, antes de cada consulta você pode checar quais pacientes nunca estiveram no consultório, e quais possuem um histórico. Assim, você personaliza ainda mais suas consultas, preparando perguntas que de fato fazem sentido para o paciente em questão.

Esse acesso rápido às informações e a centralização de dados permite que você consiga focar nos pacientes durante a consulta, algo essencial na hora da entregar um atendimento ainda mais humanizado.

4. Menos atrasos nas consultas

No tópico acima, comentamos que com o acesso aos dados da clínica de qualquer lugar, você pode entregar uma organização melhor para o seu dia a dia. Isso também é uma ótima vantagem para seus pacientes, porque pode significar menos atrasos nas consultas. 

Com uma ótima acessibilidade de dados, você consegue visualizar o tempo médio de cada atendimento no seu consultório, até mesmo analisando quais procedimentos costumam demorar mais. 

Dessa forma, você consegue realizar agendamentos de forma inteligente, evitando marcar procedimentos longos em sequência, ou primeiras consultas. 

Muitos pacientes estão acostumados com atrasos ao irem em consultórios médicos. Algumas consultas podem demorar mais que o previsto, ou alguma emergência pode ocorrer.

Conquistar uma pontualidade no começo das consultas é um ótimo diferencial para se destacar no mercado médico, e com essa organização e agilidade, basta um pouco mais de esforço para conquistá-la. 

5. Mais agilidade em situações de emergência

Da mesma forma que você terá mais disponibilidade para responder dúvidas fora do consultório, em situações de emergência quando cada segundo conta, você também poderá garantir mais agilidade para seus pacientes. 

Se você contar com um sistema em nuvem eficiente, em alguns segundos você conseguirá acessar por meio de qualquer dispositivo eletrônico o prontuário do seu paciente, e passar rapidamente todas as informações necessárias para os profissionais, mesmo que eles estejam em um hospital do outro lado da cidade

Entre um profissional que não conseguirá ajudar em situações de emergência rapidamente, e um que consegue garantir, seus pacientes provavelmente escolherão o seu serviço médico. 

Essas são as principais formas em que o acesso aos dados de qualquer lugar pode ajudar na fidelização de pacientes. Mas as vantagens dessa praticidade englobam toda a gestão da sua clínica.

Ainda está em dúvida se esse acesso aos dados vale a pena? Deixe um comentário aqui embaixo no artigo, e baixe gratuitamente nossa checklist para descobrir se a sua clínica precisa de um sistema em nuvem:

Checklist Grátis: Descubra se seu consultório está precisando de um Sistema em Nuvem. Clique aqui e baixe nossa checklist!

Conhece algum profissional de saúde que não pode perder essas oportunidades de fidelização de pacientes? Compartilhe o conteúdo!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.