Site icon Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Como os médicos podem ganhar dinheiro além dos atendimentos?

ganhar dinheiro alem dos atendimentos
Leia em 6 min.

Alguns médicos, ao buscarem aumentar sua renda, atuam em mais de um lugar e ficam com o tempo escasso. Porém, existem outras formas de ganhar dinheiro além dos atendimentos. 

Apesar da grade curricular da Medicina ser muito ampla e completa, esse curso não costuma abordar temas como educação financeira ou mercado de trabalho.

Segundo um artigo da Revista Brasileira de Educação Médica:

“Salvo raríssimas exceções, as escolas médicas do Brasil não abordam os aspectos econômicos do exercício da Medicina.”

Atualmente, diversos campos de atuação vêm sendo criados em todas as profissões. Com a Medicina não é diferente. 

Neste artigo, você vai descobrir como ganhar dinheiro além dos atendimentos, e formas práticas de aumentar a sua autoridade na área da saúde.

Continue a leitura!

7 formas de um médico ganhar dinheiro além dos atendimentos 

Dentro da Medicina é possível construir diversas fontes de renda, aumentar sua diferenciação no mercado e ajudar ainda mais pessoas.

Antes de conhecer quais são as alternativas, vale lembrar que você não precisa abandonar a prática clínica a fim de construir novas oportunidades em sua carreira médica

É totalmente possível agregar as opções que você mais gosta com a realização dos atendimentos.

Uma grande vantagem é que algumas das opções descritas no artigo aumentam sua autoridade, e podem atrair pacientes se você atuar em clínicas ou consultórios.

Seja qual for a sua escolha, é sempre importante continuar estudando. A iClinic oferece diversos cursos para você continuar a sua educação médica.

Agora, é hora de descobrir como ganhar dinheiro além dos atendimentos. Acompanhe!

1. Palestras

Já imaginou realizar palestras, levar seu conhecimento a mais pessoas e rentabilizar com isso?

Palestrantes compartilham conhecimentos, experiências e muitos atuam como formadores de opinião, com poder de influenciar o público a realizar alguma ação.

Você pode realizar palestras para profissionais de saúde, estudantes e até mesmo para pacientes. É possível abordar assuntos da sua área ou dicas de saúde em geral, as possibilidades são imensas. 

Apesar das palestras tradicionais serem presenciais, atualmente existem muitos eventos online que também contratam palestrantes. 

Se você deseja ser um palestrante de sucesso, é necessário muito estudo e dedicação, mesmo àqueles que possuem um talento nato para falar em público.

Você, como médico, está acostumado a uma rotina de estudos, de busca por conhecimento, por isso, tenho certeza que se sairá bem.

Durante o processo de preparação, vale buscar referências de outros palestrantes que possam te inspirar, seja dentro ou fora da área da Medicina.

No início é interessante realizar algumas palestras gratuitas com o objetivo de se tornar mais conhecido. Ao aumentar sua rede de contatos, você certamente será chamado para outros eventos. 

Com o tempo, ganhar dinheiro com suas palestras será um caminho natural, e você será conhecido como uma referência em seu campo de atuação, o que te destacará entre os concorrentes.

2. Cursos online

Os cursos online também são uma ótima alternativa para ganhar dinheiro com seus conhecimentos, e alcançar mais pessoas. 

Você pode preparar cursos tanto para profissionais de saúde abordando assuntos como marketing médico, gestão financeira, abrir consultório e outros, quanto para pacientes, falando sobre o cuidado com a saúde.

Para ministrar um curso livre, ou seja, que não configura ou atribui grau de escolaridade ao aluno, não é necessário uma formação específica, basta apenas um conhecimento amplo sobre o assunto.

Isso porque esses cursos são considerados de aperfeiçoamento, e não precisam ser necessariamente regulamentados pelo MEC. 

O Dr. Victor Sorrentino é um exemplo de profissional que oferece cursos a profissionais de saúde e pacientes, além de ser um palestrante.

Uma excelente vantagem dos cursos online é que, uma vez gravados, eles podem ser acessados por centenas de pessoas em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.

Ou seja, você grava o curso apenas uma vez e só posteriormente terá de se preocupar com atualizações. Ao investir na divulgação, você obtém uma fonte de renda estável, com grande escalabilidade.

Mesmo sem entender nada sobre gravação de cursos online, é possível contar com a ajuda de parceiros, como empresas ou profissionais especializados. 

3. Aulas em faculdades ou cursos presenciais

Já pensou em se tornar um professor de faculdade? 

Outra alternativa de trabalho interessante para médicos é ministrar aulas em faculdades ou em cursos presenciais. 

Dentro das faculdades, é possível desenvolver pesquisas, e esse campo de atuação é bem dinâmico, uma ótima oportunidade aos que adoram ensinar.

Para dar aulas em faculdades, você precisa ter ao menos uma pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado), sendo essas últimas exigidas pelas faculdades públicas.

De maneira geral, aqueles que desejam dar aulas no Ensino Superior acabam optando pela pós-graduação stricto sensu, pois ela é voltada à pesquisa e docência.

4. Produção de conteúdo

Você sabia que é possível lucrar com a criação de conteúdo na internet?

Atualmente, são diversas as formas de rentabilizar com conteúdos online. Elas acontecem por meio de parcerias, ou anúncios dentro do Youtube, por exemplo.

Contudo, é importante lembrar de observar os limites do marketing médico definidos pelo CFM, que proíbe, por exemplo, comunicações sensacionalistas como o melhor ou o mais evoluído.

Centenas de médicos já estão produzindo vídeos em seus canais, e com uma boa audiência, muitas portas podem se abrir em sua carreira.

Outra ótima vantagem da produção de conteúdo é que você estará ajudando milhares de pessoas com suas informações sobre saúde ao colaborar com dados verídicos e ajudar a combater notícias falsas.

Quer aprender a gravar vídeos e começar seu próprio canal? Confira nossa websérie gratuita:

Os blogs ou sites médicos também são muito utilizados por profissionais de saúde. Com eles, você consegue atrair visitantes e fortalecer sua autoridade.

Se você gosta de escrever, pode considerar a escrita de livros para abrir outras possibilidades em sua vida profissional, pois escrever livros também possibilita que você espalhe ideias, dicas e ajude pessoas.

A produção de conteúdo é indicada a todos, e pode inclusive atrair mais pacientes em sua clínica ou consultório.

5. Investimentos

Você já aplicou seu dinheiro em ações ou fundos? Tem o costume de estudar sobre investimentos para médicos?

A fim de fazer seu patrimônio crescer de forma constante, é preciso cuidar de suas finanças, pois apenas ganhar bem não é suficiente para alcançar a estabilidade financeira.

Existem algumas fases da vida de um investidor que são importantes para considerarmos. São elas:

Se você nunca investiu, uma dica importante é começar com ativos de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto, CDBs, LCI e LCA, entre outros, porque eles são mais estáveis e seguros.

Investir é uma excelente forma de utilizar seus ganhos para gerar receita e poder alcançar seus objetivos, como abrir uma clínica, ou adquirir uma casa própria. 

6. Desenvolvimento de novas tecnologias

As tecnologias para médicos estão cada vez mais presentes dentro de clínicas e consultórios. Você sabia que também pode ajudar a desenvolvê-las?

A quantidade de projetos disponíveis atualmente é grande: eles vão desde prontuários eletrônicos e guias de tomada de decisão médica, até o desenvolvimento de aplicativos para pacientes.

Algumas dessas tecnologias têm sido muito utilizadas pelos médicos, e fazem grande diferença no dia a dia, como os softwares médicos, que ajudam nos atendimentos e na gestão de consultórios.

Alguns hospitais e empresas já estão contratando médicos para atuarem nos setores de tecnologia da informação, e ajudarem a desenvolver novas facilidades, ou aprimorar as existentes.

Um bom exemplo dessa tecnologia é o computador IBM Watson, o qual utiliza a Inteligência Artificial para analisar falas humanas em busca de sintaxe e significado.

Outro exemplo são os robôs da Telemedicina, responsáveis pela Telecirurgia, que ajudam a otimizar procedimentos complexos e diminuir as atividades manuais dos médicos.

Todas essas inovações precisam ser potencializadas por médicos para a obtenção de resultados incríveis dentro da área da saúde.

Há um imenso leque de oportunidades até mesmo a quem deseja montar um projeto próprio.

A desvantagem é que muitos médicos ainda não desenvolveram conhecimentos aprofundados em computação ou sistemas de informação.

Porém, isso não deve ser encarado como um impedimento, pois se você deseja atuar na área, pode procurar por cursos e experiências práticas.

7. Gestão de clínicas e consultórios

Já pensou em administrar seu próprio negócio e construir um estabelecimento personalizado para seus pacientes?

Se sim, saiba que o gerenciamento de clínicas e consultórios oferecem alternativas muito boas aos médicos.

Você pode ter vários consultórios, ou atuar em apenas um, e também alugar salas para outros profissionais que desejam atender pacientes.

Outra ótima opção é a abertura de um coworking para médicos, no qual você oferece um espaço para ser alugado por vários profissionais e pode obter excelente retorno.

Com a ajuda de um bom software médico na nuvem, é possível tanto atender pacientes, como administrar o seu negócio ao centralizar suas informações no sistema.

Confira a seguir nossa checklist gratuita e descubra se sua clínica precisa de um sistema na nuvem:

Ao longo do artigo, você viu algumas possibilidades de ganhar dinheiro além dos atendimentos, e ampliar seu campo de atuação como médico.

Algumas são mais rentáveis do que outras, e para alcançar melhores resultados, considere escolher mais de uma opção e conciliar com seus atendimentos. Certamente, terá resultados incríveis.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado. 

Antes de ir, não se esqueça de compartilhar com um colega e deixar sua opinião aqui embaixo, vou adorar te responder! 😉

Gostou deste conteúdo?

Junte-se a mais de 70 mil profissionais de saúde e não perca eBooks, planilhas, dicas e guias exclusivos que vão ajudar na gestão da sua clínica.

Quero receber conteúdos
Sair da versão mobile