Administração e Gestão

Como organizar a agenda de pacientes de uma clínica?

A rotina em clínicas médicas pode ser uma loucura. Ao mesmo tempo em que passa por momentos de tranquilidade, de uma hora para outra, os pacientes podem tomar conta do ambiente e deixar a recepcionista desesperada com tantos afazeres. Uma maneira de amenizar situações como essas é organizando bem a agenda de pacientes.

Claro que imprevistos acontecem.

Pacientes podem atrasar, o médico também, além daquelas consultas que duram muito mais do que o previsto.

Tudo isso pode causar certo tumulto na clínica, mas se você tiver uma agenda bem organizada, poderá lidar melhor com essas situações.

Para que pacientes e médicos fiquem satisfeitos com os serviços da clínica, vamos mostrar neste post dicas, práticas e métodos que vão fazer com que você tenha uma boa gestão da sua agenda de pacientes.

Como organizar a agenda de pacientes?

Marcação de consultas, guia de exames, cancelamentos, atrasos... Tudo isso faz parte da corrida rotina de uma clínica médica.

Para dar conta disso e montar uma agenda eficiente, siga nossas dicas abaixo:

Intercale diferentes tipos de consulta

A primeira consulta costuma durar bem mais do que aquelas de rotina, de pacientes que já têm familiaridade com o médico.

Então, a dica é intercalar os dois tipos de consulta para você ter uma margem de tempo que evite atrasos.

Não se esqueça também de assinalar na agenda o tipo de consulta.

Isso facilitará a organização do tempo e o próprio agendamento com os pacientes.

agenda de pacientes da clínica

Estabeleça um intervalo entre as consultas

Intervalos entre uma consulta e outra são raros em clínicas médicas. Afinal, enquanto um paciente é atendido, outro já está na sala de espera aguardando.

Por mais que esses intervalos não se concretizem na prática, é importante prevê-los na agenda.

O ideal é prever um intervalo de 10 minutos entre uma consulta e outra.

Isso evitará sobreposição de horários e uma espera muito grande, caso haja atrasos, além de permitir que você receba com calma os pacientes para atualizar o cadastro e verificar informações do plano de saúde, se for o caso.

Conheça bem os pacientes mais antigos

É recomendável conhecer bem o perfil daqueles pacientes que já são fiéis e frequentam a clínica há muito tempo. Além do tipo de consulta e problemas de saúde, você tem que ficar atento ao perfil da pessoa.

Existem pacientes que sempre chegam um pouco atrasados, aqueles que chegam com muita antecedência e outros que ficam mais do que esperado nas consultas.

Tendo esses perfis em mente, fica mais fácil intercalar horários e prever possíveis imprevistos na hora de montar a agenda e marcar os horários deles.

Sempre confirme a consulta

Existem aquelas pessoas que marcam consultas com muita antecedência ou mesmo clínicas tão concorridas que dificilmente se consegue horário para o mesmo mês.

Essa distância entre o agendamento e o dia, de fato, da consulta, acaba levando a esquecimentos.

Para evitar que os pacientes faltem às consultas simplesmente por não lembrarem de terem agendado, é importante você entrar em contato no dia anterior para relembrar o horário combinado.

Isso possibilita, por exemplo, o encaixe de pacientes em caso de desistência.

Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, existem várias opções tecnológicas para facilitar e otimizar a rotina de um consultório médico. Uma boa opção é o agendamento online.

E não precisa ficar com receio, existem opções com módulos simples e intuitivos, que não te deixarão dúvidas de como usar.

Uma agenda digital vai te ajudar a gerenciar os pacientes de maneira rápida e prática.

Checklist Grátis: Uma checklist completa com soluções práticas para acabar com os principais problemas de sua agenda médica. Clique aqui!

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus