Para Secretárias

Gestão de estoque na clínica: 4 dicas para otimizar o dia a dia da secretária

A gestão da clínica fundamental para que o médico não tenha problemas com o seu empreendimento.

Ao gerir os recursos de modo adequado, a recepção e os atendimentos podem ser feitos com excelência, com todos materiais e procedimentos necessários.

O estoque também é importante em uma clínica e a sua gestão garante que os materiais necessários sempre estejam à disposição e em quantidades adequadas.

Garantir que esse gerenciamento seja eficiente facilita o dia a dia da recepcionista, além de melhorar a qualidade dos atendimentos aos pacientes de maneira geral.

Confira quatro dicas com atitudes indispensáveis para a otimização da gestão de estoque na clínica.

1. Reconheça das necessidades dos pacientes

Uma excelente gestão de estoque na clínica resulta em  itens relevantes sempre disponíveis para os pacientes e para os atendimentos em geral — sejam esses itens remédios,  amostras ou materiais para consulta.

Por isso, uma das primeiras dicas para uma boa gestão inclui o reconhecimento das necessidades dos pacientes.

Ao avaliar o que os pacientes esperam, como se comportam e qual é o uso de determinados materiais em períodos anteriores, fica mais fácil compreender o que precisa estar sempre disponível em sua clínica.

2. Organize o estoque

Por mais que se conheça precisamente o que é necessário para os pacientes, todos os esforços se perdem se os produtos estão desorganizados.

Não ter padrões de controle e avaliação do estoque, por exemplo, é uma atitude que pode resultar em itens comprados a mais ou a menos.

Por isso, vale a pena investir na organização do seu estoque.

É preciso, por exemplo, que todos os itens estejam agrupados preferencialmente em um só lugar para tonar mais fácil o controle. Também é relevante desenvolver padrões e checagens periódicas que ajudem nesse controle.

3. Realize inventários periódicos

Por falar em padrões de controle, os inventários são grandes aliados de uma gestão de estoque que realmente facilite o dia a dia da recepcionista.

Basicamente, o inventário é a ferramenta utilizada para controlar tudo o que está em estoque, o que saiu o que entrou e quando tudo isso aconteceu.

Se a contagem de estoque para o inventário é feita diariamente, por exemplo, não apenas existe mais controle sobre a quantidade de itens disponíveis no estoque como também é possível se preparar para os atendimentos do dia seguinte.

Com esse tipo de preparação, é possível deixar à mão materiais e itens que provavelmente serão utilizados, facilitando todo o trabalho de atendimento, inclusive da recepção.

4. Utilize um software de gestão na nuvem

Fazendo todos esses processos de controle de estoque se torna muito mais fácil quando a tecnologia está envolvida.

Assim, é vantajoso considerar a possibilidade de adquirir um software de gestão para clínicas na nuvem.

Com uma solução como essa, fica mais fácil acompanhar automaticamente todos os pedidos de compra e registrar as saídas de estoque.

O resultado é que os inventários também são feitos mais facilmente e o controle se torna mais eficiente.

Ao aumentar o controle e a organização do estoque, é mais fácil gerenciá-lo, garantindo que todos os seus atendimentos sejam feitos com alta qualidade e também facilitando o dia a dia da recepcionista.

mini curso para recepcionistas gratuito

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

comments powered by Disqus