O maior desafio de qualquer profissional de saúde que administra um consultório é ter tempo para realizar todas as atividades com excelência. O iClinic permite que você tenha mais tempo para seus pacientes, sem deixar as tarefas administrativas de lado.
As inovações tecnológicas mudaram completamente a área da saúde. A Telemedicina, por exemplo, eliminou a distância entre pacientes e profissionais, e revolucionou os modelos tradicionais da Medicina.
Os softwares médicos também provocaram mudanças, principalmente para os médicos empreendedores, que além de cuidar de pacientes, também administram o próprio negócio.
O Dr. Valdir é um dos casos de sucessos que conseguiu mais tempo para seus pacientes com o iClinic.
“Papel nunca mais. Software acumula informações, me permite dar várias orientações via e-mail, online, por impressão. Com um software médico consigo dar mais atenção para meus pacientes.”
Acompanhe o conteúdo e descubra como você também pode ter essa conquista.
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Como um software médico agiliza suas consultas sem perder a humanização do atendimento?
O maior receio dos profissionais de saúde em relação aos softwares médicos é a possibilidade de perder o atendimento humanizado, devido à presença de um dispositivo eletrônico.
Porém, como o Dr. André enfatizou em seu depoimento, o que determina um bom atendimento é a forma como o profissional de saúde o conduz.
“Acredito que o que define o contato médico-paciente é a interação humana. O software é uma ferramenta para facilitar, agilizar, otimizar o tempo que perderíamos escrevendo exames, fazendo receitas. É o contato humano que define se a relação médico-paciente vai ser boa, e não a presença ou ausência de um software médico.”
Com um software médico de qualidade, você consegue personalizar seu prontuário, otimizar processos do consultório, e focar totalmente nos seus pacientes, como a Dra. Adriana.
“Quando conheci o iClinic, eu o achei muito prático! Consigo acessar o histórico dos pacientes, adicionar fotos, além de poder enviar o receituário por e-mail ou SMS. Não dependo de uma secretária para agendar ou enviar tais documentos, pois posso fazer isso eu mesma, algo que prefiro. Desta forma consigo otimizar meu tempo.”
Poder gerenciar seu consultório sozinho, com um sistema fácil de usar, é uma ótima vantagem para quem busca utilizar seus recursos de forma inteligente.
Quer conhecer mais diferenciais do iClinic? Assista ao vídeo abaixo.
Imagine que todo mês, um profissional de saúde gaste, pelo menos, uma semana para elaborar todos os relatórios financeiros, e calcular os repasses médicos.
Além disso, a recepcionista do consultório gasta mais tempo confirmando consultas do que recepcionando pacientes e organizando a sala de espera.
Todo esse tempo poderia ser utilizado em um atendimento humanizado para os pacientes, e essas atividades podem ser feitas em poucos minutos com o iClinic.
Quer descobrir como? Continue a leitura!
7 formas de ter mais tempo para seus pacientes com o iClinic
Existem diversas ferramentas do iClinic que auxiliam a gestão de um consultório, como controle de estoque, repasse médico automático, Teleconsulta, acesso aos dados de qualquer lugar, entre outros.
O Dr. Marcelo é um dos médicos empreendedores que conseguiu agilizar suas consultas com o software médico.
“É muito mais rápido atender o paciente pelo sistema. Como as coisas estão na mão, simples, fáceis, você tem mais tempo para conversar com o paciente, e só anota o que for necessário. O iClinic potencializa o seu tempo.”
Veja a seguir quais são as 7 funcionalidades que disponibilizam mais tempo para seus pacientes.
1. Prontuário eletrônico personalizável
Já imaginou guardar 20 anos de histórico de pacientes em uma sala de arquivos?
Os profissionais de saúde sabem que prontuários em suporte de papel possuem o tempo mínimo de 20 anos de arquivamento.
Em uma era pós-digital, é inviável guardar informações sigilosas e pessoais em uma sala protegida apenas por fechaduras. Com um prontuário eletrônico, você conta com a segurança de um software.
Além de ter o armazenamento na nuvem, você também conta com o certificado SSL 256 bits, e o melhor de tudo: o prontuário é completamente personalizável.
É possível alterar seções, adicionar novos campos, registrar perguntas personalizadas, centralizar todas os dados dos pacientes em um único lugar, e ainda acessá-los mesmo fora do consultório.
A Dra. Talita, por exemplo, conseguiu personalizar o prontuário do iClinic para a sua especialidade.
“Minha consulta é bem personalizada, e o iClinic me entrega um prontuário personalizado, que eu gosto muito. É um prontuário extremamente completo, no qual posso inserir todas as nuances das minhas pacientes.”
Com um prontuário customizável, você não se esquece de nenhum detalhe, torna sua consulta mais ágil, e conquista mais tempo para conversar com os pacientes.
Veja como a personalização do iClinic funciona neste vídeo:
2. Prescrição de medicamentos eletrônica
Quantas vezes um paciente precisou ir até seu consultório apenas para receber uma prescrição ou atestado?
No iClinic, sua prescrição de medicamentos pode ser enviada por SMS e e-mail, e caso você tenha um certificado digital, todos os seus documentos são assinados digitalmente.
Desse modo, você garante a validade jurídica dos seus documentos, e ainda consegue salvar modelos de prescrições, receitas, e solicitações de exames, economizando tempo durante a consulta.
O iClinic também é integrado ao iClinic Rx, prescrição com banco de medicamentos atualizado, memorização de posologia e envio automático por WhatsApp.
A prescrição é uma das funcionalidades favoritas do Dr. Sergio, que tem mais de 2.500 prontuários armazenados no sistema.
“Gosto muito do iClinic, é muito prático e intuitivo, me identifico com o sistema e me ajuda demais. Agiliza o consultório, agiliza o tempo de consulta.”
3. Confirmações de consultas automáticas
Quanto tempo suas recepcionistas gastam apenas enviando lembretes de consulta?
O iClinic permite que você envie lembretes de consulta por SMS, WhatsApp, e e-mail, e todos eles são confirmados automaticamente de acordo com a resposta do paciente.
Caso o paciente responda “SIM” para o lembrete, o status de agendamento da consulta é alterado para “confirmado pelo paciente”, e vice-versa, caso o atendimento seja cancelado.
Com essa funcionalidade, você pode reduzir a taxa de absenteísmo do consultório, assim como o nutricionista Albespyerry.
“O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante.”
4. Agendamento Online
Já pensou em disponibilizar uma agenda 24 horas para seus pacientes marcarem consultas?
O agendamento online possibilita que seus pacientes agendem horários em qualquer momento e de qualquer lugar, mesmo se seu consultório estiver fechado.
Por meio de uma plataforma como o AgendarConsulta, ou seu site médico, eles conseguem agendar atendimentos em poucos cliques, e você também aumenta a sua presença online.
Descubra como o AgendarConsulta funciona clicando na imagem abaixo:
Com essa funcionalidade, você economiza todo o tempo que antes passaria no telefone agendando uma consulta, ou trocando mensagens com pacientes.
Foi o que aconteceu com a Clínica Madrid.
“Atualmente, de todos os agendamentos feitos na semana, 10% são realizados por meio do agendamento online. Além disso, os pacientes que utilizam essa ferramenta acabam não voltando para o telefone ou o Whatsapp diretamente”.
Normalmente, os pacientes costumam demorar horas, até mesmo dias, para agendar consultas. Essa é uma excelente maneira de melhorar a experiência de agendamento, não concorda?
5. Relatórios e gráficos automáticos
Em média, quanto tempo é gasto para realizar todos os relatórios fundamentais do consultório?
Dependendo dos locais que suas informações estão armazenadas, como papéis, agendas, e planilhas, esse processo pode ser excessivamente longo.
O iClinic gera relatórios e gráficos automáticos em poucos minutos. Veja quais são os principais tipos:
- Atendimentos realizados;
- Pacientes para retorno;
- Faltas por paciente;
- Análise de despesas e receitas;
- Relação de receitas e convênio;
- Relação de receitas e procedimento;
- Distribuição etária dos pacientes;
- Repasse por profissionais;
- Fluxo de caixa;
- Aniversariantes.
Diversos dados relevantes, não acha?
O Instituto Autopoiesis é uma das clínicas que conseguiu utilizar os relatórios do iClinic para melhorar a gestão, e analisar profundamente seus resultados.
“Agora concentro todas as informações em um relatório só, que gera um gráfico automaticamente. Consigo ver quais procedimentos dão mais retorno e qual é o fluxo de caixa.”
6. Gestão financeira
Você consegue registrar todas as suas movimentações financeiras em um único local? Tem uma boa previsibilidade das suas finanças?
No iClinic você pode registrar o saldo geral da sua conta bancária, analisar todas as receitas e despesas, identificar rapidamente quais são as contas pendentes, e ter uma ótima gestão financeira.
Também é possível organizar seu negócio e dividi-lo por centro de custos. Você pode criar um centro para a recepção, outro para consultas médicas, estoque, e assim por diante.
Dessa forma, você consegue verificar qual área está trazendo mais custos, e se isso pode ser reduzido de alguma maneira.
Tudo isso sem precisar separar um dia apenas para realizar o controle financeiro do consultório.
Aprenda mais sobre a gestão financeira do iClinic com a nossa websérie:
Lembra do Instituto Autopoiesis mencionado mais acima? Dê uma olhada em como ele também conseguiu reduzir suas despesas.
“A facilidade de analisar dados através do iClinic, nos proporcionou uma redução de 40% em gastos com telefonia e internet.”
7. E-mail marketing
Como você trabalha o pós-consulta dos seus pacientes? Quantos são fidelizados no seu consultório?
A rotina médica é extremamente agitada, e não sobra muito tempo para pensar em estratégias de marketing médico, ou administrar contas nas redes sociais.
Por isso, os profissionais de saúde que querem ser uma referência de conteúdo para seus pacientes estão utilizando plataformas de e-mail marketing exclusivas para o setor médico.
Esse é o caso do iClinic Marketing, uma das funcionalidades do sistema. Diferente de outras plataformas, nele você possui a integração de dados dos seus pacientes.
Ou seja, não é necessário subir uma lista de contatos para registrar os e-mails, uma vez que eles já estão armazenados no iClinic.
Essa é uma solução ideal para os profissionais que querem aumentar o número de retornos, educar os pacientes sobre os procedimentos realizados no consultório, e criar um relacionamento mais próximo.
No iClinic Marketing você pode enviar campanhas de e-mail, mensagens automáticas, selecionar exatamente quais pacientes receberão seus recados, entre outros diferenciais.
A Dra. Luciana explica um pouco sobre a plataforma em seu caso de sucesso.
“O iClinic oferece o e-mail marketing e a personalização completa da ferramenta, inclusive com intervalos de envio, seleção de pacientes, o ciclo de e-mails automáticos. Isso facilita muito nossa vida de médico e nenhuma empresa faz. Com certeza é um diferencial.”
Você também pode baixar nosso eBook gratuito para entender mais como o iClinic Marketing funciona na prática.
Viu como você pode ter mais tempo para seus pacientes com o iClinic? Teste gratuitamente o sistema e vivencie todos esses benefícios na sua rotina.
Se em até 30 dias você não ficar satisfeito com o iClinic, nós devolvemos o seu dinheiro. Simples assim. O desafio iClinic é válido apenas para novas assinaturas. 😉
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