Última atualização em 29/10/2020 por
Ter um consultório próprio além de ser o começo de seu reconhecimento como especialista, traz grandes vantagens: independência profissional, mais uma fonte de receitas, ganho de experiência e maior reconhecimento de seu nome entre pacientes.
Além obviamente do objetivo principal da atividade médica em prol da saúde, um médico precisa, também, de dinheiro. Receber pelo seu serviço prestado à sociedade e, claro, para manter seu consultório operando.
Pensando nesses profissionais e observando um cenário cada vez mais competitivo e com pacientes exigentes, separamos algumas dicas para tornar sua clínica ainda mais rentável:
1. Organização e centralização das informações
Organizar as informações do consultório irá agilizar o atendimento e aumentar a produtividade de toda equipe.
Isso, além de proporcionar melhor qualidade de atendimento, irá impactar positivamente na rentabilidade da clínica, afinal, mais do que nunca, tempo é dinheiro.
Implantar um sistema médico que facilite o gerenciamento é uma ótima alternativa, pois facilita o trabalho e o torna mais eficaz.
Além disso, através de um bom sistema é possível reunir todos os dados dos seus pacientes em um só canal, o que facilita também a o relacionamento e comunicação com todos eles.
2. Agendamento rápido de consultas
Mais uma vez, organização é tudo, principalmente quando são muitas as informações para gerenciar.
Com o alto fluxo de pacientes e o grande número de tarefas centralizadas nas recepcionistas, operar agendas de papel torna-se extremamente ineficaz, prejudicando o atendimento e até irritando os pacientes.
Imagine a situação do paciente que quer remarcar uma consulta, a recepcionista está ao telefone, deve consultar a data na agenda, apagar, escrever por cima e qualquer espaço para observações fica limitado pelo tamanho do papel.
Afim de ganhar eficiência no processo de agendamento, um sistema de agendamento capaz de organizar os horários de atendimento, a duração das consultas, administrar encaixes, além de fazer reagendamentos e cancelamentos facilitará muito seu trabalho.
Através da agenda, a recepcionista pode colocar observações me qualquer campo e, para reagendar um paciente, basta clicar e arrastar para o novo horário.
Além disso, você ainda pode integrar a sua agenda profissional aos serviços de agenda pessoal do Google e da Apple.
Esta é com certeza uma ferramenta indispensável para uma clínica manter-se organizada e maximizar o número de pacientes agendados.
3. Lembrete de consultas
Outra forma de aumentar a produtividade da clínica e diminuir a taxa de não comparecimento dos pacientes é utilizar um sistema para envio lembretes.
Pesquisas mostram que softwares para envio de lembretes via e-mail e SMS reduzem as faltas em até 30%.
Além disso, a implantação desta prática reduz também custos de telecomunicação, pois pode substituir ligações feitas pelas secretárias para lembrar os pacientes, dando a elas ainda mais tempo para focar em outras atividades.
4. Prescrição eletrônica
Com um sistema de prescrição eletrônica, além de deixa-las mais claras, é possível agilizar o processo e otimizar o tempo de atendimento.
Ferramentas permitem o cadastro de modelos de receitas que evitam ou diminuem o tempo de digitação, bastando apenas clicar e imprimir as receitas utilizando um formulário próprio já customizado com o nome do paciente.
5. Controle financeiro
A vida financeira de uma clínica, assim como a de qualquer empresa, requer atenção.
Para isso, é preciso desenvolver métodos que facilitem o controle de despesas e receitas e entender melhor sua estrutura de custos.
O método mais simples de realizar este controle é através do Fluxo de Caixa:
6. Maior rentabilidade e redução de custos
Com os tópicos mostrados acima, fica evidente como uma maior organização das informações e automatização dos processos internos de uma clínica podem aumentar a produtividade.
Além disso, a adoção destas práticas reduz significativamente os custos de telecomunicações, infra-estrutura em TI e pessoal.
Uma boa solução para melhorar o rendimento da sua clínica é a adoção de sistemas de gerenciamento em nuvem!
Eles facilitam o funcionamento de clínicas e consultórios, permitindo que o trabalho se torne mais organizado, que o paciente fique mais satisfeito e que se perca menos tempo com certas tarefas.
O iClinic, sistema desenvolvido por especialistas em Informática Biomédica da Universidade de São Paulo (USP) centraliza todos estes recursos, e ajudará você a aumentar a rentabilidade do seu consultório no médio e longo prazo através da eficiência em sua gestão: