Clínica de sucesso: quais são suas principais características?

Clínica de sucesso: quais são suas principais características?

Yasmim Mayumi Gestão da Clínica Leave a Comment

Leia em 6 min.

Todo médico empreendedor deseja ter uma clínica de sucesso, mas o caminho para conquistá-la ainda é incerto para a maioria dos profissionais. 

Porém, bastam alguns estudos para perceber que as clínicas e consultórios médicos bem consolidados no mercado possuem características em comuns.

Uma pesquisa da ResearchGate afirma que uma das principais características das empresas líderes é a preocupação com as inovações tecnológicas.

“É relativamente grande o consenso entre economistas de que o crescimento econômico dos países está associado à inovação tecnológica. […] Em suma, a exploração de oportunidades geradas por novas tecnologias é o ponto chave para explicar a trajetória de crescimento e a diversidade de firmas.”

Além da tecnologia, existem outros aspectos que fazem toda a diferença para qualquer empresa, principalmente na área da saúde. A seguir, vamos mostrar quais são eles.

Aproveite o conteúdo!

7 principais características de uma clínica de sucesso

Os médicos já dominam muito bem uma característica de toda clínica de sucesso: atendimento humanizado e assertivo. 

Mas uma boa parte dos pilares que são essenciais para as clínicas, não são contemplados durante a grade curricular da Medicina, como empreendedorismo, gestão e tecnologia

Continue a leitura e descubra quais características você deve desenvolver para conquistar destaque no mercado médico.

1. Preocupação com a jornada do paciente

Durante o curso de Medicina, os profissionais de saúde aprofundam seus conhecimentos para cuidar do paciente durante a consulta, e não poderia ser diferente. 

Afinal, são nos atendimentos que você poderá auxiliar seus pacientes e proporcionar uma boa qualidade de vida.

Porém, a jornada do paciente não é feita apenas da consulta. Na verdade, ela é extensa, e começa a partir do momento que alguém busca um médico.

Toda clínica de sucesso busca especializar sua equipe na jornada do paciente, para que a experiência das pessoas com seu serviço médico seja a mais agradável possível.

Imagine que um paciente, ao buscar na internet por um especialista da sua área de atuação, encontrou seu site médico no primeiro resultado. 

Ao ler mais sobre seu currículo, percebe que pode agendar uma consulta no próprio site, sem precisar ligar para a recepção, por meio de um agendamento online.

Mesmo sem ter sido atendido, ele já percebeu que seu serviço é prático e modernizado. Na consulta, se encanta ainda mais pelo seu atendimento, e ao chegar em casa, percebe que recebeu uma mensagem por e-mail

A mensagem pergunta como foi a experiência no atendimento, pontos de melhoria, e também lembra algumas orientações médicas essenciais que ele deve seguir.

É assim que as clínicas e consultórios podem trabalhar a jornada do paciente, fidelizando-os cada vez mais. Para se aprofundar nesse assunto, assista ao vídeo abaixo: 

2. Planejamento da gestão

Uma boa gestão é uma das característica mais importantes das clínicas de sucesso, pois, sem ela, é praticamente impossível os outros processos funcionarem da forma ideal.

É a gestão que irá evitar erros comuns, como atrasos nas consultas, saldo no vermelho, falhas nas seguranças, equipe com baixa produtividade, entre outros.

Por isso, sua gestão deve ser bem planejada, e incluir os 4 principais objetivos de qualquer médico empreendedor: o AAFR (atrair, atender, fidelizar pacientes e rentabilizar).

Com o AAFR em mente, você não deixará estratégias de atração de pacientes de lado, muito menos esquecerá da gestão financeira da clínica.

Para se especializar mais nesse conhecimento tão essencial, faça nosso curso de gestão de clínicas:

Curso de Gestão para Clínicas e Consultórios. Inscreva-se agora!

3. Investimentos na área da saúde

Muitas pessoas pensam que investimentos são apenas para os especialistas de finanças, e que é necessário uma enorme quantidade de dinheiro para eles serem rentáveis e seguros.

Felizmente, não é assim que a área de investimentos funciona na prática. É claro que contar com a ajuda de um especialista sempre faz diferença, mas mesmo com um conhecimento básico, é possível ter segurança.

A consistência acaba sendo um fator mais essencial que a quantidade de dinheiro, por exemplo. 

Investir uma grande quantia apenas por um mês, não irá trazer resultados, mas experimente investir R$ 100 todos os mês por cinco anos.

Tudo bem, mas por que os profissionais de saúde deveriam investir? 

Toda clínica de sucesso tem uma boa gestão financeira, e isso significa que ela pode estar constantemente investindo em equipamentos de qualidade, e capacitação dos profissionais.

Para tornar esse processo mais eficiente, contar com um retorno financeiro de investimentos é uma ótima prática, porque você está deixando o dinheiro trabalhar por você.

Se você deseja aprender o básico para começar a investir, baixe nosso eBook gratuito sobre investimentos na área da saúde.

4. Equipe de colaboradores qualificada

Administrar uma clínica é um desafio enorme para ser feito apenas por um pessoa, principalmente quando você também precisa cuidar dos seus pacientes. 

É comum ver em clínicas que algumas recepcionistas também realizam a parte de administração, principalmente na gestão da agenda e questões financeiras

Algumas clínicas até contam com um profissional encarregado exclusivamente das atividades administrativas, outro focado na divulgação do estabelecimento, e assim por diante.

Quanto mais ajuda qualificada, melhor, porque isso significa que você pode escolher em quais áreas deseja focar e se especializar, sem sentir o peso de todas as outras responsabilidades.

Por isso, capacitar sua equipe sempre é um investimento necessário, e saber contratar é outra característica importante.

Dê uma olhada no nosso curso para recepcionistas e veja como ele pode te ajudar na prática, com a sua equipe.

Curso para Recepcionista de Clínica

5. Software médico

Como inovar seu atendimento e ter mais tempo para focar nos pacientes? Qual ferramenta integra gestão, prontuário, controle financeiro e marketing em único local?

A resposta é um software médico. Independentemente de qual seja sua escolha, contar com a ajuda de um software eficiente irá tornar várias atividades automáticas, e mais seguras.

Vamos listar suas principais vantagens:

  • Armazenamento na nuvem: com um software médico na nuvem, você pode acessar seus dados e funcionalidades de qualquer lugar, e qualquer acidente com seus dispositivos não afetará de nenhuma forma, suas informações;
  • Segurança dos dados médicos: diferente de plataformas genéricas, um software médico de qualidade tem criptografia em nível bancário, segue todas as exigências da NGS 2 (Nível de Garantia de Segurança), além de te ajudar a seguir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
  • Prontuário eletrônico: o prontuário é um dos documentos mais importantes para os pacientes e profissionais de saúde. Ele deve ser seguro, inviolável, e centralizar as principais informações do paciente. O prontuário eletrônico garante todas essas vantagens;
  • Relatórios e gráficos automáticos: a gestão da clínica é um processo complexo, mas com a ajuda dos relatórios e gráficos automáticos de um software, você pode deixar de lado as atividades manuais, e focar no seu planejamento estratégico;
  • Marketing: não é apenas a gestão que pode ser automatizada. Os médicos que desejam melhorar a comunicação com os pacientes, aumentar o número de retornos e reduzir faltas, podem contar com a ajuda do marketing médico dos softwares.

A verdade é que nenhuma clínica de sucesso fica no papel. Estar na era pós-digital e ter uma sala exclusiva para guardar documentos físicos não é algo eficiente, concorda?

Se você ainda não sabe se um sistema em nuvem irá trazer vantagens para sua rotina, baixe gratuitamente nossa checklist:

Checklist Grátis: Descubra se seu consultório está precisando de um Sistema em Nuvem. Clique aqui e baixe nossa checklist!

6. Presença do marketing médico

O marketing médico não se resume a propagandas. Diferente do que é ensinado popularmente, o marketing na área da saúde é uma ferramenta de promoção do cuidado e prevenção.

As normas do CFM regulam muito bem o que pode ou não ser feito no marketing de clínicas e consultórios, para garantir que nenhuma ética será quebrada.

O marketing pode ser utilizado para atrair pacientes e fidelizá-los por meio de conteúdos educacionais, que além de proporcionarem um destaque no mercado, também educam os pacientes com informações verídicas.

Um site médico, por exemplo, reúne todos os dados sobre seu serviço, e os pacientes podem encontrar a solução para seus problemas, e prevenção da saúde. 

Quando utilizado corretamente, o marketing aumenta os resultados das clínicas, e proporciona uma saúde de mais qualidade para diversas pessoas.

O fato é que para não ficar atrás da concorrência, todos os profissionais de saúde devem buscar especialização em marketing médico.

7. Acompanhamento de resultados

A última principal característica de todas as clínicas de sucesso é o acompanhamento de resultados.

Assim como a gestão é bem planejada, os relatórios sobre as estratégias da empresa também devem ser completos, para que você possa identificar novas oportunidades e melhorias.

Se uma área está trazendo mais custos do que lucros, é fundamental analisar o que está acontecendo, e como contornar a situação, antes que ela cause problemas.

Pode não parecer, mas um acompanhamento constante pode salvar sua clínica de crises, e mostrar novas formas de fidelizar seus pacientes.

Ao longo do conteúdo você viu muitas características, mas o que realmente não pode faltar em nenhum momento na sua rotina, é a vontade de aprender e inovar sua prática médica.

Quer medir o sucesso da sua clínica? Baixe nosso eBook gratuito:

Baixe grátis: eBook sobre como medir o sucesso da sua clínica

Você concorda com todas as características citadas no artigo? Acha que faltou alguma? Deixe nos comentários aqui embaixo!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.