Consultório do futuro: quais são as principais inovações?

Consultório do futuro: quais são as principais inovações?

Leia em 7 min.

Os consultórios do futuro contarão com a inteligência artificial para cuidar dos sistemas de saúde, assim como o uso de big data para melhorar o atendimento médico. Descubra neste artigo como os consultórios do futuro funcionarão na prática.

A medicina está constantemente se inovando, e os profissionais de saúde que procuram se destacar na área médica, continuam se mantendo atualizados para acompanhar as tendências da medicina e suas inovações.

Com a ajuda da tecnologia, a medicina está elevando o nível de qualidade do atendimento cada vez mais, e discussões sobre o futuro da área da saúde não param de surgir.

Uma das principais discussões sobre o futuro é a questão dos consultórios. Como será o consultório do futuro? O avanço da tecnologia na medicina irá prejudicar a relação entre médico e paciente?

O livro The Guide to the Future of Medicine (O Guia para o Futuro da Medicina) mostra que as clínicas e consultórios médicos deixarão de ser locais em que os pacientes vão apenas quando estão doentes.

Os estabelecimentos médicos se transformarão em locais onde os pacientes irão para garantir que estão no caminho certo para prevenção de doenças e promoção da saúde.

“Estabelecimentos médicos tradicionais, segundo 57% das pessoas, serão obsoletos no futuro. 84% das pessoas estariam dispostas a compartilhar seus dados de saúde para que a medicina avance e alcance custos mais baixos. 72% das pessoas gostariam de ter consultas via videoconferência (teleconsulta) para consultas regulares.”

Além disso, o livro aponta que 66% das pessoas preferem um tratamento personalizado baseado em seu perfil genético, como é na medicina de precisão. Essas são apenas algumas das expectativas quanto aos consultórios do futuro.

Quer saber como será o consultório do futuro e suas principais vantagens? Continue a leitura e descubra como as inovações da tecnologia irão mudar drasticamente a área da saúde. Acompanhe!

Como o consultório do futuro será estruturado?

Não é apenas a tecnologia que irá mudar a área da saúde. Todo o design dos consultórios será alterado, assim como seus processos. 

O design é todo o processo responsável pela criação de um projeto, visando principalmente solucionar um problema de forma prática e agradável para as pessoas. Os consultórios do futuro irão alterar seus designs para servir pacientes e profissionais de saúde com sucesso.

A arquitetura, processos como atendimento médico, recepção, organização de informações, tudo irá mudar drasticamente. A sala do paciente, por exemplo, será estruturada para ser confortável, segura, oferecer privacidade e acima de tudo, ser um local agradável para que o paciente cuide de sua saúde.

Inovações do consultório do futuro

Os consultórios do futuro irão promover sentimentos positivos por meio das cores e da arquitetura do estabelecimento. As salas terão janelas amplas para prover luz natural e ótimas vistas, madeiras coloridas e tons de terra serão utilizadas para complementar o interior.

Como a Época Negócios afirma, com informações providas pelo World Green Building Council, que a natureza implementada na estrutura dos estabelecimentos médicos reduz 22% a necessidade de remédios para dor, e acelera em 15% o tempo de recuperação dos pacientes.

“O Royal Adelaide Hospital, na Austrália, foi projetado com o intuito de levar o paciente a uma jornada rumo à saúde por meio do design biofílico. Ele se refere à inclusão da natureza na arquitetura e na decoração, o que envolve o uso de luz do sol, materiais com texturas naturais, presença de plantas, vistas para a natureza, entre outros”

Além da estrutura, os consultórios, assim como demais estabelecimentos da saúde, também irão disponibilizar ferramentas tecnológicas para pacientes, visando a promoção de exercícios e cuidado da saúde. 

Os jogos voltados para a área da saúde também terão um papel fundamental, motivando pacientes por meio de recompensas para que eles deem sequência nos tratamentos que concordaram em realizar com os médicos.

Além disso, os pacientes terão acesso a vídeos, materiais educativos e ferramentas para se comunicarem mais facilmente com profissionais de saúde por meio de ferramentas tecnológicas, como tablets.

Com a tecnologia, os pacientes estarão sempre atualizados sobre seu estado de saúde em tempo real, por meio de dispositivos vestíveis inteligentes, que farão ainda mais parte da rotina médica.

Nos consultórios do futuro a humanização no atendimento não fica de lado. Todos os colaboradores serão capacitados para se comunicarem de forma adequada e humanizada com os pacientes e suas famílias.

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso escolher entre um atendimento tecnológico ou humanizado. A tecnologia auxilia na entrega de uma humanização eficiente, fornecendo mais dados e tempo para os médicos focarem em seus pacientes.

No livro The Guide to the Future of Medicine, o Dr. Bertalan afirma que o uso de big data (armazenamento de um grande volume de dados) é o próximo passo para mudar toda a estrutura básica da área da saúde.

“A inteligência artificial logo irá cuidar de todos os detalhes do sistema de saúde, e listas de espera serão eliminadas. Pacientes poderão baixar informações de seus dispositivos móveis antes de irem ao médico. Documentos médicos serão digitalizados, e as informações serão armazenadas em nuvem de forma segura e eficiente.”

Além disso, o Dr. Bertalan também afirma que os estabelecimentos do futuro irão utilizar wearables (dispositivos vestíveis inteligentes) e tecnologias avançadas, conseguindo ao mesmo tempo manter ou até melhorar a relação médico e paciente, ao proporcionar uma experiência incrível.

Veja a seguir quais são os principais benefícios do consultório do futuro mencionados neste artigo para a área da saúde. Confira!

Principais vantagens do consultório do futuro

Durante o artigo vimos algumas das principais inovações que os consultórios irão proporcionar aos pacientes e aos profissionais de saúde, com a ajuda da tecnologia.

Todas essas inovações trazem inúmeras vantagens para todos, e vamos listar as 5 principais a seguir. Boa leitura!

1. Experiência completa para o paciente

O termo paciente costuma carregar o significado de uma pessoa que espera, ou seja, alguém que necessita de tratamento médico e apenas aguarda as orientações do médico.

Atualmente, há uma cultura de apenas ir ao médico quando se está doente. Porém, o objetivo dos consultórios do futuro é evitar esse estigma, e transformar os estabelecimentos médicos em um local de prevenção de doenças e cuidado à saúde. 

Partindo desse conceito, o paciente não pode ser mais uma pessoa que apenas espera, ele precisa ser o principal agente do seu cuidado com a saúde, e junto com o auxílio do profissional de saúde, buscar a melhor maneira de alcançar um estilo de vida saudável.

Os consultórios pretendem disponibilizar os dados dos pacientes em tempo real, com a ajuda de ferramentas tecnológicas como tablets, aplicativos e wearables.

Além de monitorar o estado de saúde do paciente em tempo real, as ferramentas tecnológicas podem ajudar na entrega de uma experiência completa para o paciente, dando autonomia para que ele deixe de esperar, e comece a agir.

2. Integração de dados

Apesar da integração de dados ser uma inovação que muitos médicos já buscam hoje em dia, ela será uma tendência ainda mais forte no futuro da medicina.

Com a ajuda de sistemas de qualidade como softwares médicos, os profissionais de saúde poderão centralizar todos os dados dos pacientes em um único local, e utilizar as informações não apenas para o tratamento, mas para analisar e prevenir possíveis doenças, com base nas informações coletadas.

Um ótimo exemplo do benefício da integração de dados é o produto Carestation Insights da GE Healthcare, uma plataforma digital voltada ao gerenciamento de informações relativas à anestesia. 

A Carestation Insights reúne dados coletados pelo Aisys CS² (sistema digital de distribuição de anestesia), e otimiza todo o processo de coleta de informações para anestesia. 

A plataforma armazena informações como valores de ventilação e gás, códigos de erro e alarmes na nuvem, o local mais seguro proporcionado pela tecnologia para armazenamento de dados.

Dessa forma, os profissionais de saúde que cuidam da área relacionada à anestesia otimizam processos e podem contar com um produto que diminui ocorrências de erro, aumentando a segurança para pacientes.

3. Redução de custos

Como os consultórios do futuro podem ser mais baratos se as tecnologias são mais avançadas?

Equipamentos médicos mais avançados, realmente, costumam ser mais caros, assim como a maioria das tecnologias de qualidade. Porém, apesar do investimento ser mais alto no começo, uma ferramenta eficiente pode reduzir custos a longo prazo.

Imagine um consultório médico que não possui nada digital, e mantém tudo registrado em agendas e fichas. Além de precisar manter os registros em pelo menos uma sala, na hora de buscar um dado específico, um tempo considerável é desperdiçado para procurar.

Agora, pense em um consultório que conta com a ajuda de um sistema para gestão, e digitalizou praticamente tudo do estabelecimento. Todas as salas do consultório são funcionais, e ele consegue ser mais produtivo, gastando menos tempo.

eBook Grátis: Veja como a contabilidade é simples e pode ajudar sua clínica a diminuir custos e crescer cada vez mais!. Baixe aqui!

É dessa forma que os consultórios do futuro irão reduzir gastos. Tecnologias como impressoras 3D, necessitam de um investimento alto, porém, possibilitam que peças feitas sob medida sejam desenvolvidas rapidamente, em questão de minutos.

Os profissionais podem desenvolver impressões 3D que cabem perfeitamente como próteses para pacientes que nunca conseguiriam pagar por um braço robótico, por exemplo.

Além disso, com o objetivo de promover a saúde e não apenas tratar doenças, todo o sistema de saúde consegue economizar. Afinal, muitos investimentos são gastos com doença,s como pressão alta e diabetes, que poderiam ter sido evitadas com um estilo de vida mais saudável.

4. Tratamentos personalizados e mais eficientes

O uso de big data na área da saúde pode de fato, revolucionar como o tratamento médico é realizado. 

Tendências como a consumerização da medicina e análise de dados para entregar tratamentos mais eficientes estão ganhando cada vez mais sucesso na medicina, e por ótimas razões.

A tecnologia pode proporcionar o melhor tratamento baseado no código genético do paciente, prevenindo doenças que poderiam surgir no futuro, até mesmo baseado no histórico da sua família.

A medicina integrativa, uma prática médica que trata o paciente como um todo, considerando inclusive suas particularidades, é uma das áreas que está se beneficiando com os avanços tecnológicos na medicina. 

Sabemos que a verdadeira vocação dos médicos é cuidar dos pacientes, e os profissionais de saúde pretendem alcançar esse objetivo da melhor forma possível.

5. Promoção de um modelo sustentável da área da saúde

Quando imaginamos um consultório ou um posto de saúde, normalmente, uma visão de um ambiente cheio, burocrático e com demora para ser atendido, aparece em  nossas mentes. 

Porém, os consultórios do futuro desejam passar uma imagem totalmente diferente. Eles visam um estabelecimento confortável, tecnológico,  humanizado, e acima de tudo, que seja sustentável como um todo.

Um bom exemplo disso, é a tendência dos correios pneumáticos que ligam todas as áreas de um estabelecimento.

“Imagine um “correio” formado por tubulações em que cápsulas viajam, levando materiais de um lado pro outro – mandando remédios da farmácia pra emergência, por exemplo, ou amostras de material, documentos, e entre outros.”

Uma ótima forma de enviar documentos com mais agilidade e organização, não concorda?

Com a centralização de dados, equipamentos mais eficientes e um ambiente realmente confortável para os pacientes, os consultórios conseguirão obter um modelo de fato sustentável, sem as longas demoras e desconfortos que estamos acostumados.

Assim como os consultórios do futuro, você também deseja aproveitar a tecnologia e elevar o nível do seu atendimento? Baixe gratuitamente nosso material e descubra como fazer isso na prática:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Qual a sua opinião para o consultório do futuro? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe o conteúdo com seus amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.