Nenhum médico quer desperdiçar os horários em sua agenda com pacientes que faltam a consulta.
Isso provoca desconforto, atrapalha a rotina da clínica e, claro, ainda reduz o faturamento.
Mas existem algumas dicas que você pode seguir no seu consultório para reduzir faltas de pacientes e garantir uma agenda cheia:
7. Lembretes via SMS
Muitas razões levam o paciente a faltar a consulta, mas às vezes é por puro esquecimento.
O paciente também tem uma vida atribulada, tem que resolver diversos problemas entre o trabalho e a família e, por mais importante que a consulta seja para o seu bem-estar, o dia e o horário marcado podem acabar passando despercebidos.
Cabe a você — ou à sua secretária — a função de lembrá-lo.
Classicamente, esse trabalho vem sido feito com a secretária ligando para cada paciente e confirmando a consulta. Mas existem alternativas mais modernas que garantem um retorno mais confiável e custam menos tempo e dinheiro a sua clínica.
Os lembretes via SMS são** uma das melhores opções.**
Além de automatizados e de baixo custo, eles alcançam qualquer paciente a qualquer momento do dia sem perturbar a rotina ou tirá-lo de alguma tarefa importante.
A mensagem é simples: lembra o paciente do compromisso e permite que ele confirme ou cancele sua presença.
Lembretes assim conseguem reduzir em até 30% as faltas de pacientes. Veja como.
6. Lembretes via e-mail
Se você pode confiar no acesso de seus pacientes a internet, os lembretes via e-mail reduzem ainda mais os gastos com telecomunicação.
A ideia é a mesma do SMS, você lembra o paciente do atendimento e dá a ele a oportunidade de confirmar ou cancelar a consulta.
5. Gestão de pacientes
Com um bom software de gestão, todas as atividades da clínica ficam integradas.
A agenda já é diretamente conectada ao serviço de lembretes e ao faturamento, por exemplo, facilitando o acesso a qualquer informação da clínica.
Dessa forma, fica fácil conferir quem confirmou ou não a consulta ou quem deseja remarcar o atendimento. Sendo possível, então, decidir quem necessita de uma ligação de sua secretária e quem já conseguiu resolver todo o problema com o sistema automatizado.
4. Recepcionista bem treinada
Mesmo com o uso de toda a tecnologia é preciso que a secretária esteja bem treinada e atenta.
É necessário que ela confira se algum paciente agendado ainda não confirmou a consulta e, então, recorra ao velho telefone para cumprir essa tarefa.
Caso algum paciente avise que não irá comparecer, ela já poderá adiantar a consulta de outro paciente que tinha mais urgência e manter a agenda cheia.
3. Antecedência
Se a confirmação de consultas só é feita no final do dia anterior ao atendimento, não dá tempo para que outros paciente sejam notificados e ocupem os horários vagos.
Por isso, é importante escolher bem o momento de entrar em contato com os pacientes.
O ideal é cerca de 24 horas antes da consulta, já que assim o paciente já terá certeza se poderá ou não ir a consulta e caso a consulta seja desmarcada, outro paciente pode se interessar pela janela na agenda.
2. Canais de comunicação abertos
Caso o paciente confirme sua consulta, esclareça quais as formas de contato com o consultório e onde ele pode encontrar mais dados sobre o local, os pontos de ônibus ou até mesmo, as vagas de estacionamento próximas.
Caso o paciente desmarque o atendimento, é essencial oferecer imediatamente a ele a opção de remarcar a consulta para o data mais próxima.
1. Compromisso
Se o médico tem o hábito de atrasar os horários de atendimento ou desmarcá-los em cima da hora, sem justificativa, os pacientes podem se sentir nesse direito também.
Para combater isso é recomendado estimular uma cultura de compromisso na clínica. Ao marcar uma consulta, o paciente se compromete a estar lá no horário e você se compromete a atendê-lo nesse horário.
Deixe claro para seu paciente que você valoriza aquele momento e não está lá para desperdiçar tempo, nem o seu nem o dele.