Marketing médico: como alocar recursos de acordo com seu orçamento?

Marketing médico: como alocar recursos de acordo com seu orçamento?

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Você tem dúvidas frequentes sobre como alocar seus recursos para marketing de acordo com o orçamento de sua clínica? Confira o nosso conteúdo e saiba como fazer isso!

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Além de se preocuparem mais com seu estado de saúde de maneira geral, as pessoas estão procurando por profissionais da saúde que sejam referência no mercado. Nesse sentido, o marketing médico é uma excelente estratégia a ser considerada.

No entanto, existe uma necessidade de analisar, de maneira consistente, a alocação de recursos para o marketing em clínicas e consultórios, em consonância com as diferentes ações a serem tomadas para estreitar a relação com os pacientes.

Partindo do pressuposto que já compreendemos a importância dessa estratégia, como alocar, então, os recursos de acordo com o orçamento disponível? Quais são as apostas mais efetivas em uma campanha de sucesso?

Pensando nessas e outras dúvidas relacionadas ao assunto, elaboramos um conteúdo bem prático para que você entenda como investir em um marketing médico de excelência. Faça uma boa leitura!

Qual a importância de desenvolver o marketing médico?

Não é novidade que os pacientes estão cada vez mais exigentes e conscientes de suas condições de saúde, buscando informações que respondam às suas dúvidas de maneira clara e simplificada.

Um exemplo disso é a busca virtual quase imediata quando se nota algum sinal ou sintoma diferente no organismo. É natural que o Google seja a primeira fonte de pesquisa da maioria das pessoas, e isso pode ser uma ótima oportunidade para médicos que têm estratégias de marketing bem estruturadas.

A carreira de medicina, por si só, já é significativamente atribulada, e para os profissionais que empreendem e precisam tomar decisões quanto à gestão e administração de clínicas e consultórios, alocar recursos para divulgação não é tarefa fácil.

Por que o planejamento é fundamental?

O que se nota é a carência de uma análise consistente do orçamento disponível para priorizar os investimentos em ações de marketing. Na prática, existe um valor para esses procedimentos, mas como distribuir essa verba de modo inteligente?

Antes de tudo, é preciso definir o objetivo a ser atingido.

Seja para aumentar o número de pacientes, melhorar o posicionamento da clínica para fidelizar mais pessoas ou divulgar conteúdo relevante sobre temas relacionados à saúde, os objetivos traçados determinarão as ações do planejamento.

Veja a seguir algumas estratégias recomendadas de acordo com diferentes valores disponíveis.

Como fazer os melhores investimentos?

Investimento de até R$ 500,00

Engana-se quem pensa que para desenvolver ações de marketing efetivas no início da carreira é preciso gastar muito dinheiro. Nessa fase, em que o nome do médico está se consolidando, é fundamental que pequenos passos sejam dados, a fim de estruturar sua autoridade no mercado.

No entanto, é claro que os recursos financeiros são mais escassos no início da carreira, principalmente se o médico abriu um empreendimento há pouco tempo, o que torna o orçamento ainda mais reduzido.

O montante mensal de R$ 500,00, por exemplo, é um investimento pequeno, mas que pode trazer resultados. É possível criar uma conta no Google Meu Negócio e desenvolver um site de maneira simples por meio dessa ferramenta que, inclusive, é gratuita.

O Google Meu Negócio possibilita a inclusão de informações da sua clínica, como endereço, site, contatos, localização (apresentada no Google Maps), horários de funcionamento e feedbacks de clientes quanto à sua experiência no atendimento.

Nós elaboramos um eBook ditando o passo a passo para criar seu perfil no Google Meu Negócio. Faça download abaixo:

Google Meu Negócio para clínicas e consultórios

Como a ferramenta é gratuita, é possível investir o resto da verba em anúncios e links patrocinados no Google Adwords (ferramenta de divulgação de anúncios pagos no Google), o que evidencia o seu negócio para as pessoas que buscam termos e palavras-chave para os serviços de saúde como o que você está anunciando.

Por exemplo: se você for um cardiologista, pode investir em Adwords para seu site se destacar em buscas de palavras-chave como “clínica de cardiologia”.

Investimento de até R$ 1.000,00

Investir R$ 1.000,00 mensalmente em ações de marketing médico é uma estratégia adequada para os profissionais que apresentam um número de pacientes um pouco mais significativo e buscam consolidar sua presença digital.

Nesse cenário, a criação de um site otimizado para os mecanismos de busca é imprescindível. Ainda, é importante associá-lo a um blog que disponha de conteúdos periódicos e de qualidade.

Um dos benefícios mais importantes do marketing médico é a divulgação de informações relevantes, proporcionando impactos diretos na qualidade da saúde das pessoas. Assim, a perspectiva em relação à autoridade do profissional aumenta, crescendo também o número de pacientes.

É possível criar engajamento e captar mais pacientes ao elaborar estratégias de conversão no site. Assim, você pode adotar ações de e-mail marketing e divulgar mais informações para as pessoas que demonstrarem interesse no seu conteúdo.

Se quiser entender um pouco melhor sobre otimização de sites e palavras-chave, temos um Guia completo sobre Marketing Digital para médicos:

Guia sobre marketing digital para médicos

Investimento de até R$ 2.000,00

Para médicos que possuem uma situação mais bem estruturada, com um maior número de pacientes e periodicidade de atendimentos, um investimento de R$ 2.000,00 por mês já pode ser indicado.

Nesse ponto, o ideal é que todos os esforços sejam voltados para a trajetória e fidelização dos pacientes de maneira integral. Para tanto, focar na construção de uma entrega de valor forte, assim como a interação pós-consulta são excelentes alternativas.

Logo, desenvolver campanhas de marketing nas redes sociais e otimizar os investimentos em anúncios e marketing de conteúdo são ótimos meios de alocar os recursos.

Cada clínica deve perceber, de acordo com a especialidade e área de atuação, quais são os objetivos dos pacientes e como entregar, desde o primeiro contato de marcação da consulta até os retornos subsequentes, a melhor experiência possível.

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Investimento de até R$ 5.000,00

Aqui, os profissionais da medicina conseguem investir em estratégias com um investimento maior, já que eles se encontram em uma condição mais estável e consolidada da carreira.

Além de aumentar a proporção dos investimentos citados anteriormente, com anúncios no Google Adwords, criação de conteúdo relevante e foco nas redes sociais, é interessante fortalecer a imagem por meio de estratégias de branding.

Podemos dizer, de maneira geral, que o objetivo final dos médicos é se tornar referência em sua área de atuação, por isso, é necessário abranger a alocação de recursos e definir estratégias mais diferenciadas para o marketing médico.

Nesse caso, participar de palestras e eventos estratégicos do segmento, como congressos e eventos de saúde são alternativas interessantes a serem exploradas com o objetivo de fortalecer a autoridade profissional e aprimorar os diferenciais do atendimento.

Viu como é possível direcionar os recursos de modo efetivo para o desenvolvimento de uma divulgação de sucesso? Por mais que o boca a boca tenha sido muito utilizado antigamente, hoje, os médicos percebem que podem ajudar mais pessoas de maneira efetiva, e isso contribui para o seu reconhecimento.

É importante ressaltar que a implementação de ações e estratégias do marketing médico são significativamente otimizadas quando planejadas por um especialista no assunto.

Contar com profissionais de excelência pode fazer toda a diferença e trazer resultados surpreendentes.

Se você achou o conteúdo interessante, leia também o post sobre como atrair e fidelizar seus pacientes com o marketing médico e aprofunde seus conhecimentos sobre as principais ferramentas e estratégias disponíveis!

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