Veja como a tecnologia mobile pode auxiliar o tratamento do câncer

Veja como a tecnologia mobile pode auxiliar o tratamento do câncer

Principais tópicos

Smartphones se tornaram realmente populares ao longo dos últimos anos e, atualmente, suas funções impressionam até mesmo as pessoas mais ligadas em tecnologia.

Mas você sabia que os celulares, e a tecnologia mobile, vêm sendo apontados como grandes aliados no tratamento contra o câncer?

Diversos pesquisadores estão utilizando a tecnologia mobile — ou seja, aplicativos para celulares e tablets — para melhorar o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com câncer de pulmão.

Por enquanto, o objetivo é colher dados mais precisos e organizar essas informações. Contudo, o futuro da relação entre tecnologia mobile e tratamento para o câncer é promissor.

Estatísticas animadoras

Um estudo apresentado recentemente na Sociedade Norte-americana de Oncologia Clínica, em Chicago, revelou algo curioso.

A pesquisa comparou pacientes com câncer de pulmão em estado avançado.

Enquanto um grupo teve o acompanhamento do seu quadro da maneira convencional, o outro grupo de pacientes enviou relatórios semanais sobre seus sintomas ao médico — tudo através de um aplicativo de smartphone.

O resultado? O grupo que contou com a tecnologia mobile viveu muito mais tempo.

Após um ano, 75% dos pacientes que usaram o aplicativo estavam vivos, em comparação com 49% daqueles que tiveram consultas médicas padrão.

tecnologia mobile no tratamento do cancer

Benefícios além da parte física

O uso da tecnologia mobile no tratamento para o câncer não tem contribuído apenas no aspecto físico do combate à doença. Ao que parece, esse envolvimento também ajuda os pacientes a se sentirem mais integrados no tratamento e nos estudos.

Um segundo relatório apresentado na mesma conferência foi fruto do trabalho conjunto de pesquisadores da Universidade de Harvard e do MIT, Massachusetts Institute of Technology.

Mais de 2.000 homens e mulheres participaram ou ainda estão envolvidos em um estudo sobre câncer de mama.

Os pacientes fornecem registros médicos, tecido tumoral e amostras de saliva, sempre com o apoio da tecnologia. Tudo com o propósito de acelerar o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para este tipo específico de doença.

Por mais que a pesquisa ainda não esteja concluída, diversos pacientes têm relatado melhorias no aspecto emocional.

Eles se sentem parte de uma comunidade, assim como acontece em aplicativos destinados ao lazer. E o mais importante é que estão muito mais dispostos a lutar contra a doença. Isso, por si só, já é um grande avanço.

Introdução da tecnologia mobile no dia a dia

Apesar dos estudos mais recentes estarem relacionados a novas dinâmicas de tratamento, você não precisa de nenhuma ferramenta muito complexa para começar a utilizar a tecnologia mobile no cotidiano.

Atitudes simples, como atender os pacientes por aplicativos de mensagens, já podem fazer diferença do ponto de vista psicológico deles.

Pacientes que se sentem amparados pelos seus médicos tendem a ficar mais encorajados no tratamento de uma doença. Mesmo que esse aspecto, por si só, não seja o suficiente para a cura, é um ponto que não pode ser ignorado.

O uso da tecnologia mobile no tratamento para o câncer ainda está em fase inicial. Porém, como tudo que envolve avanços tecnológicos, a evolução promete ser cada vez mais rápida e relevante.

Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de Gestão em Saúde e Tecnologia:

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online