Clínicas de luxo: o que são e como criar a sua?

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Principais tópicos

Já ouviu falar em clínicas de luxo? Esse é um modelo de negócio capaz de oferecer uma experiência excepcional, atraindo, assim, muito mais pacientes. Descubra tudo o que você precisa saber neste conteúdo.

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Com o foco maior na longevidade e na saúde, pacientes têm se tornado cada vez mais exigentes. Assim, clínicas que não oferecem uma estrutura adequada e de qualidade tendem a perder espaço no mercado, que está cada vez mais concorrido.

Nesse contexto, investir em clínicas de luxo faz com que você ganhe força frente a sua concorrência. No entanto, antes de falarmos um pouco mais sobre o assunto, precisamos desmistificar que esse modelo de negócio é destinado apenas para pacientes de classe A.

As pessoas estão cada vez mais em busca de qualidade de vida, e isso faz com que elas se importem mais com os cuidados com a saúde. Em virtude disso, muitos procuram por profissionais qualificados para tratar dos seus problemas.

Neste artigo, vamos explicar o que são clínicas de luxo, quais são suas principais características e, de quebra, apresentaremos algumas dicas para você montar a sua. Acompanhe! 🙂

O que são clínicas de luxo?

Quando se trata de saúde, sofisticação já não é mais algo supérfluo. Com o avanço da medicina e equipamentos tecnológicos da área, os pacientes se tornaram mais exigentes. Dessa forma, oferecer algo que vá além das suas expectativas é fundamental para conquistar a sua preferência.

Nesse sentido, as clínicas de luxo são estabelecimentos que apostam em tendências relacionadas à tecnologia e inovação. Ao oferecerem um ambiente agradável, fazem com que as pessoas se sintam confortáveis e confiantes no trabalho dos profissionais.

A consulta, basicamente, já começa logo na entrada: uma recepção bem organizada e bonita e uma infraestrutura adequada que fazem toda a diferença na hora de encantar os pacientes.

Principais características

As clínicas de luxo apresentam algumas características importantes que as distinguem dos seus concorrentes. Entre as principais, podemos citar:

  • exclusividade;
  • atendimento personalizado;
  • qualidade no serviço ou produto oferecido;
  • capacidade de despertar o desejo no paciente.

O objetivo principal das clínicas de luxo é oferecer uma experiência única. Nesse momento, o atendimento humanizado se torna fundamental para conquistar o seu público.

Além de oferecer ao paciente equipamentos de alta tecnologia, você, como profissional da saúde, deve mostrar o quanto se importa com o bem-estar dele. Dessa forma, é possível fortalecer a relação entre vocês, contribuindo para a satisfação de quem frequenta sua clínica.

Como montar uma clínica de luxo?

Após entender como as clínicas de luxo podem ajudá-lo a se destacar no seu segmento, é hora de entender o que precisa ser colocado em prática para alcançar esse objetivo. A seguir, confira nossas dicas:

Entender o público

Entender o seu público-alvo é fundamental para manter a sua clínica em bom desenvolvimento. Isso porque você precisa criar estratégias voltadas para a atração dos seus pacientes, então, saber exatamente o que eles procuram em uma clínica de luxo é indispensável para garantir o seu sucesso.

Eles procuram por profissionais altamente qualificados? Dão preferência para o atendimento humanizado? Se importam com a tecnologia utilizada na realização dos exames e durante as consultas?

Todas essas questões precisam ser analisadas para identificar como o público deve ser abordado, a fim de convencê-lo a procurar a sua clínica sempre que precisarem.

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Oferecer uma experiência única ao paciente

Quem procura por uma clínica de luxo está em busca de profissionais que realmente se importem com seu bem-estar. Assim, esse público não se contenta com atendimentos superficiais e que não exploram a fundo o seu problema.

Nesse contexto, oferecer uma experiência única ao seu paciente durante a consulta, ouvindo todas as suas queixas e o examinando minuciosamente, fará com que ele confie ainda mais no seu trabalho.

No entanto, não pense que a experiência se encerra quando o paciente deixa o seu consultório: trabalhar o pós-consulta é indispensável para melhorar ainda mais a satisfação dele. Nesse momento, uma ideia é trabalhar com o e-mail marketing, enviando conteúdos relevantes e sempre se colocando à disposição em caso de dúvidas.

Investir na decoração

A decoração é o cartão de visita da sua clínica de luxo. Sendo assim, tornar o ambiente ainda mais atrativo é fundamental para passar uma boa impressão. Nesse momento, investir em bons computadores e móveis é fundamental para melhorar a experiência do paciente. Além disso, aposte nas cores claras, para passar a sensação de um ambiente clean.

Investir em quadros e vasos também torna a decoração do ambiente mais sofisticada. As cadeiras da sala de espera podem ser substituídas por poltronas mais confortáveis. Não esqueça também de disponibilizar um espaço kids para as crianças se distraírem e, claro, a senha do Wi-Fi para que seus pacientes não fiquem tão ansiosos enquanto esperam.

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Apostar em alta tecnologia

A tecnologia na área da saúde tem beneficiado muitas pessoas. Os diagnósticos se tornaram mais preciso e as recuperações, mais ágeis. Nesse sentido, uma clínica de luxo precisa contar com equipamentos de alta tecnologia. Dessa forma, é possível fazer com que o paciente se sinta mais bem cuidado pelos profissionais.

Mas não é só no atendimento clínico que a tecnologia precisa ser usada. O setor administrativo de uma clínica também exige o uso dessas ferramentas. Os softwares de gestão possibilitam que os seus colaboradores sejam mais produtivos e diminuem as margens de erros e confusões de dados.

O prontuário eletrônico, por exemplo, permite que o médico tenha acesso a todas as informações do paciente de maneira rápida e fácil, sem ter que perder tempo procurando seu histórico.

O agendamento online, por sua vez, permite que a recepcionista otimize a sua produtividade e evite equívocos como agendar duas consultas para o mesmo horário.

Capacitar toda a equipe

Por fim, temos que lembrar sobre a importância de contar com uma equipe capacitada para oferecer o melhor atendimento em sua clínica de luxo. Sendo assim, ofereça treinamentos e invista em cursos de capacitação. Quanto mais seus colaboradores se sentirem valorizados, mais eles estão dispostos a oferecer o melhor dentro do seu estabelecimento.

As clínicas de luxo devem oferecer não apenas boa estrutura, mas um atendimento impecável. É isso que cativa os pacientes e faz com que eles retornem para novas consultas. O melhor? A excelência também incentiva o marketing boca a boca, ou seja, sempre que tiverem oportunidade, as pessoas falarão bem da sua clínica para parentes e amigos.

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