Certificação HIMSS: o que é e como obter

Certificação HIMSS: o que é e como obter

Yasmim Mayumi Gestão da Clínica

Leia em 6 min.

Última atualização em 16/05/2022 por Yasmim Mayumi

A certificação HIMSS mostra ao ecossistema de saúde o quanto uma instituição está avançada em relação à inovação e digitalização de seus processos.

O livro Acreditações, certificações e auditoria da qualidade em saúde explica que a ONG do certificado, a organização HIMSS, tem como missão reformar o ecossistema global de saúde por meio da informação e da tecnologia.

“Por meio do foco em tecnologia da informação e evidências por prontuário eletrônico, seu sistema de padrões avança na visão de um ecossistema de saúde, inserindo a organização a ser acreditada em um contexto mais geral e sistêmico dentro da cadeia de valor de saúde.” 

Segundo a autora, temas como inovação, políticas públicas e desenvolvimento de força de trabalho são levados em consideração na avaliação, sob uma perspectiva de tecnologia da informação e redes.

O certificado é considerado difícil de obter, por isso, muitos gestores buscam estudar mais sobre o assunto para entender como adquirir esse diferencial para as clínicas.

Neste artigo você vai aprender:

O que é a certificação HIMSS?

A certificação HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society) está na lista de certificados internacionais fornecidos por uma organização sem fins lucrativos.

A sede da ONG, a organização HIMSS, está em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, desde 1960 e atende organizações ao redor do mundo. 

Podemos traduzir a sigla HIMSS como Sociedade dos Sistemas de Informação e Gestão na saúde. É essencial lembrar que o objetivo da organização é emitir certificações em tecnologia para instituições de saúde.

Atualmente, a ONG divide suas certificações em dois tipos:

  • CAHIMSS (Certified Associate in Healthcare Information and Management Systems): certificação para organizações em sistemas de informação e gerenciamento em saúde;
  • CPHIMS (Certified Professional in Healthcare Information and Management Systems): certificação para profissionais de sistemas de informação e gerenciamento em saúde. 

Ambos os certificados avaliam o conhecimento geral em Tecnologia e Informação no ambiente médico, como design, implementação, privacidade e segurança, com uma visão completa para o ecossistema de saúde.

Saiba mais sobre segurança e privacidade em nosso vídeo:

Como a certificação HIMSS funciona?

A certificação HIMSS definiu sete estágios de digitalização de processos que uma instituição de saúde pode estar. Saiba quais são eles:

  • Estágio 0: o local não possui nenhum sistema;
  • Estágio 1: a instituição conta com sistema para laboratórios, radiologia e farmácia, além de disponibilizar resultados de exames online;
  • Estágio 2: há um sistema de integração de informações. Os dados estão centralizados em uma plataforma com processos padronizados que permitem compartilhamento entre diferentes áreas clínicas;
  • Estágio 3: a instituição conta com o prontuário eletrônico, versão digital do prontuário de papel, que tem diferenciais como solicitação de exames, anamnese personalizável e segurança;
  • Estágio 4: além dos requisitos acima, o sistema também tem prescrição eletrônica e solicitação de exames e procedimentos;
  • Estágio 5: o sistema permite o arquivamento de imagens e documentos, o que substitui fichas de papel e filmes radiográficos pelas imagens digitais;
  • Estágio 6: a instituição tem um sistema completo de suporte à decisão clínica, ou seja, uma plataforma completa para o atendimento dos pacientes e gestão do local;
  • Estágio 7: os dados coletados pelo sistema são usados na gestão da instituição, logo, as tomadas de decisão são feitas com base em informações.

Ao ser avaliado pela organização, você identifica em qual estágio seu estabelecimento está e quais passos tomar para alcançar o próximo estágio da certificação.

Por que o prontuário eletrônico é importante para a certificação HIMSS?

Você viu que para estar no estágio 3, é obrigatório que a instituição tenha um prontuário eletrônico. Ao avançar para os próximos estágios, é necessário um sistema completo com outras ferramentas, como prescrição e gestão clínica.

O PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), permite que todo o histórico do paciente fique em um único documento, independentemente de por qual local ou profissional ele será atendido.

Os médicos sabem que os pacientes passam por diferentes profissionais ao longo da vida, como pediatras, ginecologistas, urologistas, clínicos, endócrinos, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, assim por diante.

Muitas vezes, eles precisam responder às mesmas perguntas e fazer os mesmos exames, o que diminui o engajamento com o tratamento e dificulta a anamnese dos médicos. 

Segundo um estudo da FACECA, sem um sistema de qualidade, o armazenamento das informações do paciente é feito de forma trabalhosa e redundante, o que dificulta o trabalho dos profissionais de saúde.

“Os benefícios obtidos com a informatização do prontuário são inúmeros, podendo-se considerar desde a melhoria do atendimento ao paciente, garantida pela continuidade da assistência prestada […] até a economia de espaço e melhor acondicionamento dos dados mantidos em meio eletrônico.”

Como a organização HIMSS preza que a tecnologia seja usada a favor dos médicos e pacientes, melhorando o ecossistema de saúde, o prontuário eletrônico não poderia estar de fora dessa avaliação.

A ONG acredita que ao contar com um sistema médico completo, as instituições conseguem ter mais segurança e inteligência na gestão e tomadas de decisão.

Saiba como escolher o melhor prontuário eletrônico em nosso guia gratuito:

Conteúdo VIP: Guia DEFINITIVO para escolher um prontuário eletrônico

5 benefícios em ter a certificação HIMSS

A organização HIMSS possui um programa de benefícios para afiliados que traz ainda mais vantagens para quem busca ter a certificação e se tornar um parceiro da ONG.

O programa possui cinco níveis:

  • Associado;
  • Pioneiro;
  • Diretor;
  • Executivo;
  • Premier.

Continue a leitura para conhecer os principais benefícios de ser um afiliado e ter o certificado HIMSS.

1. Incentivo educacional

Uma das maiores vantagens de ser um afiliado da HIMSS são os conteúdos educacionais fornecidos e acessos aos eventos da organização, como:

  • Participação gratuita de conferência na HIMSS Annual Conference & eXhibition;
  • Participação gratuita nos fóruns virtuais;
  • Acesso ao HIMSS Learning Center (Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem);
  • Cursos onlines gratuitos;
  • Participação gratuita no HIMSS Connected Health Conference;
  • Apoio e recursos para desenvolvimento profissional.

Para os profissionais que desejam estar em constante atualização, é uma parceria que com certeza vale a pena. 

2. Fortalecimento do networking

Outro benefício valioso são as oportunidades de fortalecer seu networking por meio da rede de contatos do programa HIMSS.

Seja por meio dos eventos, grupos de conversa ou reuniões, você conhecerá outros profissionais e instituições interessados em digitalizar processos de saúde.

Quem é afiliado também tem acesso ao Lounge de Afiliados na Conferência Anual HIMSS.

3. Condições especiais em programas e instituições

O programa também oferece desconto no JobMine (mais conhecido fora do Brasil), exame CPHIMS (10% off), exame CAHIMS (20% off) e assinatura de eBooks (20% off).

4. Autoridade no mercado

Ao conquistar o certificado HIMSS, principalmente nos estágios finais, como o 6 e o 7, você tem um reconhecimento oficial de que sua instituição investe em inovação e digitalização.

Esse diferencial não é fácil de ser alcançado, por isso, você conquistará uma relevância no mercado médico que te distanciará dos concorrentes.

Inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter para receber mais artigos como este em seu e-mail:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

5. Atração e fidelização de pacientes

A distância criada entre você e as outras instituições é uma vantagem importante se seu objetivo é atrair e fidelizar mais pacientes. Afinal, os pacientes digitais são os que mais valorizam instituições digitalizadas.

Diferente dos pacientes de mais idade, os jovens adultos, adolescentes e crianças cresceram no mundo digital. Logo, é natural que todos desejem ter um prontuário eletrônico e comunicação facilitada com o médico.

Essas características só podem ser alcançadas com a ajuda de um software médico eficiente e de qualidade.

Como obter a certificação HIMSS

1. Faça um planejamento

A avaliação do certificado HIMSS pode ser feita pela internet até o estágio 5. Porém, se você deseja conquistar o estágio 6 ou 7, é preciso passar pela avaliação presencial dos auditores da organização HIMSS.

Por isso, é essencial que você se organize para receber presencialmente os auditores, mostrar os sistemas utilizados na instituição e quais são os processos de digitalização.

Se você deseja alcançar um estágio alto, por exemplo, talvez precise mudar de sistema antes de marcar a avaliação.

2. Invista na tecnologia

Talvez seja óbvio que investir na tecnologia é um passo importante para quem deseja ter a certificação HIMSS, mas lembre-se que não basta apenas investir em qualquer sistema.

É preciso escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades e consiga acompanhar o mercado médico. Caso o sistema se torne ultrapassado, é preciso investir em outra plataforma.

O ideal é que a tecnologia trabalhe ao seu favor, facilitando sua rotina e não causando mais impedimentos.

3. Atualize seus processos 

Por fim, lembre-se que para alcançar estágios mais altos da certificação HIMSS, você precisará digitalizar cada vez mais seus processos. Mesmo que você já esteja no estágio 8, precisará investir na tecnologia sempre. 

Assim como a Medicina está em constante evolução, inovações tecnológicas nunca param de surgir. É fundamental que você fique atento às novidades para não perder uma digitalização importante.

Ficou interessado em ter um software médico completo que centraliza todas as soluções que sua clínica precisa? Teste gratuitamente o iClinic:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo, atua como analista de conteúdo há mais de 3 anos na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.