Por que o iClinic é o sistema ideal para endocrinologistas?

Por que o iClinic é o sistema ideal para endocrinologistas?

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica

Leia em 7 min.

Histórico completo dos pacientes, modelos de solicitação de exames e prescrições, prontuário eletrônico: esses são alguns diferenciais que tornam o iClinic ideal para endocrinologistas.

A endocrinologia é uma especialidade ampla por cuidar das alterações de glândulas e hormônios, o que também significa que os especialistas precisam manter um acompanhamento próximo com seus pacientes.

Para conseguir atendê-los sem perder nenhuma informação, é essencial fazer como a endocrinologista Gabriela Romano e contar com um sistema.

“Eu posso visualizar os exames da minha casa, se um paciente passa mal eu posso consultar os exames dele de qualquer lugar que eu estiver, fazer a prescrição de medicamentos e avisar os preços, tudo isso é muito importante. O iClinic me dá essa segurança das informações por estar comigo 24 horas por dia.”

Continue a leitura e descubra como os endocrinologistas alcançam seus objetivos com o nosso sistema. 😉

7 diferenciais do software médico iClinic para endocrinologistas

Como esses especialistas cuidam de pacientes com obesidade, diabetes, hipertensão, distúrbios da puberdade ou menstruais, entre outros, as demandas pelos seus serviços costumam ser altíssimas. 

Usualmente, os endocrinologistas atendem pacientes de todas as idades e em diferentes locais, como hospitais, postos de saúde, clínicas e consultórios.

Para garantir que seu atendimento seja excelente em qualquer momento, é fundamental contar com o software médico iClinic, que possui estes 7 principais diferenciais.

1. Prontuário eletrônico

Como um especialista da endocrinologia, você sabe que é essencial conhecer todo o histórico do paciente para estabelecer um diagnóstico, e até mesmo saber o histórico de sua família.

O prontuário eletrônico é a melhor ferramenta para garantir que sua consulta seguirá um raciocínio clínico organizado, e todos os dados estarão disponíveis em um único documento.

Veja o depoimento do endocrinologista André Fuck sobre nosso prontuário:

“Algo que uso bastante é o prontuário personalizado, consigo criar seções de anamnese, atendimento, adicionar gráficos que o próprio sistema gera automaticamente. Consigo acompanhar os exames, pesos, IMC, tudo de forma mais visual. Também gosto da forma como o iClinic padroniza as informações do paciente, e a possibilidade de adicionar foto.”

Assim como ele, você pode personalizar completamente a funcionalidade, e adicionar tags (etiquetas) com lembretes de informações sobre o paciente, como “possui três gatos” ou “tem dois filhos pequenos”.

Como o prontuário possui um campo numérico que permite a geração de gráficos e tabelas, você garante que acompanhará todos os indicadores de saúde necessários dos seus pacientes.

Um diferencial importantíssimo para os endocrinologistas são os modelos de solicitação de exames, atestados, prescrições, entre outros documentos.

Para não perder tempo escrevendo o mesmo documento várias vezes para os pacientes, você pode salvar os modelos que mais utiliza no dia a dia e deixá-los prontos para cada consulta com alguns cliques.

Além disso, você também consegue anexar imagens e arquivos pelo seu computador, tablet ou celular, centralizar todos os exames em um único local e comparar as imagens para acompanhar a evolução do tratamento.

Conheça mais sobre nosso prontuário eletrônico no vídeo abaixo:

2. Prescrição de medicamentos

Quantas vezes um paciente precisou voltar ao seu consultório apenas porque tinha perdido a receita ou a farmácia não tinha aceitado o documento?

As prescrições de papel são ineficientes pois podem ser perdidas facilmente, além de dificultarem a legibilidade dos nomes dos medicamentos e orientações.

Ao considerar todos esses pontos, fica claro que para um endocrinologista que precisa prescrever diariamente, o papel não é a melhor opção.

Com uma prescrição eletrônica, você envia a receita de qualquer lugar por SMS, WhatsApp e e-mail, garante que todos os dados estão legíveis, e tem um histórico salvo em seu prontuário sobre tudo que foi receitado.

Ou seja, ao mesmo tempo que você proporciona mais proteção jurídica para sua prática médica, também aumenta a segurança dos seus pacientes.

A prescrição do iClinic conta com mais um diferencial: ela é integrada com a Memed, o banco de medicamentos mais atualizado do país.

Com essa integração você tem alerta de interações medicamentosas e alergias do paciente, faixa de preço em farmácias próximas, receituário de controle especial e posologias ideais para cada medicamento.

Assista nosso vídeo para conhecer nossa prescrição na prática:

3. Integração de dados

Você sabe quais pacientes precisam retornar na próxima semana ou quantas vezes eles já se consultaram com você?

O iClinic integra todos os dados do seu consultório porque oferece todas as soluções que você precisa em uma única plataforma. O prontuário, por exemplo, é integrado com o cadastro do paciente e a prescrição.

Isso significa que todas as informações do paciente ficam centralizadas no mesmo local.

Ao usar a agenda médica do sistema e os relatórios da parte de gestão, você também consegue descobrir dados como:

  • Atendimentos realizados;
  • Pacientes para retorno;
  • Pacientes por período;
  • Pacientes por CID;
  • Pacientes por indicação;
  • Faltas por paciente.

Também é possível gerar outros relatórios automáticos voltados para finanças e relacionamento com pacientes.

Desde que você se lembre de registrar os dados no iClinic, é possível ter uma visão ampla sobre seus atendimentos, características dos pacientes e saúde financeira do consultório.

4. Acesso de qualquer lugar

Você lembra de todas as receitas que prescreve ao longo da semana?

Assim como outros profissionais, você também não consegue lembrar de todas as informações passadas para os pacientes, como medicamentos, horários, entre outras orientações.

Se um paciente entra em contato quando você não está no consultório devido a uma urgência, é fundamental que você tenha acesso ao que foi feito na consulta para ajudar da melhor forma.

Como o iClinic é armazenado na nuvem, você pode acessá-lo por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, seja pelo navegador ou nosso aplicativo.

Assim, é possível acessar o prontuário eletrônico, cadastro de pacientes, prescrição, e organizar seu dia ao visualizar a agenda médica, mesmo quando você estiver em casa.

 Dê uma olhada na opinião do Dr. André Fuck sobre nossa acessibilidade:

O aplicativo sem dúvida é uma funcionalidade favorita, consigo acessar a qualquer momento. O paciente me manda um e-mail, WhatsApp, e já consigo puxar o prontuário dele e saber com quem estou falando, o que eu tinha pedido na consulta. Consigo olhar como está minha agenda da semana, é só acessar o aplicativo, é muito funcional.”

Além da praticidade, o armazenamento na nuvem também assegura outro benefício: a segurança dos dados médicos

Mesmo que seu computador seja hackeado, seus dados não serão afetados porque eles estão salvos na nuvem, e não no hardware do computador, ou qualquer outro dispositivo.

O iClinic também conta com o certificado SSL 256 bits, que criptografa todos os dados trafegados do sistema e impede a leitura de informações sigilosas por pessoas não autorizadas.

Baixe gratuitamente nosso material sobre segurança de dados do iClinic para saber mais sobre nossa proteção:

Conteúdo VIP: Segurança de dados no iClinic

5. Garantia de contato no pós-consulta

No final do dia, quanto tempo sobra para entrar em contato com seus pacientes? 

A rotina de um endocrinologista costuma ser muito corrida, não apenas por conta dos diversos atendimentos, mas pela atuação em diferentes estabelecimentos médicos.

Os pacientes que não têm retorno marcado ou se esquecem de marcar um retorno não costumam receber nenhum tipo de contato, nem mesmo da recepcionista, que também tem um dia lotado.

O iClinic conta com diversas ferramentas que garantem um contato no pós-consulta, como:

  • E-mail de aniversariantes: ao habilitar o envio automático de mensagens personalizadas para os aniversariantes do dia, você não se esquece de felicitar nenhum paciente;
  • Lembretes de retorno: na área de Marketing do iClinic é possível enviar várias mensagens automáticas e personalizáveis para os pacientes, entre elas, há os lembretes de retorno. Como o nome diz, eles lembram os pacientes que precisam marcar um retorno, e param automaticamente quando uma consulta é agendada.

Ao usar o Marketing da iClinic, você consegue criar campanhas de e-mail como mensagens especiais para datas comemorativas, um conteúdo educativo sobre dúvidas frequentes, entre outros.

Também é possível criar fluxos personalizados de plano de cuidado para seus pacientes. Ou seja, lembrá-los de suas orientações médicas, a importância do retorno, entre outros detalhes importantes.

Uma ótima forma de manter contato com os pacientes sem precisar gastar mais tempo do seu dia, não concorda?

6. Teleconsulta

Já parou para refletir sobre o esforço que seus pacientes fazem para ir ao seu consultório?

Em cidades grandes como São Paulo, muitos pacientes ficam mais de duas horas no trânsito para ir a uma consulta, o que gera gasto de locomoção e cansaço físico.

Várias regiões sequer possuem especialistas como endocrinologistas, e é necessário se deslocar a cidades próximas para realizar um atendimento, o que não costuma ser rápido.

Mesmo que seus pacientes morem perto do consultório, ainda existe um esforço considerável para ir até seu espaço, esperar na recepção, e assim por diante.

Como você precisa ter um acompanhamento próximo com seus pacientes, a Teleconsulta traz grandes vantagens para consultas que não exigem exame físico.

Ao invés de exigir que o paciente se desloque apenas para dar um retorno sobre o tratamento, marque uma Teleconsulta e aproveite para conhecer o ambiente em que ele mora.

Por uma videoconferência, o paciente consegue mostrar sua casa, os alimentos que separou para as próximas refeições e compartilhar mais intimamente sua rotina.

A Teleconsulta iClinic segue as orientações do CFM, permite a gravação de consultas, compartilhamento de tela, tem integração com o prontuário eletrônico e envia um termo de consentimento para os pacientes.

Dessa maneira, você faz seus atendimentos a distância com total segurança. 

Assista o depoimento da Dra. Carolina Melo sobre nossa solução:

7. Funcionalidades voltadas para a gestão do consultório

Os endocrinologistas que administram seu próprio consultório sabem o quanto é essencial ter todas as atividades organizadas para evitar retrabalho e perda de tempo. 

Entretanto, a dinâmica de atender pacientes e gerir uma empresa não costuma ser fácil, principalmente se você não conta com a ajuda de um software médico.

Para que você possa exercer ambas as funções com excelência, o iClinic conta com funcionalidades como:

  • Relatórios e gráficos automáticos sobre procedimentos realizados, receitas e despesas pendentes, relação entre pacientes e convênio, duração média dos atendimentos e distribuição etária;
  • Controle de estoque que mostra a quantidade de materiais disponíveis, quais vencem em 30 dias, quais já foram vencidos e estoque mínimo necessário;
  • Controle financeiro com fluxo de caixa automático, análise de despesas e receitas, registro de centro de custos, saldo de contas bancárias, entre outros.

Os diferenciais e depoimentos citados ao longo do conteúdo mostram quais são as funcionalidades que tornam o iClinic ideal para endocrinologistas.

Também é importante enfatizar que damos prioridade em oferecer um atendimento de excelência em todos os momentos, e você sempre terá um software com atualizações e melhorias constantes.

Para conhecer tudo isso na prática, teste gratuitamente o iClinic:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Compartilhe o artigo com seus colegas endocrinologistas!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.