Prescrição de medicamentos iClinic: quais os diferenciais?

Prescrição de medicamentos iClinic: quais os diferenciais?

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica

Leia em 4 min.

Última atualização em 29/03/2022 por Daniel Amaral

A prescrição de medicamentos é essencial na rotina médica, porém, também é uma das atividades mais repetitivas. Confira como a prescrição do iClinic facilita esse processo e fornece informações mais precisas.

Um dos documentos mais usados na rotina dos médicos é a prescrição de medicamentos. Consequentemente, produzir tanta prescrição acaba tornando o processo repetitivo, e às vezes, tedioso.

De acordo com uma pesquisa disponibilizada na SciELO realizada em um hospital universitário de São Paulo, das 925 prescrições coletadas, 80% continham informações que deixavam dúvidas nos profissionais e 22,4% continham rasuras.

“9% das prescrições analisadas continham medicamentos suspensos, sendo que em nenhuma delas o medicamento foi suspenso na forma digital. […] O Instituto de Medicina dos EUA afirma que a prescrição médica eletrônica irá contribuir na redução dos custos no cuidado à saúde e proporcionará aos médicos informações mais precisas.”

Pensando em otimizar esse processo e garantir uma segurança maior para os médicos e seus pacientes, a iClinic tem sua própria prescrição personalizada, o iClinicRx.

Para testar todos os benefícios da prescrição de medicamentos iClinic na prática, faça já um teste grátis no sistema:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Continue lendo o artigo e confira as vantagens dessa integração e os principais diferenciais da nossa prescrição eletrônica.

Principais benefícios da prescrição eletrônica

Como vimos no estudo acima, documentos escritos de forma manual estão sujeitos a uma série de erros comuns, mas que acabam se tornando graves, podendo inclusive prejudicar o paciente.

Utilizando uma receita eletrônica, há uma padronização eficiente que elimina confusões relacionadas à escrita do médico.

Além disso, caso algum erro em relação ao nome do medicamento seja feito, basta digitar novamente para corrigir, o que diminui as famosas rasuras no papel .

Nos sistemas de prescrição eletrônica, os medicamentos são disponibilizados através de um banco de dados, diminuindo consideravelmente erros como doses erradas, que podem levar a casos gravíssimos, podendo ocasionar até em processo por parte do paciente.

Para a maioria dos especialistas não resta dúvida: a prescrição digitalizada agiliza o atendimento e permite que o médico foque sua atenção no paciente, além de fornecer informações mais completas.

Para saber mais sobre os benefícios da prescrição eletrônica, continue lendo o artigo para descobrir os principais diferenciais da prescrição iClinic.

Diferenciais da prescrição de medicamentos iClinic

1. Integração de dados com o iClinicRx

Os dados da OMS mostram que 75% das prescrições médicas possuem chances de erro, isso por conta da falta de padronização e instruções que acabam se tornando confusas.

O iClinic é integrado ao iClinic Rx, prescrição com banco de medicamentos atualizado, memorização de posologia e envio automático por WhatsApp que soluciona esse problema.

No sistema é possível deixar salvo os modelos de prescrição que você mais utiliza, permitindo que ela fique pronta para imprimir em apenas 3 cliques.

Com essa facilidade em produzir a prescrição, você pode dedicar mais sua atenção em oferecer um atendimento personalizado para o paciente.

2. Modelos personalizados de solicitações de exames

Não são apenas as prescrições que se tornam um documento repetitivo no dia a dia dos médicos, mas outros arquivos como solicitações de exames, também.

Pensando nisso, o sistema do iClinic permite que você salve modelos personalizados de solicitações, quantos sua clínica precisar, de acordo com a rotina de atendimentos. Dessa forma, um retrabalho desnecessário é poupado.

Um software médico que permite o foco em atividades mais produtivas com certeza é um grande aliado, não é mesmo?

3. Uso de tags

No prontuário eletrônico do seu paciente é possível adicionar tags, lembretes curtos e importantes que você não quer se esquecer.

Além de anotações como preferências e gostos, você também pode adicionar alergias, o que garante uma segurança ainda maior na hora de prescrever medicamentos.

tags-no-prontuario-iclinic

Imagine que seu paciente tenha alergia à penicilina: você pode anotar esse dado nas tags em seu prontuário. Quando for realizar uma prescrição, fica fácil lembrar de receitar apenas medicamentos que não possuem esse componente.

4. Consulta ao banco CID 10

Com o banco do CID 10 disponibilizado diretamente por meio do sistema, você pode checar qualquer código internacional de doença quando quiser.

Quer compartilhar gratuitamente a lista com seus pacientes? Nós disponibilizamos a lista completa de código de doenças no nosso site, confira!

5. Receituário de controle especial

Com o iClinic é possível gerar receituários de controle especial com poucos cliques, por conta dos modelos personalizados que podem ser salvos, visando agilizar seu atendimento e descomplicar seu dia a dia.

Com a prescrição de medicamentos iClinic, você oferece uma experiência incrível para seus pacientes, garantindo um diferencial importantíssimo em relação a seus concorrentes.

A experiência pós consulta, por exemplo, ao enviar uma cópia da prescrição digital para o celular do seus pacientes, disponibilizando preços comparados em várias farmácias e a possibilidade da compra do medicamento direto pelo celular, com certeza é uma ótima maneira de fidelizar pacientes.

Você também pode instalar sua assinatura digital no iClinic, e garantir a validade jurídica de todas as suas prescrições.

Quer testar esses diferenciais na prática? Teste gratuitamente as prescrições de medicamentos iClinic clicando aqui embaixo:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

O conteúdo foi útil pra você? Reaja e nos conte sua opinião aqui nos comentários, e não se esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo, atua como analista de conteúdo há mais de 3 anos na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.