Certificado digital para médicos: o que é e como funciona?

Certificado digital para médicos: o que é e como funciona?

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica Leave a Comment

Leia em 5 min.

O certificado digital para médicos é uma tecnologia que valida juridicamente todos os documentos assinados de forma online, o que garante mais segurança e praticidade.

Quer escutar o artigo? É só clicar no player abaixo:

Os profissionais de saúde lidam com dados sensíveis e sigilosos o tempo todo. A segurança das informações sempre foi um tópico importante na área da saúde, e ganhou ainda mais força com a LGPD.

Porém, apesar dos dados da saúde exigirem mais proteção, muitos médicos ainda utilizam meios frágeis e ineficazes, como os prontuários e prescrições de papel. 

Com o certificado digital, tanto você, quanto seus pacientes, podem contar com uma segurança de excelência. Veja como a Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados), enfatiza esses diferenciais:

“As vantagens no uso de certificados digitais são inúmeras, como dar agilidade nos processos burocráticos, reduzir custos, prover maior segurança nas transações pela Internet, dar respaldo legal e sigilo nas negociações.”

Neste artigo você vai entender o que é um certificado digital para médicos, e como você pode ter um para seu consultório.

O que é certificado digital?

O certificado digital é uma identidade virtual para pessoas físicas e jurídicas, também conhecido como RG eletrônico, pois identifica empresas e profissionais na internet.

Ao adquirir um certificado, você pode assinar digitalmente todos os seus documentos com a mesma validade jurídica de uma assinatura feita em um papel.

Inclusive, o certificado digital é mais seguro que uma assinatura de papel, e garante autenticidade em todos os seus documentos. 

Descubra a seguir como essa tecnologia funciona.

Como o certificado digital para médicos funciona na prática?

O certificado digital é atrelado a duas chaves, uma pública, e outra privada. Cada chave possui uma longa sequência numérica, chamada de código criptográfico. 

A criptografia é um conjunto de técnicas que codifica uma mensagem ou informação, impedindo a leitura por pessoas não autorizadas.

Ao assinar um documento digitalmente, você compartilha uma chave pública, que pode ser lida por qualquer pessoa com acesso ao documento assinado. 

Quando uma empresa ou pessoa tenta validar a assinatura como sendo realmente sua, a chave pública compartilhada precisa estar atrelada a sua chave privada, a qual apenas você tem acesso. 

Se você assinou o documento, o processo vai funcionar e afirmar que é, de fato, sua assinatura. 

Caso alguém tenha tentado falsificar ou utilizar a assinatura de outra pessoa, a chave pública não vai estar atrelada a sua chave privada, e todo o processo de identificação vai falhar.

Uma ótima proteção e segurança, não concorda?

Descubra mais sobre essa inovação assistindo ao vídeo abaixo:

Existem dois principais tipos de certificado digital:

  • A1: válido por 1 ano, precisa ser instalado no seu computador, e também funciona em dispositivos móveis. Sua instalação também pode ser feita em um servidor, e a certificação pode ser gerada para outras máquinas, o que permite sua utilização em vários computadores;
  • A3: válido por 3 anos, é armazenado em um dispositivo externo ao computador, ou na nuvem. O dispositivo externo é similar ao de um pendrive (token) ou cartão (smartcard), e o armazenamento na nuvem funciona da mesma forma que plataformas como softwares médicos ou o Facebook: você pode acessar de qualquer lugar, desde que tenha seu login e senha.

Os médicos também podem adquirir o CRM digital, a identidade médica eletrônica com sistema antifraude, e chip criptográfico para certificado digital.

Você pode inserir seu certificado no CRM digital e ter a possibilidade de:

  • Assinar seus prontuários e prescrições eletrônicas;
  • Enviar declarações tributárias; 
  • Recuperar o histórico das suas declarações;
  • Assinar contratos digitalmente;
  • Consultar sua situação cadastral e fiscal na Receita Federal;
  • Realizar transferências bancárias de forma online;
  • Evitar fraudes.

Com o e-CRM (CRM digital) e o certificado, você não precisa mais imprimir ou escanear nenhum documento no seu consultório. 

Certificado digital para médicos e CRM digital

Continue a leitura e descubra outras 4 principais vantagens!

Principais vantagens do certificado digital para médicos

Segundo a Certisign, o certificado digital pode economizar 76 bilhões de folhas de papel apenas em notas fiscais, o que totaliza uma economia de 160 bilhões de litros de água, e a preservação de 7,6 milhões de árvores.

Imagine todo gasto com papel que você pode economizar no seu consultório se não precisar mais imprimir fichas de pacientes, prontuários ou receitas.

Listamos 4 vantagens que mostram os benefícios para um médico investir em um certificado digital de qualidade.

1. Oferece mais segurança

Quantas vezes seus pacientes já perderam uma receita? Você consegue ter certeza que a receita de papel não será usada por outras pessoas?

O papel não oferece uma segurança de excelência para os profissionais de saúde. Eles podem ser acessados, rasurados, danificados e utilizados facilmente por qualquer pessoa, sem você nunca ficar sabendo.

Com o certificado digital, você pode assinar as prescrições eletrônicas do seu software médico, e enviá-las por SMS, e-mail ou mensagem para seus pacientes.

Assim, além de assegurar que seus pacientes não perderão o documento, você tem mais respaldo jurídico para sua prática médica.

2. Proporciona praticidade para você, e seus pacientes

Um paciente já precisou ir até seu consultório apenas para pegar uma solicitação de exames? 

No mundo analógico, antes era preciso ir até a pessoa para pegar qualquer documento. Hoje, na era digital, você pode realizar esse processo em segundos com poucos cliques

Qualquer profissional que deseja oferecer mais praticidade para os pacientes precisa contar com um software médico armazenado na nuvem, e um certificado digital.

Aprenda mais sobre sistemas médicos na nuvem com a nossa checklist gratuita:

Checklist Grátis: Descubra se seu consultório está precisando de um Sistema em Nuvem. Clique aqui e baixe nossa checklist!

3. Reduz custos no consultório

Quanto papel é gasto anualmente no seu consultório? Já parou para calcular o custo gerado com isso? 

Com um certificado digital, você pode eliminar o uso exagerado de papel do seu dia a dia, e ter a certeza que documentos importantes como prontuários e receitas, sempre estarão seguros.

4. Evita a burocracia e torna os processos mais ágeis

Todo profissional já precisou ir em um cartório autenticar a própria assinatura. Se você teve a sorte de não esperar horas para ser atendido, no mínimo perdeu tempo e dinheiro com locomoção. 

Como o certificado digital garante sua autenticidade por si só, você evita toda essa burocracia e sua rotina fica mais ágil. Consequentemente, você também fica mais produtivo.

Passo a passo para obter um certificado digital para médicos

Para ter seu próprio certificado digital, basta seguir estes 3 passos:

1. Escolha uma autoridade certificadora

Todo certificado precisa seguir o padrão ICP-Brasil, que garante a segurança e qualidade dos certificados digitais. Para comprar um, também é necessário escolher uma autoridade certificadora. 

Para te ajudar, separamos as principais autoridades certificadoras do mercado:

  • Certisign
  • Serasa
  • Soluti
  • Valid
  • Fenacon
  • Safeweb

2. Prepare todos os documentos necessários

Cada empresa pode exigir documentos diferentes, mas existem aqueles que sempre são pedidos, como o RG, CPF, CRM, e certificados relacionados ao seu consultório. 

Você pode acessar o site da autoridade certificadora de sua escolha para descobrir quais são esses documentos, e tirar eventuais dúvidas.

3. Siga as orientações da autoridade para a aquisição e instalação do certificado digital

Cada autoridade possui um processo diferente para validar documentos e fornecer os certificados, por isso, o ideal é que você busque por uma empresa comprometida em te oferecer um bom auxílio. 

A autoridade também é responsável por te orientar sobre a instalação do certificado digital nos seus dispositivos eletrônicos.

Todo médico possui uma rotina agitada e lida com diversos desafios, mas algo que você com certeza não precisa sentir é a insegurança e preocupação em relação aos seus dados. 

O certificado digital para médicos é uma das inovações tecnológicas que irão te ajudar a entregar uma experiência ainda melhor para seus pacientes, devido à agilidade e praticidade.

Quer saber como você pode utilizar seu certificado em um software médico para ter ainda mais vantagens? Baixe gratuitamente nosso eBook:

eBook Assinatura Digital iClinic: aprenda como instalar sua assinatura no iClinic agora mesmo!

E você? Já tem seu certificado digital? Como foi o processo para conseguir o seu? Conte pra gente nos comentários!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo, atua como produtora de conteúdo desde 2019 na iClinic, e é estudante de Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.