Como é o mercado de clínicas populares e quais os passos para abertura?

clinicas populares consultorio

Principais tópicos

No universo da saúde, as clínicas populares surgem como uma alternativa acessível e de qualidade. E para quem busca empreender nesse setor, entender o mercado e os passos para a abertura é essencial.

Quando se fala em clínicas populares, é impossível não citar o impacto significativo que elas têm na democratização do acesso à saúde. 

Essa modalidade de atendimento tem se mostrado cada vez mais relevante, especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil, onde a saúde pública nem sempre consegue atender a demanda da população de maneira eficaz e eficiente.

O Brasil conta atualmente com 50,5 milhões  de beneficiários de planos de saúde, de acordo com o último dado divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

O restante, mais de 152 milhões de pessoas, conta com o sistema público. No entanto, o Sistema Único de Saúde (SUS) acaba deixando parte da população desassistida, que é o público-alvo das clínicas populares.

Mas, tão importante quanto perceber a oportunidade, é entender os passos necessários para abrir uma clínica popular. É aí que reside a chave para o sucesso nessa empreitada: planejamento adequado e ações bem executadas.

Quando falamos sobre clínicas populares, estamos falando sobre a possibilidade de transformar vidas, fornecendo atendimento médico de qualidade para quem mais precisa. 

A abertura de uma clínica popular pode representar não apenas um excelente investimento, mas uma contribuição valiosa para a sociedade.

Se você está interessado em mergulhar nesse universo e aprender mais sobre o mercado de clínicas populares e os passos para a abertura, continue a leitura! 

Nós da iClinic preparamos este artigo para você tirar todas as suas dúvidas!

O conceito das clínicas populares

clinicas populares atendimento infantil

As clínicas populares são estabelecimentos de saúde privados, que oferecem consultas e procedimentos médicos a preços acessíveis, visando atender principalmente às classes econômicas C e D. 

Essas clínicas surgiram como uma resposta à necessidade de acesso à saúde por grande parte da população brasileira que não pode arcar com os custos dos serviços de saúde privados ou que não possui cobertura de planos de saúde.

Geralmente, elas trabalham sem a necessidade de convênios médicos, operando no modelo de pagamento direto pelo paciente.  Sua principal diferenciação de outros tipos de clínicas é a missão de democratizar o acesso à saúde de qualidade. 

Para fins comparativos, temos:

  • Clínicas particulares convencionais: exigem pagamento particular ou convênio médico, com preços geralmente mais elevados;
  • Clínicas de saúde pública: oferecidas pelo governo, gratuitas, porém, com alta demanda e possíveis limitações de recursos e tempo de espera;
  • Clínicas especializadas: focam em uma determinada especialidade médica, podendo ser de alto custo ou ter convênios específicos.

Vale ressaltar que as clínicas populares não substituem a importância de um acompanhamento médico regular ou de um plano de saúde. 

Elas são uma opção adicional para pessoas que buscam atendimento imediato ou que necessitam de consultas ou procedimentos específicos a preços mais acessíveis.

Como é o mercado de clínicas populares no Brasil?

O mercado de clínicas populares no Brasil está em crescimento. 

Com a grande demanda por serviços de saúde acessíveis e de qualidade, essas clínicas encontram um nicho significativo entre as classes C e D, que representam uma fatia expressiva da população brasileira. 

Segundo dados do IBGE, essas classes correspondem a cerca de 50% da população, evidenciando o potencial de expansão desse mercado.

Além disso, as clínicas populares podem estabelecer parcerias estratégicas com o poder público e empresas, por meio de programas de responsabilidade social, expandindo ainda mais sua atuação e relevância socioeconômica.

O papel das clínicas populares na democratização da saúde

As clínicas populares desempenham um papel importante na democratização da saúde, pois buscam oferecer serviços médicos a preços mais acessíveis, tornando o acesso à saúde mais igualitário para um segmento da população que enfrenta dificuldades financeiras ou que não possui planos de saúde.

Ao oferecer serviços a preços mais acessíveis, as clínicas populares ampliam o acesso a consultas médicas, exames, procedimentos e tratamentos, beneficiando a diminuição das filas no Sistema Único de Saúde (SUS)

Embora os serviços sejam mais baratos, eles não comprometem a qualidade do atendimento. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, 70% das consultas médicas no país são realizadas pelo SUS, evidenciando a importância de alternativas como as clínicas populares para desafogar o sistema e melhorar a saúde da população.

É vantajoso abrir uma clínica popular?

clinicas populares consulta

Empreender na área de saúde pode ser extremamente gratificante e lucrativo, especialmente se você considerar abrir uma clínica popular. 

Ao optar por esse modelo de negócio, você estará se inserindo em um mercado com uma demanda expressiva, possibilitada pela necessidade de atendimento médico de qualidade e acessível para uma grande parcela da população.

Uma clínica popular se diferencia por seu objetivo central de fornecer serviços de saúde a preços acessíveis, sem a necessidade de convênios médicos. 

Essa proposta de valor permite atender um nicho de mercado significativo e com grande potencial de crescimento. Vejamos algumas das vantagens de uma clínica popular:

  • Público-alvo amplo: ao atender principalmente às classes C e D, as clínicas populares têm um público-alvo vasto e com uma demanda constante por serviços de saúde; 
  • Baixa concorrência: o mercado ainda está em expansão, o que significa menos concorrência em comparação a clínicas especializadas; 
  • Retorno sobre o investimento: com um modelo de negócio simplificado, sem a necessidade de convênios médicos, as clínicas populares têm um retorno sobre o investimento mais rápido;
  • Responsabilidade social: além da vantagem financeira, abrir uma clínica popular contribui para a democratização da saúde, prestando um serviço essencial para a comunidade.

Quais os passos necessários para montar uma clínica popular?

clinicas populares sala medica

O mercado de clínicas populares no Brasil apresenta diversas oportunidades para médicos que desejam abrir sua própria clínica com foco em oferecer serviços de saúde mais acessíveis à população

Abrir uma clínica popular envolve um planejamento cuidadoso e a observância de certas diretrizes legais e regulatórias. 

Aqui estão alguns passos importantes que você precisará seguir:

  • Faça um plano de negócios: desenvolva um plano de negócios abrangente para sua clínica popular, incluindo a definição dos serviços a serem oferecidos, o modelo de precificação, a estrutura de funcionamento, a projeção financeira e estratégias de marketing para atrair pacientes; 
  • Regularize a situação jurídica: a clínica precisa estar de acordo com as regulamentações legais. Isso inclui registrar a empresa, obter o CNPJ e se inscrever na Secretaria Estadual da Saúde; 
  • Consiga as licenças e alvarás necessários: verifique as regulamentações locais e as exigências legais para abrir e operar uma clínica popular, como a obtenção de alvarás, licenças sanitárias, registros profissionais e autorizações específicas; 
  • Equipe profissional: contrate uma equipe profissional qualificada, incluindo médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, de acordo com os serviços oferecidos; 
  • Invista em infraestrutura de qualidade: escolha uma localização adequada para sua clínica popular, levando em consideração a acessibilidade e a visibilidade. Verifique se o espaço atende às necessidades da clínica, incluindo a infraestrutura física, a distribuição dos ambientes (consultórios, sala de espera, recepção) e a instalação dos equipamentos necessários;
  • Promova a clínica: desenvolva uma estratégia de marketing eficaz para atrair seus primeiros pacientes. Aposte em ações nas redes sociais, no seu site e na comunidade local.

Lembre-se, o sucesso de uma clínica popular está em equilibrar preços acessíveis com um serviço de qualidade, sempre priorizando o bem-estar do paciente.

Conheça as regras para clínicas populares

clinicas populares computador

Nos últimos anos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma nova Resolução para regularizar o funcionamento de clínicas populares no Brasil.

Esse tipo de estabelecimento médico tem crescido em todo país e, com o crescimento do número de reclamações dos pacientes, foi necessário lançar um documento com regras e limitações de funcionamento.

A Resolução nº2.170/2017 define regras em relação a:

  • divulgação dos preços de consultas e procedimentos;
  • comercialização de próteses, implantes, insumos médicos, ou medicamentos;
  • obrigatoriedade de as clínicas populares estarem inscritas no Conselho Regional de Medicina e também indicarem um Diretor Técnico Médico responsável pelo seu funcionamento.

Confira todas as regras:

1. Divulgação de preços e publicidade de clínicas populares

As clínicas populares são conhecidas por seus preços acessíveis e pela facilidade em se encontrar tabelas de valores de consultas e procedimentos.

A partir de agora estão vedados os anúncios publicitários com indicação de preços de consultas ou formas de pagamentos em clínicas populares.

Outra proibição é em relação a promoções, cartões de descontos ou planos de fidelidade. 

Agora, a divulgação dos valores deverá ficar limitada aos ambientes internos do estabelecimento. Ou seja, quando o paciente quiser saber o valor de uma consulta, exame ou um procedimento deve ligar, ir até a clínica ou se comunicar por canais privados.

As clínicas populares, como são estabelecimentos de assistência médica, devem seguir as normas do Manual de Publicidade Médica ao elaborarem estratégias de marketing médico ou de divulgação de serviços.

Neste artigo você pode conferir todas as limitações impostas pelo CFM ao realizar o marketing da clínica.

2. Registro das clínicas populares nos Conselhos Regionais de Medicina

clinicas populares medica

A partir desta Resolução, as clínicas populares precisam se inscrever nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) do estado onde funcionam.

Ao realizar este registro, a clínica também deverá indicar um diretor técnico, afinal, é ele que responderá caso alguma irregularidade seja encontrada na clínica.

Segundo o relator da Resolução, este é um passo importante para ter um maior controle sobre a atuação desse tipo de clínica e também para saber quantas clínicas populares estão em funcionamento no Brasil.

O CFM também determina que o corpo clínico seja composto por médicos com o CRM do estado no qual a clínica funciona.

3. Locais de funcionamento das clínicas populares

A Resolução 2.170/2017 também determina locais em que as clínicas populares podem ou não funcionar. 

Por exemplo, as clínicas podem estar localizadas em locais com grande fluxo de pessoas, como ruas comerciais e/ou shoppings centers.

Mas, esse tipo de clínica não pode funcionar em postos de gasolina ou então em óticas, farmácias, drogarias ou estabelecimentos comerciais de estética e beleza.

Para que o serviço médico não se confunda com comércio, também é proibida a comercialização de insumos médicos de qualquer natureza.

Segundo o CFM, o principal atrativo das clínicas deve ser a qualidade dos serviços prestados e não o preço das consultas. Além disso, o órgão ainda lembra que o Código de Ética Médica proíbe o exercício da Medicina de forma mercantilista.

As novas regras estão em vigor desde 24 de abril de 2018.

Como otimizar a gestão financeira em clínicas populares?

A gestão financeira eficiente é crucial para o sucesso de uma clínica popular. Manter as finanças em ordem permite não apenas a sustentabilidade do negócio, mas também a capacidade de oferecer serviços de saúde de alta qualidade a preços acessíveis. 

Nesse contexto, o uso de soluções digitais de gestão financeira, como as oferecidas pelo iClinic, pode fazer toda a diferença.

A plataforma do iClinic proporciona um controle financeiro completo e em tempo real, tornando mais fácil acompanhar as entradas e saídas, gerenciar pagamentos, controlar o fluxo de caixa e fazer previsões financeiras precisas. 

Com isso, os gestores têm em suas mãos todas as informações necessárias para tomar decisões embasadas e estratégicas, que garantem a saúde financeira da clínica e a qualidade do atendimento oferecido.

Quais ferramentas ter em uma clínica popular para melhor eficiência operacional?

clinicas populares prontuario

Para otimizar a eficiência operacional de uma clínica popular, é fundamental contar com ferramentas que automatizam processos, facilitem o gerenciamento e melhorem a experiência do paciente. 

O iClinic oferece soluções de gestão clínica que ajudam a alcançar esses objetivos. Entre suas funcionalidades, destacam-se:

  • Agendamento online: facilita a marcação de consultas, evitando overbooking e otimizando o tempo dos profissionais, pois os próprios pacientes podem agendar seus atendimentos de forma cômoda pela internet; 
  • Prontuário eletrônico: agiliza o atendimento e melhora a segurança dos dados dos pacientes. No prontuário eletrônico os dados dos pacientes ficam salvos na nuvem, evitando o acúmulo de papéis e a falta de clareza das informações; 
  • Gestão de estoque: permite o controle de insumos e medicamentos, evitando desperdícios e falta de material. Com uma solução como essa, fica mais fácil acompanhar automaticamente todos os pedidos de compra e registrar as saídas de estoque;
  • Telemedicina: possibilita atendimentos à distância, aumentando a acessibilidade dos serviços. A plataforma de Telemedicina do iClinic possui integração com outras funcionalidades, como prontuário e prescrição eletrônica, agenda médica online e gestão financeira;
  • Integração com sistemas de faturamento: simplifica a gestão financeira e evita erros de cobrança. O iClinic gera automaticamente seu fluxo de caixa, relatórios financeiros, cadastro de valores das suas contas bancárias, repasse médico, pagamentos, entre outras soluções.

Com o iClinic, a gestão de uma clínica popular se torna mais simples e eficiente, permitindo que os profissionais de saúde se concentrem no cuidado dos pacientes e não nas tarefas burocráticas e repetitivas.

Como criar parcerias estratégicas para clínicas populares?

clinicas populares recepcao

Formar parcerias estratégicas é um passo importante para o crescimento e o sucesso de uma clínica popular

Essas alianças podem ajudar a otimizar o fluxo de pacientes, expandir a rede de atendimento e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

As parcerias podem ser estabelecidas com diversos atores, desde outros estabelecimentos de saúde até prefeituras e empresas privadas. 

As colaborações podem facilitar o encaminhamento de pacientes, compartilhamento de recursos e até mesmo a participação em programas de saúde pública.

Considerando a proposta das clínicas populares de oferecer serviços de saúde a baixo custo, é essencial estar preparado para um alto volume de atendimentos. Isso requer uma gestão eficiente, infraestrutura adequada e parcerias estratégicas. 

Aqui estão algumas razões pelas quais essas parcerias são tão importantes:

  • Fluxo de pacientes: parcerias podem facilitar o encaminhamento de pacientes, mantendo um fluxo constante e permitindo que a clínica opere com capacidade plena; 
  • Compartilhamento de recursos: colaborações com outras instituições de saúde podem permitir o compartilhamento de recursos, como equipamentos e especialistas, otimizando custos e aumentando a capacidade de atendimento; 
  • Participação em Programas de Saúde Pública: parcerias com prefeituras podem abrir portas para participação em programas de saúde pública, expandindo ainda mais o alcance da clínica.

Conclusão

clinicas populares paciente infantil

As clínicas populares representam uma oportunidade de mercado significativa, possibilitada pela necessidade de atendimento médico de qualidade e acessível para uma grande parcela da população. 

Com planejamento, gestão eficiente e parcerias estratégicas, é possível criar uma clínica popular de sucesso, capaz de impactar positivamente a vida de muitas pessoas.

Se você deseja saber mais sobre como abrir e gerenciar uma clínica popular, assine nossa newsletter e receba dicas e informações valiosas diretamente em sua caixa de entrada.

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online