iClinic Services: agência de marketing da maior especialista em gestão médica do Brasil

iClinic Services: agência de marketing da maior especialista em gestão médica do Brasil

Leia em 6 min.

Quer atrair ainda mais pacientes e aumentar a rentabilidade do seu consultório? Conheça aqui o iClinic Services, a agência especializada em marketing médico da iClinic, maior especialista em gestão médica do Brasil.

Segundo a pesquisa iClinic sobre tendências do mercado médico em 2019, os médicos que investem em marketing possuem uma renda 48,6% superior a aqueles que não investem de nenhuma forma.

Muitos profissionais não fazem nenhum tipo de marketing médico por desconhecimento de como realizar essas estratégias, falta de tempo, medo de que não dê certo ou até mesmo receio dos limites do marketing médico, segundo as regras do CFM.

Pensando nisso, a iClinic criou uma agência de marketing médico para descomplicar esse processo e ajudar os profissionais que sabem que para alcançar o sucesso é necessário uma boa divulgação dos seus diferenciais.

Quer saber como o iClinic Services pode transformar sua clínica em uma referência na área médica? Continue a leitura.

O que é iClinic Services e como eles ajudam os médicos a alcançarem sucesso?

O iClinic Services é uma agência de marketing especialista em gestão de clínicas e consultórios da iClinic.

Essa agência foi criada com a missão de auxiliar os médicos na jornada de tornar sua clínica ou consultório em um estabelecimento com mais sucesso. Afinal, sabemos que não é fácil ser um médico empreendedor em um mercado tão concorrido como a medicina.

De acordo com a demografia médica 2018 produzida pelo CFM, a população médica aumentou em 665,8%, uma taxa maior que o crescimento da população geral do país, que foi de 119,7%.

Pensando em como a concorrência só aumenta a cada ano, obter ajuda de uma agência especializada é muito importante para que você possa se dedicar à sua verdadeira vocação: cuidar dos pacientes

Além disso, com a agência você reduz drasticamente as chances de “investir errado” e perder recursos. 

Porém, como exatamente o iClinic Services ajuda os profissionais da saúde?

Após a contratação do serviço do iClinic Services, é marcada uma entrevista com o médico para que a equipe possa entender quais são os principais objetivos com os investimentos e quais seriam as melhores práticas para alcançá-los.

Então, um estudo sobre especialidade, público, concorrência e tendências do mercado são realizados para que as melhores estratégias de marketing digital sejam traçadas

Alguns exemplos dessas estratégias são: Google Ads, anúncios pagos que aparecem em resultados de pesquisas no Google, e SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), ou seja, melhorias para ajudar a sua página se tornar primeiro lugar nas buscas.

Nessas estratégias são realizados estudos completos quanto as palavras-chaves não apenas da especialidade do médico, mas também da região de atuação e posicionamento da concorrência. 

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Com base nesses estudos, é implementado uma estratégia que respeita a segmentação do profissional e encurta o tempo para colher os primeiros resultados.

A tendência é que você, médico, seja encontrado facilmente pelos pacientes que são de fato o seu público-alvo, e estes consigam agendar uma consulta no seu consultório.

Para atingir o público certo, é realizado a definição de personas do consultório, que são perfis fictícios dos seus pacientes ideais como forma de auxiliar o planejamento estratégico. 

A estratégia de marketing médico envolve  três principais etapas: atrair, envolver e encantar seus pacientes.

Para alcançar todas essas etapas, são produzidos diversos materiais de apoio, fluxos de e-mail para engajar os pacientes, e muito mais. Uma agência de marketing dedicada para tornar seu consultório um destaque é um ótimo diferencial que pode facilitar sua rotina médica. 

Apesar da equipe ser dividida em áreas, todo o processo é muito bem alinhado e construído em conjunto. 

Por meio das pesquisas e coleta de dados de todos os especialistas da equipe, as estratégias e ações são definidas para que os seus objetivos sejam alcançados de forma efetiva. 

Confira a seguir como essa equipe é estruturada para entregar a melhor solução para você.

Como a equipe de iClinic Services é estruturada?

Toda a equipe tem um principal objetivo em mente: criar e implementar ações que estabeleçam uma marca forte para o consultório, divulgar da melhor forma seu serviço médico e dessa forma, atrair mais pacientes.

Para isso, o iClinic Services foi separado em áreas com diferentes especialistas. Descubra como essa divisão foi feita e como elas funcionam na prática. Boa leitura!

Design

O conceito de design é definido como “processo e resolução de problemas”. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, a área de design não é responsável apenas por elaborar artes.

Os designers da equipe de iClinic Services possuem como principal objetivo entregar a melhor experiência para o cliente, e isso inclui um processo intenso de pesquisas para descobrir qual imagem o médico gostaria de passar para seus pacientes, como divulgá-la da melhor forma, e entre outros.

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Ou seja, essa área está diretamente ligada a criação da identidade do profissional, ajudando na jornada de tornar tanto o médico, quanto sua clínica, um destaque em sua especialidade.

Para isso, os designers realizam diversas pesquisas para identificar quais tendências visuais do mercado médico estão tendo mais sucesso e qual mensagem se encaixa melhor no perfil do profissional.

Produção de Conteúdo

Produção de conteúdo, como o próprio nome diz, é a área responsável por produzir conteúdos voltados para o público do médico: seus pacientes.

Esses conteúdos podem vir em formatos de artigos para o site do profissional, por exemplo, ou até mesmo na forma de e-mails que serão enviados para seus pacientes.

Imagine que seu consultório seja especializado em pediatria. A área de produção de conteúdo irá criar conteúdos de acordo com a linguagem dos seus pacientes, evitando termos científicos e de difícil compreensão. 

Neste exemplo, os conteúdos elaborados serão focados nas famílias de seus pacientes, com artigos educativos como, por exemplo: “tomar chuva provoca resfriado?”. 

Mas, qual é a vantagem de ter conteúdos produzidos para seu site? Isso traz algum resultado?

Atualmente, quando as pessoas precisam de algum serviço ou produto, boa parte sempre procura no Google, a maior plataforma de pesquisa do mundo, para pesquisar e ver recomendações.

A maneira mais fácil de atrair pacientes é mostrar que você domina o assunto da sua área, produzindo conteúdos explicativos, por exemplo. E quanto melhor forem esses artigos, melhor é o seu ranqueamento (ou seja, as chances de seu site ficar no topo na página da pesquisa aumenta).

Porém, é difícil atender pacientes, administrar a clínica e ainda tirar um tempo para escrever artigos. Foi pensando nisso que o iClinic Services separou uma área focada nesse papel tão importante, que exige um certo tempo e bastante criatividade.

Quer saber um pouco sobre essa área de marketing de conteúdo? Confira aqui um pouco mais sobre a elaboração de conteúdos para o blog do consultório.  

Mídias digitais

A área de mídias digitais, assim como a de produção de conteúdo, também é responsável por planejar e desenvolver conteúdos. Porém, essa tem o foco nas redes sociais e Google Ads, além da gestão dessas mídias.

A gestão das redes sociais inclui todo o planejamento estratégico, assim como a análise dos resultados e melhorias constantes de acordo com a performance, procurando cada vez mais otimizar as formas de comunicação que o médico possui com seus pacientes.

O primeiro passo nesse processo é um estudo e coleta de informações feita pela área, para que as propostas de estratégias sejam efetivas e façam sentido para o profissional.

Então, junto com os especialistas de produção de conteúdo, há um alinhamento para que todas as ideias sejam discutidas. Após a escolha das melhores ideias, a estratégia que será apresentada para o médico é montada.

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Logo em seguida a área de mídias digitais alinham como os designers quais ações provavelmente serão colocadas em práticas, para que eles possam auxiliar na apresentação das estratégias e tenham ideia de como será montado a imagem do profissional.

Depois da apresentação para o médico, algumas alterações são feitas de acordo com suas sugestões e críticas. Com sua aprovação, finalmente é colocado em prática todo o planejamento desenvolvido.

Desenvolvimento 

A área de desenvolvimento do iClinic Services é responsável por manter e otimizar toda a estrutura criada pela equipe, como o site do médico, por exemplo.

Ou seja, eles são responsáveis por criar e manter online todos os serviços disponibilizados no site do profissional, implementar o layout (estilo) proposto pela área de design, cuidar de toda a infraestrutura dos servidores, entre outros.

Além disso, eles também implementam melhorias nos servidores das páginas do médico, visando aumentar o desempenho delas tanto em questão de velocidade, quanto de SEO, com o objetivo de que as páginas estejam bem posicionadas nos mecanismos de busca.

Toda essa estrutura criada pela área de desenvolvimento é alinhada em uma reunião com as áreas de design e conteúdo, para que tudo seja desenvolvido de acordo com os requisitos do projeto. 

É dessa forma que o iClinic Services se estrutura para entregar a melhor experiência possível para seus clientes. 

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.