Conheça os 3 benefícios de um sistema para clínicas de psiquiatria

Como um sistema ajuda as clínicas de psiquiatria?

Leia em 5 min.

Um sistema para clínicas de psiquiatria pode tornar seu atendimento mais ágil e aumentar a satisfação dos seus pacientes. Confira aqui como isso acontece na prática.

Assim como a maioria dos estabelecimentos médicos, a rotina de um consultório de psiquiatria também é bastante agitado. 

Com a correria do dia a dia, contar com o auxílio de inovações tecnológicas pode otimizar processos, melhorar a qualidade do seu atendimento e trazer ainda mais produtividade para sua equipe.

Para os profissionais da saúde que, além de cuidar dos pacientes também administram um consultório, um sistema para clínicas de psiquiatria pode ser a solução para diversos problemas que atrasam o desenvolvimento do seu negócio.

Um estudo da Accenture, voltado para solução de problemas de comunicação em hospitais, mostra que o poder da tecnologia pode solucionar esses desafios e impactar inclusive no resultado líquido do hospital.

“[…] a combinação certa de tecnologias e mudança de processos pode ajudar a comunicar de forma mais eficiente e eficaz, permitindo-lhes mais tempo para se concentrarem na oferta de uma excelente assistência ao paciente.”

Saiba como um sistema para clínicas de psiquiatria faz isso na prática neste artigo. Boa leitura!

6 principais vantagens de um sistema para clínicas de psiquiatria

Um sistema médico pode auxiliar diversas áreas do seu consultório, e contar com um sistema desenvolvido especialmente para sua especialidade pode ser ainda melhor.

Continue a leitura e descubra como um sistema para clínicas de psiquiatria fornece maior segurança e torna sua equipe mais produtiva

1. Agilidade nos processos

Quanto tempo os profissionais da recepção do seu consultório perdem apenas confirmando consultas?

Inúmeros processos fundamentais para uma boa gestão normalmente são repetitivos e feitos de forma manual.

Com a ajuda de um sistema médico eficiente, atividades como produzir relatórios sobre o financeiro do consultório, ou até mesmo a confirmação de consultas por SMS e e-mail, são otimizadas. 

Essas são apenas algumas das funcionalidades que trazem um diferencial importante para seu consultório.

Com um serviço de confirmação de consultas por SMS você pode reduzir até 30% das faltas dos seus pacientes.

Com a agilidade que um sistema oferece, você e seus colaboradores ganham mais tempo para focar em outros pontos importantes, como realizar um atendimento de excelência para seus pacientes.

2. Segurança dos dados médicos

Como você garante a total segurança dos dados médicos dos seus pacientes?

Os dados da consultório são os principais ativos do seu negócio. Assim, garantir uma boa segurança para seus pacientes é essencial para qualquer consultório psiquiátrico que deseja se tornar uma referência em sua área. 

Pensando nisso, utilizar meios como arquivos em papel, ou até mesmo softwares instalados ou gratuitos, podem não ser as melhores opções para o seu serviço médico.

Documentos em suporte de papel ou em sistemas gratuitos normalmente não garantem qualquer tipo de segurança, por serem facilmente perdidos ou acessados por pessoas sem autorização. 

Mesmo um sistema instalado possui uma grande falha. Por conta dos dados estarem realmente instalados em um dispositivo como o computador do consultório, caso algum erro ou furto aconteça, todos os dados podem ser perdidos completamente

Diferente de um sistema na nuvem, que guarda todos os seus dados em um banco de dados seguro, como a AWS, que é utilizada inclusive pela NASA e Casa Branca.

seguranca-de-um-sistema-para-clinicas-de-psiquiatri

Um sistema para clínicas de psiquiatria pode ir até mais além, fornecendo criptografias de ponta de nível bancário, assegurando que apenas profissionais da saúde autorizados acessem os dados médicos dos seus pacientes.

3. Centralização das informações

É fácil encontrar informações específicas no seu consultório? 

Normalmente, um tempo considerável é perdido quando precisamos achar alguma informação ou documento em meio a pilhas de papéis, ou nos diferentes canais de comunicação. 

A maioria das clínicas de psiquiatria ainda utilizam canais distintos para se comunicar, como Skype e telefone, além de ter arquivos espalhados em cada área do estabelecimento.

Tudo isso acaba dificultando ainda mais um processo que deveria ser rápido e simples. 

Porém, com a ajuda de um sistema médico, todos as informações do seu consultório são centralizadas em um único local, permitindo uma integração de dados incrível.

Além disso, com um armazenamento na nuvem, você pode adicionar todas as informações no sistema sem se preocupar com espaço de memória do seu dispositivo, assim como acontece com seu Facebook, por exemplo.

E, assim como o seu Facebook, todos os dados que você disponibiliza sobre seu consultório não estão instalados no seu dispositivo, mas ficam armazenados no próprio sistema. 

Dessa forma, você pode ter acesso ao prontuário utilizando qualquer dispositivo com acesso à internet, e com poucos cliques, acessa todo o histórico do paciente em uma única tela. 

4. Modelos personalizados de solicitações de exames

Um bom fornecedor de sistema para clínicas de psiquiatria sabe que a solicitação de exames é um dos documentos mais usados no seu dia a dia.

Isso significa gastar um tempo considerável do atendimento com o paciente apenas para preencher os mesmos campos, repetidamente, todos os dias. 

Com um sistema médico você se liberta desse problema, já que é possível salvar quantos modelos de solicitações de exames forem necessários. 

Assim, você torna seu atendimento mais ágil, apenas preenchendo dados de campos que já estarão pré-prontos e organizados de acordo com a sua forma de atendimento. Uma ótima maneira de otimizar tempo, não é mesmo?

5. Registro rápido da anamnese

A anamnese é diferente para cada especialidade médica, inclusive para os psiquiatras, afinal, ela consiste de uma série de questionamentos para saber exatamente o que seu paciente precisa.

Isso pode significar que ela demanda um certo tempo para ser elaborada, pois cada paciente possui demandas específicas.

Um sistema pode ajudar a simplificar esse processo, tornando o procedimento mais rápido e, ao mesmo tempo eficaz, sem deixar nenhuma informação importante de lado.

Você pode personalizar a anamnese do seu prontuário para que fique do melhor jeito possível de acordo com seu atendimento, além de poder adicionar quantos campos forem necessários.

Assim, você agiliza um procedimento importante e possui mais tempo para realmente focar no seu paciente e oferecer um verdadeiro atendimento humanizado.

6. Prontuário personalizado

Um sistema para clínicas de psiquiatria de qualidade permite que você personalize completamente seu prontuário eletrônico, de acordo com sua prática médica.

Com essa personalização é possível realizar atendimentos mais completos e, assim, garantir a excelência nos serviços oferecidos.

O prontuário do iClinic, por exemplo, é 100% personalizável e permite que você adicione quantas seções, campos e protocolos forem necessários, além de poder anexar arquivos e imagens diretamente do seu smartphone.

Quer garantir a satisfação dos seus pacientes e ter todos esses benefícios? Faça um teste gratuito no nosso sistema agora mesmo:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

O que achou das vantagens de um sistema para clínicas de psiquiatria? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários, reaja e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.