Principais estratégias de marketing para clínicas

Principais estratégias de marketing para clínicas

Leia em 5 min.

O marketing sempre foi o melhor aliado para otimizar os resultados e aumentar as vendas de uma empresa, independente do seu porte ou segmento de atuação.

Em um mercado como a área da saúde, que só cresce a cada ano, investir em marketing é uma estratégia ainda mais fundamental, afinal, um marketing de qualidade permite que as instituições de saúde se destaquem no mercado, atraindo ainda mais pacientes.

Quando falamos em marketing para clínicas – apesar de ainda haver uma certa resistência por profissionais da área da saúde – o segredo é apostar nas estratégias corretas para atingir os objetivos que você tanto almeja, como atração e fidelização de pacientes.

Diferente do que você pode estar imaginando, as estratégias de marketing não se resumem à propagandas televisivas, anúncios em outdoor ou panfletos distribuídos nas ruas. Muito mais do que isso, o marketing evoluiu e conta com várias vertentes que podem ser utilizadas a favor do seu negócio.

Neste artigo, vamos apresentar 4 tipos de marketing para clínicas e como eles podem te ajudar a conquistar os melhores resultados. Acompanhe!

Qual a importância de investir em marketing para clínicas?

A competitividade do mercado cresce de maneira assustadora em todos os setores. Na área da saúde não é diferente. Quem investe em estratégias de marketing realmente efetivas que entregam resultados reais, se destaca dos concorrentes e conquista uma posição de destaque com muito mais facilidade.

É por isso que o marketing para clínicas pode fazer toda a diferença para o seu negócio, desde impactar mais pessoas em sua área de atuação até fidelizar pacientes com mais facilidade e rapidez.

Para isso, é importante atender às necessidades e desejos dos pacientes de forma estratégica, sempre priorizando a entrega de valor e, mais do que nunca, a humanização

Os 4 tipos de marketing que valem a pena investir

Dentre tantos tipos de estratégias de marketing que você pode utilizar em sua clínica, separamos os 4 principais que podem te ajudar a alcançar os melhores resultados. Confira!

Marketing digital

Despontando cada vez mais como a grande tendência da atualidade, o marketing digital pode ser definido como o conjunto de ações realizadas online – ou no meio digital – para atrair mais consumidores, se comunicar com eles, criar um relacionamento mais próximo e, principalmente, construir uma identidade de peso no mercado.

A grande vantagem do marketing digital é a possibilidade de se comunicar com o paciente ideal, no caso do marketing para clínicasno momento certo e de maneira assertiva. Com isso, fica muito mais fácil atingir o público que você almeja, ainda mais porque sua clínica vai estar onde seus pacientes estão: na internet!

Contudo, para alcançar os melhores resultados, é preciso pensar em estratégias eficazes para sua clínica. E aqui, outra grande vantagem  do marketing digital são os diferentes tipos de estratégias e ferramentas que ele oferece. Confira as principais:

Agora que você sabe as principais estratégias que o marketing para a área da saúde oferece, você deve estar se perguntando, quais eu devo utilizar? O ideal é que sua estratégia de marketing digital combine todas as técnicas úteis para o seu público-alvo, ou seja, os pacientes que você deseja atrair.

Isso significa que provavelmente, você irá utilizar todas ou a maior parte das estratégias citadas acima, caso seu objetivo seja realmente se tornar uma referência online para se destacar no mercado médico.

Marketing Tradicional

Também conhecido como marketing offline, o marketing tradicional é aquele que acontece fora da internet. Apesar de as estratégias estarem se voltando cada vez mais para o digital, investir em meios de comunicação offline também podem contribuir para aumentar seus resultados, principalmente quando há integração entre o online e o offline.

O principal objetivo do marketing tradicional é criar uma percepção positiva sobre sua marca – ou clínica, no caso – e fazer com que as pessoas que foram impactadas pelas estratégias de comunicação offline se lembrem de seu negócio quando precisarem de atendimento médico, por exemplo.

E engana-se quem acredita que somente grandes empresas podem se beneficiar ao utilizar este tipo de marketing. Sua clínica também pode conquistar resultados melhores com ações offline. Confira as principais estratégias e canais que você pode utilizar!

  • televisão;
  • rádio;
  • jornais;
  • revistas;
  • outdoors;
  • panfletos.

marketing-tradicional

Outbound Marketing

Diferente do inbound marketing – uma estratégia dentro do marketing digital em que a marca aborda os leads (potenciais clientes do negócio, no seu caso, potenciais pacientes) de maneira passiva – o outbound marketing é uma estratégia mais agressiva quando falamos em abordagem de pacientes. Isso porque se trata de um processo de prospecção ativa, ou seja, a instituição de saúde vai até o paciente, e não o contrário.

Em outras palavras, a instituição de saúde identifica um potencial paciente e tenta uma abordagem, seja de maneira direta ou indireta. Apesar de apresentar resultados positivos, a interrupção que seu anúncio causa no público pode soar negativamente e, por isso, é preciso pensar em estratégias realmente efetivas.

Aqui, a dica é criar conteúdos realmente relevantes e que estejam bem segmentados para atingir seu público-alvo. Dentre as estratégias que se destacam, podemos citar:

  • telemarketing;
  • cold mailing;
  • flyers;
  • propagandas em rádio e TV;
  • banners em sites.

Para os profissionais que nunca tiveram contato com o marketing médico, saber exatamente quais conteúdos são de fato relevantes para os pacientes, pode ser um processo complexo. Por isso, lembre-se que você sempre pode contar com a ajuda de uma agência especializada em marketing na área da saúde para te auxiliar com essas estratégias.

Endomarketing

O endomarketing pode ser definido como uma estratégia de marketing institucional, voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e aumentando a produtividade.

Em muitas empresas, o endomarketing ainda não recebe o devido reconhecimento como uma estratégia fundamental para o sucesso do negócio. Contudo, como os colaboradores contribuem diretamente no desempenho da empresa, é preciso mantê-los engajados, informados e comprometidos com os objetivos, metas e resultados da instituição.

O primeiro passo para implementar o endomarketing é criar uma cultura organizacional bem definida para sua clínica. Dessa forma, fica mais fácil pensar em estratégias que você pode utilizar para motivar seus colaboradores. Dentre elas, podemos citar:

  • palestras e eventos motivacionais;
  • bonificação por resultados;
  • iniciativas de integração;
  • cursos e treinamentos;
  • pesquisa de satisfação;
  • feedbacks construtivos.

Como vimos, muitas estratégias de marketing para clínicas podem ser implementadas em sua organização. O que você não pode deixar de fazer é investir em ações assertivas de marketing para alavancar seus resultados, afinal o marketing é e sempre foi a alma do negócio!

Para te ajudar ainda mais, separamos três conteúdos que também podem ser úteis para você. Vale a pena conferir:

Boa leitura e até a próxima!


Sobre o autor

Bruna Rezende

Coordenadora de Desempenho da E-Saúde Marketing, agência especializada na área da saúde, guiada pelo lema “Ajudando pessoas a cuidarem da saúde”, executa estratégias éticas e eficazes de marketing para clínicas, hospitais, laboratórios e outras organizações do segmento de saúde.