Quais funcionalidades os pediatras mais gostam no iClinic?

Quais funcionalidades os pediatras mais gostam no iClinic?

Principais tópicos

Os pediatras realizam um acompanhamento fundamental nos períodos mais importantes das nossas vidas: a infância, e pré adolescência. Ter um software médico que facilite sua rotina, e fidelize mais pacientes, é essencial. Confira a seguir como o iClinic auxilia os pediatras nesses processos.

A infância e pré-adolescência são, provavelmente, as fases mais importantes das nossas vidas. Afinal, é onde desenvolvemos nossas primeiras experiências e descobrimos gostos que provavelmente irão nos guiar pelo resto de nossa jornada.

Por isso, os pediatras carregam uma grande responsabilidade na sua profissão. Além de se dedicar ao cuidado da saúde das crianças, pré-adolescentes e adolescentes, também previnem uma série de complicações que poderiam acontecer na fase adulta sem os devidos cuidados médicos.

Sabemos que para os pediatras, a fidelização é um processo importantíssimo para garantir que seus pacientes, e suas respectivas famílias, continuem realizando um acompanhamento médico adequado.

Nesse sentido, um software médico, focado em facilitar sua rotina e auxiliar no processo de atração e fidelização, pode ser a solução ideal para sua clínica.

Na pesquisa realizada pela SEGeT (Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia) em um consultório médico, após a implementação de um software de gestão em abril, o aumento de fidelização dos pacientes foi de 56,86% em março.

“Evidencia-se assim que realmente o software de gestão aumenta o índice de fidelização como preconizado neste trabalho.”

Além do nosso software médico, a iClinic também produz constantemente cursos e vídeos que entregam dicas excelentes sobre diversos assuntos, como por exemplo, como fidelizar pacientes.

Confira agora quais são as funcionalidades que os pediatras mais gostam no iClinic, e como desenvolvemos um sistema focado nessa especialidade tão importante para nossa saúde.

Conheça as 9 funcionalidades favoritas dos pediatras no iClinic

Os pediatras, assim como outras especialidades médicas, possuem uma rotina diferente que requer demandas especiais. Nós, da iClinic, coletamos relatos e tentamos entender profundamente nas nossas pesquisas as principais necessidades no dia a dia dessa especialidade.

Continue lendo o artigo e descubra como a equipe de produto desenvolve funcionalidades especializadas para os pediatras, além de um prontuário eletrônico personalizado.

1. Curva de crescimento

A curva de crescimento foi uma funcionalidade desenvolvida especialmente para os pediatras, afinal, sabemos que é um gráfico muito importante na rotina médica dessa especialidade.

Com ela, é possível visualizar o crescimento esperado de acordo com a idade do paciente, e como de fato o crescimento está evoluindo. Você pode especificar quais informações aparecem, como peso, estatura, IMC, circunferência para crânio, e entre outros.

Além da curva de crescimento padrão, o prontuário iClinic também oferece a curva de crescimento para pacientes com síndrome de down e CDC de peso para maiores de 10 anos.

A fonte dos dados estimados vem da OMS 2006/2017. A visualização no gráfico fica disponível em percentil ou score-Z. Além disso, a curva de crescimento registra automaticamente informações essenciais de cada consulta, basta você adicioná-las, como mostra o vídeo a seguir.

Você também pode baixar essa curva quando quiser, caso queira deixar arquivado em uma pasta exclusiva do paciente, enviar para os responsáveis, ou até mesmo imprimir.

Além da curva de crescimento, há outra funcionalidade desenvolvida pela iClinic que ajuda no acompanhamento do seu (neste caso, futuro) paciente, a calculadora gestacional gratuita.

Você pode compartilhar a calculadora gestacional, colocá-la em seu site ou até mesmo em artigos do blog, ajudando na atração de pacientes.

Assim, quando as famílias estiverem procurando um pediatra para realizar o acompanhamento, você poderá entregar um diferencial antes de começar os atendimentos.

Curso gratuito para abrir a sua clínica médica

Definitivamente uma ótima maneira de fidelizar pacientes!

2. Prontuário personalizado

A equipe de produto da iClinic desenvolveu, para cada especialidade médica, um prontuário exclusivo para sua área, inclusive, para os pediatras.

Após realizar diversas pesquisas e testes com os pediatras usuários do software, funcionalidades específicas foram desenvolvidas, como a própria curva de crescimento citada acima.

O modelo comum de prontuário eletrônico dos pediatras traz seções como exame físico, estatura, peso, IMC e PC, estadio puberal, entre outros, ficando aproximadamente nessa visualização:

prontuario-dos-pediatras

Na anamnese, por exemplo, há campos exclusivos que os pediatras usam de forma recorrente, como, condições de gravidez e nascimento, antecedentes familiares, rotina e dinâmica familiar, fatores de risco e outros.

Também há um espaço para “Acompanhante”, para que seja feito um registro de quem geralmente acompanha a criança nos atendimentos. Além disso, pensando em agradar mais as famílias, os testes mais comuns foram personalizados com nomes nesse formato:

personalizacao-para-pediatras

Dessa forma, as informações essenciais, não apenas sobre a criança, mas sobre sua família, permitem a construção de uma relação mais duradoura, afinal, você consegue transmitir mais segurança para seus pacientes.

Caso esse modelo de prontuário não seja o mais ideal para sua rotina, isso não é um problema: o prontuário continua sendo completamente personalizável. Você pode alterar as seções, suas ordens, adicionar procedimentos, e muitas outras coisas.

3. Tags dos pacientes

Localizada no começo do prontuário, as tags (descrições específicas sobre os pacientes) ficam perto de informações importantíssimas do paciente, como nome, idade, números de atendimentos e convênio.

tags-dos-pacientes-no-iclinic

Como na imagem acima, as tags são dados curtos que te ajudam a lembrar de características ou pontos relevantes como forma de entregar um atendimento mais humanizado e personalizado.

Igual no exemplo acima, você pode adicionar informações como “alergia a poeira”, “gosta muito do seu cachorro, Bob”, para construir uma relação de amizade com a criança e a própria família.

Ser um profissional que se preocupa, e presta atenção inclusive nos mínimos detalhes, é um grande diferencial para os especialistas que querem fidelizar pacientes e suas famílias.

4. Prescrição de medicamentos

O iClinic é integrado ao iClinic Rx, prescrição com banco de medicamentos atualizado, memorização de posologia e envio automático por WhatsApp.

Os modelos disponibilizados são 100% personalizáveis e basta 3 cliques para que as prescrições fiquem prontas, trazendo mais agilidade para seu atendimento.

5. Cadastro de parentesco

No cadastro do paciente, além dos dados pessoais, também há a seção de dados complementares, que acabam sendo muito importantes para os pediatras.

Nessa seção, você pode preencher informações como escolaridade, etnia, nacionalidade, e outros dados adicionais. Mas, o diferencial para os pediatras são os dados familiares.

funcionalidades-especializadas-para-pediatras

Como mostra na imagem acima, é possível adicionar o nome, grau de parentesco e profissão, trazendo mais informações sobre a família do seu paciente.

Dessa forma, bastam poucos cliques para conferir quem são os responsáveis.

6. Modelos de solicitação de exame e receituário

Um dos processos mais repetitivos na rotina dos profissionais da saúde são as solicitações de exames, prescrições, atestados, os quais, muitas vezes, acabam sendo o mesmo tipo de modelo – escrito várias vezes em um mesmo dia.

Pensando em otimizar esse processo, dentro do sistema é possível deixar diversos modelos de solicitações de exames e prescrições salvos, bastando poucos cliques para deixar uma solicitação pronta exatamente do jeito que você precisa.

Dessa forma, um bom tempo que antes era desperdiçado em um processo repetitivo, pode ser usado para conversar mais com seu paciente.

7. Acesso de diferentes dispositivos

Você já precisou responder situações de emergência sobre um paciente, e não tinha o prontuário em mãos?

Como o software médico iClinic é um sistema na nuvem, diferente de um software instalado, todos os dados podem ser acessados de qualquer dispositivo eletrônico conectado na internet.

Assim, caso você receba uma ligação repentina de um pai, como dúvidas sobre o medicamento ou uma alergia inesperada, rapidamente você pode acessar o prontuário do seu paciente pelo próprio celular e informar a família sobre o que deve ser feito.

Essa praticidade gera uma sensação de segurança para os responsáveis do paciente, pois eles sabem que possuem um médico atento e preparado para atendê-los da melhor forma.

8. Agendamento online

Sabemos que, para os pediatras, uma das funções mais importantes – e às vezes, a mais difícil – é estar sempre acessível para responder dúvidas das famílias, ou até mesmo situações de emergência.

Além do acesso remoto por diferentes dispositivos ajudar nessas ocasiões, há uma outra funcionalidade extremamente importante que facilita nesta acessibilidade: o agendamento online.

Com esse serviço, você pode disponibilizar sua agenda médica 24 horas por dia, todos os dias do ano. Assim, os responsáveis do seu paciente não precisam esperar a clínica abrir para marcar uma consulta de emergência, por exemplo.

Como o agendamento online fica disponibilizado na plataforma AgendarConsulta.com, através do seu perfil online gratuito, fica fácil divulgar esse diferencial para a família dos seus pacientes.

9. Relatórios e gráficos completos

No iClinic, ao adicionar informações sobre suas consultas, financeiro e as consultas realizadas, relatórios e gráficos precisos são gerados automaticamente.

No painel do iClinic, ficam disponíveis os relatórios sobre pacientes e atendimentos da clínica, mas na parte de “Finanças” e “Relatórios” você pode ter acesso a dados mais específicos relacionados a diversas áreas.

Ter gráficos mostrando visualmente como está o andamento da clínica, receitas geradas por convênio e procedimentos, ou dados sobre pacientes, por exemplo, auxiliam a efetivar uma gestão de excelência.

Os relatórios do iClinic podem, inclusive, ajudar a descobrir qual é o convênio mais rentável para sua clínica.

Quer conhecer essas funcionalidades na prática? Faça nosso teste gratuito e experimente agora mesmo:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

O que achou das funcionalidades favoritas dos pediatras no iClinic? Reaja e comente sua opinião aqui embaixo, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online