6 Dicas para uma clínica médica mais rentável

Dicas para uma clínica médica mais rentável

Felipe Lourenço Gestão da Clínica

Leia em 3 min.

Última atualização em 29/10/2020 por

Ter um consultório próprio além de ser o começo de seu reconhecimento como especialista, traz grandes vantagens: independência profissional,  mais uma fonte de receitas, ganho de experiência e maior reconhecimento de seu nome entre pacientes.

Além obviamente do objetivo principal da atividade médica em prol da saúde, um médico precisa, também, de dinheiro. Receber pelo seu serviço prestado à sociedade e, claro, para manter seu consultório operando.

Pensando nesses profissionais e observando um cenário cada vez mais competitivo e com pacientes exigentes, separamos algumas dicas para tornar sua clínica ainda mais rentável:

1. Organização e centralização das informações

Organizar as informações do consultório irá agilizar o atendimento e aumentar a produtividade de toda equipe.

Isso, além de proporcionar melhor qualidade de atendimento, irá impactar  positivamente na rentabilidade da clínica, afinal, mais do que nunca, tempo é dinheiro.

Implantar um sistema médico que facilite o gerenciamento é uma ótima alternativa, pois facilita o trabalho e o torna mais eficaz.

Além disso, através de um bom sistema é possível reunir todos os dados dos seus pacientes em um só canal, o que facilita também a o relacionamento e comunicação com todos eles.

2. Agendamento rápido de consultas

agenda_celular_lembrete_iclinic

Mais uma vez, organização é tudo, principalmente quando são muitas as informações para gerenciar.

Com o alto fluxo de pacientes e o grande número de tarefas centralizadas nas recepcionistas, operar agendas de papel torna-se extremamente ineficaz, prejudicando o atendimento e até irritando os pacientes.

Imagine a situação do paciente que quer remarcar uma consulta, a recepcionista está ao telefone, deve consultar a data na agenda, apagar, escrever por cima e qualquer espaço para observações fica limitado pelo tamanho do papel.

Afim de ganhar eficiência no processo de agendamento, um sistema de agendamento capaz de organizar os horários de atendimento, a duração das consultas, administrar encaixes, além de fazer reagendamentos e cancelamentos facilitará muito seu trabalho.

Através da agenda, a recepcionista pode colocar observações me qualquer campo e, para reagendar um paciente, basta clicar e arrastar para o novo horário.

Além disso, você ainda pode integrar a sua agenda profissional aos serviços de agenda pessoal do Google e da Apple.

Esta é com certeza uma ferramenta indispensável para uma clínica manter-se organizada e maximizar o número de pacientes agendados.

3. Lembrete de consultas

lembrete_sms

Outra forma de aumentar a produtividade da clínica e diminuir a taxa de não comparecimento dos pacientes é utilizar um sistema para envio lembretes.

Pesquisas mostram que softwares para envio de lembretes via e-mail e SMS reduzem as faltas em até 30%.

Além disso, a implantação desta prática reduz também custos de telecomunicação, pois pode substituir ligações feitas pelas secretárias para lembrar os pacientes, dando a elas ainda mais tempo para focar em outras atividades.

4. Prescrição eletrônica

Com um sistema de prescrição eletrônica, além de deixa-las mais claras, é possível agilizar o processo e otimizar o tempo de atendimento.

Ferramentas permitem o cadastro de modelos de receitas que evitam ou diminuem o tempo de digitação, bastando apenas clicar e imprimir as receitas utilizando um formulário próprio já customizado com o nome do paciente.

5. Controle financeiro

A vida financeira de uma clínica, assim como a de qualquer empresa, requer atenção.

Para isso, é preciso desenvolver métodos que facilitem o controle de despesas e receitas e entender melhor sua estrutura de custos.

O método mais simples de realizar este controle é através do Fluxo de Caixa:

Planilha Grátis: Saiba seus maiores gastos, controle melhor suas finanças e entenda suas despesas e receitas. Clique aqui!

 

6. Maior rentabilidade  e redução de custos

Com os tópicos mostrados acima, fica evidente como uma maior organização das informações e automatização dos processos internos de uma clínica podem aumentar a produtividade.

Além disso, a adoção destas práticas reduz significativamente os custos de telecomunicações, infra-estrutura em TI e pessoal.

Uma boa solução para melhorar o rendimento da sua clínica é a adoção de sistemas de gerenciamento em nuvem!

Eles facilitam o funcionamento de clínicas e consultórios, permitindo que o trabalho se torne mais organizado, que o paciente fique mais satisfeito e que se perca menos tempo com certas tarefas.

O iClinic, sistema desenvolvido por especialistas em Informática Biomédica da Universidade de São Paulo (USP) centraliza todos estes recursos, e ajudará você a aumentar a rentabilidade do seu consultório no médio e longo prazo através da eficiência em sua gestão:

Teste Grátis: Conheça e experimente o iClinic por 14 dias gratuitamente. Clique aqui!

Sobre o autor

Felipe Lourenço

Fundador da iClinic, empresa de software médico em nuvem líder na América Latina. Graduado em Informática Médica pela Universidade de São Paulo (USP), especialista de Tecnologia em Gestão em Saúde, com passagens pelo mercado europeu e pelo Vale do Silício, possui mais de dez anos de experiência no setor.