O empreendedorismo na saúde é uma atividade que vem ganhando força nos últimos anos.
No entanto, a prática ainda pode representar um desafio aos médicos que já têm ou desejam abrir sua própria clínica.
A relação médico e paciente é pautada por diferentes experiências de vida que podem ser beneficiadas por atitudes empreendedoras, as quais possuem a finalidade de otimizar os procedimentos rotineiros de um consultório.
Apesar de os médicos possuírem características inerentes a grandes empreendedores, como a facilidade em reconhecer padrões e estarem focados em ação, há algumas situações enfrentadas por todos os empreendedores que demandam um modelo de gestão eficiente.
Por isso, o empreendedorismo na saúde representa uma oportunidade para que os médicos possam aprimorar características pessoais como liderança e trabalho em equipe, além de possibilitar o uso de criatividade e inovação, atributos importantes para empreendedores.
Listamos algumas dicas para ajudar médicos que buscam empreender em suas clínicas e consultórios. Acompanhe:
Gestão eficiente
Com o intuito de aliar a tecnologia e gestão para facilitar a rotina administrativa do consultório, já estão disponíveis no mercado softwares especializados na gestão de clínicas médicas.
Tais softwares simplificam o controle do fluxo de caixa, além de marcar e atualizar o status de consultas, diminuindo o número de faltas de pacientes.
Os softwares de gestão oferecem diversos recursos úteis e são simples de serem implantados e utilizados por todos que trabalham no consultório.
Qualidade do serviço prestado
Médicos passam por anos de estudo para estarem aptos ao exercício da função e iniciarem sua própria clínica.
No entanto, os malefícios oriundos de uma administração deficiente podem representar um grande desafio para médicos empreendedores.
Um atendimento cordial e eficiente de toda sua equipe é uma das estratégias mais importantes para garantir a qualidade do serviço prestado e, assim, promover a fidelização dos pacientes.
Além do tratamento em si, o paciente busca acolhimento.
É importante lembrar-se que um paciente satisfeito faz questão de promover o serviço à sua rede de contatos, o que caracteriza uma forma valiosa de marketing espontâneo.
Feedback dos pacientes
A boa prática do empreendedorismo na saúde reconhece a importância do feedback de seus pacientes e como utilizá-lo para enfrentar os desafios do dia a dia.
Desorganização na agenda, dificuldades em manter os dados atualizados, necessidade de estabelecer um atendimento mais humanizado são situações que podem passar despercebidas pelo gestor.
Por isso, ouvir o que seus pacientes têm a lhe dizer permite que os médicos empreendedores possam identificar os pontos fortes e fracos da clínica e ajustá-los de acordo com as expectativas de seus pacientes.
Empreendedorismo na saúde: abertura às boas ideias
O próprio empreendedor é capaz de fomentar situações e procedimentos que resultem em boas ações.
É importante ressaltar que criatividade e inovação não são exclusivas de momentos de inspiração. É possível criar algo novo simplesmente repensando conceitos e combinando-os com outros pontos de vista.
Sendo assim, como em qualquer outro segmento, o empreendedorismo na saúde pode transformar os novos consultórios por meio do uso eficiente da tecnologia com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e a gestão da clínica.