Como reduzir o cancelamento de consultas no seu consultório?

Como reduzir o cancelamento de consultas no seu consultório?

Leia em 3 min.

Administrar o tempo é algo complexo. A agenda é planejada com cuidado para que todos os pacientes sejam atendidos da melhor maneira possível. Mas, quando chega a hora da consulta, o paciente não aparece! Você já passou por isso?

O cancelamento de consulta é um problema enfrentado por grande parte dos médicos, principalmente aqueles que têm consultório próprio, gerando um ônus tanto para o profissional, que fica ocioso, quanto para a clínica, que sofre prejuízos, incluindo a parte financeira.

Os pacientes podem faltar por imprevistos que aconteceram, ou porque marcaram a consulta com muita antecedência e surgiram necessidades de maior importância que ele escolha priorizar. Pode ainda ocorrer o cancelamento por simples esquecimento.

Quer reduzir o número de cancelamento das consultas agendadas? Continue lendo e saiba como fazer isso!

1. Fidelizar pacientes

Se o paciente confia em você, a chance de cancelamento de consulta é menor. Para quem já conhece seu trabalho, o bom atendimento é o primeiro passo para a fidelização. Atender ao paciente no horário e tratá-lo com atenção e respeito são ações essenciais.

No caso de primeiras consultas, a boa imagem de sua clínica trará essa confiança. A forma como você faz o marketingirá indicar ao paciente se a clínica é de confiança e se atenderá às necessidades.

Lembre-se também de conhecer o seu público-alvo, isso será um grande diferencial no seu dia a dia, tanto na forma como você irá se comunicar com eles, bem como no cuidado com o ambiente da sua clínica.

Sempre que possível, procure entender a satisfação dos seus pacientes, e veja os pontos de melhoria que você pode aplicar.

2. Implementar um fluxo de e-mails

Uma forma de melhorar o marketing da clínica e fazer com que os pacientes conheçam o que você tem para oferecer é a criação de um fluxo de e-mails, que podem ser informativos e para divulgar serviços.

Nesse caso, é importante a criação de uma lista de assinantes, que devem estar dentro do seu público-alvo e terem se inscrito por interesse.

Lembre-se que comprar listas prontas não é uma boa prática, pois as mensagens se tornam spam e acabam atrapalhando a imagem da clínica.

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3. Utilizar a tecnologia para melhorar o contato com o paciente

Hoje, há muitas ferramentas que ajudam na administração de agendas. No caso das clínicas, o envio automático de avisos das consultas pode ajudar aqueles pacientes esquecidos. Isso pode ser feito por meio de e-mail, SMS e até ligações.

Além disso, há os agendamentos online, nos quais os pacientes podem marcar os atendimentos sem necessidade de grande antecedência ou de deslocamento até a clínica, permitindo que eles também administrem melhor suas agendas e, assim, evitem o cancelamento de consulta.

4. Investir em um software médico

Com um software médico, a administração dos horários se torna mais prática, e o médico pode ter todas as informações de que precisa na palma da mão, deixando a rotina mais rápida e inteligente, visto que os prontuários, a agenda e a própria gestão da clínica poderão estar dispostos nesse sistema.

É preciso ter em mente que os pacientes farão questão de se consultar com um médico em quem eles confiem, que os trate de forma adequada, com cuidado e respeito, e, principalmente, que ajude a resolver seus problemas.

O cancelamento de consulta pode ser reduzido se ações como as citadas acima forem tomadas. Então, cuide do marketing de sua clínica, proporcione boas experiências de atendimento e aposte em tecnologias que ajudem os esquecidos a estarem sempre em dia com suas agendas. Assim, você reduzirá o número de cancelamentos e ainda melhorará o relacionamento com seus pacientes.

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Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.