Certificado digital para médicos: o que é e como funciona?

Certificado digital para médicos: o que é e como funciona?

Principais tópicos

O certificado digital para médicos é uma tecnologia que valida juridicamente todos os documentos assinados de forma online, o que garante mais segurança e praticidade.

Os profissionais de saúde lidam com dados sensíveis e sigilosos o tempo todo. A segurança das informações sempre foi um tópico importante na área da saúde, e ganhou ainda mais força com a LGPD.

Porém, apesar dos dados da saúde exigirem mais proteção, muitos médicos ainda utilizam meios frágeis e ineficazes, como os prontuários e prescrições de papel.

Com o certificado digital, tanto você, quanto seus pacientes, podem contar com uma segurança de excelência. Veja como a Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados), enfatiza esses diferenciais:

“As vantagens no uso de certificados digitais são inúmeras, como dar agilidade nos processos burocráticos, reduzir custos, prover maior segurança nas transações pela Internet, dar respaldo legal e sigilo nas negociações.”

Neste artigo você vai entender o que é um certificado digital para médicos, e como você pode ter um para seu consultório.

O que é certificado digital?

O certificado digital é uma identidade virtual para pessoas físicas e jurídicas, também conhecido como RG eletrônico, pois identifica empresas e profissionais na internet.

Ao adquirir um certificado, você pode assinar digitalmente todos os seus documentos com a mesma validade jurídica de uma assinatura feita em um papel.

Inclusive, o certificado digital é mais seguro que uma assinatura de papel, e garante autenticidade em todos os seus documentos.

Descubra a seguir como essa tecnologia funciona.

Como o certificado digital para médicos funciona na prática?

O certificado digital é atrelado a duas chaves, uma pública, e outra privada. Cada chave possui uma longa sequência numérica, chamada de código criptográfico.

A criptografia é um conjunto de técnicas que codifica uma mensagem ou informação, impedindo a leitura por pessoas não autorizadas.

Ao assinar um documento digitalmente, você compartilha uma chave pública, que pode ser lida por qualquer pessoa com acesso ao documento assinado.

Quando uma empresa ou pessoa tenta validar a assinatura como sendo realmente sua, a chave pública compartilhada precisa estar atrelada a sua chave privada, a qual apenas você tem acesso.

Se você assinou o documento, o processo vai funcionar e afirmar que é, de fato, sua assinatura.

Caso alguém tenha tentado falsificar ou utilizar a assinatura de outra pessoa, a chave pública não vai estar atrelada a sua chave privada, e todo o processo de identificação vai falhar.

Uma ótima proteção e segurança, não concorda?

Descubra mais sobre essa inovação assistindo ao vídeo abaixo:

Existem dois principais tipos de certificado digital:

  • A1: válido por 1 ano, precisa ser instalado no seu computador, e também funciona em dispositivos móveis. Sua instalação também pode ser feita em um servidor, e a certificação pode ser gerada para outras máquinas, o que permite sua utilização em vários computadores;
  • A3: válido por 3 anos, é armazenado em um dispositivo externo ao computador, ou na nuvem. O dispositivo externo é similar ao de um pendrive (token) ou cartão (smartcard), e o armazenamento na nuvem funciona da mesma forma que plataformas como softwares médicos ou o Facebook: você pode acessar de qualquer lugar, desde que tenha seu login e senha.

Os médicos também podem adquirir o CRM digital, a identidade médica eletrônica com sistema antifraude, e chip criptográfico para certificado digital.

Você pode inserir seu certificado no CRM digital e ter a possibilidade de:

  • Assinar seus prontuários e prescrições eletrônicas;
  • Enviar declarações tributárias;
  • Recuperar o histórico das suas declarações;
  • Assinar contratos digitalmente;
  • Consultar sua situação cadastral e fiscal na Receita Federal;
  • Realizar transferências bancárias de forma online;
  • Evitar fraudes.

Com o e-CRM (CRM digital) e o certificado, você não precisa mais imprimir ou escanear nenhum documento no seu consultório.

clinica digital

Continue a leitura e descubra outras 4 principais vantagens!

Principais vantagens do certificado digital para médicos

Segundo a Certisign, o certificado digital pode economizar 76 bilhões de folhas de papel apenas em notas fiscais, o que totaliza uma economia de 160 bilhões de litros de água, e a preservação de 7,6 milhões de árvores.

Imagine todo gasto com papel que você pode economizar no seu consultório se não precisar mais imprimir fichas de pacientes, prontuários ou receitas.

Listamos 4 vantagens que mostram os benefícios para um médico investir em um certificado digital de qualidade.

1. Oferece mais segurança

Quantas vezes seus pacientes já perderam uma receita? Você consegue ter certeza que a receita de papel não será usada por outras pessoas?

O papel não oferece uma segurança de excelência para os profissionais de saúde. Eles podem ser acessados, rasurados, danificados e utilizados facilmente por qualquer pessoa, sem você nunca ficar sabendo.

Com o certificado digital, você pode assinar as prescrições eletrônicas do seu software médico, e enviá-las por SMS, e-mail ou mensagem para seus pacientes.

Assim, além de assegurar que seus pacientes não perderão o documento, você tem mais respaldo jurídico para sua prática médica.

2. Proporciona praticidade para você, e seus pacientes

Um paciente já precisou ir até seu consultório apenas para pegar uma solicitação de exames?

No mundo analógico, antes era preciso ir até a pessoa para pegar qualquer documento. Hoje, na era digital, você pode realizar esse processo em segundos com poucos cliques.

Qualquer profissional que deseja oferecer mais praticidade para os pacientes precisa contar com um software médico armazenado na nuvem, e um certificado digital.

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3. Reduz custos no consultório

Quanto papel é gasto anualmente no seu consultório? Já parou para calcular o custo gerado com isso?

Com um certificado digital, você pode eliminar o uso exagerado de papel do seu dia a dia, e ter a certeza que documentos importantes como prontuários e receitas, sempre estarão seguros.

4. Evita a burocracia e torna os processos mais ágeis

Todo profissional já precisou ir em um cartório autenticar a própria assinatura. Se você teve a sorte de não esperar horas para ser atendido, no mínimo perdeu tempo e dinheiro com locomoção.

Como o certificado digital garante sua autenticidade por si só, você evita toda essa burocracia e sua rotina fica mais ágil. Consequentemente, você também fica mais produtivo.

Passo a passo para obter um certificado digital para médicos

Para ter seu próprio certificado digital, basta seguir estes 3 passos:

1. Escolha uma autoridade certificadora

Todo certificado precisa seguir o padrão ICP-Brasil, que garante a segurança e qualidade dos certificados digitais. Para comprar um, também é necessário escolher uma autoridade certificadora.

Para te ajudar, separamos as principais autoridades certificadoras do mercado:

  • Certisign
  • Serasa
  • Soluti
  • Valid
  • Fenacon
  • Safeweb

2. Prepare todos os documentos necessários

Cada empresa pode exigir documentos diferentes, mas existem aqueles que sempre são pedidos, como o RG, CPF, CRM, e certificados relacionados ao seu consultório.

Você pode acessar o site da autoridade certificadora de sua escolha para descobrir quais são esses documentos, e tirar eventuais dúvidas.

3. Siga as orientações da autoridade para a aquisição e instalação do certificado digital

Cada autoridade possui um processo diferente para validar documentos e fornecer os certificados, por isso, o ideal é que você busque por uma empresa comprometida em te oferecer um bom auxílio.

A autoridade também é responsável por te orientar sobre a instalação do certificado digital nos seus dispositivos eletrônicos.

Todo médico possui uma rotina agitada e lida com diversos desafios, mas algo que você com certeza não precisa sentir é a insegurança e preocupação em relação aos seus dados.

O certificado digital para médicos é uma das inovações tecnológicas que irão te ajudar a entregar uma experiência ainda melhor para seus pacientes, devido à agilidade e praticidade.

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E você? Já tem seu certificado digital? Como foi o processo para conseguir o seu? Conte pra gente nos comentários!

Qual a importância da legitimidade dos documentos para os médicos se protegerem juridicamente? 

Proteção jurídica e documentação são conceitos que “andam juntos”. Talvez você já tenha escutado a dica de documentar todo acordo de forma formal, ou seja, por escrito.  

O fato é que quando fazemos um acordo apenas na fala e não temos um documento válido para comprovar o que foi acordado, não temos provas suficientes para dar prosseguimento em um caso (seja para acusão ou defesa). O mesmo vale para a área da saúde. 

Um erro médico, por exemplo, é comprovado por meio da análise técnica de documentos relacionados ao atendimento. Ao não preencher corretamente um prontuário do paciente, toda a proteção jurídica que o profissional poderia ter é prejudicada. 

Imagine que dois médicos estejam se preparando para um processo no qual são acusados de erro médico. Ambos têm todos os documentos do paciente: prontuário, termo de autorização e consentimento, ficha de cadastro, entre outros. 

Porém, um médico armazena tudo no papel e, ao decorrer do processo, é comentado que a recepcionista também faz algumas adições no prontuário do paciente, como inserção de dados pessoais. 

O outro profissional usa seu sistema médico na nuvem, ou seja, todos os documentos do paciente são anexados no prontuário eletrônico, que não permite alterações após a finalização do atendimento. 

Além disso, os documentos de autorização e consentimento foram assinados eletrônicamente pelo paciente, e também contam com a assinatura digital do médico.  

Ao considerar o contexto dos dois médicos, podemos concluir que o profissional com mais medidas de proteção, como a assinatura eletrônica do paciente e prontuário eletrônico, terá mais facilidade em comprovar que não houve erro médico. 

O processo de tomar atitudes jurídicas de forma preventiva é chamado de profilaxia jurídica, algo essencial para profissionais que atuam em uma área nobre e delicada, como é a área da saúde.   

Assinatura eletrônica do paciente: como usar e principais vantagens  

Visto a importância dos documentos médicos, tanto para uma relação de transparência com o paciente, quanto para a proteção jurídica do profissional, é essencial contar com medidas de segurança como a assinatura eletrônica do paciente. 

A assinatura digital garante autencidade e integridade de informações eletrônicas, com a validade jurídica equivalente à de documentos físicos assinados de próprio punho.  

Em comparação com a assinatura manual, a eletrônica utiliza criptografia para proteger os dados trafegados e não pode ser copiada por um falsificador.  

A validade jurídica da assinatura digital é respaldada por leis e regulamentações como a Medida Provisória nº 2.200-2/2001. Portanto, ela é amplamente aceita em diversos setores, tal como na área da saúde. 

Ao usar um prontuário eletrônico que conta com a sua assinatura digital e a assinatura eletrônica do paciente, você obtém: 

  • Agilidade e praticidade nos seus atendimentos; 
  • Garantia que está se resguardando juridicamente por meio da autenticidade e segurança dos dados; 
  • Redução de custo e armazenamento de papel; 
  • Aumento da comodidade para o paciente, uma vez que ele pode acessar o documento pelo celular, a qualquer momento, diferente de um documento em papel que é facilmente perdido. 

Conheça a assinatura eletrônica do paciente da Afya iClinic 

Quanto espaço sua clínica já desperdiçou para arquivar papel? Quantas vezes você precisou usar uma assinatura digital que não estava integrada ao prontuário eletrônico do paciente? 

Apesar de tecnologias como prescrição de medicamentos, prontuário eletrônico e certificado digital estarem cada vez mais presentes na vida de médicos e pacientes, muitos profissionais ainda estão presos no papel ou em uma solução de assinatura externa, não integrada ao sistema da clínica. 

Para atender aos médicos que precisam da assinatura dos pacientes de forma segura e rápida, seja durante o atendimento ou no pós-consulta, criamos a assinatura eletrônica do paciente da Afya iClinic! 

A solução é simples e fácil de usar: após selecionar um de seus modelos personalizados de documento, o arquivo já vem preenchido automaticamente com os dados do paciente cadastrados no sistema, e você pode enviar o link de assinatura pelo WhatsApp Web ou outro canal de sua preferência. 😊 

Após o paciente assinar o documento, ele é anexado automaticamente no prontuário e o mesmo recebe uma cópia por e-mail. 

Caso queira ver como a nossa assinatura eletrônica funciona na prática, assista nosso vídeo: 

Gif da assinatura eletrônica do paciente: lançamento do sistema Afya iClinic
Gif da assinatura eletrônica do paciente: lançamento do sistema Afya iClinic

Dessa forma, você tem a sua assinatura e a do paciente integradas 100% ao prontuário, pode enviar os documentos rapidamente durante um atendimento e o uso é ilimitado. Você pode enviar sempre que quiser e imprimir quando for necessário.  

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