tecnologia na saúde

Devo utilizar um sistema médico gratuito?

Se a dúvida que mais te preocupa é se você deve ter o famoso “mais um gasto no final do mês?” e está considerando usar um sistema médico gratuito para ajudar na rotina do consultório, então prepara-se para saber que este tipo de sistema não traz as vantagens que se imagina e pode brecar o crescimento do seu consultório.  Temos 5 razões básicas:

Suporte técnico quando você mais precisa

Já parou pra pensar que se a instalação de um sistema médico gratuito não funcionar  perfeitamente no seu computador, se ele não operar naquele dia corrido da clínica ou se ele precisar de atualizações constantes, em todas essas situações você está sozinho? Você vai procurar suporte e esperar ou simplesmente vai desistindo de usar.

Nada se compara a uma equipe dedicada a receber e resolver prontamente qualquer dificuldade com o sistema que aparecer no dia a dia da clínica. Em um programa com alta tecnologia em nuvem, você tem suporte por telefone, por email ou pelo chat dentro do próprio software.

Além disso, todas as atividades de melhorias e atualizações são feitas remotamente e você estará sempre com o melhor desempenho do sistema sem que ele precise “sair do ar” ou baixar inúmeras atualizações que vão sobrecarregar seu computador.

Um alerta importante: a fragilidade de sistemas gratuitos não oferece o maior nível de segurança que os dados dos seus pacientes precisam ter para garantir o sigilo das informações médicas.

As informações dos pacientes ficam realmente seguras?

Já deixamos um alerta para que o cuidado com o armazenamento das informações médicas seja feito com o máximo de credibilidade. Se um sistema gratuito simplesmente deixar de operar ou por algum erro você perder todas as informações de sua agenda ou prontuário eletrônico, como tudo isso pode ser recuperado?

Confiar em um sistema de gestão para consultório médico quer dizer não se preocupar com a perda dos dados inseridos e ter a garantia que tudo pode ser recuperado em backups constantes, para os casos de alguma perda inesperada. Tudo isso respaldado por uma equipe de desenvolvedores prontamente disponível.

Antes de contratar, leia com atenção todas as medidas de segurança que o sistema oferece e pesquise quais protocolos, regras e medidas de segurança um bom software médico precisa oferecer para manter o sigilo e a integridade das informações de seus pacientes.

O sistema ajuda ou te dá mais tarefas diárias?

Com um sistema gratuito, você terá sua agenda digital. Mas mesmo assim ainda vai depender totalmente das informações fornecidas pela recepcionista?

Um sistema com tecnologia em nuvem te dá a flexibilidade de usá-lo no computador da recepção, dentro da sala de atendimento e no seu celular, de onde você estiver, basta ter acesso a internet.

Você confere sua agenda, se programa e ainda consegue automatizar o envio SMS de confirmação de consultas para os pacientes que atualiza o status de presença diretamente na agenda.

E mesmo tendo um sistema de gestão para clínicas você teria total controle financeiro? Optar por um sistema médico gratuito sem integração entre agenda, prontuário, fluxo de caixa e controle financeiro não só vai deixar sua rotina menos organizada como também não vai otimizar o seu tempo! Você vai continuar ficando horas a mais no consultório para colocar a administração da clínica em dia.

Se quiser saber como funciona a integração de um sistema para clínica com o controle financeiro total das suas consultas, é só ler este artigo.

Um prontuário sem personalização

Se o modelo de prontuário que você mais usa não é o que o sistema gratuito oferece, mais uma vez você vai continuar usando um sistema que não otimiza seu tempo e não garante segurança das informações inseridas.

Optar por um sistema médico precisa ser uma solução, uma facilidade que otimiza seu tempo e as tarefas da clínica. E não algo que vai te trazer dor de cabeça.Continuar com os custos de papel, tinta, arquivos e espaços físicos que poderiam ser melhor aproveitados, é o mesmo que manter sua clínica com custos que podem ser reduzidos. O preço de um bom software vale a pena, porque sai mais barato do que os gastos com papel, ineficiências e perda de tempo.

Ter um prontuário seguro, fácil de personalizar conforme sua especialidade e que você consiga acompanhar todo o histórico médico do paciente sem precisar procurar fichas é o que diferencia um software médico feito para ajudar seu consultório a crescer. :)

Dica:  Se quiser tirar a dúvida sobre todos os gastos que sua clínica tem e como um sistema online pode reduzi-los ao resolver ineficiências na gestão financeira da clínica, baixe esta planilha e veja os cálculos: Planilha de Gestão de Custos da Clínica.

Não possibilita relacionamento e fidelização do paciente

O sucesso de uma clínica também está ligado ao bom relacionamento com os seus pacientes. Um sistema gratuito dificilmente vai oferecer estratégias de comunicação que mantenham seus pacientes em contato com sua clínica.

sistema medico gratuito

Um SMS automático para confirmar consulta ou programar envios de email para aniversariantes podem fazer muita diferença para fidelizar os pacientes que tiveram o primeiro contato com sua clínica. E isso, só um sistema que mobiliza uma equipe para mantê-lo sempre inovando pode oferecer.

Você reparou que a tecnologia em nuvem é a que mais garante a segurança das informações médicas? Não se trata apenas de pagar por um software, mas sim de escolher a tecnologia mais segura para seu consultório.

Caso queira entender melhor como essa tecnologia funciona e como ela pode ser a mais segura para gestão de clínicas médicas, temos cada detalhe neste Conteúdo VIP:

Conteúdo VIP: Segurança de dados no iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

comments powered by Disqus