Como montar um consultório em casa? Confira algumas dicas!

Principais tópicos

Um médico pode abrir um consultório em casa? Essa é uma pergunta que muitos estudantes de medicina ou recém formados podem se fazer quando estão perto de começar a trabalhar por conta própria.

Durante o período de residência (ou até mesmo antes, quando ainda se está no período universitário), é comum se perguntar quais são os melhores meios para se trabalhar como médico.

Embora inicialmente muitos busquem um emprego em clínicas ou hospitais, abrir um consultório também pode ser uma boa escolha, desde que observados certos pontos.

Nesse sentido, abrir um consultório médico pode ser uma forma de decidir os próprios rumos que os seus serviços enquanto profissional irão tomar.

Isso toma tempo de planejamento e um pensamento mais empreendedor, mas não há dúvidas de que a médio e longo prazo, pode ser bastante recompensador.

Uma das principais barreiras que pode haver na hora de abrir um estabelecimento médico, no entanto, é com relação à estrutura.

Há um senso comum de que abrir um consultório custa bastante caro e por isso, alguns pensam em iniciar em sua própria casa. Isso é possível? Há algum tipo de adaptação que precise ser feita? O que deve ser levado em consideração antes de levar esse plano adiante?

Neste artigo falaremos um pouco melhor sobre como montar um consultório em casa. Aqui, você vai descobrir mais a respeito dos seguintes tópicos:

Continue lendo para saber mais!

É possível ter um consultório médico em casa?

consultorio em casa mulher sorrindo

Sim, é possível ter um consultório médico em casa, desde que sejam seguidas determinadas normas e ritos administrativos.

O primeiro passo fundamental para a abertura do seu negócio de saúde é se organizar e verificar toda a documentação necessária para regularizar o consultório.

Não há diferenciação burocrática sobre o local em que o consultório médico será aberto, mas deve-se seguir os seguintes passos em qualquer caso:

Definição da Área de Atuação: de acordo com listagem da Agência Nacional de Saúde (ANS), existem 54 categorias distintas de estabelecimentos de saúde. Cabe a você definir quais serão as áreas de atuação do seu consultório.

Se você fizer os atendimentos sozinho, por exemplo, é provável que isso ocorra em uma especialidade ou na clínica geral.

Determine qual será o seu CNAE: com essa definição em mãos, você poderá definir qual será o CNAE a ser adotado.

O CNAE nada mais é do que a “Classificação Nacional de Atividades Econômicas”, que servirá como instrumento fiscal e para apontamento de responsabilidades com impostos e comercialização de serviços.

Quando falamos de um consultório pequeno ou em casa, normalmente o CNAE a ser adotado é o 8630-5/03, que se refere a Atividade Médica Ambulatorial restrita a consultas. 

Caso você realize procedimentos cirúrgicos ou exames complementares, os CNAES serão respectivamente 8630-5/01 e 8630-5/02.

Regularize a situação junto à prefeitura do seu município: o Alvará de Funcionamento é uma das obrigações que devem ser cumpridas antes de iniciar os seus atendimentos.

O alvará pode ser obtido junto à prefeitura, que enviará um fiscal para verificar se o local está adequado para as atividades às quais estão destinadas no seu CNAE.

Obtenha o licenciamento sanitário: como um estabelecimento de saúde, determinados procedimentos sanitários devem ser adotados.

Para isso, é necessário que haja uma vistoria por parte da Vigilância Sanitária que, caso necessário, solicitará alterações no ambiente antes de dar a licença sanitária para o funcionamento do local como estabelecimento de saúde.

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros: outro fator importante para montar um consultório são as documentações do corpo de bombeiros.

A depender do tamanho da sua estrutura, um bombeiro deverá comparecer ao seu estabelecimento e verificar se há riscos de incêndio e se ações preventivas e corretivas (rotas de fuga, portas corta-fogo e extintores de incêndio) podem ser tomadas caso ocorra algum acidente.

Caso esteja tudo em conformidade, o bombeiro emitirá um laudo, com o auto de vistoria válido por 1 ano.

Certificado de Limpeza Urbana: esse tipo de certificado é necessário para estabelecimentos da área de saúde, pois há a produção de resíduos com riscos de contaminação.eBook Grátis: Com o Guia Definitivo você vai aprender como Planejar e Organizar bem as suas ideias para tirar do papel o sonho de possuir seu local próprio de trabalho.

Quando vale a pena ter um consultório em casa?consultorio em casa reuniao telemedicina

Um consultório em casa pode ser uma boa forma de iniciar na profissão.

Muitas vezes, o médico recém-formado busca ter a autonomia de ter o seu próprio negócio, mas esbarra na necessidade de ter grandes estruturas ou alugar um espaço apenas para esse fim.

Nesses casos, quando o profissional não tem o capital necessário (ou não se sente à vontade para despendê-lo), muitas vezes há o “adiamento do sonho”.

Então, ele passa a trabalhar para outras pessoas ou clínicas, para que apenas alguns anos depois possa abrir seu próprio consultório ou clínica médica. É um plano válido, mas que poderia ser encurtado com um consultório em casa.

Além dos recém-formados, um consultório em casa pode ser uma boa forma de atendimento para profissionais que realizam muitos atendimentos por Telemedicina.

Montando um local para realizar as suas demandas de trabalho dentro de casa, evita-se a confusão entre o lado profissional e pessoal, além de diminuir custos com aluguel e deslocamentos

Quais os requisitos fiscais para ter um consultório em casa?

consultorio em casa medico

Antes de abrir de fato seu negócio, você precisa legalizar seu consultório, atendendo todas as exigências legais e sanitaristas necessárias.

Para obter um funcionamento legal e seguro, é preciso buscar uma série de autorizações, advindas, por exemplo, do corpo de bombeiros, da Vigilância Sanitária e de outros órgãos da prefeitura – o que varia de cidade para cidade –, bem como do registro do consultório enquanto pessoa jurídica (CNPJ).

O mais recomendável é sempre ter um contador de confiança para cuidar das questões burocráticas e fiscais. Se possível, conte com os serviços de alguém que tenha familiaridade com a área de saúde ou disposição para aprender.

Continue a leitura e veja 3 processos que você não pode se esquecer para legalizar o seu consultório:

  • Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária;
  • Cadastro no CNES;
  • Autorização do Corpo de Bombeiros;
  • Licença de Funcionamento.

Para obter a licença de funcionamento, é necessário apresentar um laudo técnico de avaliação do imóvel, quando for dada entrada ao pedido. Não se esqueça que o licenciamento deve ser renovado anualmente.

Quer saber tudo o que você precisa fazer para regularizar um consultório? Baixe nosso eBook como regularizar sua clínica ou consultório gratuitamente. ebook-regularizar-sua-clinica

5 dicas de como ter um consultório em casa eficiente

Faça uso do agendamento online

O agendamento online é uma das ferramentas que mais podem potencializar o número de atendimentos de um médico iniciante ou de quem está montando um consultório em casa.

Hoje, há profissionais que entregam aos pacientes a autonomia de escolher quais são os melhores dias e horários para serem atendidos, sem que isso necessariamente tenha que passar por uma secretária ou recepcionista.

Nesse sentido, há vantagens para ambos os lados: o paciente, que ganha facilidade na hora de agendar uma consulta e para o médico, que pode começar um consultório sem a necessidade de contratar uma profissional full-time para realizar esse tipo de agendamento.

A melhor forma de fazer isso é através de softwares médicos, que deixam a agenda do médico disponível para agendamentos e fazem as confirmações para o paciente de modo instantâneo.

Na ferramenta de agendamento online da iClinic, por exemplo, você consegue melhorar a experiência que os seus pacientes têm ao realizar o agendamento de suas consultas.

Essa comodidade pode fazer com que eles optem pelo seu consultório e tenham cada vez mais recorrência nos atendimentos, pois já sabem exatamente como o processo de marcação funciona.

Além disso, o iClinic tem integração direta tanto com a agenda do médico no software quanto com o Google Agenda. Isso permite fácil visualização e tranquilidade para organizar melhor as necessidades dos pacientes.

Disponibilize lembretes e confirmações por e-mail

Para evitar faltas e atrasos dos pacientes nas suas consultas, envie lembretes e confirmações por e-mail, SMS ou WhatsApp. Com isso, diminui-se a necessidade de fazer reagendamentos.

Use a tecnologia para organizar o processo de documentação de pacientes

prontuario do paciente tela do iclinic

Uma das melhores coisas que o médico pode ter enquanto atende é o fácil acesso às documentações do paciente.

Antigamente isso só podia ser feito por meio dos arquivos (dispositivos físicos e com gavetas enormes), que poderiam ser acessados desde que estivessem no mesmo cômodo ou por meio de solicitações para a recepcionista.

Esse processo de buscar os prontuários nem sempre era rápido e facilitado. Hoje, com os prontuários eletrônicos, o médico pode acessar todo o histórico de atendimentos do paciente com apenas alguns cliques.

Entre as vantagens de usar um prontuário eletrônico, podemos destacar ainda a facilidade em filtrar e comparar as informações. No iClinic você pode fazer comparação de dados e evoluções numéricas do paciente de forma fácil.

Além disso, ao armazenar os dados em um software médico de excelência como o iClinic, você tem a certeza de que eles estão cuidados de forma segura e de acordo com o que estabelece a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Invista em um ambiente limpo e agradável

Um ambiente agradável, limpo e organizado é importante em praticamente qualquer contexto, sobretudo num consultório médico. Ainda que você esteja abrindo o seu consultório na sua casa, ele deve ter o visual de um consultório.

Algumas coisas são “sagradas” e no contexto médico, podemos dizer que inventar demais ou mexer em questões consolidadas como as cores das paredes pode não cair bem.

Para dar um toque pessoal à decoração do seu consultório, invista em móveis que sejam sóbrios, mas que não destoam do que o ambiente realmente deve ser: claro, limpo e agradável.Baixe grátis: eBook sobre decoração e arquitetura para clínicas e consultórios!

Use a automação para reduzir a carga de trabalho

consultorio em casa escritorio

Um médico deve ficar concentrado primeiramente em atender bem aos seus pacientes. Isso só é possível quando o profissional tem tempo e energia suficiente para fornecer as melhores condições de atendimento.

Por isso, a automação de tarefas administrativas ou gerenciais é uma das formas para ganhar tempo e reduzir a carga de trabalho.

Softwares médicos auxiliam, por exemplo, na organização da agenda do médico, no disparo de lembretes de agendamento para os pacientes e na gestão financeira – com telas que organizam melhor as informações que realmente são relevantes na gestão.

Com essas ferramentas, trabalha-se menos horas e de forma mais eficiente.

Um exemplo disso é o atendimento automatizado do iClinic. Por meio dessa ferramenta, é possível automatizar muitas tarefas de marketing e relacionamento com o cliente.

Entre as três principais funcionalidades dessa ferramenta estão o envio de confirmações de consulta por WhatsApp, e-mail e SMS, disparo automático de mensagens de e-mail marketing/newsletter e o agendamento online.

A Telemedicina e o consultório em casa

Além das consultas convencionais, feitas presencialmente, o consultório em casa pode ser uma boa forma de realizar atendimentos por telemedicina.

Mesmo que você tenha outro lugar para atender no seu dia a dia, como uma clínica ou consultório de terceiros, você pode usar a sua casa para ganhar renda e experiência.

Os atendimentos online têm sido uma boa forma de prestar serviços médicos. É bom tanto para quem atende, que ganha mais um modo de trabalho, e também para quem é paciente.

Uma das formas de conseguir prestar serviços de atendimento por Teleconsulta é oferecendo o agendamento online.

O paciente verifica na agenda do médico qual o melhor dia e horário para encaixar a consulta em sua rotina e solicita o agendamento. Tudo isso sem ter que passar por uma terceira pessoa (como uma recepcionista) e sem ter que ligar para lugar nenhum.

Kit Grátis: Descubra como divulgar o agendamento online da sua clínica.

Dicas de decoração para consultório em casa

A decoração de um consultório pode ser desafiadora, mas não é tão complexa quanto muitas pessoas pensam.

Para montar um ambiente perfeito para atendimento ao público, você deve se inspirar em um estilo, além de focar na funcionalidade, praticidade, coerência e bom gosto.

As cores das paredes necessitam de uma atenção especial, uma vez que o ambiente precisa transmitir uma sensação de tranquilidade e limpeza aos pacientes.

O ideal é optar por cores claras ou neutras, como bege, branco, azul suave ou cinza claro, que proporcionam sensação de leveza e deixam o ambiente com um visual mais amplo.

Todas as bancadas e assentos têm que ser de material de fácil higienização; e não podem esquentar ou esfriar demais em contato com a pele. E todo adorno desnecessário deve ser descartado das propostas decorativas.

Não se pode deixar à mostra na decoração itens muito pessoais, como fotos de família ou recordações de viagens particulares. Deve-se limitar a itens de escritório, protótipos e certificados.

Ferramentas para te ajudar na gestão do consultório em casa

consultorio em casa homem sorrindo

A organização é a chave para a prosperidade de qualquer consultório. Com ela, é possível gerenciar os planos, projetos, finanças, metas e objetivos de um negócio.

Além disso, sem organização, o que foi estabelecido acaba saindo do caminho planejado. Afinal, você pode acabar perdido em meio a informações desorganizadas.

Por isso, é muito importante utilizar ferramentas para ajudar na gestão do consultório em casa.

iClinic

Existem funcionalidades fundamentais que devem ser observadas para que você tenha certeza da melhor performance possível na sua rotina, como a garantia na segurança dos dados e também a disponibilidade de um suporte qualificado e solícito.

Ainda assim, fatores como a integração total de recursos, o armazenamento online, a possibilidade de prescrição digital e a facilidade do uso, apesar de também serem óbvios, não são oferecidos por todas as opções disponíveis no mercado brasileiro.

O sistema do iClinic oferece um leque extenso de funções que automatizam uma série de tarefas do dia a dia da recepcionista e do médico, além de viabilizar informações relevantes para a gestão do consultório.

Prontuário personalizável, receituário digital, solicitação de exames com criação de modelos mais solicitados, marketing médico, gráficos de evolução de pacientes, gestão financeira e relatórios, envio de lembretes de consulta automáticos, agenda e acesso remoto são algumas das possibilidades do software.

Evernote

medico em seu consultorio em casa

O Evernote é uma ferramenta simples, mas bastante útil para quem gosta de fazer anotações e manter tudo à mão. O evernote foi criado justamente como uma forma de simplificar esses processos.

Depois de baixar o Evernote você consegue escrever ideias em arquivos de texto, registrar checklists, criar lembretes e até mesmo digitalizar documentos.

Você conseguirá manter informações importantes sempre visíveis ao sincronizar suas notas em todos os seus dispositivos.

Com o Evernote web, você trabalha em seu desktop. Mas, ainda é possível contar com o aplicativo em seu celular ou tablet.

Você poderá adicionar textos, imagens, áudios, digitalizações e PDFs às suas notas, sempre que desejar.

Isso permite que você organize materiais de estudo, crie projetos para a empresa e diversifique suas inspirações diárias de uma maneira muito criativa, organizada e original.

Além disso, é possível fazer backup de documentos importantes em todos os seus dispositivos e manter a informação arquivada.

Ferramentas de marketing médico

No iClinic há ferramentas de marketing médico, que ajudam o médico, clínica ou consultório a reduzir as obrigações que as tarefas do marketing e relacionamento com os pacientes costumam impor a estes profissionais e estabelecimentos.

Além disso, esse tipo de ferramenta ajuda a aumentar a satisfação dos clientes, que se sentem valorizados ao receber mensagens informativas, lembretes ou recados em datas comemorativas.

Outra vantagem das ferramentas de marketing médico disponíveis na plataforma iClinic é que com as automações de e-mail marketing, há uma redução de custo e de tempo nesse tipo de tarefa.

Com isso, não há a necessidade de contratar um funcionário ou uma empresa para cuidar dessas questões.

Conclusão

Assim como para qualquer profissional, para o médico também é imprescindível trabalhar dentro da lei.

Além de ser uma necessidade para o bom funcionamento do consultório, é fundamental para a imagem do profissional.

Dessa forma, é necessário manter o consultório dentro das obrigações legais e com os processos automatizados e seguros.

Se você deseja melhorar a produtividade e reduzir gastos desnecessários em seu consultório, considere adotar um software para gestão de consultórios completo, sem complicações e sem estresse.

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online