tecnologia na saúde

5 habilidades essenciais para os médicos do futuro

Você sabe, a Medicina está mudando. A cada dia surgem novos tratamentos, diagnósticos, tecnologias e medicamentos. Mas, como acompanhar todas essas transformações e se manter atualizado?

Neste artigo vamos falar sobre as habilidades essenciais para os médicos do futuro!

Há 20 anos quem diria que nos comunicaríamos por smartphones touchscreen e que seria possível realizar uma consulta à distância com a ajuda da tecnologia mobile? Agora, imagine só o que pode acontecer nos próximos 20 anos.

Ter essa capacidade de abstração e buscar novidades é uma das habilidades necessárias para médicos do futuro.

Veja quais são as outras skills:

Conhecimentos de tecnologia

Talvez essa seja a habilidade mais óbvia para médicos do futuro.

A tecnologia está presente em cada um dos processos da área da saúde. Seja um agendamento de consulta, relacionamento com os pacientes, realização da consulta com um prontuário eletrônico, prescrições, bulários online, recebimento de resultados de exames por email, envio de guias para planos de saúde, enfim, os exemplos são inúmeros.

É impossível imaginar a realidade da Medicina sem computadores, celulares ou internet.  

Por isso, conhecimentos em tecnologia são essenciais para os profissionais da saúde que desejam se manter atualizados. As mudanças acontecem muito rapidamente, então, quanto mais conhecimentos, melhor.

qualidades fundamentais dos médicos do futuro

Empatia

Em um mundo cheio de interações virtuais e com o avanço da inteligência artificial, a empatia se torna uma característica fundamental.

Para se ter uma ideia, algumas ferramentas de inteligência artificial já conseguem “ler” milhões de documentos médicos em segundos, analisar o caso de um paciente e sugerir um tratamento adequado para ele.

Apesar de muitas vezes esses diagnósticos estarem certos e ajudarem na cura do paciente, essa tecnologia deixa a desejar no contato humano, que é essencial para um tratamento bem sucedido.

A capacidade de entender, estar presente, compartilhar sentimentos e ter empatia pela dor do pacientes será uma característica primordial para os médicos do futuro.

Networking

Participar de congressos, frequentar grupos de discussão e manter contato com colegas da faculdade já são atividades que muitos profissionais da saúde já realizam. Mas, em um futuro próximo, esse relacionamento profissional também vai migrar para o mundo virtual.

Estar presente em redes sociais como Facebook e Linkedin é um passo inicial. Claro, também vão surgir novas redes sociais exclusivas para médicos e profissionais da saúde.

Para interagir nesse meio digital, é necessário aprimorar as habilidade de comunicação escrita, afinal, boa parte das conversas serão assim.

Outro ponto que reforça o desenvolvimento de networking online é o aumento das colaborações entre profissionais de vários países.

Serão cada vez mais comum as cooperações com médicos estrangeiros para tratamentos de pacientes, e para isso, basta que todos estejam disponíveis online, sem a necessidade de longas viagens.

redes sociais para medicos e profissionais da saude

Habilidades Cognitivas

Para conseguir se manter produtivo em um mundo cheio de estímulos e informações é necessário muito foco e atenção.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Fórum Econômico Mundial, em 2020, resolução de problemas complexos e pensamento crítico serão habilidades necessárias para qualquer profissional ter sucesso em sua carreira. Na área médica, isso também será uma realidade.

Uma boa maneira de manter seu cérebro “em forma” é utilizar aplicativos de desafios mentais e solução de problemas, como o Lumosity.

Outra maneira de estimular o cérebro e aumentar a atenção plena é praticar meditação regularmente.

A prática de Mindfulness tem mostrado resultados científicos impressionantes tanto para o combate ao stress quanto para diminuir a ansiedade e facilitar a tomada de decisões.

Se tornar um futurista

Acompanhar as novidades da tecnologia e se preparar para o futuro é essencial para os profissionais que desejam alavancar sua carreira nos próximos anos.
 

Realizar um exercício de criatividade e imaginar novas invenções a partir do que já existe atualmente também é um comportamento que pode ser muito positivo.

Pergunte-se sempre: quais tecnologias podem revolucionar seu trabalho nos próximos anos?

Cadastro na newsletter

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus