A Telemedicina gera impactos extremamente positivos como tornar a saúde mais acessível a todos. Escolher um bom software para Teleconsulta é um passo importante e indispensável à prática.
A possibilidade do uso das frentes da Telemedicina vem revolucionando a saúde ao proporcionar economia de custos e acesso facilitado aos profissionais.
Segundo um artigo da Revista Eletrônica Acervo Saúde, a ampliação da Telemedicina garante ao paciente:
“Um acesso à saúde de maneira prática e acessível, visto que algumas regiões no Brasil sofrem com escassez de profissionais de Medicina.”
Mas como escolher um software para Teleconsulta ideal e começar a realizar atendimentos remotos no consultório?
Confira neste artigo!
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5 perguntas que irão te ajudar a escolher um software para Teleconsulta
A Teleconsulta é uma das frentes da Telemedicina que oferece inúmeras vantagens a profissionais e pacientes, especialmente em consultas de acompanhamento, casos de doenças crônicas, entre outros.
Porém, é importante contar com uma ferramenta facilitadora, desenvolvida para a área da saúde e que ofereça uma forte segurança dos dados.
Ainda segundo o artigo citado acima:
“É importante que a Telemedicina seja planejada para evitar imprevistos ou falhas técnicas ao ser utilizada na companhia do paciente.”
Com um bom software, você entrega uma assistência remota com muita qualidade e humanização ao paciente.
Confira agora 5 dicas que irão te ajudar a escolher o software para Teleconsulta ideal para seu consultório:
1. O software oferece uma boa segurança de dados?
Com a LGPD e as exigências do CFM quanto à segurança de dados, esse deve ser o fator mais importante na hora de escolher seu software para Teleconsulta.
Segundo a resolução nº 2.227/2018 do CFM, em serviços prestados via Telemedicina, os dados dos pacientes devem contar com infraestrutura e gerenciamento de riscos que são:
“Requisitos obrigatórios para assegurar o registro digital apropriado e seguro, obedecendo às normas do CFM pertinentes à guarda, manuseio, integridade, veracidade, confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional das informações.”
Embora essa resolução tenha sido revogada, há uma grande chance de que as novas resoluções sigam o mesmo padrão de exigência quanto à segurança de informações.
Por esse motivo, não é recomendável a prática da Teleconsulta via aplicativos como Zoom, WhatsApp, Skype, entre outros.
Embora sejam ótimos recursos na comunicação do dia a dia, esses softwares não oferecem a segurança necessária para lidar com dados sensíveis dos pacientes.
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Ao escolher um software para Teleconsulta, leve em conta os seguintes aspectos:
- O software é armazenado na nuvem?
- Ele conta com servidores seguros, como a AWS, uma plataforma utilizada até pela Nasa e pela Casa Branca?
- Ele possui criptografias para a transição dos dados?
- O sistema procura seguir as normas do CFM e da LGPD?
Ao responder todas essas perguntas, você saberá se o software possui ou não uma boa segurança de dados, e conquistará a confiança de seus pacientes.
2. Ele possui integração com o prontuário eletrônico?
Como o prontuário eletrônico é o documento que concentra todo o histórico do paciente, para que suas Teleconsultas sejam ainda mais efetivas, obter essa integração é fundamental.
Ao contar com um software para Teleconsulta integrado ao prontuário eletrônico, todas as informações são anexadas nele, e você pode acessá-lo a qualquer momento durante a consulta.
É essencial que durante a videconferência, seja possível trocar de dispositivo sem causar interrupção, além de enviar arquivos como prescrições, exames e imagens.
A Dra. Ana Moreira utilizou o iClinic como ferramenta de Teleconsulta e obteve resultados muito positivos:
“Tenho tudo que eu preciso em uma única plataforma. No nosso dia a dia, já utilizamos várias ferramentas, e ter a Telemedicina integrada ao prontuário eletrônico é excelente, fica tudo em lugar só, fica fácil para o paciente, e para mim também.”
Alguns sistemas possibilitam até mesmo a gravação das consultas para serem anexadas ao prontuário, e essa é uma funcionalidade que oferece ainda mais segurança aos seus atendimentos.
3. É possível gravar as Teleconsultas?
Conforme mencionado no tópico anterior, a gravação das Teleconsultas é uma ótima funcionalidade que agrega mais valor à sua prática de Telemedicina.
Com ela, você garante um maior respaldo jurídico, e pode voltar à gravação se tiver ficado com qualquer dúvida em relação às questões discutidas.
Para o Dr. Lucas Bezerra, esse ponto foi essencial na escolha de um software médico para sua clínica:
“A segunda é o armazenamento de informações, que você pode acessar a qualquer tempo e ter um respaldo jurídico sobre tudo que foi feito, o que garante proteção para ambas as partes.”
Essa é uma boa oportunidade para rever os principais pontos levantados durante a consulta e anexá-los ao prontuário, caso tenha se esquecido de algum detalhe importante.
Com a gravação, você também fica mais tranquilo para focar no paciente e oferecer um atendimento ainda mais humanizado.
O sistema do iClinic disponibiliza esses e outros recursos para a realização de Teleconsultas, confira nosso vídeo para saber mais:
4. Ele envia um termo de consentimento para os pacientes?
O termo de consentimento é um documento importante e reforça tanto a sua segurança, quanto a dos pacientes.
Com ele, você conquista transparência em relação a como sua consulta será realizada e isso deixa os pacientes mais tranquilos, além de garantir uma maior proteção judicial em seus atendimentos.
Dessa forma, o ideal é que o software para Teleconsulta realize esse envio do termo de forma automática e só permita a realização da consulta em caso de aceitação.
Também é recomendável que, ao finalizar a consulta, a ferramenta envie uma avaliação da chamada para que você e seus pacientes possam enviar seus feedbacks.
5. Quais são as funcionalidades disponíveis no software?
Além da Teleconsulta, quais são as outras funcionalidades que o software médico oferece?
Com o objetivo de garantir que está contratando um bom sistema, você precisa avaliar todos os aspectos do software.
Vale perguntar, por exemplo, se ele é integrado à agenda, ao cadastro dos pacientes, se possibilita o envio de lembretes de consulta e disponibiliza o agendamento online.
Outro recurso interessante é o de compartilhamento de tela já que, por meio dele, você consegue mostrar sua tela ao paciente e tornar suas consultas mais dinâmicas.
Além disso, questione a respeito do desenvolvimento de novas funcionalidades e melhorias dentro do sistema, pois esse ponto com certeza fará toda a diferença a longo prazo.
Ao seguir essas dicas, você garante contratar um bom software para Teleconsulta, e oferece uma experiência incrível aos seus pacientes.
Para testar um sistema que ofereça essas e outras ferramentas, clique já na imagem abaixo e faça um teste grátis no iClinic:
Espero que este artigo tenha te ajudado!
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