dia da saúde e da nutrição

31 de março: Dia da Saúde e da Nutrição

No dia 31 de março é comemorado no Brasil o Dia da Saúde e da Nutrição. A data foi criada pelo Ministério da Saúde para fazer um alerta sobre as condições alimentares dos Brasileiros.

Atualmente, mais da metade da população brasileira é composta por pessoas que estão acima do peso. Esse número é preocupante, já que a obesidade pode desencadear outras doenças graves, como hipertensão, diabetes e até mesmo câncer.

* *

Obesidade no Brasil

Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em agosto de 2015, cerca de 56% da população brasileira com mais de 18 anos está acima do peso.

Ou seja, são 82 milhões de pessoas no país que correm o risco de desenvolver um quadro de obesidade, ou que já estão obesas.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa do IBGE de 2003 avaliou que a porcentagem de obesos no país era de 42%.

Esse crescimento é causado pela má alimentação, composta basicamente de produtos industrializados e aditivos artificiais e também à pouca prática de atividades físicas.

Para promover a alimentação saudável, além do Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, também foi lançado um Guia Alimentar para a População Brasileira.

O material alerta para os riscos de consumir constantemente alimentos industrializados, processados e ultraprocessados, ricos em sódio, gorduras, açúcares e calorias pobres. E incentiva o consumo de alimentos in natura, de preferência preparados em casa.

dia_da_saude_e_da_nutricao_obesidade-no-brasil

Dia da Saúde e da Nutrição na sua clínica

Você pode fazer um calendário especial na sua clínica para celebrar o Dia da Saúde e da Nutrição e incentivar seus pacientes a terem uma vida mais saudável.

Com isso, além de você prestar um serviço para o bem estar dos seus pacientes, você também melhora sua imagem e vai deixá-los muito mais satisfeitos com o seu atendimento.

Você pode fazer vários posts em suas redes sociais sobre o tema, com dicas de combinações de alimentos e informações sobre boas práticas de uma vida saudável. Até mesmo fazer alertas sobre as doenças crônicas causadas pela obesidade pode ser uma boa opção.

Você pode criar conteúdo em seu blog sobre esse tema. Além das sugestões e dicas, você pode aprofundar o assunto, mostrar pesquisas médicas sobre a influência dos alimentos no corpo humano e fazer comentários voltados para sua especialidade.

Outra ideia é criar sugestões de receitas e alimentos funcionais para seus pacientes.

De acordo com a sua especialidade, você pode escolher alimentos que ajudam a evitar as doenças mais recorrentes em seus pacientes.

Essas sugestões podem ser impressas em folders, para serem distribuídos no consultório, ou até mesmo serem enviadas para o e-mail de seus pacientes.

Uma ideia interessante, mas que requer mais tempo e planejamento, é realizar um evento para seus pacientes.

Convidar um especialista, como um colega nutrólogo ou nutricionista, por exemplo, para que ele realize uma palestra para seus pacientes tirarem dúvidas e conhecerem mais sobre os benefícios de uma alimentação balanceada e saudável.

* *

Mesmo que não seja sua especialidade, esse tipo de ação no consultório ajuda a disseminar conhecimento sobre um tema tão importante e auxilia na prevenção de doenças.

Além de estabelecer um vínculo mais sólido com os pacientes, ajudando-os mesmo quando eles não estão doentes ou fazendo um tratamento.

## Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de Gestão em Saúde e Tecnologia:  

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus