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Parabéns! Você está a um passo de alcançar o sucesso do seu consultório médico em 2024

Pegue seu café e confira os conteúdos que preparamos exclusivamente para você. Reflita sobre seus processos atuais, entenda como transformar sua clínica e obtenha o desempenho que você sempre sonhou.

Diagnóstico do consultório

Você sabe como está a eficiência da sua clínica? Responda as perguntas abaixo e entenda como vai a saúde do seu próprio negócio médico.

a) Mais de 20 minutos

b) 8 minutos

c) 3 minutos

d) Não sei dizer

a) Sim, já precisei reenviar documentos

b) Sim, já tive dificuldade em entender um documento médico

c) Sim, mas são casos isolados

d) Nunca ocorreu

a) Preciso encontrar a ficha do paciente para ler os papeis antes da consulta​

b) Costumo sempre perguntar para o paciente sobre seu histórico​

c) Consigo encontrar o dado a qualquer momento no prontuário eletrônico​

d) Não costumo checar o histórico durante a consulta

a) Sim, alguns arquivos em papel foram perdidos em mudanças ou acidentes

b) Sim, alguns ou todos os dados foram perdidos em um sistema

c) Sim, mas casos isolados de falha humana

d) Nunca ocorreu

a) 1 hora

b) 3 horas

c) Mais de 5 horas

d) Não sei dizer

a) Sim, todos os dias não consigo começar todas as consultas no horário marcado

b) Sim, algumas consultas na semana não começam no horário marcado

c) Sim, mas casos isolados durante o mês

d) Não tenho esse problema

Resultado diagnóstico | Eficiência do consultório

Mais respostas A: eficiência —> 0% a 50% [Revise seus processos imediatamente] 🚨

Mais respostas B: eficiência —> 51% a 70% [Eleja os principais processos e foque neles] 🎯

Mais respostas C: eficiência —> 71% a 90% [Seus processos são eficientes, mas podem melhorar] 🏗️

Mais respostas D: eficiência —> 91% a 100% [Parabéns, seu consultório é altamente eficiente] ⭐ 

Finanças: gestão financeira de consultório

Antes de começar a transformação na sua clínica, é muito importante olhar com atenção para as finanças. 

As 5 dicas financeiras mais importantes para médicos

Dr. Maikel Ranthum dá dicas eficientes para que você possa poupar, investir, realizar sonhos ou simplesmente ter uma vida financeira com mais solidez e livre de preocupações, sem continuar refém de plantão.

Gestão de custos para consultórios médicos

Uma boa gestão de custos pode fazer toda a diferença na hora de administrar uma empresa. Para que esse gerenciamento seja eficiente, o processo deve envolver conceitos e tarefas de planejamento, organização, controle e direção. Preparamos uma planilha exclusiva para você fazer a gestão dos custos da sua clínica médica.

Perguntas frequentes sobre finanças médicas

A organização financeira para médicos permite que os profissionais conquistem autonomia e independência, por meio de processos como fluxo de caixa, capital de giro, investimentos, relatórios e sistemas de gestão.

Para isso, algumas ações são essenciais:

  • Registre diariamente seu fluxo de caixa
  • Tenha uma reserva para emergências
  • Mapeie seus custos fixos e variáveis
  • Identifique todas as suas fontes de receita
  • Entenda seu capital de giro
  • Não misture despesas pessoais e despesas da clínica
  • Escolha o regime tributário ideal para seu negócio
  • Negocie seus pagamentos
  • Diversifique os meios de pagamento da clínica

Quer saber mais sobre o tema? Acesse um artigo que preparamos sobre Organização financeira para consultórios médicos

Quem nunca formou preço perguntando para os colegas ou vendo o preço dos concorrentes? Não se preocupe se é o seu caso, isso não é necessariamente um erro. Mas, o ideal é aplicar uma equação simples e chegar no seu valor ideal. 

Preço do Atendimento = Custos Fixos + Custos Variáveis + Impostos + Atendimento de Retorno + Lucro

Custos fixos: não variam com número de atendimentos, como aluguel, condomínio, IPTU, CFM, entre outros.

Custos Variáveis: variam de acordo com número de atendimentos. Por exemplo, insumos para o atendimento como luvas, medicações, ou equipamentos.

Impostos: no cálculo de seu atendimento, é necessário sempre considerar os custos de impostos (como a taxa do cartão de crédito, por exemplo)
Atendimento de retorno: se você faz uma consulta de 1 hora e tem um retorno de 15 minutos, deve calcular a taxa de sala de 1h15. Se você usar consumíveis, também tem de calcular os consumíveis da consulta e do retorno.

Lucro: esse todo mundo conhece! É a parte que lhe cabe do preço de seu atendimento, seja como pro labore ou como investimento.

Quer saber mais sobre o tema? Acesse um artigo que preparamos sobre Precificação para clínicas

Os ralos financeiros podem ser pequenos gastos que, somados, acabam se tornando grandes perdas no final do mês.

  • Desperdício de materiais e medicamentos: o uso inadequado ou o descarte incorreto pode resultar em perdas financeiras significativas;
  • Ausência de controle de estoque: pode resultar em desperdício de recursos financeiros, além de dificultar a gestão de compras e o planejamento de gastos;
  • Uso inadequado de equipamentos: podem resultar em perda de eficiência e aumento de custos com reparos e substituição de equipamentos;
  • Falta de investimento em tecnologia e automação: pode resultar em processos manuais e ineficientes, aumentando os custos com pessoal e o tempo dedicado à administração;
  • Inadimplência de pacientes: pode prejudicar a saúde financeira do negócio, comprometendo o fluxo de caixa e aumentando os custos com ações de cobrança;
  • Ausência de planejamento tributário: pode resultar em pagamentos desnecessários de impostos ou multas, aumentando os custos do negócio;
  • Má gestão de despesas e receitas: pode prejudicar a saúde financeira do negócio, resultando em perda de lucratividade e dificuldades na gestão do fluxo de caixa.

Quer saber mais sobre o tema? Acesse um artigo sobre Gestão Financeira para clínicas

Um bom planejamento financeiro não deve apenas mostrar com seu consultório está financeiramente hoje, mas conseguir prever como serão os próximos meses, até mesmo anos.

  1. Estabeleça metas e objetivos para a clínica
    Determinando os objetivos de médio e longo prazo, você consegue planejar quais planos de ações serão traçados para atingir todas as metas ao longo do tempo, garantindo o sucesso do seu consultório.
  2. Defina todas as métricas que serão avaliadas
    Acompanhar indicadores é essencial para entender se suas metas estão sendo atingidas. Algumas das principais métricas avaliadas em clínicas médicas são: Receita bruta, receita líquida, custo fixo, custo variável, lucro bruto, lucro líquido, lucratividade e ticket médio
  3. Registre e acompanhe suas movimentações financeiras
    Esse controle é fundamental para avaliar a gestão financeira como um todo, por isso, lembre-se de sempre manter um controle rigoroso da entrada e saída do caixa, assim como as contas que foram pagas, investimentos recebidos, entre outros.
  4. Utilize a tecnologia a seu favor
    Um software médico, por exemplo, pode oferecer um ótimo controle financeiro do seu consultório, e te ajudar no seu planejamento desde o começo da sua jornada para o sucesso.
  5.  

Quer saber mais sobre o tema? Acesse um artigo sobre Planejamento financeiro para consultórios

Investimentos para médicos

Diferente de práticas conhecidas como “guardar dinheiro”, em que suas economias simplesmente ficam paradas, o investimento consegue te proporcionar uma renda extra. Escute agora nosso podcast exclusivo sobre o tema.

Tecnologia: o que é essencial para um consultório?

Se a tecnologia não faz parte do dia a dia da sua clínica, saiba que você pode estar perdendo tempo (e dinheiro).

Agenda online

Se você ainda usa agenda em papel, saiba que pode estar gastando tempo, além de correr risco de perder informações (e até pacientes). Pesquisas indicam que ter uma agenda médica online pode reduzir em até 30% a falta de pacientes em consultas, isso além de garantir mais mobilidade e organização para a recepção e o próprio médico.

🔗Como escolher uma agenda médica online?

🎥 Como reduzir a taxa de faltas em consultas?

Prontuário eletrônico

Você já teve dificuldade de encontrar o prontuário de um paciente antes da consulta? Ou já perdeu as informações em mudanças/acidentes? Se a resposta for “Sim”, saiba que isso é extremamente grave. Aderir ao prontuário eletrônico gera mais agilidade no atendimento e mais segurança para você e para o paciente.

🔗Os benefícios do prontuário eletrônico

📖 Guia definitivo para escolher um prontuário eletrônico

Teleconsulta

A telemedicina pode ser uma alternativa muito interessante não somente para primeiras consultas, mas também retornos, avaliações de exames e outros. Essa é uma opção que gera economia de tempo/dinheiro e também amplia o território de atendimento médico. Com uma plataforma segura, e integrada ao prontuário eletrônico, é possível ampliar a qualidade da experiência do paciente.

🔗Vantagens da telemedicina para consultórios

🎧 Teleconsulta e otimização de atendimentos

Prescrição digital

Evitar erros na leitura de um receituário, manter um histórico do paciente e poder prescrever de qualquer lugar, são apenas algumas das vantagens da prescrição digital. Além disso, com uma solução eletrônica, é possível acessar um banco de dados atualizados sobre medicações, gerando muito mais agilidade durante a consulta.

🔗 Vantagens da prescrição eletrônica

🎥 Saiba por que usar a prescrição digital no seu consultório

 

Sistema de gestão

Evitar erros na leitura de um receituário, manter um histórico do paciente e poder prescrever de qualquer lugar, são apenas algumas das vantagens da prescrição digital. Além disso, com uma solução eletrônica, é possível acessar um banco de dados atualizados sobre medicações, gerando muito mais agilidade durante a consulta.

🔗 Vantagens da prescrição eletrônica

🎥 Saiba por que usar a prescrição digital no seu consultório

Marketing: estratégias para atração de pacientes

Atrair novos paciente não é uma tarefa simples, mas está longe de ser difícil. É essencial a atenção aos canais e estratégias digitais.

Para entender as melhores estratégias de marketing para atrair mais pacientes, é fundamental conhecer estes termos técnicos da área:

Grupo de pessoas que representa seus pacientes. No caso da pediatria, por exemplo, o público-alvo ideal pode ser mulheres que estão tentando engravidar, mulheres que já estão na gestação ou casais que já têm filhos.​

Perfis semi-fictícios, baseados em pessoas reais, que representam seus pacientes ideais. Para um dermatologista, uma Buyer Persona pode ser a Gabriela, uma jovem de 24 anos que quer começar a cuidar da sua pele e não tem o costume de passar protetor solar. Com as Personas, você pode implementar estratégias mais segmentadas, economizando tempo e dinheiro​

O potencial paciente. O lead é um contato que você conseguiu por meio do Marketing Digital, e ele pode ser um futuro paciente, caso você utilize as ações certas para convertê-lo Jornada do paciente: também conhecida como funil de vendas, a jornada representa as etapas que seus pacientes passam quando agendam uma consulta no seu consultório, desde o momento que decidem buscar por um profissional de saúde, até o pós-consulta

Representa as ações que otimizam seus conteúdos para os mecanismos de buscas. Ou seja, ao escrever conteúdos para o seu blog, é necessário aplicar as boas práticas de SEO para que seus artigos sejam bem ranqueados no Google e apareçam como os primeiros resultados das pesquisas dos seus pacientes​

Produção de conteúdo (eBooks, vídeos e artigos) para entes informados ou engajados sobre o seu ramo de atuação ou com os serviços que você presta.​

Big data é o conceito que permite aos profissionais de qualquer área ter acesso aos principais dados e métricas sobre os seus serviços ou ramo de atuação. Esse conceito estuda como os dados devem ser captados, tratados e analisados para a melhor tomada de decisão num negócio​

É a forma que as empresas têm de gerir as suas marcas para obter retorno financeiro e demonstrar propósito em suas ações e atitudes. No branding, além de ter um nome ou uma logo que marca, é fundamental que a empresa demonstre os seus valores de forma alinhada com a sua persona ou público-alvo.

O Inbound Marketing é conhecido como marketing de atração, e diferente do marketing tradicional, seu objetivo é ser encontrado pelas pessoas que estão buscando por um produto ou serviço de maneira natural, ao invés de sair atrás de clientes. Você provavelmente já recebeu uma ligação de telemarketing, mesmo quando a proposta não fazia sentido nenhum para seu estilo. O Inbound Marketing é exatamente o contrário. Antes de oferecer algo ao cliente, o Inbound entende quais são as necessidades da Buyer Persona, e como sua empresa pode solucionar seus problemas.​

O blog é o principal pilar do Marketing de Conteúdo. Afinal, ele é um canal personalizado para seus pacientes, sem interferências de outras distrações, como anúncios e redes sociais. Com o seu blog, você pode publicar na hora que quiser, quais conteúdos desejar e ter um canal direto com seus pacientes. O melhor de tudo é que você pode enviar os artigos publicados para seus pacientes, seja por uma lista de encaminhamento no WhatsApp ou por uma campanha de e-mail. Você pode adotar um envio semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com as preferências dos seus pacientes. Ele também é excelente para quem deseja ter um bom posicionamento no Google, e aparecer como primeiro resultado nas pesquisas dos pacientes. O site médico pode ter um blog, mas não é, necessariamente, o mesmo canal. Você pode ter um domínio para seu site, e outro para seu blog. A principal diferença entre eles é que o seu site é institucional. Ou seja, nele você irá colocar as principais informações sobre seu consultório, e seu currículo.​

O Google é o mecanismo de busca mais utilizado no mundo e merece um destaque especial. Não aparecer no Google é o maior erro do Marketing Digital para médicos. A conta do Google Meu Negócio é gratuita, e você será encontrado mais facilmente nas pesquisas, justamente por ser uma ferramenta do próprio Google. Nela, você pode adicionar os principais dados do seu consultório, como endereço, horários de funcionamento, formas de contato, fotos, site e avaliações. Ao receber avaliações, não deixe de responder todas, inclusive, as negativas. Mostrar que você se importa com a opinião dos seus pacientes é essencial para quem está conhecendo sobre seu serviço, e responder educadamente críticas e mostrar como busca melhorar cada vez mais é a melhor forma de mostrar como está comprometido com a experiência de quem vai até sua clínica. O Google Ads é uma das mídias pagas mais utilizadas no Marketing Digital. Com ele, você pode pagar para que uma página apareça como anúncio para palavras-chaves específicas, como “psiquiatras em são paulo”. O Facebook e o Instagram também possuem sua própria rede de anúncios nos canais. Você já deve ter visto um anúncio em todos esses lugares. É claro que ter um bom SEO é mais vantajoso do que investir apenas em anúncios, mas também é uma estratégia que vale a pena ser comentada. ​

Como aumentar sua base de pacientes particulares?

Descubra como aumentar o volume de pacientes na sua clínica e o lucro de suas consultas de forma justa e que fidelize os pacientes.

Tudo sobre Marketing Médico

Preparamos uma série de vídeos especiais tratando das principais dúvidas sobre o tema.

Experiência do paciente: atendimento e feedbacks

O primeiro (e mais importante) passo é conhecer seu paciente. Só assim, é possível criar estratégias para melhor atender e fidelizar.

Durante a vida profissional do médico é comum encontrar diferentes tipos de pacientes, que apresentam necessidades e expectativas distintas. Por isso, é importante conhecer bem as suas peculiaridades para saber atendê-los da melhor forma possível. Saber quais os tipos de pacientes podem chegar no consultório e como tratar cada um deles vai fazer muita diferença para o seu negócio, potencializando sua relação médico-paciente e aumentando sua fidelização. Observar o comportamento dos pacientes proporciona um diferencial para as clínicas e consultórios, pois auxilia na melhoria do atendimento e permite consultas personalizadas. Veja, a seguir, os principais tipos de pacientes e como lidar com eles.

“Sabe tudo”

Com base nos sintomas, esse tipo de paciente já pesquisou em sites de busca possíveis enfermidades e até mesmo os tratamentos disponíveis, e procura o médico apenas para validar seu diagnóstico e adquirir uma receita médica. Quando o médico realiza um diagnóstico diferente daquele imaginado pelo paciente, é comum que esse tipo de paciente perca a confiança no médico ou mesmo passe a questioná-lo de forma bastante direta com base nas informações que pesquisou. A melhor maneira de lidar com esse tipo de paciente é demonstrando segurança. Você deverá “provar” que seu diagnóstico está correto, explicando tanto o diagnóstico quanto o tratamento com calma e com um alto nível de detalhes.

Fragilizado

O paciente fragilizado tende a se abater diante de qualquer enfermidade, por vezes, esse comportamento é bastante compreensível, sobretudo se ele estiver com uma doença potencialmente grave ou até mesmo fatal. É comum que esse paciente chore e fique abatido, muitas vezes se mostram inseguros e pessimistas quanto a seguir ou não um tratamento. Por isso, é dever do médico demonstrar empatia e atenção a esse paciente. É fundamental que o médico demonstre um interesse real em ajudar esse paciente, não apenas no tratamento da sua enfermidade em si, mas do ser humano como um todo. Essa atenção dará confiança a esse paciente para que ele continue o tratamento e siga todas as orientações médicas.

Inseguro

O paciente inseguro apresenta muitas dúvidas sobre sua enfermidade e tratamento, e comumente está relacionado a pacientes que apresentam um baixo grau de escolaridade, com dificuldade em compreender instruções ou termos técnicos comuns. Por isso, ao se deparar com um paciente inseguro, é importante mostrar todas as opções de tratamento de maneira detalhada, calma e clara. Também é necessário ter paciência para tirar todas as suas eventuais dúvidas e ajudá-lo a decidir com consciência. É importante que o paciente entenda o seu tratamento, desde os medicamentos que ele precisa tomar até a importância dos exames e retornos médicos.

Contestador

O paciente contestador costuma reclamar de tudo: horário, preço, serviço e atendimento. Por mais que seja desafiador lidar com um perfil com tanta negatividade, é papel do médico saber compreendê-lo e ajudá-lo da melhor forma possível. Em momento algum tente questioná-lo. O ideal é que você evite entrar em uma discussão, de modo a não gerar nenhum estresse maior. Deixe claro que o seu objetivo é ajudá-lo e conduza a conversa ao fato que o levou até ali.

Exigente

Esse é um dos tipos de pacientes mais difíceis de lidar. Por saber que está investindo o seu dinheiro num serviço, ele se torna exigente em desejar receber todo o retorno possível. A melhor forma de lidar com esse tipo de paciente é mostrar seu profissionalismo e deixar claro que é perfeitamente capaz de ajudá-lo. Faça com que o paciente se sinta à vontade com você, ou seja, conquiste sua confiança. Ofereça o máximo de informações sobre seu quadro e o tratamento.

Desatento

Em geral, pacientes com esse perfil apresentam dificuldades em seguir tratamentos longos ou complexos e tendem a interromper a medicação por conta própria quando acreditam que já estão melhores. Se o tratamento exigir mais de uma medicação, procure prescrever de maneira clara e objetiva. Sempre que possível, rascunhe um esquema diário com os nomes de medicamentos e horários e reforce a recomendação de que o tratamento não deve ser finalizado antes do prazo estabelecido por você sob nenhuma hipótese.

Experiência do paciente: atendimento e feedbacks

Como conhecer seu paciente e fidelizá-lo.

Qual a importância de pensar na jornada do paciente?

Confira um vídeo especial e exclusivo sobre o tema.