Ter um consultório próprio além de ser o começo de seu reconhecimento como especialista, traz grandes vantagens: independência profissional, mais uma fonte de receitas, ganho de experiência e maior reconhecimento de seu nome entre pacientes.
Além obviamente do objetivo principal da atividade médica em prol da saúde, um médico precisa, também, de dinheiro. Receber pelo seu serviço prestado à sociedade e, claro, para manter seu consultório operando.
Pensando nesses profissionais e observando um cenário cada vez mais competitivo e com pacientes exigentes, separamos algumas dicas para tornar sua clínica ainda mais rentável:
1. Organização e centralização das informações
Organizar as informações do consultório irá agilizar o atendimento e aumentar a produtividade de toda equipe, além de oferecer uma experiência mais agradável aos seus pacientes.
Isso, além de proporcionar melhor qualidade de atendimento, irá impactar positivamente na rentabilidade da clínica, afinal, mais do que nunca, tempo é dinheiro.
Implantar um sistema médico que facilite o gerenciamento é uma ótima alternativa, pois facilita o trabalho e o torna mais eficaz.
Além disso, através de um bom sistema é possível reunir todos os dados dos seus pacientes em um só canal, o que facilita também a o relacionamento e comunicação com todos eles.
2. Agendamento rápido de consultas
Mais uma vez, organização é tudo, principalmente quando são muitas as informações para gerenciar.
Com o alto fluxo de pacientes e o grande número de tarefas centralizadas nas recepcionistas, operar agendas de papel torna-se extremamente ineficaz, prejudicando o atendimento e até irritando os pacientes.
Imagine a situação do paciente que quer remarcar uma consulta, a recepcionista está ao telefone, deve consultar a data na agenda, apagar, escrever por cima e qualquer espaço para observações fica limitado pelo tamanho do papel.
Afim de ganhar eficiência no processo de agendamento, um sistema de agendamento capaz de organizar os horários de atendimento, a duração das consultas, administrar encaixes, além de fazer reagendamentos e cancelamentos facilitará muito seu trabalho.
Através da agenda, a recepcionista pode colocar observações me qualquer campo e, para reagendar um paciente, basta clicar e arrastar para o novo horário.
Além disso, você ainda pode integrar a sua agenda profissional aos serviços de agenda pessoal do Google e da Apple.
Esta é com certeza uma ferramenta indispensável para uma clínica manter-se organizada e maximizar o número de pacientes agendados.
Lembre-se que o paciente tem, no mínimo, dois pontos de contato com sua secretária antes de chegar até o seu consultório. Atritos e chateações nesse processo reduzem a percepção de valor que eles têm do seu trabalho, dificultando assim uma melhor precificação e até mesmo adesão aos tratamentos propostos.
3. Lembrete de consultas
Outra forma de aumentar a produtividade da clínica e diminuir a taxa de não comparecimento dos pacientes é utilizar um sistema para envio lembretes.
Pesquisas mostram que softwares para envio de lembretes via e-mail e SMS reduzem as faltas em até 30%.
Além disso, a implantação desta prática reduz também custos de telecomunicação, pois pode substituir ligações feitas pelas secretárias para lembrar os pacientes, dando a elas ainda mais tempo para focar em outras atividades.
Outra ação que pode auxiliar muito esse processo é o uso do WhatsApp para confirmação de consultas e orientações sobre o local de atendimento, estacionamento, trânsito local, entre outros. Facilite ao máximo o comparecimento do seu paciente no consultório.
4. Prescrição eletrônica
Com um sistema de prescrição eletrônica, além de deixa-las mais claras, é possível agilizar o processo e otimizar o tempo de atendimento.
Ferramentas permitem o cadastro de modelos de receitas que evitam ou diminuem o tempo de digitação, bastando apenas clicar e imprimir as receitas utilizando um formulário próprio já customizado com o nome do paciente.
5. Controle financeiro
A vida financeira de uma clínica, assim como a de qualquer empresa, requer atenção.
Para isso, é preciso desenvolver métodos que facilitem o controle de despesas e receitas e entender melhor sua estrutura de custos.
O método mais simples de realizar este controle é através do Fluxo de Caixa:
Outro ponto importante é facilitar o acesso do paciente a Nota Fiscal, reembolso ou qualquer documento que o ajude a organizar suas questões financeiras. Um sistema organizado facilitará muito esse processo, o tornando mais rápido e com menos erros e confusões.
6. Maior rentabilidade e redução de custos
Com os tópicos mostrados acima, fica evidente como uma maior organização das informações e automatização dos processos internos de uma clínica podem aumentar a produtividade.
Além disso, a adoção destas práticas reduz significativamente os custos de telecomunicações, infra-estrutura em TI e pessoal.
Uma boa solução para melhorar o rendimento da sua clínica é a adoção de sistemas de gerenciamento em nuvem!
Eles facilitam o funcionamento de clínicas e consultórios, permitindo que o trabalho se torne mais organizado, que o paciente fique mais satisfeito e que se perca menos tempo com certas tarefas.
O iClinic, sistema desenvolvido por especialistas em Informática Biomédica da Universidade de São Paulo (USP) centraliza todos estes recursos, e ajudará você a aumentar a rentabilidade do seu consultório no médio e longo prazo através da eficiência em sua gestão: